Notícias
Curso Especial para futuros Vereadores - AVEVI
Vereador alerta prefeitura e pede providências urgentes para evitar mortes no Morro do Suesenbach
Vereador alerta prefeitura e pede providências urgentes para evitar mortes no Morro do Suesenbach
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação de autoria do vereador Arno Celso Neuber, solicitando providências urgentes da prefeitura no Morro do Suesenbach, localizado na rua Francisco Mees, bairro XV de Novembro, para evitar acidentes com mortes. No local, mostrado em imagens pelo vereador, é necessária uma obra de contenção para evitar que aumente um deslizamento em direção ao rio e acabe desmoronando parte da rua. Como não tem guard rail, naquele local, o veículo que sair da pista cai na ribanceira e vai parar dentro do rio. “Se alguém se perder na curva cai no rio, é morte na certa”, comenta o vereador.
-Imagem: Morro do Suesenbach
Edital de concurso público
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº003/2023
LOACIR CAMPREGHER, PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, em Exercício, doravante denominada de Câmara de Vereadores, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 37, da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO o JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DO EDITAL de Concurso Público 003/2023, conforme segue:
RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO
NÃO HOUVE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL
Corupá, 18 de Outubro de 2023
LOACIR CAMPREGHER |
Presidente em Exercício |
Após dois anos, prefeitura atende solicitação de vereador e altera trânsito no centro de Corupá
Após dois anos, prefeitura atende solicitação de vereador e altera trânsito no centro de Corupá
A prefeitura de Corupá, realizou alterações no trânsito no centro da cidade, entre as ruas Jaraguá e Nereu Ramos. A solicitação, através de indicação, foi apresentada pelo vereador Arno Celso Neuber, há cerca de 2 anos, em sessão do legislativo. Ele chegou a apresentar um mapa com as alterações, que agora foram executadas, entre as ruas Nereu Ramos, Jaraguá e Getúlio Vargas. O vereador questiona a demora da prefeitura em atender a sua indicação, isso porque no local aconteceram acidentes, com danos materiais, que poderiam ter sido evitados. “Foi uma melhoria muito bem feita”, conclui.
-Imagem: vereador Arno Celso Neuber
Conversa com os vereadores (24-10-2023)
Conversa com os vereadores (24-10-2023)
No programa Conversa com os vereadores desta terça-feira (24), na rádio Nossa FM, participaram os vereadores Loacir Campregher e Bernadete Correa Hillbrecht. Assuntos abordados: enroncamento ao lado de ponte na localidade de Rio Paulo; Corupá Solidária – arrecadação de doações para os atingidos pelas chuvas em Santa Catarina; necessidade de ações da Celesc, para a transmissão trifásica necessária para o funcionamento de empresas e melhorar o fornecimento de energia elétrica para a população; recursos do Governo do Estado perdidos pela prefeitura, para o asfaltamento da rua Carlos Rutzen, no Bairro Isabel, em frente da unidade básica de saúde; instalação do Procon na cidade, devendo iniciar o atendimento em 2024.
Em duas sessões, vereadores de Corupá aprovam três projetos de lei, três indicações e um requerimento
Em duas sessões, vereadores de Corupá aprovam três projetos de lei, três indicações e um requerimento
A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou duas sessões nesta segunda-feira (23), uma ordinária e a outra extraordinária. Três projetos de lei de autoria do Executivo Municipal - dois em primeira discussão e votação, três indicações e um requerimento de autoria dos vereadores foram aprovados na sessão ordinária e, na sessão extraordinária, dois projetos de lei do Executivo.
SESSÃO ORDINÁRIA - Projetos de lei, indicações e requerimento
-Projeto de Lei Complementar nº 11/2023 (em primeira discussão e votação): altera a estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá, aprovado pela lei complementar nº 097, de 22 de março de 2022, com a alteração de nomenclaturas de secretarias;
-Projeto de Lei Complementar nº 12/2023 (em primeira discussão e votação): institui a Controladoria Geral no Município de Corupá - CGC, e disciplina o Sistema de Controle Interno;
-Projeto de Lei Ordinária nº 58/2023 (votação única): aprova o Plano Municipal de Cultura do Município de Corupá, para os anos de 2023 a 2033.
INDICAÇÕES/REQUERIMENTOS
-Indicação do vereador Alfredo Gramm Sobrinho: sugerindo ao Executivo Municipal que, encaminhe ao Legislativo Municipal, projeto de lei com a finalidade de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
-Indicação da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht: para que o Executivo Municipal providencie o enrocamento com pedras soltas já existentes no Rio Paulo Grande. O pontilhão que dá acesso a propriedade da família Descher, está prejudicado.
-Indicação do vereador Loacir Campregher: solicita ao Executivo Municipal, que proceda a pavimentação da Rua Carlos Rutzen, com recursos de liberados de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), pelo Governo do Estado, ainda em 2022, com a obra licitada e não realizada pela prefeitura.
-Requerimento do vereador Alfredo Gramm Sobrinho: para que o Executivo Municipal, informe ao legislativo, sobre a obra da nova Estação de Tratamento de Corupá, inaugurada em dezembro de 2020, contendo o custo da obra até o momento com os termos aditivos, se ela foi ou não aceita pela prefeitura, posição do engenheiro sobre as rachaduras no tanque e se isso pode prejudicar o sistema e, qual a previsão para conclusão e entrega da obra.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA - Projetos de lei
-Projeto de Lei Complementar nº 11/2023 (em segunda discussão e votação): altera a estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá, aprovado pela lei complementar nº 097, de 22 de março de 2022, com alteração de nomenclaturas de secretarias;
-Projeto de Lei Complementar nº 12/2023 (em segunda discussão e votação): institui a Controladoria Geral no Município de Corupá - CGC, e disciplina o Sistema de Controle Interno.
Ás sessões estão disponíveis no facebook da Câmara de Vereadores: https://www.facebook.com/camaradevereadoresdecorupa
Imagem: Sessões ordinária e extraordinária (23-10-2023)
Eleição Câmara Jovem: 44 alunos têm candidaturas confirmadas
Eleição Câmara Jovem: 44 alunos têm candidaturas confirmadas
A Câmara de Vereadores de Corupá, homologou - confirmou, a candidatura de 44 alunos de escolas municipais para a eleição da Câmara Jovem, marcada para o dia 23 de novembro. Não ouve indeferimento de nenhum nome de candidato escolhido nas escolas e enviados para o legislativo, portanto, todos estão aptos a participar da segunda eleição da Câmara Jovem.
A eleição será da mesma forma que em 2022, com votação eletrônica e podendo votar alunos do 6º ao 9º ano. Os horários de votação serão definidos pelas escolas. Participam da eleição 4 escolas municipais, Aluísio Carvalho de Oliveira (14 candidatos e 3 vagas), Francisco Mees (6 candidatos e 1 vaga), José Pasqualini (7 candidatos e 2 vagas) e São José (17 candidatos e 3 vagas), com um eleitorado de aproximadamente 850 alunos. Eles irão eleger os 9 integrantes da Câmara Jovem para o biênio 2023/2024, a segunda legislatura.
A relação dos candidatos está no endereço eletrônico: https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/atos/5220414.
Campanha
Com a homologação das candidaturas, os alunos candidatos podem iniciar a campanha em busca de votos nesta terça-feira (25), com encerramento marcado para o dia 22 de novembro, um dia antes da votação. Podem utilizar redes sociais para divulgar suas propostas e organizar momentos de campanha na escola, é claro, em conjunto com a direção das escolas. Caso ocorra alguma irregularidade durante a campanha, seja por parte de um candidato ou notada por colegas de classe, é possível encaminhar uma denúncia para o whatsapp: (47) 98875-5538.
Vereador Alfredo tem encontro com secretário de deputado e solicita recursos para a saúde e infraestrutura de Corupá
Vereador Alfredo tem encontro com secretário de deputado e solicita recursos para a saúde e infraestrutura de Corupá
O vereador Alfredo Gramm Sobrinho, recebeu na Câmara de Vereadores, o secretário parlamentar Leonardo Santhiago, do gabinete do deputado federal Jorge Goetten. Também participaram da reunião o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Loriano Rogério Costa, e Matheus Henrique de Oliveira Silva, amigo do deputado.
Na pauta da reunião, solicitação de recursos para o setor de saúde e também de infraestrutura no município, sendo entregues dois ofícios pelo vereador. “Solicitamos a possibilidade de buscar a efetiva concessão e a liberação de recursos financeiros, ao nosso município, para custeio na área de saúde”, destaca o vereador Alfredo, no ofício nº 05/2023.
Já no oficio nº 06/2023, é solicitado recursos para viabilizar melhorias na infraestrutura, através de emenda parlamentar, justificando que, “é importante consignar, que nossa municipalidade é carente de recursos financeiros e, atualmente, encontra-se em situação precária em vários setores, sendo que os nossos principais déficits na área de infraestrutura estão nos maquinários de obras, saneamento básico e pavimentação, o que acarreta em diversos prejuízos a todos os habitantes no que tange a mobilidade urbana e escoamento da produção de banana”.
ANEXO
-Imagem: (E) Secretário parlamentar Leonardo Santhiago, vereador Alfredo Gramm Sobrinho, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Loriano Rogério Costa, e Matheus Henrique de Oliveira Silva
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência: vereador quer a criação do órgão em Corupá
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência: vereador quer a criação do órgão em Corupá
O município de Corupá, ainda não tem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que deve propor, analisar e deliberar ações referentes à promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, acompanhando o desenvolvimento de uma política municipal para inclusão. Neste sentido, o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, apresentou e foi aprovada, indicação solicitando à prefeitura que elabore um projeto de lei, criando o conselho no município.
Para o vereador, o conselho tem a finalidade de assessorar a prefeitura e trazer segurança jurídica, prevenindo futuras ações contra o município por possíveis condutas ou falhas, garantindo o exercício dos direitos civis e humanos das pessoas com deficiência. Na indicação, o vereador considera a necessidade de evitar que políticas públicas envolvendo direitos e necessidades de pessoas com deficiência, sejam baseadas em decisões precipitadas ou de pessoas com preparação insuficiente, mas sim, que exista a garantia de uma maior análise nas decisões envolvendo direitos destas pessoas. “É uma forma que a gente acha também para contribuir, que veio do Comitê Deliberativo, depois de conversas com essas famílias”, disse Alfredo, durante pronunciamento na sessão do legislativo.
ANEXO
-Áudio: vereador Alfredo Gramm Sobrinho-Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
-Imagem: vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Candidatos recebem orientações sobre processo eleitoral da Câmara Jovem
Candidatos recebem orientações sobre processo eleitoral da Câmara Jovem
Os 44 alunos candidatos na eleição para a composição da segunda legislatura da Câmara Jovem de Corupá, começam a receber orientações sobre todo o processo eleitoral. A Escola São José, de acordo com o edital das eleições da Câmara Jovem, optou pela visita guiada, recebendo orientações no Plenário Haroldo Kuhl, através da coordenadora do Projeto Câmara Jovem, Kida Solamon.
Os alunos estão recebendo informações do que é uma campanha eleitoral e o que pode ser feito, com exemplos de campanha, o que é proibido e as consequências para o candidato que não respeitar as normas da eleição. O compromisso com a lisura e integridade do processo eleitoral é primordial, e todas as denúncias serão devidamente investigadas.
O que pode ser feito?
Distribuir santinhos e pedir votos; cartazes nos murais da escola; pedir voto nas salas fora do horário de aula; pedir voto aluno a aluno; convidar colegas para ajudar como cabo eleitoral; divulgação nos meios digitais e redes sociais.
O que é proibido na campanha?
Agir de maneira ofensiva e realizar ataques a pessoas ou entidades durante a campanha, sendo vedado quaisquer formas de preconceito ou bullyng; é proibido coagir, intimidar ou oferecer benefícios em troca dos votos.
O que acontece se o candidato não respeitar as normas?
É cassada a candidatura.
ANEXO imagem: alunos candidatos da E.M.E.F. São José-Visita nos períodos matutino e vespertino
Pontilhão pode cair e deixar isolados produtor de banana e família no interior de Corupá
Pontilhão pode cair e deixar isolados produtor de banana e família no interior de Corupá
Uma situação provocada pelas chuvas constantes deste ano está preocupando a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht. Um pontilhão na localidade de Rio Paulo Grande, interior do município, pode cair a qualquer momento e deixar isolado um produtor de banana e a família. A erosão em uma das cabeceiras do pontilhão, abriu um buraco, que aumenta cada vez que chove.
Para resolver o problema, a vereadora apresentou uma indicação durante sessão do legislativo, solicitando a prefeitura que faça o enrocamento no rio, usando pedras que estão na outra margem. “Porque daqui a pouco vai cair e a hora que cair vamos ter mais problemas com aquela família, mas também com os outros que usam aquele pontilhão”, alertou, mostrando imagens do pontilhão. A vereadora também pede a atenção da prefeitura para outros pontilhões que estão na mesma situação em diversas regiões do município, com assoalho – tábuas, comprometido e erosão em cabeceiras, causando risco de acidentes graves, podendo afetar a única fonte de renda de muitas famílias, a produção de banana.
-Imagens: pontilhão no Rio Paulo Grande-1-2-3
Vereador Loacir cobra a pavimentação de rua que foi licitada em 2022, recursos liberados pelo Estado e obra não executada pela prefeitura
Vereador Loacir cobra a pavimentação de rua que foi licitada em 2022, recursos liberados pelo Estado e obra não executada pela prefeitura
O Governo do Estado liberou recursos de R$ 300 mil (trezentos mil reais), para a pavimentação da rua Carlos Rutzen, em frente ao posto de saúde, no bairro Izabel, interior de Corupá, em 2022, conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 27 de junho de 2022. A solicitação foi da bancada do PP na Câmara de Vereadores, Loacir Campregher e Arno Celso Neuber, ao deputado estadual Silvio Dreveck. A obra foi licitada pela prefeitura, tendo como vencedora a empresa Paviplan, contrato firmado em 22 de novembro do ano passado. Em
29 de dezembro de 2022, o Estado cancelou a liberação dos recursos porque a obra não havia sido executada, mesmo tendo sido licitada.
“O que eu estou pedindo aqui hoje é que o Executivo, já que não aproveitou a verba, dê um jeito de arranjar verba para asfaltar aquela rua onde tem um posto de saúde”, comentou o vereador Loacir, ao apresentar indicação com essa intenção em sessão da Câmara de Vereadores. Ele considera que a prefeitura tem que ter prioridades e lamenta que por questões partidárias – PP é oposição ao governo municipal, os recursos tenham sido perdidos e a rua não está pavimentada, prejudicando a população.
