Notícias
Vereadores de Corupá aprovam a contratação de vigias para escolas e prédios públicos
Vereadores de Corupá aprovam a contratação de vigias para escolas e prédios públicos
Extinto desde 2019, a função de vigia está reestabelecida na prefeitura de Corupá, através da aprovação do projeto de lei complementar nº 005/2023, pela Câmara de Vereadores. Com a autorização dos vereadores, a prefeitura poderá contratar 16 servidores para a função de vigia, principalmente para escolas, mas que também poderão atuar na vigilância de prédios públicos do município.
Na sessão do dia 10 de abril, os vereadores aprovaram uma indicação, solicitando ao Executivo Municipal a elaboração e envio ao legislativo de um projeto de lei, com medidas para ter mais segurança nas escolas municipais, com a contratação de vigias e instalação de outros equipamentos de segurança, como a colocação de porta giratórias com detector de metal, interfone e muros mais altos.
O projeto de lei, que atende um pedido dos vereadores e da comunidade, foi encaminhado em regime de urgência urgentíssima e aprovado em dois turnos de votação - sessão ordinária e extraordinária. Os vereadores aguardam agora que o Executivo Municipal, atenda as outras solicitações contidas na indicação, para dar mais segurança aos alunos e servidores das escolas, e tranquilidade aos pais e responsáveis.
Aprovado projeto de lei que regulamenta a denominação de logradouros públicos
Aprovado projeto de lei que regulamenta a denominação de logradouros públicos
A denominação de logradouros públicos terá novas regras em Corupá, estabelecidas na Lei Orgânica do Município e sem regulamentação por lei. Em sessão ordinária nesta segunda-feira (24), os vereadores aprovaram projeto de lei nº 004/2023, autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que faz alterações na denominação de ruas, avenidas, praças e viadutos.
Entre as alterações está a possibilidade de conter o apelido do homenageado e a abreviação dos nomes, com a finalidade de facilitar a colocação da denominação nas placas indicativas. No entanto, a maior preocupação é ouvir a população, que deve ajudar a decidir. Continua valendo a exigência de não homenagear pessoas vivas.
“A gente tem observado que algumas ruas levam o nome de alguma pessoa e um nome muito grande e tem dificuldades de colocar o nome completo na placa”, defendeu a vereadora Bernadete, durante pronunciamento na tribuna. Acrescenta ainda que, em muitos casos a família do homenageado é criticada, passa por constrangimento simplesmente porque a comunidade interessada não foi consultada pelo poder público.
Moção de Aplausos para estabelecimentos de ensino é aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá
Moção de Aplausos para estabelecimentos de ensino é aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá
Escolas públicas e Centros de Educação Infantil públicos e particulares de Corupá, recebem nos próximos dias, uma Moção de Aplausos, pelas atividades realizadas no dia 20 deste mês, Dia Mundial da Paz. Em Santa Catarina, o movimento também significou uma reação ao ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril, que matou quatro crianças.
Todas as atividades passaram uma mensagem de paz e amor, e envolveram os servidores das escolas e os alunos, chegando aos pais através dos filhos. “A todos que dedicam sua vida, que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam e acompanham nossos filhos, os nossos agradecimentos com esta singela homenagem, como forma de gratidão e reconhecimento aos educandários”, destacam os nove vereadores que assinam a moção, idealizada pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht. A Secretaria Municipal de Educação encaminhará o documento para os educandários.
ANEXO: Imagem do plenário Haroldo Kühl - Sessão do dia 24-04-2023
Programa estadual “Penso, Logo Destino”, terá coletores de lixo reciclável em Pontos de Entrega em Corupá
Programa estadual “Penso, Logo Destino”, terá coletores de lixo reciclável em Pontos de Entrega em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou o projeto de lei nº 014/2023, autoria do Executivo Municipal, referendando o termo de cooperação entre o Município e o Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), para definir ações do programa Penso, Logo Destino, que integra outro programa do órgão estadual, IMA em Movimento. Destinado para municípios com até 20 mil habitantes, o programa prevê a disponibilização pela prefeitura de Pontos de Entrega, onde serão instalados os coletores, podendo ser depositados materiais como pilhas, lâmpadas, eletrônicos, pneus, entre outros.