-Imagem: contrato publicado
Vazamento em ETA é denunciado pelo vereador Alfredo
Vazamento em ETA é denunciado pelo vereador Alfredo
Um vazamento no tanque de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água), no bairro Ano Bom, em Corupá, foi constatado pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, em uma recente visita de fiscalização. O vereador mostrou imagens durante sessão do legislativo, e apresentou um requerimento, solicitando respostas da prefeitura e da Autarquia Águas de Corupá. Ele quer saber o custo da obra até o momento com os aditivos, se foi aceita pela atual administração e qual o motivo de ainda não ter sido entregue pela empresa, devendo informar também qual a previsão de conclusão e entrega. Especificamente sobre o vazamento, quer saber qual o posicionamento do engenheiro responsável pela obra em relação as rachaduras nas paredes do tanque e se isso pode prejudicar o sistema.
A ETA foi inaugurada em dezembro de 2020, pela administração anterior, mesmo com a obra não estando concluída, com um custo superior a 3 milhões de reais, recursos de financiamento com a Caixa Econômica Federal. No início de 2021, a nova administração fez um termo aditivo ao contrato original, mas, mesmo assim, a obra não foi concluída. “Fica bem claro que ali tem um vazamento”, afirma o vereador Alfredo, preocupado com a possibilidade de um acidente.
-Imagem: vazamento em tanque na ETA
Alunos candidatos da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira participam de visita guiada na Câmara de Vereadores de Corupá
Alunos candidatos da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira participam de visita guiada na Câmara de Vereadores de Corupá
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira, participou nesta segunda-feira (30), da visita guiada a Câmara de Vereadores de Corupá. A escola tem 14 alunos candidatos para a eleição da segunda legislatura da Câmara Jovem, com eleição marcada para o dia 23 de novembro, concorrendo 44 candidatos de 4 escolas municipais: São José, Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini.
Na visita, realizada nos períodos matutino e vespertino, os alunos recebem orientações e informações sobre o Projeto Câmara Jovem, o que é uma campanha eleitoral e o que pode ser feito, o que é proibido e as consequências para o candidato que não respeitar as normas da eleição, podendo ter a candidatura impugnada/cancelada.
ANEXO
-Imagem: visita guiada nos períodos matutino e vespertino da Escola São José
Conversa com os vereadores de Corupá (31-10-2023)
Conversa com os vereadores de Corupá (31-10-2023)
No programa Conversa com os vereadores de Corupá, na rádio Nossa FM, desta terça-feira (31), participou o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz. O vereador falou sobre a qualidade da pavimentação asfáltica no bairro Ano Bom, sugestão para construir uma praça ao lado da prefeitura (indicação da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht), audiência pública sobre a concessão do Parque Emílio Fiorentino Battistella - Parque Rota das Cachoeiras, atendimento volante da Justiça Eleitoral de 21 a 24 de novembro na Câmara de Vereadores, e Moção de Aplausos para servidores municipais com mais de 30 anos de serviço.
Audiência pública debate projeto de lei de concessão do Parque Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada
Audiência pública debate projeto de lei de concessão do Parque Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada
A Câmara de Vereadores de Corupá, através da comissão de Legislação, Justiça e Redação, realizou audiência pública nesta terça-feira (31), 19h, sobre o projeto de lei nº 57, autoria do Executivo Municipal, que trata da concessão de uso de forma onerosa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella - Parque Rota das Cachoeiras. A audiência foi presidida pelo presidente do legislativo corupaense, vereador Juliano Millnitz, que a classifica como um sucesso. “Julgo que tudo foi devidamente respondido e a gente realmente saiu desta audiência com bastante esperança de que a coisa certa será feita, principalmente porque o edital será feito pelos técnicos da Amvali, sob a batuta do dr. Eduardo”, comenta. O projeto está na comissão, presidida pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que dará um parecer sobre a matéria, com votação do parecer na própria comissão e, depois, durante sessão, com votação de todos os vereadores.
Durante a audiência, o projeto foi explicado e debatido, com os presentes podendo dar sugestões, propor alterações e fazer perguntas. O advogado Eduardo Mielke, contratado pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), explicou o projeto e esclareceu dúvidas dos presentes. Ele participou das audiências realizadas pela prefeitura e colaborou na elaboração do projeto de lei. Conforme a presidente da comissão, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, o projeto não deve sofrer alterações, “mas vamos fiscalizar e ficar de olho no edital de concessão e no cumprimento do Plano de Manejo, que estabelece o que pode e o que não pode ser feito na área do parque”, ressalta.
O projeto de lei da concessão diz que terá que ser feita uma licitação para definir a empresa que vai administrar o Parque Rota das Cachoeiras, por um período de até 30 anos, que prevê também, as formas de remuneração do concessionário e de atualização dos valores contratuais. As propostas a serem apresentadas pelas empresas que participarão do processo licitatório devem conter obrigatoriamente, como condição de aprovação: a promoção do turismo, cultura, lazer e preservação do patrimônio público natural de Corupá; qualificar os atrativos existentes e desenvolver novas opções de serviços e entretenimento dentro da Rota das Cachoeiras, levando em consideração o público-alvo e o Plano de Manejo; diversificar e elevar a qualidade do nível de serviços de estabelecimentos dentro do atrativo; e apresentar propostas para investimentos significativos em infraestrutura, atividades turísticas e conservação ao longo do período de concessão previsto em edital.
-Imagem da audiência pública
Construção de praça no bairro XV de Novembro é aprovada na Câmara de Vereadores de Corupá
Construção de praça no bairro XV de Novembro é aprovada na Câmara de Vereadores de Corupá
Indicação apresentada pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá, solicitando à prefeitura a elaboração de um projeto para construção de uma praça pública, com espaço de lazer, junto a nova sede da prefeitura, rua Francisco Mees, bairro XV de Novembro. O local onde está a prefeitura tem uma grande área, que possibilita o embelezamento, com a implantação de uma praça, área de lazer, academia ao ar livre, espaço para caminhada curta e outros atrativos que podem ser implementados e incentivados pelo poder público.
Além de atender a população, o local necessita de um espaço de lazer para atender os servidores públicos, proporcionando a eles uma melhor qualidade de vida, porque muitos permanecem ali o dia inteiro, inclusive em horário de almoço. “A presença de espaços de lazer melhora a saúde física e mental das pessoas. Temos a disposição uma paisagem natural com árvores e o rio que passa nos fundos, portanto, podemos contar com área arborizada, dando condições aos usuários de descansar, apreciar a paisagem, praticar uma atividade física, além do embelezamento do local”, diz Bernadete, acrescentando que o lazer é fundamental na vida de qualquer cidadão, sendo um dos direitos assegurados.
-Imagem: vereadora Bernadete Correa Hillbrecht
Legislativo aprova homenagem para servidores municipais com mais de 30 anos de trabalho
Legislativo aprova homenagem para servidores municipais com mais de 30 anos de trabalho
Os servidores da prefeitura de Corupá, com mais de 30 anos de trabalho, serão homenageados pela Câmara de Vereadores, com uma Moção Honrosa e de Aplausos. A iniciativa é do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, com o apoio de todos os vereadores, por ocasião do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro e, também, após o Executivo Municipal responder ao requerimento do vereador e informar o nome dos servidores com mais de 30 anos de atuação na prefeitura.
A homenagem é fruto do reconhecimento do poder legislativo de Corupá, em observar e valorizar todo o empenho e dedicação do funcionalismo público pela qualidade dos serviços prestados em todos os níveis da administração municipal, desde aqueles que estão em contato direto com a população, até aqueles que trabalham internamente na coordenação e administração dos trabalhos. Para o vereador Alfredo, é sempre bom lembrar a função nobre que têm aqueles que trabalham no serviço público e que lidam, não só com o que é do governo, mas também de todas as pessoas. “Por conseguinte, nos é impossível falar dos servidores públicos sem citar sua dedicação e perseverança, como profundos conhecedores das constantes lutas, anseios e dos sonhos desta classe laboriosa, venho através desta singela moção, ostentar o reconhecimento e gratidão aos servidores municipais, que são as peças fundamentais desta engrenagem que é a Administração Pública”, ressalta.
Servidores com mais de 30 anos de trabalho:
Heins Gehardt Kopsch, 44 anos de serviço público;
José Tadeu Koch, 36 anos de serviço público;
Maria Aladir Giraldi, 34 anos de serviço público;
Florindo Dias, 33 anos de serviço público;
Maria Aparecida Rosa, 33 anos de serviço público;
Darci Rutsatz, 32 anos de serviço público;
Hediberto Hein, 32 anos de serviço público;
Osmar Itner, 32 anos de serviço público;
Marcelo Dos Santos, 30 anos de serviço público;
André Muller, 30 anos de serviço público.
-Imagem: sessão ordinária 30-10-2023
Assuntos para o programa Conversa com os vereadores (07-11-2023)
Assuntos para o programa Conversa com os vereadores (07-11-2023)
Nesta terça-feira (7), no programa Conversa com os vereadores, na rádio Nossa FM, participaram os vereadores Bernadete Correa Hillbrecht e Benjamin Tamanini. Assuntos abordados: falta de água e as ações para evitar problemas futuros; estragos provocados pelas chuvas; limpeza da estrada Rio Paulo Grande; colocação de galerias na rua Francisco Mees – BR-280; requerimento com solicitação de informações sobre o parquinho do Morro do Quent, bairro Seminário; concessão de uso temporário das instalações da escola desativada Ignácio Beyger, pela Associação de Moradores do bairro Bomplandt; recursos liberados ao município através de emendas de depurados estaduais e federais.
Alunos fazem visita guiada na Câmara de Vereadores
Alunos fazem visita guiada na Câmara de Vereadores
Alunos candidatos na eleição da Câmara Jovem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees, bairro Vila Isabel, fizeram uma visita guiada a Câmara de Vereadores de Corupá, nesta terça-feira (7). Acompanhados da diretora Vivian Kühl, os alunos foram recepcionados pela coordenadora do Programa Câmara Jovem e diretora do legislativo, Kida Solamon. Na visita, os alunos receberam informações e foram orientados sobre a campanha eleitoral, o que pode ser feito, o que é proibido e as consequências para o candidato que não respeitar as normas eleitorais, podendo ter a candidatura impugnada. A eleição está marcada para o dia 23 de novembro, com votação eletrônica nas escolas.
Corupá ainda sofre com as consequências das fortes chuvas de outubro
Corupá ainda sofre com as consequências das fortes chuvas de outubro
A população de algumas regiões de Corupá, ainda tem problemas de trafegabilidade, consequências das fortes chuvas de outubro no município, que provocaram alagamentos e diversos estragos em estradas no interior. Um dos casos é da localidade de Rio Paulo Grande, região do bairro Vila Isabel, interior do município. Barreiras caíram na estrada e estão sendo retiradas pelos agricultores, dado condições de escoamento da produção de banana e passagem das famílias, além do transporte escolar.
Através da indicação 39/2023, aprovada na última sessão ordinária do legislativo, a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, expôs a situação da estrada Rio Paulo Grande e da ponte, pedindo providências para a prefeitura. Através de imagens, mostrou a estrada, os buracos no acesso à ponte e contou que os próprios moradores estão usando trator particular para retirar as barreiras, ação que pode provocar outro problema, o assoreamento do ribeirão.
-Imagens: Estrada Rio Paulo Grande-1-2-3
Atendimento da Justiça Eleitoral em Corupá
Atendimento da Justiça Eleitoral em Corupá, de 21 á 24 de novembro, na Câmara de Vereadores.
Justiça Eleitoral em Movimento: inicia agendamento para atendimento de 21 a 24 de novembro na Câmara de Vereadores
Justiça Eleitoral em Movimento: inicia agendamento para atendimento de 21 a 24 de novembro na Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Corupá, iniciou nesta manhã de quinta-feira (9), o agendamento para a população do município que pretende regularizar a sua situação eleitoral e votar nas próximas eleições. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3375-1145/3375-0285, das 08h ás 12h, e das 13h30 ás 16h45. O atendimento da Justiça Eleitoral será de 21 a 24 deste mês, na Câmara de Vereadores, das 13h ás 17h, rua Padre Vicente Schmitz, número 45, centro. No atendimento presencial, os eleitores poderão solicitar a emissão de título, a transferência e a regularização.
Um requerimento, autoria do vereador Lairton Hartmann Muller e assinado por todos os parlamentares, foi encaminhado para a 87ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, solicitando o atendimento volante em Corupá, ideia que surgiu durante uma assembleia da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu). Dificuldades de acesso à internet e também de transporte até a cidade vizinha, foram os motivos citados no requerimento.
ANEXO: card
Vereador Loacir apresenta requerimento e solicita informações sobre parque infantil no bairro Seminário
Vereador Loacir apresenta requerimento e solicita informações sobre parque infantil no bairro Seminário
Ele mostrou imagens da situação do parque e quer saber quando a prefeitura vai realizar a manutenção e troca de equipamentos
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, o vereador Loacir Campregher, apresentou um requerimento, solicitando algumas informações da prefeitura sobre a conservação e troca de equipamentos do parque infantil localizado no bairro Seminário, local conhecido popularmente como Morro do Quentim. No requerimento, ele cita o “péssimo estado de conservação e abandono do local”, e destaca que apresentou a mesma indicação em 2022, quando o vereador da Câmara Jovem, Bruno Rafaelli Rodrigues, também fez a solicitação. Neste ano, ele apresentou novamente a indicação. Segundo Loacir, ainda em 2022, o suplente de vereador, Walmor Alexi, apresentou indicação com o mesmo teor, e acrescentou que, “embora o prefeito e o secretário da pasta tenham visitado o parquinho, quando prometeram melhorias, a situação continua a mesma”.
No requerimento, o vereador quer saber se a prefeitura tinha conhecimento do mal estado de conservação e se é possível fazer a reforma e substituição dos brinquedos. Também quer saber dá possibilidade de instalação de mais pontos de iluminação e instalação de lixeiras, assim como bancos e mesas. Além disso, Loacir questiona a possibilidade de troca de toda a areia, se existem estudos para uma ampla reforma do local e quando iniciam os serviços de manutenção e melhorias no parquinho. “Eu fico triste porque foi prometido”, lamentou o vereador, após ler trecho de uma notícia do Jornal de Corupá, publicada no dia 4 de novembro do ano passado.