A prefeitura terá que nomear dois servidores municipais, para os cargos de Coordenador Municipal e suplente do programa Penso, Logo Destino. Eles terão a responsabilidade de divulgar e traçar as estratégias de desenvolvimento do programa em Corupá, tendo que, por exemplo, viabilizar os locais dos coletores e definir quantos serão instalados, além dos Pontos de Consolidação, local onde os produtos ficarão armazenados temporariamente.
ANEXO: imagem ilustrativa de coletor de lixo reciclável (httpslojadascadeiras.com.brnovidadeconheca-os-coletores-seletivos)
Vereadores aumentam o número de representantes no Conselho Municipal de Educação de Corupá
Vereadores aumentam o número de representantes no Conselho Municipal de Educação de Corupá
Os vereadores de Corupá, aprovaram projeto de lei nº 15/2023, autoria do Executivo Municipal, alterando incisos do artigo 3º da lei 1.102, de 19 de junho, que criou o Conselho Municipal de Educação (Comed). Com a alteração, o conselho passa a ter um representante dos pais ou responsável legal de Alunos com Necessidades Especiais, passando de sete para oito.
A proposta de alteração na composição do Comed, é uma solicitação do presidente do conselho, professor Anibal Ruviaro Dantas. Conforme a prefeitura, ele destaca no ofício a necessidade de ampliação da representatividade no conselho, proporcionando amplitude nos debates, análises e decisões do sistema de educação.
Representantes no Conselho Municipal de Educação de Corupá
-Um representante efetivo dos Professores das Escolas Públicas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação;
-Um representante efetivo dos Professores das Escolas Públicas de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Educação;
-Um representante efetivo dos Professores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) ou da Educação Infantil Pré-Escola da Rede Pública Municipal de Educação;
-Um representante dos Pais e Amigos das Escolas Públicas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação;
-Um representante dos Pais e Amigos dos Centros de Educação infantil (CEI) ou da Educação Infantil das Escolas Públicas de Ensino Médio da Rede Pública Municipal de Educação;
-Um representante efetivo dos profissionais, técnicos e docentes que atuam com alunos com Necessidades Especiais no Município;
-Um representante efetivo dos pais ou responsáveis legais de alunos com Necessidades Especiais no Município.
Anexo: Imagem sessão ordinária dia 08-05-2023
Qualificação profissional e oportunidades de emprego: vereadores aprovam convênio entre prefeitura de Corupá e Senai
Qualificação profissional e oportunidades de emprego: vereadores aprovam convênio entre prefeitura de Corupá e Senai
Falta mão de obra qualificada, essa é a principal constatação e reclamação do setor produtivo nacional. Especialmente as indústrias, tem vagas de emprego, mas o trabalhador que busca uma colocação no mercado de trabalho, não tem qualificação necessária, preferencialmente com cursos técnicos.
Sabendo desta necessidade do país, os vereadores de Corupá, autorizaram, através da aprovação do projeto de lei nº 16/2023, autoria do Executivo Municipal, a celebração de convênio entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a prefeitura. Através do convênio, vai ser criado o portal “Corupá Mais Empregos”, uma extensão do sistema Movimento Santa Catarina pela Educação, integrado pelas entidades Fiesc, Ciesc, Sesi, Senai e IEL.
O portal, já criado em outros municípios, oferece cursos de qualificação e capacitação on-line gratuitos, direcionados para o mercado de trabalho. Para quem procura uma vaga de trabalho, o portal tem oportunidades de emprego em várias áreas e regiões do estado de Santa Catarina, bastando o interessado cadastrar o seu currículo. No site do Movimento Santa Catarina pela Educação, acessado no dia 10 de maio de 2023, haviam 2.421 mil oportunidades de emprego, sendo 710 (dados do site httpsmovimentosc.com.br – 14h51) no Vale do Itapocu, o maior número entre todas as regiões do Estado.
IMAGENS: httpsmovimentosc.com.br
Vereadora alerta prefeituras sobre possível tragédia na divisa entre Corupá e São Bento do Sul e pede reconstrução de pontes
Vereadora alerta prefeituras sobre possível tragédia na divisa entre Corupá e São Bento do Sul e pede reconstrução de pontes
A falta de duas pontes – para passagem de veículos e pênsil, na divisa de Corupá com São Bento do Sul, foi novamente assunto em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá. As duas pontes na divisa entre os dois municípios, nas localidades de Oswaldo Amaral (Corupá) e Rio Natal (São Bento do Sul), foram levadas pela enchente de novembro de 2022.
A vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, já apresentou duas indicações sobre o assunto. Em março, solicitou a reconstrução da ponte de rodagem e, na sessão desta segunda-feira (8), a reconstrução da ponte pênsil. Nos dois casos, citou a participação do vereador Cesar Antonio Rabock e o empenho da administração municipal em resolver o problema, mas reclamou da demora, alertando que pode acontecer uma tragédia. “Nós teremos lá uma tragédia anunciada, porque as pessoas estão passando pela ponte de ferro – ponte ferroviária, de carro, de trator, de bicicleta, de motocicleta”. Bernadete lembrou que as obras – duas pontes, tem que ser executadas através de convênio entre Corupá e São Bento do Sul.
IMAGEM: local onde era a ponte na localidade de Oswaldo Amaral, rio Humboldt, divisa com São Bento do Sul, próximo da ponte pêncil, também levada pela enchente de novembro 2022
Educação ambiental: Câmara Jovem realiza sessão com a presença do presidente e biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente
Educação ambiental: Câmara Jovem realiza sessão com a presença do presidente e biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente
A 4ª sessão ordinária da Câmara Jovem de Corupá, realizada nesta quinta-feira (11), presidida pelo vereador Bruno Rafaeli Rodrigues, teve a participação do presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Ivo Schmidt Filho, e dos biólogos Christian Rabock e Gilberto Duwe. A intenção foi explicar todas as atribuições do órgão e, principalmente, falar em educação ambiental, abordando a questão da captura de animais silvestres, especificamente das serpentes.
O presidente da Fujama, Ivo Schmidt Filho, explanou sobre a estrutura e o trabalho da fundação, que existe há 18 anos, tem 18 servidores, faz fiscalização ambiental, concede e fiscaliza licenciamentos ambientais, faz o resgate de animais silvestres e domésticos, no caso de maus tratos e promove a educação ambiental em estabelecimentos de ensino, empresas e entidades.
Abordando a educação ambiental, o biólogo Christian Rabock, citou números sobre o bioma da Mata Atlântica, onde está inserida a região do Vale do Itapocu, justificando o surgimento de animais silvestres com muita frequência, principalmente em Jaraguá do Sul, porque as pessoas sabem que a Fujama faz o trabalho de resgate. “Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Joinville, tem muita floresta e esses animais entram na casa das pessoas procurando alimento ou simplesmente se perderam”. Lembrou que a multa para quem aprisionar um animal ameaçado de extinção é de R$ 5 mil.
Evidentemente, o assunto serpentes foi o que mais chamou atenção dos vereadores e mereceu espaço maior para explicações de Christian Rabock, que tem se destacado seguidamente na imprensa e redes sociais, onde posta imagens de captura de diversos animais. Os biólogos trouxeram duas jiboias para mostrar aos vereadores, a sensação foi a jiboia Arco-íris da Amazônia, que tem esse nome porque no sol reflete as cores do arco-íris, e mesmo quem tinha medo acabou pegando a serpente. “A maioria das pessoas ainda acha que a maioria das serpentes, todas elas, tem peçonha, são venenosas, mas os dados mostram que a cada 10 serpentes, somente 3 delas tem peçonha”, explicou. Apresentou imagens com espécies de serpentes e resgate de animais feridos, detalhando hábitos de corujas e gambás. Para o presidente da Câmara Jovem, vereador Bruno Rafaeli Rodrigues, “foi uma aula diferente, uma aula de educação ambiental, e todas as pessoas deveriam ter acesso a esse tipo de conhecimento, sobre a nossa fauna e flora, para preservar mais”.