Vereador quer detalhes da aplicação de recursos de emenda para investir na saúde em Corupá
Vereador quer detalhes da aplicação de recursos de emenda para investir na saúde em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou um requerimento de autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, em que solicita informações da prefeitura, sobre a aplicação dos recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Maurício José Eskudlark, no valor de R$ 200 mil (duzentos mil reais). O dinheiro foi destinado para a área de saúde no município, afim de atender a demanda de consultas com especialistas, exames e cirurgias de média e alta complexidade.
Com um pronunciamento carregado de indignação devido a situação dos atendimentos na área de saúde pública em Corupá, o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, exibiu um vídeo durante a sessão, com a fila de pessoas esperando por fichas no posto de saúde do centro. Ele quer um espelho da aplicação dos recursos da emenda parlamentar 1906/2022, a quantidade de pessoas e pacientes atendidos, com a descriminação dos procedimentos e iniciais do nome dos atendidos. Também quer saber o dia e ano que a emenda foi paga. Alfredo cita que, seguidamente o Executivo Municipal está comunicando a falta de recursos e dificuldades financeiras e percebemos poucos avanços na fila de espera para exames e cirurgias média e alta complexidade. “Eu me sinto envergonhado mesmo, até faz a gente repensar essa questão de ser vereador com essa situação”, desabafou.
-Imagem: vereador Alfredo Gramm Sobrinho-Requerimento solicitando informações
Vereador Alfredo entrega ofícios para assessores de deputado estadual
Vereador Alfredo entrega ofícios para assessores de deputado estadual
Dois assessores do deputado estadual Maurício José Skudlark, estiveram em Corupá, nesta segunda-feira (13). Juliano de Maria e Aldo Filho, encontraram-se com o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, na Câmara de Vereadores. Como tem feito seguidamente com outros parlamentares, o vereador busca recursos para o município, através de emendas parlamentares. “Entreguei dois ofícios, pedindo dinheiro para custeio, que pode ser direcionado para qualquer área da saúde em Corupá, mesmo em exames e consultas com especialistas, onde a fila é grande”, informa o vereador.
-Imagem: vereador Alfredo e os assessores Juliano de Maria e Aldo Filho
Conversa com os vereadores de Corupá (14-11-2023)
Conversa com os vereadores de Corupá (14-11-2023)
No programa Conversa com os Vereadores, desta terça-feira (14), na Rádio Nossa FM, participam os vereadores (as), Bernadete Correa Hillbrecht e Lairton Hartmann Muller.
Assuntos abordados:
-Aprovado projeto de lei de denominação da ponte em construção entre os bairros Bomplandt e Ano Bom, passando a se chamar Ponte do Trabalhador Expedicionário João Rodolfo Hauck;
-Autorização de uso temporário da escola desativada no bairro Bomplandt, para a Associação de Moradores do Bairro, para fazer a programação de Natal;
-Indicação da bancada do MDB, para a prefeitura passar a emitir o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO);
-Moção sobre o tema abordo, encaminhada ao Senado e Câmara dos Deputados, manifestando posição contrária a legalização;
-Aprovado projeto de lei que referenda acordo de cooperação técnica entre o Samae de Jaraguá do Sul e a Prefeitura de Corupá, para instalação de telemetria - transmissão de dados a distância, no município;
-Emenda parlamentar do deputado Antídio Lunelli: destinação de mais de 1 milhão de reais para Corupá.
Reunião do conselho deliberativo do gabinete do vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Reunião do conselho deliberativo do gabinete do vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Nesta terça-feira (14), 18h30, no plenário Haroldo Kühl, da Câmara de Vereadores de Corupá, o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, promove reunião do conselho deliberativo do seu gabinete. Em pauta, a apresentação e discussão de medidas tomadas visando o avanço nas políticas públicas, conforme deliberação da última reunião. Novas demandas e estratégias a serem implementadas também serão debatidas na reunião desta terça-feira.
ANEXO
-Imagem ilustrativa
Resumo da sessão ordinária dia 13 de novembro de 2023
Resumo da sessão ordinária dia 13 de novembro de 2023
Projetos de lei aprovados
-Projeto de Lei Ordinária nº 14/2023: denomina de “Ponte do Trabalhador Expedicionário João Rodolfo Hauck”, a nova ponte em construção entre os bairros Bomplandt e Ano Bom;
-Projeto de Lei Ordinária nº 57/2023: dispõe sobre a concessão de uso de forma onerosa de imóvel público (RPPN Emílio Fiorentino Battistella - Parque Rota das Cachoeiras);
-Projeto de Lei Ordinária nº 63/2023: autoriza o Município de Corupá a transferir por doação, veículo para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina;
-Projeto de Lei Ordinária nº 64/2023: autorização de uso temporário de imóvel público – escola, pela Associação de Moradores do Bairro Bomplandt, para festividades natalinas;
-Projeto de Lei Ordinária nº 65/2023: referenda o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), nº 001/2023, visando definir a instalação de Estação de Telemetria - transmissão de dados a distância, que entre si celebram o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Jaraguá do Sul e o Município de Corupá.
Indicações
-Indicação nº 40/2023, autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Laiton Hartmann Muller e Nilton Richter: solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que regularize e disponibilize a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), para atender a agricultura familiar de Corupá.
Moção
-Moção de Apoio ao Congresso Nacional (Senado/Câmara dos Deputados), autoria do vereador Juliano Millnitz, em face da tentativa de legalização de aborto por meio da ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), a fim de garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo e de se evitar um possível ativismo judicial por parte do Supremo Tribunal Federal. A ADPF apresentada ao Supremo Tribunal Federal no sentido de questionar a recepcionalidade dos artigos 124 e 126, do Código Penal, que dispõe sobre o aborto no país, diante da Constituição Federal Brasileira.
Projeto de lei denomina ponte entre os bairros Bomplandt e Ano Bom
Projeto de lei denomina ponte entre os bairros Bomplandt e Ano Bom
A ponte em construção ligando os bairros Bompandt e Ano Bom, em Corupá, vai ter o nome de Ponte do Trabalhador Expedicionário João Rodolfo Hauck, assim que o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores for sancionado pelo prefeito Cláudio Finta. O projeto de lei ordinária nº 14/2023, autoria do vereador Arno Ceso Neuber, foi aprovado na sessão desta segunda-feira (13), com uma emenda modificativa da comissão de legislação, justiça e redação. A emenda acrescentou o termo Ponte do Trabalhador, antes do nome do expedicionário.
Justificando o nome da ponte, o vereador Arno, cita o fato dele ser o último pracinha de Corupá, falecido em 13 de dezembro de 2017, com 96 anos de idade. O Expedicionário João Rodolfo Hauck, fazia o serviço de Intendência, nos ranchos, como cozinheiro, durante a Segunda Guerra Mundial. Era muito estimado na tropa brasileira, recebendo do Ministério da Guerra, o diploma e medalha de Campanha por ter integrado a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Morador do bairro Bomplandt, na década de 50, a família iniciou um negócio de floricultura, vendendo para os mercados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. “Assim, nada mais justo que homenageá-lo dando o seu nome à ponte em construção que integrará os bairros Bomplandt e Ano Bom, facilitando a vida do trabalhador corupaense, ampliando as relações comerciais e vai desafogar o trânsito no bairro Bomplandt e centro da cidade”, explica o vereador.
-Imagem: Expedicionário João Rodolfo Hauck
Aprovada a concessão onerosa da Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada
Aprovada a concessão onerosa da Rota das Cachoeiras para a iniciativa privada
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou o projeto de lei nº 57/2023, que dispõe sobre a concessão de uso de forma onerosa da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Emílio Fiorentino Battistella, que compõe o Parque Rota das Cachoeiras. O parque fica no bairro Rio Novo, distante 14km, do centro da cidade, com área de 1.156,33 ha (mil, cento e cinquenta e seis, e trinta e três hectares). O projeto estava com a comissão de legislação, justiça e redação, presidido pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que deu parecer favorável para aprovação, após a realização de audiência pública promovida pelo legislativo.
Na justificativa do projeto de lei, o Executivo Municipal destaca a importância ecológica da área, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de floresta atlântica de Santa Catarina, ao ecossistema brasileiro e a necessidade de preservação da beleza natural, cênica e ambientes históricos de Corupá. A concessão será feita mediante processo licitatório, pelo período de 30 anos.
Como condição para aprovação, as propostas para explorar o local terão que levar em consideração, a promoção do turismo, cultura, lazer e preservação do patrimônio público natural do Município, além de qualificar os atrativos existentes e desenvolver novas opções de serviços e entretenimento dentro da Rotas das Cachoeiras, levando em consideração o público-alvo e o Plano de Manejo do parque. As empresas interessadas também terão que apresentar propostas para investimentos significativos em infraestrutura, atividades turísticas e de conservação ao longo dos 30 anos de concessão.
A Rota das Cachoeiras está fechada para os visitantes desde junho de 2020, após um ciclone bomba atingir a região e danificar as trilhas, aliado a pandemia da Covid-19. São 14 cachoeiras, em um percurso de 2.900 metros de extensão, sendo a 14ª Salto Grande, a maior de Santa Catarina. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas visitam o parque e incrementam a economia local.
-Imagem: 14ª cachoeira Salto Grande
Vereadores aprovam projetos de lei beneficiando Associação de Moradores do Bomplandt e os Bombeiros Militar de Santa Catarina
Vereadores aprovam projetos de lei beneficiando Associação de Moradores do Bomplandt e os Bombeiros Militar de Santa Catarina
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal, que beneficiam a Associação de Moradores do Bairro Bomplandt e o corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O projeto de lei 64/2023, autoriza o uso temporário da escola desativada Ignácio Beyger, no bairro Bomplandt, pela associação de moradores, para realizar festividades natalinas, de 16/11/2023 à 15/01/2024. A solicitação foi feita pelo presidente da associação, Thiago Glowacki.
Os Bombeiros Militar de Santa Catarina, após a aprovação do projeto de lei 63/2023, autoria do Executivo Municipal, recebe por doação, um veículo Etios, marca Toyota, ano 2017, modelo 2018, avaliado pela tabela FIPE, em R$ 54.627,00 (cinquenta e quatro mil, seiscentos e vinte e sete reais). O veículo foi adquirido com recursos da conta convênio do Fundo de Aparelhamento da Segurança Pública, através da cota dos Bombeiros Militar do Estado.
-Imagem: Sessão Ordinária 13-11-2023
Escola José Pasqualini encerra o período de visitas guiadas na Câmara de Vereadores
Escola José Pasqualini encerra o período de visitas guiadas na Câmara de Vereadores
Nesta manhã de sexta-feira (17), a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, do bairro João Tozini, encerrou o período de visitadas guiadas na Câmara de Vereadores. Os candidatos na eleição da Câmara Jovem visitaram o prédio do legislativo e receberam informações sobre o projeto, que é coordenado pela diretora da Câmara de Vereadores, Kida Solamon. O que é uma campanha eleitoral e o que pode ser feito, e as consequências para o candidato que não respeitar as regras da eleição. “Todas as denúncias serão apuradas, investigadas e o candidato pode ter a candidatura impugnada”, explica a coordenadora. Os alunos receberam ainda, orientações sobre a política e o trabalho do vereador.
A eleição da segunda legislatura da Câmara Jovem, acontece no dia 23 deste mês, tendo 44 alunos candidatos, representando 4 escolas municipais: Aluísio Carvalho de Oliveira (14 candidatos e 3 vagas), Francisco Mees (6 candidatos e 1 vaga), José Pasqualini (7 candidatos e 2 vagas) e São José (17 candidatos e 3 vagas), com um eleitorado de aproximadamente 850 alunos. Eles irão eleger os 9 integrantes da Câmara Jovem para o biênio 2023/2024.
A eleição será da mesma forma que em 2022, com votação eletrônica e podendo votar alunos do 6º ao 9º ano. Os horários de votação serão definidos pelas escolas. A relação dos candidatos está no endereço eletrônico: https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/atos/5220414.
-Imagem da visita dos alunos da EMEF José Pasqualini
Acordo vai possibilitar medição do nível do Rio Novo no centro de Corupá
Acordo vai possibilitar medição do nível do Rio Novo no centro de Corupá
Aprovado pela Câmara de Vereadores, um acordo técnico entre o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), de Jaraguá do Sul e a prefeitura de Corupá, vai possibilitar a instalação de uma estação de telemetria na ponte sobre o Rio Novo. A estação vai medir de forma remota o nível do rio, que junto com o Rio Humboldt, formam o Rio Itapocu, que passa por Jaraguá do Sul.
Os dados coletados estarão disponíveis para os dois municípios, que desta forma poderão acompanhar a elevação do nível do rio e adotar providências em relação as enchentes, fazendo um planejamento e alertando a população. Atualmente, a medição é feita de forma manual, pelos Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil de Corupá.
ANEXO
-Imagens da ponte sobre o Rio Novo
Vereadores de Corupá aprovam Moção de Apoio ao Congresso Nacional
Vereadores de Corupá aprovam Moção de Apoio ao Congresso Nacional
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apoio ao Congresso Nacional, autoria do vereador Juliano Millnitz, em face da tentativa de legalização do aborto através de uma ADPF 442, (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal. A intenção, segundo o autor da proposta, é garantir as prerrogativas constitucionais e republicanas das competências do Poder Legislativo e de se evitar um possível ativismo judicial por parte do Supremo Tribunal Federal (STF). A ADPF, apresentada ao STF, questiona a recepcionalidade dos artigos 124 e 126, do Código Penal, que dispõe sobre o aborto no Brasil, diante da constituição federal.
A moção expressa apoio ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco, por sua postura e, reitera a imensa importância em se garantir prerrogativas ao Congresso Nacional, como único legitimado para legislar em tudo aquilo que lhe é competência, especialmente acerca da matéria presente em Recurso Extraordinário (RE 635659), referente ao tema das drogas, e da ADPF 442, atinente ao tema do abordo. Lembra que, conforme determina a constituição do Brasil, o STF tem como função comportar-se como guardião da Carta Magna e não como legislador.
Ao falar sobre o assunto na tribuna do legislativo corupaense, o vereador Juliano Millnitz, manifestou o seu total e irrestrito repúdio ao abordo. Sugeriu para quem é a favor, que pesquise no youtube como é feito um aborto. “Quem é a favor do abordo, sugiro, vá ao youtube e verifique como é feito um aborto, muitas vezes em clínicas clandestinas e aí você vai ver um feto sendo dilacerado, vivo”.