Vereadora cobra pagamento do piso salarial da enfermagem pela prefeitura de Corupá
Vereadora cobra pagamento do piso salarial da enfermagem pela prefeitura de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação solicitando à prefeitura o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem, que engloba enfermeiros (as), técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira. A proposta foi apresentada pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que cobra da prefeitura o pagamento do piso salarial para enfermeiros (as), R$ 4.750,00 (quatro mil, setecentos e cinquenta reais), técnico de enfermagem R$ 3.325,00 (três mil, trezentos e vinte e cinco reais), e para auxiliar de enfermagem e parteira R$ 2.375,00 (dois mil, trezentos e setenta e cinco reais).
Justificando a proposta, a vereadora Bernadete alega que a lei 14.434/2022, diz que o valor do salário básico dos contratos vigentes deve ser mantido, independente da jornada de trabalho para a qual o profissional for admitido ou contratado. Diz ainda que o piso trata-se de salário básico e não remuneração por horas trabalhadas. Também apresentou os salários pagos atualmente em Corupá, para os profissionais da enfermagem, abaixo do piso nacional, e informou que o município tem como incentivo ao pagamento do piso o valor de R$ 32.927,97, do governo federal.
ANEXO IMAGEM DA SESSÃO DO DIA 15-05-2023
Vereadores conhecem a estrutura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em Timbó
Vereadores conhecem a estrutura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí em Timbó
Os vereadores de Corupá, Loacir Campregher, Arno Celso Neuber, Cesar Antonio Rabock e Lairton Hartmann Muller, estiveram na cidade de Timbó (SC), nesta terça-feira (16), onde conheceram toda a estrutura e instalações do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Os vereadores estavam acompanhados do prefeito em exercício Cláudio Finta e secretários da administração municipal.
A visita dos vereadores foi motivada pela problemática do lixo na nossa cidade, nas questões de coleta, destinação, reciclável e educação ambiental. A comitiva corupaense conheceu detalhes de todo o processo que envolve o lixo em 15 municípios daquela região, que formaram um consórcio, para juntos encontrar soluções viáveis economicamente e ambientalmente.
Tudo começou há 20 anos, quando em razão de problemas ambientais comuns decorrentes de atividades próprias do crescimento econômico-social, os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó deram início ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. Hoje são 15 municípios consorciados. Desde o ano de 2017, é realizado um trabalho de educação ambiental nas escolas dos municípios. “É a forma correta, iniciar o trabalho na base, pela educação”, comenta o vereador Loacir Campregher, que classifica a visita como um aprendizado. A cooperativa de recicladores que administra os resíduos dentro do CIMVI, não tem funcionários, mas cooperados, no total de 60, tendo como o objetivo principal desenvolver um trabalho de cooperação com os recicladores de cada cidade integrante do consórcio. O objetivo até o ano de 2030, é que apenas 5% do lixo recolhido seja enterrado, um aproveitamento de 95% do material coletado.