-Imagem: vereador Juliano Millnitz (sessão ordinária 13-11-2023)
Vereadores querem o retorno da emissão do CFO pela prefeitura de Corupá
Vereadores querem o retorno da emissão do CFO pela prefeitura de Corupá
Aprovada na última sessão do legislativo corupaense, a indicação que pretende o retorno da emissão do CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), através da secretaria de Agricultura de Corupá. Atualmente, o documento é emitido pela Asbanco (Associação dos Bananicultores de Corupá) e por profissionais que atuam de forma particular. O documento é obrigatório para atestar a condição de sanidade de vegetais, como frutas e mudas, sujeitos à certificação desde a origem, também necessário para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais, possibilitando o comércio e o trânsito de vegetais que estão sob controle sanitário.
A indicação é autoria da bancada do MDB e PSDB – Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Laiton Hartmann Muller e Nilton Richter, com a intenção de beneficiar todos os produtores de banana, especialmente, da agricultura familiar, os pequenos produtores do município. “A prefeitura fornecendo fica mais fácil e prático e, ela – prefeitura, tem que ajudar, facilitar a vida dos pequenos produtores”, diz o vereador Nilton Richter, um dos autores da indicação.
ANEXO
-Imagem da sessão dia 13-11-2023
Justiça Eleitoral inicia atendimento volante nesta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores de Corupá
Justiça Eleitoral inicia atendimento volante nesta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, sedia a partir desta terça-feira (21), atendimento volante da Justiça Eleitoral de Jaraguá do Sul, para eleitores do município que pretendem regularizar a sua situação eleitoral e votar nas próximas eleições. Durante toda a semana passada e também nesta segunda-feira (20), o legislativo corupaense fez o agendamento para o atendimento presencial. Nos dias 21, 22, 23 e 24 desta semana, das 13h ás 17h, servidores da 87ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, estarão realizando a emissão, transferência e regularização de títulos de eleitor, no prédio do legislativo, rua Padre Vicente Schmitz, número 45, centro.
Dificuldades de acesso à internet e também de transporte até a cidade vizinha, foram os motivos citados no requerimento aprovado por todos os parlamentares, de autoria do vereador Lairton Hartmann Muller, ideia que surgiu durante assembleia da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu).
ANEXO: Card
Programa Conversa com os vereadores -21-11-2023
Conversa com os vereadores de Corupá (21-11-2023)
No programa Conversa com os Vereadores, desta terça-feira (21), na Rádio Nossa FM, participam os vereadores (as), Bernadete Correa Hillbrecht e Loacir Campregher.
Assuntos abordados:
-Inicia nesta terça-feira (21), o atendimento da Justiça Eleitoral aos eleitores de Corupá, na Câmara de Vereadores, das 13h ás 17h, dias 21, 22, 23 e 24;
-Festa no Seminário Sagrado Coração de Jesus, neste fim de semana (26-11-2023);
-Aprovado projeto de lei de Preservação e Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Natural e Cultural de Corupá;
-Aprovado projeto de lei de abertura de créditos adicionais suplementares;
-Aprovado projeto de lei denominando de Rua a Estrada Benjamin Tamanini.
Projetos de lei e requerimento aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (20-11-2023)
Projetos de lei e requerimento aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (20-11-2023)
-Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023: dispõe sobre a Preservação e Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Natural e Cultural do Município de Corupá;
-Projeto de Lei Ordinária nº 66/2023: dispõe sobre a alteração da denominação de logradouro público em decorrência de zoneamento, transformando a Estrada Benjamin Tamanini, em Rua Benjamin Tamanini, no Bairro Itapocu;
-Projeto de Lei Ordinária nº 67/2023: autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares de R$ 5.551.865,43 (cinco milhões, quinhentos e cinquenta e um mil, oitocentos e sessenta e cinco reais e quarenta e três centavos).
Requerimento
-Requerimento nº 18/2023, autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter: solicita o envio de ofício convidando a senhora Adilene Adratt, engenheira civil do DNIT, chefe de serviço de Mafra, para participar da sessão ordinária do dia 27/11/2023, às 19 horas, com o objetivo de expor aos vereadores e a população corupaense, as obras de reparos e infraestrutura que estão acontecendo na BR-280, trecho que compreende os municípios de São Bento do Sul, Corupá e Jaraguá do Sul.
-Imagem: Sessão Ordinária 20-11-2023
Projeto Justiça Eleitoral em Movimento do TSE atende população de Corupá na Câmara de Vereadores
Projeto Justiça Eleitoral em Movimento do TSE atende população de Corupá na Câmara de Vereadores
A Justiça Eleitoral, através da 87ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, iniciou nesta terça-feira (21), prosseguindo até sexta-feira (24), das 13h ás 17h, o atendimento de eleitores de Corupá, que pretendem regularizar a situação eleitoral e votar nas próximas eleições. É o projeto Justiça Eleitoral em Movimento, do Tribunal Superior Eleitoral. Emissão, transferência e regularização de títulos de eleitor são os serviços disponíveis.
Dificuldades de acesso à internet e de transporte até Jaraguá do Sul, além do grande número de pessoas que precisam regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, foram os motivos apresentados pelo legislativo a fim de conseguir o atendimento volante. Conforme o chefe do cartório eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Ricardo André dos Santos, foi tranquilo o atendimento no primeiro dia. “Principal trabalho deste primeiro dia foi a biometria”, informa. Com 4 terminais instalados no plenário do legislativo, a expectativa é atender aproximadamente 300 pessoas até sexta-feira. Interessados devem agendar o atendimento pelos telefones 3375-1145/3375-0285, e comparecer no prédio do legislativo, rua Padre Vicente Schmitz, número 45, centro.
-Imagens: Primeiro dia de atendimento da Justiça Eleitoral
Eleitos os 9 vereadores para a segunda legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Eleitos os 9 vereadores para a segunda legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Realizada nesta quinta-feira (23), a eleição para a segunda legislatura da Câmara Jovem de Corupá, com 39 candidatos – 44 estavam inscritos e 5 desistiram da candidatura, envolvendo 4 escolas municipais: Aluísio Carvalho de Oliveira (Bairro Seminário), Francisco Mees (Bairro Isabel), São José (Centro) e José Pasqualini (Bairro João Tozini). Eletronicamente, votaram 720 alunos do 6º ao 9º ano. A diplomação e posse dos 9 vereadores eleitos está marcada para dezembro. Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar apoiaram a realização da eleição.
Igual a primeira, realizada em 2022, a eleição envolveu toda a comunidade escolar, com alunos, professores, direção de escolas e pais participando de alguma forma do processo democrático e da campanha. Para o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, que acompanhou a votação, é a oportunidade para mostrar que eles também têm seus valores e trazer boas propostas para Corupá.
ELEITOS
-Escola José Pasqualini: Hugo Rian Mokwa – Rebeca Gonçalves da Silva
-Escola São José: João Victor Galvagni – Eduarda Eing Welker – Wytallo L. da Silva Oliveira
-Escola Aluísio Carvalho de Oliveira: Pablo Rafaeli Rodrigues – Gabrielli Fernanda Rathunde – Henrique José Silva
-Escola Francisco Mees: Caila Mokwa
A diretora da Escola São José, Luana Dantas Izidro, comenta que o Projeto Câmara Jovem trabalha a cidadania deles e também proporciona um grande crescimento pessoal. “Eu acredito que o programa é maravilhoso mesmo e faz um resgate da mudança”, diz. Aliás, João Victor Galvagni, primeiro vereador reeleito da Câmara Jovem, é aluno da Escola São José, diz que gostou muito de participar e que é um projeto muito bom para ele.
ANEXO
-Vereadores eleitos-Todos
Vereadores de Corupá querem explicações de engenheira do Dnit, sobre obras na BR-280
Vereadores de Corupá querem explicações de engenheira do Dnit, sobre obras na BR-280
Às obras na BR-280, entre Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento do Sul, em andamento há alguns meses, chamam atenção de quem trafega pela rodovia federal diariamente. São vários pontos com máquinas e homens trabalhando na pista, principalmente em situação de contenção de encostas, onde houveram deslizamentos e, também, na substituição de tubulação e galerias danificadas.
Com a intenção de saber detalhes e poder informar a população com precisão, os vereadores Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, tiveram um requerimento aprovado em recente sessão do legislativo corupaense. Eles querem a presença da engenheira do Dnit, em Mafra, Adilene Adratt, em uma sessão da câmara, para dar informações sobre as obras, que afetam diretamente a população dos três municípios.
-Imagem: Sessão Ordinária 20-11-2023
Ônibus terão assentos especiais com símbolo do Transtorno do Espectro Autista em Corupá
Ônibus terão assentos especiais com símbolo do Transtorno do Espectro Autista em Corupá
A destinação de assentos especiais com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em ônibus do transporte público, será obrigatório em Corupá. Projeto de lei nº 13/2023, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, aprovado pela Câmara de Vereadores, entra em vigor assim que for sancionado pelo prefeito Cláudio Finta. Pela lei, os assentos preferenciais dos ônibus do transporte coletivo urbano que circulam na cidade, deverão estar destacados com adesivo ou placas de assentos preferenciais e incluir neles o símbolo do TEA. Para ter acesso ao assento preferencial, os beneficiários poderão valer-se da fita quebra-cabeça ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Conforme a lei elaborada pelo vereador, as empresas públicas ou privadas deverão exibir no seu interior, de maneira visível, adesivo ou placa que identifique o assento como sendo preferencial para obesos, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência e com autismo, com a respectiva simbologia. A multa de 10 (dez), Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM), e na reincidência aumenta para 15. Na terça-feira (28), a UFRM estava em R$ 3,62 (três reais e sessenta e dois centavos). O vereador Alfredo Gramm Sobrinho, diz que o assunto, que vai virar lei assim que o projeto for sancionado pelo prefeito, foi levantado em uma reunião do Conselho Deliberativo do gabinete do vereador, isso porque a carteira de autista confeccionada em Corupá, não é aceita no transporte coletivo no município e isso estava gerando reclamações dos pais e provocando desentendimentos dentro dos ônibus.
-Imagem: httpstribunadonorte.com.brnatalmodelo-de-sinalizacao-de-assentos-nos-onibus-de-natal-vai-para-metro-de-sp
Conversa com os vereadores (05-12-2023)
Conversa com os vereadores (05-12-2023)
O programa desta terça-feira (5), na Rádio Nossa FM, contou com a presença dos vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Bernadete Correa Hillbrecht. Assuntos comentados: reunião do conselho deliberativo do gabinete do vereador Alfredo Gramm Sobrinho; homenagem aos servidores da prefeitura com mais de 30 anos de serviço público; parcerias com deputados estaduais e federais em busca em recursos para Corupá; cobrança de contribuição de melhoria de pavimentação; Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
Resumo da sessão ordinária do dia 5 de novembro 2023
Resumo da sessão ordinária do dia 5 de novembro 2023
Homenagem
-Entrega de placas de Moção de Aplausos, para 10 servidores da prefeitura com mais de 30 anos de serviço público.
Projetos de lei aprovados
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 44/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da Estrada CPA 405 - Felipe Schmidt;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 47/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 100 - Waldemar Werner;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 48/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 106 - Lino Weidner;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 49/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 66 - Pedra de Amolar - lote 01;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 50/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 66 - Pedra de Amolar - lote 02;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 51/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 66 - Pedra de Amolar - lote 03;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 52/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 66 - Pedra de Amolar - lote 04;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 53/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da rua 66 - Pedra de Amolar - lote 05;
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 61/2023: dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2024 (LDO);
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 62/2023: estima as receitas e fixa as despesas do Município de Corupá para o exercício de 2024 (LOA);
-Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 71/2023: autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial.
Indicação
-Indicação nº 41/2023, acompanhada de projeto de lei, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, com o apoio dos demais vereadores: solicita ao Executivo Municipal que, encaminhe projeto de lei ao Legislativo, ou conceda por decreto, Diploma de Mérito do Serviço Público Municipal de Corupá, anualmente e de forma contínua aos servidores públicos, que forem completando 30 anos de serviços prestados ao Município de Corupá.
ANEXO
-Imagem da sessão do dia 05-12-2023
Servidores públicos com mais de 30 anos de serviço recebem Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores
Servidores públicos com mais de 30 anos de serviço recebem Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores
Em uma sessão com a presença de lideranças políticas do município, incluindo o prefeito Cláudio Finta, 10 servidores da prefeitura municipal com mais de 30 anos de serviço, receberam placas de Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores. A moção foi apresentada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, e teve o apoio de todos os vereadores, sendo uma forma de reconhecimento pelos anos de bons serviços prestados pelos servidores para a população corupaense.
Proponente da homenagem, o vereador Alfredo, agradeceu aos servidores pelo trabalho de excelência que prestam e garantiu que, “junto com a homenagem continua o nosso compromisso de melhores condições de trabalho, sendo uma forma a mais de agradecer”. A homenagem deve acontecer todos os anos, conforme deu a entender o prefeito Cláudo Finta, durante o seu discurso, atendendo outra indicação do vereador Alfredo, aprovada durante a sessão. “Passa um filme na cabeça da gente”, disse Darci Rutsatz, que discursou representando os homenageados, afirmando que o principal compromisso do servidor é atender bem o público, independente do partido político que está administrando a prefeitura.
Relação dos servidores homenageados
-Heins Gehardt Kopsch
-José Tadeu Koch
-Maria Aladir Giraldi
-Florindo Dias
-Maria Aparecida Rosa
-Darci Rutsatz
-Hediberto Hein
-Osmar Itner
-Marcelo dos Santos
-André Muller
----
Imagens: homenageados com os vereadores
Diplomados e empossados os novos vereadores da Câmara Jovem de Corupá
Diplomados e empossados os novos vereadores da Câmara Jovem de Corupá
Nesta terça-feira (5), em uma solenidade que lotou as dependências da Câmara de Vereadores de Corupá, foram diplomados e empossados os 9 vereadores para a segunda legislatura da Câmara Jovem. Familiares, professores, diretoras de escolas municipais e autoridades, entre eles vereadores, prefeito, comandante Polícia Militar no município e secretários municipais, participaram da sessão solene, conduzida pelo presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz.
A sessão marca mais etapa do Programa Câmara Jovem, criado com a intenção de passar noções de cidadania, ética, respeito as opiniões contrárias e consciência política, além de outros valores que os alunos vereadores aprendem durante o exercício do mandato. A eleição, realizada no dia 23 de novembro, envolveu aproximadamente 750 alunos de 4 escolas municipais, sendo eleitos, Rebeca Gonçalves da Silva e Hugo Rian Mokwa (Escola José Pasqualini), João Victor Galvagni, Eduarda Eing Welker e Wytallo L. da Silva Oliveira (Escola São José), Pablo Rafaeli Rodrigues, Gabrielli Fernanda Rathunde e Henrique José Silva (Escola Aluísio Carvalho de Oliveira), Caila Mokwa (Escola Francisco Mees).
Antes da diplomação e posse dos eleitos, as diretoras das escolas receberam certificados pela participação no programa e, o presidente do legislativo Juliano Millnitz, agradeceu o empenho delas e dos professores, afirmando que sem eles o programa não teria esse sucesso. Alertou os eleitos sobre o poder e responsabilidade que tem a partir de agora, ao dizer que, “eles hoje têm a mesma força que um vereador eleito pelo povo no pleito de 3 anos atrás”. E o prefeito Cláudio Finta, aproveitou para convidar os jovens vereadores para visitar a prefeitura, conhecer a administração municipal. Após a entrega dos diplomas e o juramento de posse, o vereador mais votado, Pablo Rafeli Rodrigues - filho do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, discursou, e disse que não é nada fácil assumir uma cadeira no legislativo.
Imagen: Posse e diplomação Câmara Jovem - Vereadores diplomados e empossados
Vereadores aprovam reconhecimento anual para servidores com mais de 30 anos na prefeitura Corupá
Vereadores aprovam reconhecimento anual para servidores com mais de 30 anos na prefeitura Corupá
A instituição de uma homenagem anual aos servidores públicos municipais de Corupá, foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A sugestão, através de indicação do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, abrange servidores da prefeitura com mais de 30 anos de serviço, recebendo o Diploma de Mérito do Serviço Público Municipal de Corupá. Junto com a indicação e como sugestão, o vereador anexou um exemplo de decreto a ser adotado ou não pela administração municipal, que também pode instituir o reconhecimento por meio de projeto de lei.
O vereador Alfredo, justifica a indicação com a importância da prestação de trabalho de qualidade ao município e a valorização continuada do trabalho prestado a população de Corupá. “A indicação é pela importância de valorizar a qualidade dos serviços prestados em todos os níveis da administração municipal”, diz, acrescentando que o servidor público municipal é de suma importância para o desenvolvimento e a consolidação do Município, pois tem como essência servir aos munícipes, sem qualquer distinção, cada um em sua esfera de atuação”. Presente na sessão, o prefeito Cláudio Finta, sinalizou que que deve adotar a sugestão do vereador e fazer homenagem anual aos servidores que completam 30 anos de serviço.
-Imagem: vereador Alfredo Gramm Sobrinho (sessão dia 04-12-2023)
Balanço é apresentado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá
Balanço é apresentado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá
Como acontece todo fim de ano, na última sessão ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Juliano Millnitz, apresentou um balanço dos trabalhos efetuados em 20223, e uma prestação de contas dos recursos repassados pelo Executivo ao Legislativo. Foram realizadas 44 sessões ordinárias e 7 extraordinárias, sendo apreciados e votados 15 projetos de lei do Legislativo, 71 projetos de lei do Executivo, 12 projetos de lei complementar do Executivo, e 1 projeto de lei complementar do Legislativo. Além dos projetos de lei do Legislativo, os vereadores apresentaram 94 proposições, sendo 41 indicações, 19 requerimentos, 21 moções, 12 portarias e 1 pedido de informação. Já as comissões permanentes da câmara realizaram 62 reuniões.
Nas ações, consta a audiência pública referente a concessão onerosa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella - Parque Rota das Cachoeiras, o uso da Tribuna Livre aos munícipes, e realização de eleição para escolha dos integrantes da segunda legislatura da Câmara Jovem, com 44 alunos concorrendo ao cargo de Vereador Jovem e mais de 700 alunos votaram. Outra ação do legislativo em 2023, beneficiando a população, foi o atendimento volante do Tribunal Regional Eleitoral, através do cartório eleitoral de Jaraguá do Sul, com 295 eleitores atendidos em 4 dias - período da tarde.
Na questão orçamentária, o Legislativo recebeu do Executivo, R$ 1.831.924,00 (Um milhão, oitocentos e trinta e um mil, novecentos e vinte e quatro reais): despesas com pessoal R$ 1.404.724,00 (Um milhão, quatrocentos e quatro mil e setecentos e vinte e quatro reais); serviços de terceiros R$ 141.508,00 (cento e quarenta e um mil, quinhentos e oito reais); despesas de consumo R$ 57.938,00 (cinquenta e sete mil, novecentos e trinta e oito reais); Câmara Jovem R$ 13.664,00 (treze mil, seiscentos e sessenta e quatro reais); repasse para Avevi (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu), R$ 10.090,00 (dez mil e noventa reais); repasse aos Bombeiros Voluntários R$ 204.000,00 (duzentos e quatro mil reais). Será devolvido para o Executivo até o fim de dezembro deste ano R$ 35.594,00 (trinta e cinco mil, quinhentos e noventa e quatro reais). Para o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, “foi um ano muito produtivo, com os vereadores apontando soluções para problemas da cidade e sendo parceiros da administração municipal para melhorar a vida da população corupaense”.
ANEXO
Imagem: Sessão ordinária dia 11-12-2023
Ponte no bairro Ano Bom vai ter oficialmente nome de morador
Ponte no bairro Ano Bom vai ter oficialmente nome de morador
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou projeto de lei do legislativo, autoria do vereador Arno Celso Neuber, denominando de Lauro Borchardt, a ponte sobre o Rio Ano Bom, bairro Ano Bom. A ponte já é conhecida popularmente pelo nome do morador, porque fica próxima do Pesque e Pague Recanto dos Lagos, fundado por ele. O projeto de lei aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (11/12), ainda não foi sancionado pelo prefeito Cláudio Finta, que tem prazo de 15 dias para decidir se veta ou sanciona a nova lei.
Lauro Borchardt faleceu em 2014, com 70 anos de idade, sendo agricultor durante toda a vida. Casado com a senhora Waltraud, tiveram três filhos, Ildemar, Ademar e Ingelore (in memorian). Em pronunciamento durante a sessão, o vereador Arno Celso Neuber, lembrou que a ponte sempre foi conhecida como Ponte do Borchardt e destacou que, “o Lauro sempre lutou pelo bairro e a Sociedade Ano Bom e foi um líder da localidade”.
-Imagem: vereador Arno Celso Neuber-Sessão dia 11-12-2023
Presidente do legislativo corupaense visita obras na companhia do prefeito
Presidente do legislativo corupaense visita obras na companhia do prefeito
O vereador e presidente do legislativo corupaense, Juliano Millnitz, foi convidado pelo prefeito, Claudio Finta, para uma visita a algumas obras em andamento no município, nesta quarta-feira (20). Os chefes do executivo e legislativo local, acompanhados de secretários municipais, estiveram na recém construída rotatória no bairro João Tozini - frente ao Supermercado Rancho Bom, e acompanharam a colocação dos 7 kits de transposição em pontes do interior de Corupá. Outras cinco estruturas semelhantes foram instaladas no transcorrer deste ano.
-Imagens da visita
Vereadores de Corupá realizaram entrevista na Rádio Nossa Fm nesta Quinta-Feira dia 15/02
Na manhã desta quinta-feira dia 15 de fevereiro de 2024, o presidente da Câmara de Vereadores de Corupá Loacir Campregher, acompanhado do ex-presidente do legislativo Juliano Millnitz, estiveram nos estúdios da Rádio Nossa Fm e cederam entrevista ao vivo no Jornal da Nossa com Renan Cesar. Os vereadores fizeram um resumo da segunda sessão ordinária de 2024, realizada excepcionalmente nesta quarta-feira dia 14/02, em virtude do feriado de carnaval. A entidade tem um espaço semanal na emissora, no dia seguinte às sessões. Os vereadores falaram dos projetos e indicações que foram discutidos durante esse início de ano e também relataram sobre a presença dos moradores da localidade da Tifa dos Milhões, que fizeram uso da tribuna da câmara durante a sessão desta quarta-feira, para solicitar manutenção nas estradas e acessos da comunidade, que estão dificultando o escoamento da produção, especialmente com a entrada dos caminhões de grande porte.
A próxima entrevista na Rádio Nossa 99,9 FM, está agendada para esta terça-feira dia 20/02 às 7h45 da manhã. A escolha dos vereadores é feita por sorteio realizado durante a sessão na segunda-feira às 19h.
Troca de presidência na Câmara de Vereadores de Corupá, Loacir Campregher é o novo Presidente.
Troca de presidência na Câmara de Vereadores de Corupá, Loacir Campregher é o novo Presidente
Na sessão de abertura dos trabalhos da câmara realizada na última segunda-feira dia 05/02, foi realizada a troca de presidente.
O vereador Loacir Campregher assumiu o lugar do vereador Juliano Millnitz. Cumprindo acordo entre os partidos e vereadores, Loacir ficará no cargo até final de Julho de 2024. Segundo o acordo, o vereador Felipe R. Rodrigues assumirá à partir de Agosto.
Na palavra livre durante a primeira sessão ordinária deste ano, Loacir Campregher falou que esse será um ano de muitas dificuldades devido às condições climáticas e também por ser um ano eleitoral. "Disse ainda que esse é o ano para se trabalhar nas pequenas coisas, que as grandes serão bem mais complicadas para serem resolvidas.
Falou que a câmara está sendo parceira do governo nos últimos anos, e que pretende continuar sendo, mas que vai estar cobrando as coisas boas em prol da comunidade".
Câmara de Vereadores de Corupá nomeia o comunicador Remildo Antunes como novo Assessor de Imprensa.
Segunda Sessão Ordinária do legislativo municipal de Corupá em 2024
Confira o resumo da segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, realizada excepcionalmente nesta quarta feira dia 14/02/2024 às 19h. Durante a reunião vários projetos e indicações foram discutidos. A sessão contou ainda com a presença de um grande número de moradores da localidade de Tifa dos Milhões, interior de Corupá, que fizeram reivindicações para recuperação urgente das entradas e acessos à comunidade, melhorando assim o escoamento da produção. Os moradores reclamam que muitos caminhões encalham devido a falta de conservação das estradas. A senhora Fabiane Conrad representou os moradores na tribuna. Mostrou inclusive vídeos e fotos da situação das ruas.Os 9 vereadores estiveram presentes na sessão. Todos se mostraram preocupados e ofereceram apoio junto a comunidade de Tifa dos Milhões.
Loacir Campregher - Presidente
Barnadete Hilbrecht - Primeira Secretária
Benjamin Tamanini - Segunndo Secretário
Alfredo Gramm Sobrinho
Arno Celso Neuber
Felipe Rafaeli Rodrigues
Juliano Milnitz
Lairton Hartmann Muller
Nilton Richter
OFÍCIOS DO EXECUTIVO
Ofício nº53/24- Solicitando a retirada do Projeto de Lei nº68/2023 - DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS MUNICIPAIS DE FISCALIZAÇÃO E CONCESSÃO DAS TAXAS DE LOCALIZAÇÃO E LICENÇA AO ATENDIMENTO DAS NORMAS DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº61/24 - Solicitando a devolução ao Executivo Municipal do Projeto de Lei Complementar nº004/2024 - ALTERA O ANEXO IX DA LEI COMPLEMENTAR Nº010/09, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009, QUE INSTITUI O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ - CTMC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº023/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei Complementar nº003/24 - ALTERA A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, APROVADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº097, DE 22 DE MARÇO DE 2022, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº054/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei nº006/24 - DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS MUNICIPAIS DE FISCALIZAÇÃO E CONCESSÃO DAS TAXAS DE LOCALIZAÇÃO E LICENÇA AO ATENDIMENTO DAS NORMAS DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
MATÉRIA DO LEGISLATIVO
OFÍCIO Nº001/2024 DOS VEREADORES BENJAMIN TAMANINI, FELIPE RAFAELI RODRIGUES, LAIRTON HARTMANN MULLER E NILTON RICHTER – Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei n° 1/2024 – dispõe sobre horário de funcionamento das atividades econômicas desenvolvidas no município.
INDICAÇÕES
Nº 5/2024 do Vereador BERNADETE CORREA HILLBRECHT,
Indicação de Ofício para a Celesc com cópia para o Prefeito Municipal. Para que a Celesc providencie a roçada embaixo da fiação da rede de transmissão de energia na localidade do Oswaldo Amaral, a partir do último poste, onde chegou a melhoria da rede trifásica (propriedade da família Ganske), na continuidade a rede é monofásica, dispondo de poste e cabos desencapados. Dali em diante até na Capela Nossa Sra. de Fátima os fios entram nas propriedades, pelo mato, bananais e morros, atravessam as ruas, gerando muitas dificuldades aos seus moradores.
Nº 6/2024 do Vereador BERNADETE CORREA HILLBRECHT,
A Vereadora que este subscreve, vem na forma regimental e após ouvido o Colendo Plenário, REQUERER o Envio de Expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo a seguinte INDICAÇÃO:
Para que o Executivo municipal através do Setor competente providencie a troca da madeira sobre uma ponte no Ano Bom Fundos, fica próximo do morador Sildo Paust. Faz-se necessária a reforma desta pequena ponte, pois é de acesso de moradores, do transporte escolar, escoamento da produção de bananas e outros produtos, caminhões de entrega de insumos, tratores que transitam nas roças de um lado para o outro.
Nº 7/2024 do Vereador BERNADETE CORREA HILLBRECHT,
A Vereadora que este subscreve, vem na forma regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, solicitar o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo a seguinte INDICAÇÃO:
Para que o Executivo Municipal providencie o Projeto de execução de um muro de contenção, para conter a pressão do terreno, na Rua Otto Hillbrecht próximo à Sede do Jipeiro.
Nº 8/2024 do Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO,
Assunto: MANUTENÇÃO DA PONTE PÊNSIL NA CURVA DA NORMA.
SENHOR PRESIDENTE,
O Vereador que esta subscreve, vem de acordo com as normas regimentais, solicitar à Vossa Excelência, que esta casa encaminhe ao Exmo. Prefeito Municipal, a seguinte Indicação:
Para que o poder executivo municipal através da unidade competente, realize estudos visando melhorias e recuperação da ponte Pênsil situada no Bairro Pedra de Amolar, Estrada Pedra de Amolar, 3.200 na conhecida curva da Norma.
Justificativa: Tal solicitação se faz necessária pois a falta da manutenção da ponte tem causado sérios problemas, colocando em risco a segurança de todos munícipes, por isso diante da necessidade, julgo oportuno o atendimento da presente indicação.