IMAGEM:
-Vereadores em galpão de resíduos da cooperativa - Trabalho é terceirizado pelo CIMVI
Vereador pede instalação de redutores eletrônicos de velocidade e construção de lombadas em ruas pavimentadas de Corupá
Vereador pede instalação de redutores eletrônicos de velocidade e construção de lombadas em ruas pavimentadas de Corupá
Desde o primeiro mandato como vereador - está no segundo, Lairton Hartmann Muller, tem solicitado melhorias no trânsito em Corupá, em termos de sinalização horizontal e vertical, seja pintura de faixas de pedestre, sinalização de lombadas ou caixas amarelas (yellow box). Agora, o vereador se solidariza com os munícipes que estão preocupados com a velocidade empreendida por alguns motoristas e motociclistas aumentando a possibilidade de acidentes. Ele quer uma atitude do executivo municipal para evitar consequências maiores, como a perda de vidas. Por isso, na última sessão do legislativo corupaense, apresentou uma indicação, sugerindo à prefeitura a instalação de redutores eletrônicos de velocidade ou a construção de lombadas em ruas pavimentadas.
O vereador ouviu solicitações de moradores da rua Abílio Lunelli, bairro Itapocu, porque a via está virando pista de corrida, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas, trabalhadores e estudantes. Na medida que mais ruas estão sedo pavimentadas, os motoristas preferem trafegar por elas, aumentando o fluxo no trânsito em locais com pouco movimento até então.
“Quando dói no bolso o adulto respeita, e quando não dói no bolso para quem não consegue se controlar no volante acaba não respeitando igual”, afirmou o vereador durante pronunciamento na tribuna do legislativo. Citou também o caso da Rua Ano Bom, bairro Ano Bom, que mesmo antes de ser pavimentada, a população já solicita a instalação de redutores eletrônicos de velocidade ou lombada.
-Imagem ilustrativa: httpswww.daer.rs.gov.brlocalizacao-das-lombadas
Solenidade marca a desapropriação amigável da Rota das Cachoeiras em Corupá
Solenidade marca a desapropriação amigável da Rota das Cachoeiras em Corupá
O Parque Emílio Fiorentino Battistella, onde está inserida a Rota das Cachoeiras, terá uma área de aproximadamente 11 milhões de metros quadrados - onde estão as 14 cachoeiras, desapropriada amigavelmente pela prefeitura de Corupá. Nesta segunda-feira de manhã (22), uma solenidade na prefeitura marcou a desapropriação, com a assinatura e entrega do projeto de lei ao presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz.
A solenidade teve a presença de diversas autoridades, representantes de entidades, deputados estaduais Antídio Lunelli e Maurício Peixer, e os vereadores Juliano Millnitz, Arno Celso Neuber, Benjamin Tamanini, Cesar Antonio Rabock, Bernadete Correa Hillbrecht e Loacir Campregher, e da empresa Berneck, proprietária da área. Para o presidente do legislativo, Juliano Millnitz, “hoje é um dia histórico para Corupá”, e destacou que, pensou que isso nunca iria acontecer.
Pelo acordo de desapropriação amigável, a prefeitura pagará aproximadamente R$ 650 mil de forma gradativa para a empresa Florestal Rio Canoas, do grupo Berneck. Os recursos serão utilizados pela empresa para o processo legal que envolve o georreferenciamento para medição da área, transferência de propriedade, e a documentação em cartório.
Imagem:
- Entrega do projeto de lei - Solenidade na prefeitura-Rota das Cachoeiras-2
Vereadores autorizam prefeitura de Corupá a receber como doação o Monumento do Ciclista
Vereadores autorizam prefeitura de Corupá a receber como doação o Monumento do Ciclista
Em breve, Corupá terá um Monumento do Ciclista, no centro da cidade. Uma bicicleta em material de chapa de aço carbono, medindo 3 metros de largura por 3,25 metros de altura, será instalado na frente do prédio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, na Avenida Getúlio Vargas, onde era a prefeitura de Corupá.
O monumento foi doado pelo consórcio Quiriri, integrado pelos municípios de Corupá, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul, e construído pela empresa Tuper, de São Bento, com custo de R$ 3.171,79 (três mil, cento e setenta e um reais e setenta e nove centavos). A autorização para receber a doação foi dada pela Câmara de Vereadores de Corupá, através da aprovação do projeto de lei nº 018/2023, autoria do Executivo Municipal. A base para receber o monumento já foi construída e, agora, com a autorização do legislativo, ele pode ser instalado, o que deve acontecer até o dia 29 deste mês, data agendada pela prefeitura para a solenidade de inauguração.