Nº 9/2024 dos Vereadores ALFREDO GRAMM SOBRINHO, ARNO CELSO NEUBER, BENJAMIN TAMANINI, BERNADETE CORREA HILLBRECHT, FELIPE RAFAELI RODRIGUES, JULIANO MILLNITZ, LAIRTON HARTMANN MULLER, LOACIR CAMPREGHER e NILTON RICHTER,
A Vereadora e os Vereadores que abaixo subscrevem, na forma regimental e após ouvido o Colendo Plenário, solicitar o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo a seguinte solicitação:
PARA QUE A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PROCEDA COM URGÊNCIA, MELHORIAS NA ESTRADA TIFA DOS MILHÕES, CONFORME SEGUEM:
ITEM I - Alargamento total da via, objetivando maior segurança do transporte escolar, escoamento da produção agrícola e, demais segurança para todos que nela transitam, uma vez que em á poucos pontos de encontro;
ITEM II - troca de algumas tubulações antigas, por tubulação com bitola maiores;
ITEM III - Retirada da rua ,dentro do imóvel de propriedade do morador Orandir Langer, todos os moradores da localidade concordam com a retirada e, o proprietário se dispôs a fazer a doação da terra para que essa mudança ocorra e, arcar com a burocracia necessária;
ITEM IV - Substituição da ponte provisória , por uma ponte permanente, em frente ao galpão do Senhor Ari Conrad.
Justificamos a presente , enfatizando que trata-se de clamor e reivindicação de todos os moradores da localidade da Tifa dos Milhões, os quais sentem-se prejudicados pela falta de melhorias no que tange a mobilidade urbana de tão profícua localidade.
MATÉRIA DA ORDEM DO DIA
Votação Única do VETO TOTAL
Projeto de Lei Ordinária nº 14/2023:
Denomina " Ponte do Trabalhador Expedicionário João Rodolfo Hauck" a nova ponte de integração Bairro Bomplandt / Bairro Ano Bom. DERRUBADO O VETO DO PREFEITO, POR MAIORIA DOS VOTOS ( 5 VOTOS CONTRÁRIOS AO VETO E 3 VOTOS CONTRÁRIOS). A MATÉRIA SEGUIRÁ PARA SANÇÃO DO PREFEITO, NÃO SANCIONADA, A LEI SERÁ PROMULGADA PELO LEGISLATIVO CORUPAENSE.
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2024:
CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL - COMDER, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 4/2024:
ALTERA CAPUT DO ARTIGO 3° DA LEI N°1903, DE 15 DE ABRIL DE 2009, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PARTICIPAR DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Votação Única do Projeto de Lei Ordinária nº 5/2024:
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR TERMO DE COLABORAÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE CORUPÁ E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE DE JARAGUÁ DO SUL.
Próxima sessão ordinária será dia 20/02/24 às 19h, inclusive é transmitida pelo facebook da entidade.
Vereadores de Corupá retomam as atividades em sessão realizada na última segunda-feira dia 05 de Fevereiro
Confira o resumo da sessão na palavra livre.
Foram aprovados alguns projetos e indicações;
*O vereador Lairton H. Muller usou a tribuna para falar sobre a não necessidade de apresentação das carteiras de vacinas para garantir vagas nas escolas.
Lairton questionou a atitude de agentes políticos (prefeitos, vereadores e secretários) sobre o uso de redes sociais e outras mídias para determinar o fim de um decreto da apresentação da carteira. Sendo que o decreto é estadual, e o único que poderá esgotar sua vigência, é o Governador do estado e não os agentes políticos locais. O vereador Lairton disse que os políticos que estão querendo usar esse tema ou condição, estão fazendo politicagem. Ele entende que cabe sim ao vereador, fazer uma moção ou pedido de esclarecimento sobre as motivações de incluir na regulação da carteira de vacinas. O vereador disse ainda que “a política séria o deixa Feliz”.
*O Vereador Felipe Rafaeli Rodrigues usou a palavra livre para mostrar um vídeo enviado por moradores onde mostra uma cratera aberta em um local público na cidade. Falou ainda sobre a obra que está sendo realizada próximo à câmara de vereadores, na rua Padre Vicente Schmitz. Citando a importância da obra para evitar alagamentos, que inclusive já aconteceram na região central da cidade, onde a água veio na época invadir residências e até mesmo a casa paroquial. Ele ainda reforçou o apoio do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso que está colaborando para a obra com emenda parlamentar.
*O vereador Alfredo Gramm falou na tribuna sobre as parcerias dos parlamentares estaduais e federais que trazem emendas para realização de obras para Corupá. O vereador enalteceu que o Deputado Dr. Vicente Caropreso foi o campeão, trazendo o maior número de emendas favoráveis ao nosso município nos últimos anos.
O vereador Gramm ainda falou sobre buracos em uma rua de chão no bairro da cidade, onde havia inclusive caído um veículo. O nobre vereador pediu uma melhor atenção por parte da administração e secretários que na maioria das vezes não é atendido em suas reivindicações. Em seu espaço o vereador Alfredo ainda elogiou o portal "Corupá digital" que está sendo muito útil para informar a população, nesta plataforma tem detalhes sobre a lista de espera para quem faz uso do SUS e outros serviços importantes. Citou ainda sobre o direito às pessoas com deficiência. Que o município possa cobrar e oferecer mais acesso em veículos de transporte. Identificar melhor as vagas para pessoas com deficiência. O vereador elogiou o trabalho do secretário Loriano Rogério Costa "Kutcha" que tem feito um ótimo trabalho para limpeza da cidade e preocupação com o ótimo serviço relacionado ao turismo em Corupá.
*O vereador Juliano Millnitz citou o retorno ao trabalho e que esse será um ano de muito trabalho e êxito nos projetos em benefícios à comunidade. Juliano falou para que o poder executivo dê mais atenção às indicações dos vereadores, quando são feitos os projetos pedindo para que obras sejam realizadas. Citou sobre a obra próxima ao Açougue Bosse, onde a comunidade fez um apelo por uma obra de galeria e de forma emergencial. Falou que não dá pra esperar somente pela Defesa Civil e que o município realize as obras onde especialmente são atingidas com frequência pelas cheias e enxurradas. Falou sobre a Dengue em Corupá e nossa região, com grande número de focos e casos, inclusive mortes por causa da doença, para que as famílias recebam bem nossos agentes de saúde e da vigilância quando chegam para realizar as visitas nas residências para levar orientação.
Por fim, o vereador Presidente Juliano Millnitz fez a sua renúncia como presidente, passando o cargo de presidente para o vereador, que era vice-presidente, do legislativo Loacir Campregher. Juliano citou a importância do cargo e que realmente se sentiu muito feliz em desenvolver essa função junto à câmara de vereadores de Corupá. Salientou o ótimo desempenho da equipe de trabalho, muito competente em todas as tarefas, o que tornou mais fácil a realização dos trabalhos. O vereador ainda citou em seu discurso sobre os desafios na política sobre fatos ocorridos na administração municipal durante o ano de 2023. Enfatizou também as parcerias entre os vereadores para que a Câmara tivesse paz entre todos, inclusive sobre os acordos. O vereador Juliano Millnitz disse que sairá com a consciência tranquila pelas funções desempenhadas por ele enquanto presidente.
*O vereador Loacir Campregher foi empossado como novo presidente, mantendo a primeira secretária a vereadora Bernadete Correia Hilbretch e o segundo secretário Benjamin Tamanini. O vereador Loacir deu boas vindas aos novos integrantes da equipe da Câmara de Vereadores; a assistente administrativa Ieda Kiste, e contador Leandro Roberto de Souza e Remildo Antunes é o novo assessor de imprensa da entidade, assumindo o lugar de Sandro Basso. O vereador Loacir elogiou muito o trabalho do Sandro Basso, afirmando ter sido um ótimo assessor junto a imprensa local e regional nos trabalhos da câmara. O presidente citou que será um ano diferente com muitos desafios. Afirmou ainda que, cumprindo acordo entre os partidos e vereadores, ficará no cargo de presidente até final de Julho de 2024, e em Agosto passará o cargo de presidente para o vereador Felipe Rodrigues. O vereador Loacir está em seu primeiro mandato, e é empresário na comercialização de bananas em nosso município. Falou dos desafios que Corupá têm pela frente, especialmente devido às condições climáticas. Disse ainda que esse é o ano para se trabalhar nas pequenas coisas, que as grandes serão bem mais complicadas para serem resolvidas. Falou que a câmara está sendo parceira do governo nos últimos anos, e que pretende continuar sendo, mas que vai estar cobrando as coisas boas em prol da comunidade. Em virtude do feriado de carnaval, e nesta segunda-feira dia 12/02 será ponto facultativo, a próxima sessão, será dia 14/02, às 19h.
Confira os ofícios do executivo, projetos e indicações tratados na primeira sessão do dia 05 de Fevereiro de 2024:
JULIANO MILLNITZ |
- Presidente |
LOACIR CAMPREGHER |
- Vice-Presidente |
BERNADETE CORREA HILLBRECHT |
- 1º Secretário |
BENJAMIN TAMANINI |
- 2º Secretário |
ALFREDO GRAMM SOBRINHO |
ARNO CELSO NEUBER |
|
|
|
|
|
FELIPE RAFAELI RODRIGUES |
|
|
LAIRTON HARTMANN MULLER |
|
NILTON RICHTER |
|
|
|
|
|
OFÍCIOS DO EXECUTIVO
Ofício nº10/2024 - Encaminhando para apreciação e votação, Projeto de Lei Complementar nº001/2024 - DISPÕE SOBRE A ADMINISTRAÇÃO, INSTALAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CEMITÉRIOS, CREMATÓRIOS E AFINS NO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº014/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei Complementar n002/24 - REGULAMENTA O LIMITE DE RESERVA DA FAIXA NON AEDIFICANDI AO LONGO DA RODOVIA BR 280 NO PERÍMETRO URBANO OU AREA URBANIZADA PASSÍVEL DE SER INCLUÍDA EM PERÍMETRO URBANO, NOS TERMOS DA LEI FEDERAL Nº6.766, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1979 E ARTIGO 9° DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº107, DE 24 DE OUTUBRO DE 2022, QUE INSTITUI O PARCELAMENTO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº025/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei Complementar nº004/24 - REGULAMENTA E ALTERA O ANEXO IX DA LEI COMPLEMENTAR Nº010/09, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009, QUE INSTITUI O CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ - CTMC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº30/2024 - Encaminhando para apreciação e votação, o Projeto de Lei Complementar nº005/24 - DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS DE BAIXO RISCO EM CONFORMIDADE COM O DISPOSTO NO INCISO I, DO §1, DO ARTIGO 3°, DA LEI FEDERAL Nº13.874 (Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica ) , DE 20 DE SETEMBRO DE 2019 E ACRESCENTA OS DISPOSITIVOS QUE ENUMERA NO ARTIGO 6°, DA LEI COMPLEMENTAR Nº012, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009, QUE INSTITUI O CÓDIGO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº011/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei nº001/24 - ALTERA A REDAÇÃO DOS DISPOSITIVOS QUE ENUMERA DA LEI Nº2.172, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014, QUE CRIA O PROGRAMA PORTEIRA ADENTRO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº012/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei nº002/2024 - CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL - COMDER, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº024/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei nº003/2024 - ALTERA O ANEXO I DA LEI Nº2027, DE 07 DE JULHO DE 2011, QUE INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E AUTORIZA O MUNICÍPIO A DELEGAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº28/24 - Encaminhando para apreciação e votação, o Projeto de Lei nº004/24 - ALTERA CAPUT DO ARTIGO 3° DA LEI Nº1.903, DE 15 DE ABRIL DE 2009, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A PARTICIPAR DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ofício nº32/24 - Encaminhando para apreciação e votação o Projeto de Lei nº005/24 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR TERMO DE COLABORAÇÃO QUE ENTREI SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE CORUPÁ E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE DE JARAGUÁ DO SUL.
Ofício nº013/24 - SOLICITANDO A RESTITUIÇÃO (DEVOLUÇÃO) DO PROJETO DE LEI Nº74/2023 - AUTORIZA O MUNICÍPIO DE CORUPÁ A DESAFETAR O IMÓVEL PÚBLICO E MEDIANTE DAÇÃO EM PAGAMENTO PARCIAL, REALIZAR A DESAPROPRIAÇÃO DE FORMA AMIGÁVEL DE BEM IMÓVEL URBANO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
OFÍCIO Nº29/2024 - SOLICITANDO AS DEPENDÊNCIAS DO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL, NO DIA 08/02/2024, ÀS 14 HORAS, PARA REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE A ÁREA URBANA CONSOLIDADA (AUC) NO ÂMBITO AMBIENTAL, ONDE TODOS OS SENHORES VEREADORES ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA.
MATÉRIA DO LEGISLATIVO
INDICAÇÕES
Nº 1/2024 dos Vereadores ALFREDO GRAMM SOBRINHO, ARNO CELSO NEUBER, BENJAMIN TAMANINI, BERNADETE CORREA HILLBRECHT, FELIPE RAFAELI RODRIGUES, JULIANO MILLNITZ, LAIRTON HARTMANN MULLER, LOACIR CAMPREGHER e NILTON RICHTER,
Os Vereadores que este subscrevem, vem na forma regimental e após ouvido o Colendo Plenário, solicitar o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que, no que tange a competência do município, providenciar a instalação de Iluminação Pública no trevo de acesso ao Condomínio Industrial Lauro Carneiro de Loyola, trecho esse pertencente a Rodovia Federal BR -280.
Nº 2/2024 dos Vereadores BENJAMIN TAMANINI, FELIPE RAFAELI RODRIGUES, LAIRTON HARTMANN MULLER e NILTON RICHTER,
Os Vereadores que este subscrevem, vem na forma regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, requerer o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo, contendo a seguinte solicitação:
PARA QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PROCEDA O SERVIÇO DE MELHORIA EM TODA A EXTENSÃO DA ESTRADA TIFA DOS RUSSOS.
Nº 3/2024 do Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO,
O Vereador subscritor desta proposição requer à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário, o envio de ofício ao Prefeito Municipal de Corupá, Excelentíssimo Senhor CLAUDIO FINTA, com a seguinte sugestão de relevante interesse Público Social:
Indico ao Poder Executivo Municipal, que encaminhe junto a Equipe Técnica da Plataforma Corupá Digital, para que, de forma segura e respeitando a Lei Geral de proteção de dados, passe a ser disponibilizada nesta plataforma (CORUPÁ DIGITAL ), A LISTA DE ESPERA PARA a realização de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assim, mais transparência às listas de espera do SUS para os pacientes de Corupá.
Nº 4/2024 do Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO,
INDICAÇÃO: O Vereador subscritor desta proposição requer à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário, o envio de ofício ao Prefeito Municipal de Corupá, Excelentíssimo Senhor CLAUDIO FINTA com a seguinte sugestão de relevante interesse social - público:
Indico ao Poder Executivo Municipal que encaminhe a está casa de leis PROJETO DE LEI com a finalidade de criação do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Conselho Municipal de cada área que aprovará uma lei ou ação que o Estado queira tomar sobre determinado assunto. Justifico a necessidade de ter um CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA por este ter finalidade da formulação de estratégias e controle social da execução das ações e políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. sendo que este conselho tem entre as funções propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas.
Sem mais para o momento.
Assessoria da Câmara de Vereadores de Corupá.
Terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Corupá dia 19/02/2024.
Nesta Segunda-Feira dia 19/02/24 foi realizada a terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Corupá.
Vereadores que marcaram presença:
LOACIR CAMPREGHER |
- Presidente |
BERNADETE CORREA HILLBRECHT |
- 1ª Secretária |
|
BENJAMIN TAMANINI 2º Secretário ALFREDO GRAMM SOBRINHO ARNO CELSO NEUBER JULIANO MILLNITZ NILTON RICHTER
|
MATÉRIA DO LEGISLATIVO
INDICAÇÕES
Nº 10/2024 do Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO;
INDICO à MESA, após as formalidades regimentais e, ouvido o Colendo Plenário, o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo a seguinte INDICAÇÃO:
PARA QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL ATRAVÉS DO SETOR COMPETENTE DA MUNICIPALIDADE REALIZE O ESTUDO E IMPLANTAÇÃO DA TAXA BÁSICA OPERACIONAL (TBO) NA METODOLOGIA DE COBRANÇA DO CONSUMO DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CORUPÁ.
Nº 11/2024 do Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO,
O VEREADOR QUE SUBSCREVE, NO USO DE SUAS PRERROGATIVAS REGIMENTAIS, REQUER À MESA, DEPOIS DE OUVIDO O COLENDO PLENÁRIO, ENVIO DE EXPEDIENTE INDICATÓRIO AO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL COM A PRESENTE INDICAÇÃO:
Para que o poder executivo municipal através da unidade competente, analise a seguinte sugestão:
ANALISE A POSSIBILIDADE de realizar projeto visando a IMPLANTAÇÃO DE PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA ( PEV ) PARA descarte de resíduos diferenciados, que não são coletados pelas coletas convencional, NA ÁREA DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ passado a oferecer à comunidade um lugar para destinação correta deste tipo de material e evitar que toneladas de 'lixo', sejam descartadas de maneira irregular, em rios, terrenos baldios e matas.
Nº 12/2024 do Vereador LOACIR CAMPREGHER.
O Vereador que este subscreve e atendendo apelo dos Moradores da Comunidade da Estrada Garrafão, vem de conformidade regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, solicitar o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo as seguintes reivindicações:
PARA QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PROCEDA O SERVIÇO DE MELHORIA DA ESTRADA GARRAFÃO, CONFORME SEGUE:
ITEM I - Serviço de tubulação na curva existente próximo ao bananal de propriedade do Senhor Romeu Minatti, naquele local existe um bueiro, onde não passam dois veículos, sendo necessário colocar no mínimo mais dois tubos, para evitar que acidente de grave proporção ocorra no local.
ITEM II - Implantação de rede de tubulação na subida do morro, onde existem as moradias, devido a erosão que é causada pelas águas da chuva, causando inúmeros transtornos, inclusive sem acesso e mobilidade urbana;
ITEM III - Necessidade de colocação de tubos próximo ao poste, atualmente os moradores sinalizaram o local com saco de adubo, pois já houve acidentes, com a queda de 2 veículos;
ITEM IV - Desobstrução do bueiro existente próximo ao abrigo de passageiros (ponto de ônibus), pois sempre quando chove, o mesmo fica completamente alagado.
Nº 13/2024 da Vereadora BERNADETE CORREA HILLBRECHT.
A Vereadora que este subscreve, vem na forma regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, solicitar o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo a seguinte INDICAÇÃO:
Para que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente, providencie o Estudo Técnico para instalação de lombadas na Rua Otto Hillbrecht, trecho que compreende, após o Mercado Wajand até o final do final do asfalto.
Nº 14/2024 dos Vereadores BENJAMIN TAMANINI, FELIPE RAFAELI RODRIGUES, LAIRTON HARTMANN MULLER e NILTON RICHTER,
Os Vereadores Signatários, abaixo subscritos, vem de forma regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, REQUERER o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal , contendo a seguinte solicitação:
Que o Executivo faça uma análise através da Unidade Competente, a viabilidade de denominar de " ADEMAR BUBLITZ (CANASQUE)", o Campeonato Municipal de Bocha 2024, vinculado a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer.
REQUERIMENTO Nº2/2024 - O Vereador LAIRTON HARTMANN MULLER, e demais vereadores (a) signatários, de forma regimental e, após ouvido o Colendo Plenário, REQUEREM o Envio de Correspondência à Excelentíssima Juíza Eleitoral da 87ª ZE, Doutora GRAZIELA SHIZUIHO ALCHINI solicitando de "modo volante" atendimento para serviços do Cartório Eleitoral no município de Corupá, no mês de Março de 2024 , período de 19 à 22 de Março do corrente Exercício.
Vereadores em exercício no ano de 2024:
ALFREDO GRAMM SOBRINHO |
PDT - Vereador |
ARNO CELSO NEUBER PP |
BENJAMIN TAMANINI |
Vereador
|
MDB - Vereador |
BERNADETE CORREA HILLBRECHT PSD |
FELIPE RAFAELI RODRIGUES |
Vereadora
|
PSDB - Vereador |
JULIANO MILLNITZ UNIÃO BRASIL |
LAIRTON HARTMANN MULLER |
Vereador
|
MDB - Vereador |
LOACIR CAMPREGHER PP |
NILTON RICHTER |
Vereador |
MDB - Vereador |
A próxima sessão está programada para segunda-feira dia 26 de Fevereiro no horário de sempre às 19h.
Assessoria da Câmara de Vereadores de Corupá.
Movimento Tifa dos Milhões - Reunião no Gabinete do Prefeito Cláudio Finta.
Vereador Alfredo Gramm Sobrinho faz indicação ao Executivo para manutenção de ponte pênsil no interior de Corupá.
Vereadores de Corupá fazem indicação ao Executivo Municipal, para a realização de obras emergenciais na localidade de Tifa dos Milhões.
Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Vereadores de Corupá participa da Palavra Livre na Terceira Sessão 2024, para falar sobre a Celesc.
Vereadora Bernadete C. Hillbretch se mostra preocupada com situação da cratera que abriu na rua principal do bairro Bomplandt.
Vereador Alfredo Gramm fez duas indicações ao Executivo Muncipal
Vereador Presidente da Câmara Loacir Campregher fez indicação ao executivo em prol da Comunidade da Estrada do Garrafão.
Vereadores fizeram requerimento para homenagear morador denominando campeonato de Bocha do Município.
Vereador Lairton Muller faz Requerimento para atendimento do Cartório Eleitoral em Corupá
Confira os ofícios enviados pelo Executivo Municipal para aprovação no Legislativo
CÂMARA JOVEM DE CORUPÁ REALIZA ESCOLHA DA SUA MESA DIRETORA PARA O ANO DE 2024.
Vereador FELIPE RODRIGUES solicita intervenção imediata na Praça dos Imigrantes na Vila Izabel Corupá!
VEREADORES SOLICITAM PRESENÇA DE SECRETÁRIO DE OBRAS DE PARA FALAR DAS OBRAS EM ANDAMENTO EM CORUPÁ
Vereador JULIANO MILLNITZ pede IDENTIFICAÇÃO de todas as ruas e Sinalização Turística em Corupá.
VEREADOR FELIPE RODRIGUES SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE CONSTRUÇÃO DE PONTE DO TRABALHADOR
VEREADOR ALFREDO GRAMM DO PDT DE CORUPÁ FAZ INDICAÇÃO PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DO IDOSO
ACIAC ELEGE SUA NOVA DIRETORIA 2024/2026.
SOLICITAÇÃO DO VEREADOR LAIRTON FOI ATENDIDA E CARTÓRIO ELEITORAL ATENDERÁ EM CORUPÁ
Na Sessão realizada dia 19/02/2024, o Vereador LAIRTON HARTMANN MULLER, solicitou envio de Correspondência à Excelentíssima Juíza Eleitoral da 87ª ZE, Drª GRAZIELA SHIZUIHO ALCHINI, pedindo atendimento para serviços do Cartório Eleitoral no município de Corupá, nos dias 19 à 22 de Março de 2024. A solicitação foi atendida e o Cartório irá realizar o atendimento no município de Corupá.
Horário: das 13h30 às 17h, durante os 4 dias.
Acesse o link para ver a reportagem do Requerimento do vereador.
https://www.corupa.sc.leg.br/institucional/noticias/vereador-lairton-muller-faz-requerimento-para-atendimento-do-cartorio-eleitoral-em-corupa
INSTITUTO DE CORUPÁ, SE UNE À LABORATÓRIO DA CIDADE E OFERECERÃO EXAME PARA IDENTIFICAR TIPO SANGUÍNEO À ALUNOS
O Instituto Carlos Rutzen, irá oferecer Exame de graça para descobrir Tipo de Sangue de alunos de uma Escola de Corupá.
Um dos sócios do Instituto, Sr. Maicon Brandeburgue Aloncio, fez uso da tribuna livre para explanar sobre as atividade desenvolvidas, e falou ainda de uma Campanha que está sendo realizada, onde trabalha como tema: O Hemocard do IHCCR, que tem parceria com o Laboratório Fleming, onde oferece um exame de sangue que possibilita às pessoas, a descobrirem o sanguíneo e fator RH e ainda dará a chance de preparar a comunidade para doação de sangue. Maicon ainda falou que a campanha, será inicialmente desenvolvida para a comunidade da Vila Izabel e os alunos da Escola Francisco Mees, e depois estendida para outras escolas. O Vereador Loacir Campregher disse estar feliz pela iniciativa do Instituto, onde irá beneficiar muitos alunos da comunidade. A Vereadora Bernadete C. Hillbrecht parabenizou o Instituto e enalteceu o trabalho já desenvolvido pelo empresário Dieter Werner. O Vereador Alfredo Gram disse que isso é algo que pode ser ampliado para a população, e se colocou à disposição para ajudar na iniciativa. Afirmou que a grande maioria das crianças não sabem o seu tipo de sangue. O Vereador Juliano Millnitz, disse estar orgulhoso pela iniciativa e que isso é muito importante para a comunidade. O Presidente do Instituto, Carlos Dieter Werner, usou a tribuna para agradecer pelo apoio dos vereadores e que o projeto irá beneficiar inicialmente 500 cartões, em parceria com o laboratório Fleming que patrocinou os exames. E que isso poderá ser ampliado ao longo do tempo. Dieter afirmou que já fez contato com o Secretário de Saúde César Rabock, para usar o Posto de Saúde da Vila na realização de coletas, e o Secretário de Educação Joney Morozini, para expor sobre o projeto junto à Escola Francisco Mees.
Câmara de Vereadores de Corupá promove Audiência Pública
A Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Corupá, vai tratar de diversos assuntos de interesse da comunidade, dentre eles, administração municipal, Instalação, fiscalização e funcionamentos de cemitérios e crematórios.
A Audiência será quarta-feira dia 13 de Março as 19h.
VEREADORES FAZEM INDICAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES DE MANUTENÇÃO EM BIKES EM PRAÇAS DE CORUPÁ
VEREADORES SOLICITAM TUBULAÇÃO NA EXTENSÃO DE RUA NO BAIRRO JOÃO TOZINI.
SECRETÁRIO DE OBRAS ATENDEU SOLICITAÇÃO DOS VEREADORES E COMPARECEU NA CÂMARA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE AS OBRAS EM ANDAMENTO EM CORUPÁ E COLETA DE LIXO
Os questionamentos foram sobre as obras da Ponte do Trabalhador, que liga os bairros Ano Bom e Bomplandt, a recuperação da Rua Otto Hillbrecht, também no Bomplandt, que devido às chuvas abriu uma cratera e ainda sobre as obras das ruas de asfalto que foram iniciadas, porém não foram terminadas, a exemplo da rua Guilherme Melchert e Waldemar Werner no Seminário.
Sobre as ruas e até mesmo algumas obras iniciadas e não acabadas, o Secretário esclareceu que, como são na maioria das vezes, obras com participação de emendas parlamentares, é necessário o início, mesmo que não seja possível a continuidade imediata, para não perder a verba destinada que tem um prazo, e corre o risco de expirar.
Citou algumas ruas de asfalto: Rua Francisco Mees está quase pronta, Guilherme Melchert ele afirmou que depende da Celesc para fazer o deslocamento de um poste e que logo será concluída e Waldemar Werner será reiniciada ainda essa semana e em 60 dias estará finalizada.
Rua Padre Gabriel Lux, a Paviplan fará a instalação das calçadas, com a conclusão programada para dia 15 de março.
Rua Otto Hillbrecht onde foi asfaltada, está quase concluída, faltando somente no trecho final a instalação de canaletas. Ainda sobre essa Rua Otto Hillbrecht, onde a pista cedeu, nas proximidades do Jeep Club, o secretário disse que precisa de mais estudos; análises e projetos, para uma realização mais segura, porque poderá atingir inclusive algumas residências próximas.
Pedra de Amolar também está praticamente concluída, faltando apenas o trecho final, que será realizada a instalação da rede de água.
Rua Ano Bom, será feita uma nova licitação, e com recursos próprios, no valor de 700 mil reais o município fará a aplicação de uma segunda camada de asfalto.
Rua da Cohab da João Tozini será finalizada a obra em breve. Else Gabler será realizada essa semana a colocação de asfalto. Padre Vicente, rua da Câmara, foi feita toda a troca da tubulação, e se faz necessário deixar pelo menos 30 dias para assentar o material e só depois efetuar a camada asfáltica. A Manfredo Schaldach já foi iniciada, o município fez a base, mas que assim como a Getúlio Vargas, ainda falta o dinheiro na conta para que a Paviplan inicie os trabalhos.
Sobre a Ponte do Trabalhador, o secretário Wilson disse que as obras não pararam, e que na próxima semana será feita a concretagem e depois colocados os corrimãos e fazer a conclusão da obra. Sobre a Praça dos Imigrantes na Vila Izabel, há uma erosão que ocorreu no local e que será feita de modo emergencial, porque se chegar a cair um pouco mais, poderá afetar umas residências próximas.