ANEXO: imagem da base para receber Monumento do Ciclista
Integrantes da Câmara Jovem conhecem a Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Integrantes da Câmara Jovem conhecem a Assembleia Legislativa de Santa Catarina
As vereadoras e vereadores mirins, integrantes do Programa Câmara Jovem de Corupá, estiveram nesta quarta-feira (24), visitando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Foram recepcionados e conduzidos por funcionários da Gerência do Cerimonial e, durante a visita, abordados temas como a história, o papel, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Catarinense. Conheceram o Plenário e o Plenarinho, onde acompanharam os trabalhos da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação e Relações Internacionais do Mercosul, presidida pelo deputado Fernando Krelling (MDB), que recepcionou os jovens vereadores em seu gabinete.
Dentro da assembleia, visitaram a exposição mostra institucional “As cores de cada vida”, iniciativa do Programa PC por Elas, da Polícia Civil, com o apoio do Observatório da Violência contra a Mulher da Alesc. Tiveram acesso a exposição e mostra de alimentos produzidos por famílias catarinenses que vivem no campo. Queijos, salames, embutidos e iogurtes de diversas qualidades, inspecionados e reconhecidos pelo mercado por causa da segurança sanitária ao consumo. O evento foi promovido para apresentar à sociedade o que o estado produz e que é fonte de renda para produtores rurais de várias regiões. A ação realizada no hall do Palácio Barriga Verde contou com degustação dos produtos e foi uma iniciativa da Comissão de Agricultura, presidida pelo Deputado Altair Silva (PP).
A sede do Poder Legislativo Catarinense estava lotada, bem como, os 40 gabinetes que compõem o parlamento catarinense. Em visita ao Gabinete do deputado estadual Fernando Krelling, os jovens corupaenses, tiveram a grata surpresa de encontrar o vereador Benjamin Tamanini, o prefeito em exercício Cláudio Finta, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Veríssimo Garcia, e o secretário Municipal de Educação, Joney Cícero Morozini, que atualizaram os jovens sobre a pauta de reivindicação para o município de Corupá.
Imagem: Plenário da Alesc-1-Vereadores da Câmara Jovem na Alesc
Vereadores aguardam pagamento do salário do prefeito para definir ações
Vereadores aguardam pagamento do salário do prefeito para definir ações
Primeiro de junho, esse é o dia D. A frase é da maioria dos vereadores de Corupá, em relação ao pagamento do salário do prefeito preso preventivamente pela justiça na operação Mensageiro, Luiz Carlos Tamanini. Dia primeiro é a data de pagamento dos salários dos servidores públicos municipais e, pelas informações preliminares que os vereadores tem, o pagamento será feito, com o empenho já efetuado pela administração municipal.
“Que se cumpra a Lei Orgânica Municipal”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, acrescentando que ela não prevê o pagamento para dois prefeitos. A Lei Orgânica prevê o pagamento do salário do prefeito em três casos: férias, licença para tratamento de saúde e em missão pelo município. Juliano diz que a lei é clara, “só tem um prefeito que deve receber pelo cargo”. Após o dia primeiro de junho, o legislativo vai decidir qual o procedimento a ser adotado para cancelar o pagamento.
ANEXO
-Imagem: vereador Juliano Millnitz - Pronunciamento na sessão do dia 29-05-2023
Vereadores e população pressionam e Tamanini não receberá salário
Vereadores e população pressionam e Tamanini não receberá salário
Após muita discussão e pressão, uma notícia que grande parte da população corupaense esperava acabou se confirmando nesta quarta-feira (31): o prefeito Luiz Carlos Tamanini, que cumpre prisão preventiva em Itajaí, não vai receber salário. A notícia é do presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Juliano Millnitz, que recebeu a informação do prefeito em exercício, Cláudio Finta, na manhã de hoje, durante reunião na prefeitura. O prefeito em exercício foi alertado pelo legislativo diversas vezes: caso efetuasse o pagamento, a Câmara de Vereadores tomaria uma atitude.