Wilson justificou ainda sobre alguns atrasos, devido também o município ter sido bastante atingido pelas chuvas e que com isso acaba tendo que parar em um local, para dar atenção onde é mais urgente.
Sobre a Coleta de Lixo, o Secretário afirmou que foi feita a troca da empresa a pouco tempo, hoje a responsável é a HMS Gestão de Resíduos, mas que a empresa está alegando dificuldade de realização da coleta, por falta de funcionários e que a prefeitura fará aplicação de multas para a empresa no valor de um mil reais por rua em que for esquecida de recolher. Disse que os valores arrecadados com a taxa, não são suficientes para custear o lixo de Corupá. Hoje o município custeia em torno de 60 mil reais mensal. O Vereador Felipe Rodrigues em seu comentário, durante a presença do secretário na Sessão, falou da poluição visual que a falta de recolhimento acaba oferecendo para lojas e residências e que isso também oportuniza até a proliferação do mosquito da dengue. O Vereador Lairton Muller lembrou que a coleta do lixo é feita através de uma empresa contratada pela Sigamvali e não diretamente com o município. Citou ainda que como são muitas obras em andamento, ele acredita que até o final do mandato dificilmente a administração consiga finalizar todas até o final do ano. Explicou ainda sobre obras conveniadas e obras com dinheiro em caixa com recursos próprios. Lairton ainda cobrou mais comunicação por parte dos secretários para com a população. A Vereadora Bernadete Hillbrecht sugeriu abrir um novo edital e quem sabe até mesmo contratar uma empresa de Corupá para realizar o serviço. O vereador Alfredo Gramm disse estar descontente com o aumento da taxa de lixo. Ainda cobrou o final da obra na rua Waldemar Werner. O Secretário respondeu sobre a rua que está sendo asfaltada, disse que ainda no mês de Março os serviços serão retomados e será entregue aos moradores. O Vereador Juliano Millnitz disse que a empresa HMS não está atendendo às necessidades de Corupá, apesar de faturar mais de um milhão de reais por ano, e que essa maneira de trabalhar, na hora do recolhimento, jogando em cima da calçada e deixando muitas vezes até meio dia para depois passar o caminhão, é muito errada. E que o município precisa urgente contratar outra empresa para realizar o serviço. O Vereador Nilton Richter se colocou contra o detentor do lixo, que em alguns lugares é disponibilizado, usado especialmente no interior. O Vereador Loacir Campregher cobrou sobre a questão dos horários do itinerário de coleta, que falta informação para o cidadão. Colocou um exemplo de sua rua na Vila Isabel, onde o caminhão antes passava após o meio-dia, e essa semana passou às 6h30 da manhã. O Secretário respondeu que a partir do dia 11 de Março terá mudança no horário. Sobre a Ponte do Trabalhador, o Vereador Felipe Rodrigues, sugeriu a instalação de mais uma adutora nesse local, para que possamos ter mais uma opção de abastecimento, quando a adutora do Ano Bom apresentar problemas. O Secretário respondeu que já foi feita a instalação inicial para que seja realizada, e afirmou que estão sendo feitas obras preventivas em vários pontos da cidade, evitando assim o desabastecimento geral quando uma das adutoras apresentar problemas. Outra sugestão do Vereador Felipe foi para colocar a rede de água na calçada, pois quando precisar de manutenção será mais fácil consertar, sem a necessidade de quebrar o asfalto.
Para finalizar, o Secretário de Obras de Corupá, Wilson Jean Gessner, se colocou à disposição para qualquer esclarecimento.
Audiência Pública nesta Quarta-feira dia 13 de Março nas dependências da Câmara de Vereadores de Corupá, início as 19h.
Discussão sobre administração, instalação e funcionamentos dos Cemitérios de Corupá e crematórios.
Venha participar e ficar por dentro das mudanças.
APROVADA INDICAÇÃO DE VEREADOR SOLICITANDO AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE ENCAMINHE PROJETO DE LEI BUSCANDO ADEQUAR A COBRANÇA DA TAXA DE LIXO.
VEREADORES FAZEM INDICAÇÃO PARA QUE NAS PRÓXIMAS PAVIMENTAÇÕES, A REDE DE ÁGUA DO MUNICÍPIO SEJA INSTALADA NA CALÇADA, E NÃO MAIS NA PISTA DE ROLAMENTO.
VEREADORES FAZEM INDICAÇÃO PARA QUE NAS PRÓXIMAS PAVIMENTAÇÕES, A REDE DE ÁGUA DO MUNICÍPIO SEJA INSTALADA NA CALÇADA, E NÃO MAIS NA PISTA DE ROLAMENTO.
Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá realizada dia 11 de Março de 2024, com indicação Nº 24/2024 dos Vereadores ALFREDO GRAMM SOBRINHO e FELIPE RAFAELI RODRIGUES, foi solicitado ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, Autarquia Águas de Corupá, Setor de Planejamento Urbanístico, estude medidas, visando alterar as legislações vigentes, para que a tubulação de água tratada seja removida da pista de rolamento e, que os projetos de pavimentação, já constem com a adequação para que a tubulação seja colocada na lateral das vias. Evitando prejuízos aos contribuintes e preservando a pavimentação. E quando não for possível, que conste uma justificativa plausível no projeto.
VEREADORES SOLICITAM REFORMA DE ESCOLA EM PEDRA DE AMOLAR, PARA TRANSFORMAR EM ÁREA DE LAZER.
VEREADORES FAZEM SOLICITAÇÃO AO DNIT PARA COLOCAÇÃO DE TACHAS REFLETIVAS NA BR 280 EM CORUPÁ.
DIRETOR DA ESCOLA TERESA RAMOS É CONVIDADO PELOS VEREADORES PARA USAR A TRIBUNA NA PRÓXIMA SESSÃO.
A CÂMARA DE VEREADORES DE CORUPÁ FARÁ HOMENAGEM AO DEP. VICENTE CAROPRESO, PELOS 40 ANOS DEDICADOS À SAÚDE EM SC.
Em 1991 se filiou ao PSDB. Em 1998 foi eleito Deputado Federal pelo PSDB, foi eleito Deputado Estadual em 2015, nas Eleições de 2018 o Parlamentar foi reeleito Deputado Estadual pelo PSDB com 40.132 votos, sendo mais votado do seu partido, em 2022 foi reeleito para seu terceiro mandato onde está atuando hoje.
"Para o Vereador Felipe Rafaeli Rodrigues do PSDB, mesmo partido do Deputado homenageado, que fez a indicação com apoio dos demais vereadores, o Deputado Estadual Doutor Vicente A. Caropreso, Médico, político, amigo, parceiro de todas as horas, desenvolveu verdadeira paixão pela cidade de Corupá. Além de atender em seu consultório, ajudou o município em todos os setores com emendas parlamentares. E segue em busca para beneficiar ainda mais, trazendo verbas para, especialmente, o setor da saúde", afirmou Felipe Rodrigues.
A entrega da Moção de Aplausos ocorrerá no dia 18 de Março de 2024.
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
CÂMARA MUNICIPAL DE CORUPÁ REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE FUNCIONAMENTO DOS CEMITÉRIOS E CREMATÓRIO EM CORUPÁ JUNTO AO PODER EXECUTIVO!
CÂMARA MUNICIPAL DE CORUPÁ REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE FUNCIONAMENTO DOS CEMITÉRIOS E CREMATÓRIOS EM CORUPÁ JUNTO AO PODER EXECUTIVO!
Audiência Pública – Instalação, fiscalização e funcionamento dos cemitérios, crematórios e afins no município de Corupá.
A câmara de Corupá, realizou na noite de quarta-feira (13/03/2024), audiência pública para discutir a situação, fiscalização e funcionamento dos cemitérios. Tendo como convidados, representantes do poder executivo municipal (secretários municipais), o prefeito Cláudio Finta, e a comunidade em geral que contou com a presença de mais de trinta alunos da escola de educação Básica Teresa Ramos.
A solicitação desta audiência partiu da comissão de legislação, justiça e redação, trazendo como justificativa a necessidade de questionamentos e, sugestões por impactar diretamente os cidadãos corupaenses.
Várias foram as sugestões apresentadas, das quais, podemos destacar: que o projeto seja encaminhado em partes, devendo-se primeiro regulamentar os cemitérios municipais, e que estes cemitérios sejam administrados pelo poder público através de uma autarquia, pois para o setor privado seria inviável, para que não venha onerar demais o cidadão corupaense.
Foram feitos questionamentos sobre o cadastramento e o recadastramento dos cemitérios municipais, bem como, sugeriu-se à Câmara Municipal de Vereadores a criação de uma comissão especial para a análise do projeto que trata sobre os cemitérios.
A reunião foi encerrada pelo presidente do legislativo, vereador Loacir Campregher, o qual determinou o envio de relatório da presente audiência ao poder executivo municipal, bem como, será discutido de forma regimental, entre os vereadores, a criação da comissão especial sugerida.
Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso foi homenageado em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Corupá
VEREADORES DE CORUPÁ FAZEM INDICAÇÃO PARA DENOMINAR PONTE DE PEDRA DE AMOLAR COM NOME DE MORADOR
VEREADORES DE CORUPÁ APROVAM "MOÇÃO DE APLAUSO" AO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO
PROJETO PORTEIRA ADENTRO EM CORUPÁ BENEFICIA AGRICULTORES, SEM FAVORECIMENTO POLÍTICO NA FILA DE ESPERA, SOLICITA VEREADOR MILLNITZ
CÂMARA JOVEM REALIZA A SUA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA, COM INDICAÇÕES.
A Câmara Jovem de Corupá realizou sua Primeira Sessão Ordinária na Quinta-Feira dia 14 de Março de 2024, e contou com algumas indicações por parte dos Vereadores Mirins. O Vereador Pablo Rafaeli Rodrigues, aluno da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira, apresentou duas indicações, que foram aprovadas por todos os demais vereadores mirins. A primeira Indicação de N 01/2024, sugere ao Executivo Municipal executar melhorias na área de lazer do conhecido "Parquinho do Morro do Quentim", na rua Humberto Galizzi, no bairro Seminário. Para que o poder público faça a limpeza, higienização e troca de areia do campo. O Vereador justifica que o local está oferecendo riscos à saúde das crianças que ali usam para brincar. Outra solicitação do projeto é que seja feita a pintura, substituição de brinquedos "deteriorados", revitalize o espaço e inclusive a construção de sanitários. A Indicação Nº 02/2024, o Vereador Pablo R. Rodrigues, solicita para que o Executivo estude a possibilidade e a viabilidade de implantar laboratórios de Robótica nas Escolas Municipais. Usaram da tribuna, os (as)Vereadores (as) Jovens:
Gabrielli Fernanda Rathunde – EMEF Aluisio Carvalho de Oliveira, a qual discorreu sobre as ações que pretende apresentar neste ano, discorrendo sobre asfalto no Ano Bom, melhoria das calçadas e, grupos de teatro nas escolas para os alunos perderem a timidez. O Vereador Henrique José Silva ( Escola Aluisio), citou a necessidade de limpeza dos meios-fios dos asfaltos, bem como, a necessidade da coleta do lixo reciclável. A Vereadora Rebeca, citou a necessidade de construção de um ginásio na Escola São José. A Vereadora Eduarda Eing Welker ( Escola São José), relatou a necessidade de pavimentação asfáltica na Vila São Jorge, bairro Bomplandt, construção de abrigos de passageiros, instalação de toldo na escola São José e, efetuar a transferência dos banheiros da Escola São José, os quais ficam localizados juntos ao refeitório. O Vereador Pablo Rafaeli Rodrigues ( Escola Aluisio), explanou sobre suas propostas, citando necessidade da troca de areia na área de lazer no Morro do Quentim, citando tela esburacada, brinquedos danificados e com musgos, relatando necessidade do local possuir um banheiro público. Relatou sobre a importância das aulas de robótica, além de contribuir para o desenvolvimento, auxiliando alunos com TDAH e TEA. Acompanhe as sessões e trabalhos da Câmara nas redes sociais da entidade.
CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE DENOMINA À RUA 109, DE "RUA CARROEIRA" AGORA DE FORMA OFICIAL EM CORUPÁ.
CARTÓRIO ELEITORAL DE JARAGUÁ DO SUL ATENDEU MAIS DE 600 ELEITORES EM CORUPÁ
O Cartório de Eleitoral de Jaraguá do Sul, que responde pela cidade de Corupá, através da 87ª Zona Eleitoral, esteve em nosso município com atendimento volante entre os dias 19/03 à 23/03/2024 e realizou 307 atendimentos.
Foram 102 alistamentos eleitoral, 113 transferências de domicílio, 62 revisões, 30 certidões e quitações de multas. A vinda do Cartório para Corupá, foi uma solicitação do vereador Lairton Hartmann Muller, que ficou feliz e agradecido pela vinda do cartório para atender nesses dias em Corupá. Lairton aproveitou para destacar a importância de o cidadão não precisar se deslocar à Jaraguá do Sul para regularizar ou tirar seu título de eleitor. Os atendimentos foram realizados em dois períodos. No mês de Novembro de 2023, também por solicitação do vereador, já tivemos 340 atendimentos, afirmou Heron Dias da Silva - Coordenador PAV (Técnico Judiciário), do Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul.
Câmara de Vereadores de Corupá realiza "Moção de Aplauso" ao Hospital São Vicente de Paulo /Mafra-SC
Presidente da Câmara de Vereadores de Corupá assume Prefeitura de Corupá.
Pelo terceiro ano consecutivo, afirma Vereador de Corupá, que fez indicação pedindo estudo e implantação da TBO, no sistema da tarifa de Água.
Pelo terceiro ano consecutivo, afirma Vereador de Corupá, que fez indicação pedindo estudo e implantação da TBO, no sistema da tarifa de Água.
O Vereador ALFREDO GRAMM SOBRINHO, que apresentou pedido do estudo através da Indicação Nº 10/2024, da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, para que o Poder Executivo Municipal, faça um estudo sobre a COBRANÇA DA TAXA BÁSICA DE ÁGUA seja de forma proporcional, de acordo com o seu efetivo consumo.O Vereador justificou que essa metodologia é usada por cerca de 70% DOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA, e é uma forma mais justa, onde oferece mais transparência, e cerca de 60% da população pagaria menos em suas contas. Além de poder colaborar com a preservação do meio ambiente, através do consumo consciente.
Com a TBO, que é a taxa para manter o tratamento, o consumidor pagaria pelo real consumo ou somente o que consumir de água em sua residência.
Vereador faz indicação para Implantação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para descarte de resíduos diferenciados, que não são recolhidos pelas coletas convencionais.
Ações do documento