Desde o impedimento do prefeito Tamanini, a Câmara de Vereadores está cobrando uma decisão da Administração Municipal, com os vereadores e a população se posicionando abertamente contra o pagamento. A Lei Orgânica do Município prevê o pagamento do salário do prefeito apenas em três casos: férias, licença para tratamento de saúde e em missão pelo município.
Após receber a informação, Juliano Millnitz comemorou e repetiu, “ a lei é clara, só tem um prefeito que deve receber pelo cargo e o pagamento no caso atual não está previsto na Lei Orgânica do Município”. Ele tem usado a frase em entrevistas à imprensa e nos pronunciamentos durante as sessões do legislativo, assim como os demais vereadores quando abordam o assunto.
ANEXO: imagem sessão dia 29-05-2023
Microempresário faz apelo em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Microempresário faz apelo em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
O microempresário, Alfonso Conrad, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, desta segunda-feira (29), e utilizou o espaço Tribuna Livre, para falar sobre lixo reciclável. Há cerca de 20 anos, na localidade de Rio Novo, interior do município, ele e a família iniciaram o negócio de coleta, separação e venda de material reciclável. Com o passar dos anos o pequeno negócio cresceu e foi necessário a criação de uma MEI (Microempreendedor Individual).
Atualmente, devido a problemas de saúde, Alfonso se afastou um pouco da empresa, que é comandada pelo filho, mas com a supervisão e colaboração do pai. E nesta condição ele participou da sessão e fez uma reclamação: pessoas de outros municípios estão coletando material reciclável em Corupá, e não pagam nenhum tipo de imposto no nosso município. Neste sentido, solicitou uma legislação específica para regulamentar o serviço.
-Imagem: Alfonso Conrad - Microempreendedor Individual
Legislativo autoriza e empresa vai recuperar letreiro “Eu amo Corupá”
Legislativo autoriza e empresa vai recuperar letreiro “Eu amo Corupá”
O letreiro “Eu Amo Corupá”, instalado na Praça Arthur Müller, centro da cidade, vai ser recuperado e sem custo algum para o município. Em sessão ordinária, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 020/2023, do Executivo Municipal, autorizando a prefeitura a receber por doação a restauração do letreiro. A doação consiste em reparo nas chapas de ACM danificadas, troca das peças de acrílicos quebradas, troca dos módulos led internos, repintura do letreiro e reinstalação.
O trabalho será feito pela empresa AN Comunicação Visual e Estruturas Metálicas Ltda, valor de R$ 10.343,97 (dez mil, trezentos e quarenta e três reais e noventa e sete centavos). No ofício para a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Antonio Alves Alexandre Filho, sócio administrador da empresa, justifica a doação “dado nosso apreço pelo Município, pois já residimos em Corupá, há 12 anos, e temos a nossa empresa que atua no ramo de comunicação visual instalada aqui”. Afirma ainda que tem um carinho grande pela cidade, que os acolheu e por isso quer retribuir.
O letreiro “Eu Amo Corupá”, foi danificado na madrugada do dia 7 de maio, por um homem de 22 anos, sendo preso pela Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O autor responderá judicialmente por dano ao patrimônio público.
ANEXO Imagem: Letreiro Eu Amo Corupá-Depredado
Moradores querem recolocação de lombada na rua Abílio Lunelli
Moradores querem recolocação de lombada na rua Abílio Lunelli
Os moradores da rua Abílio Lunelli, bairro Itapocu, próximo da Ponte Baixa, ligação entre o centro e o bairro Itapocu, querem a recolocação da lombada, retirada após obras na saída da ponte. Os que residem próximo do local, procuraram a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que apresentou a indicação, solicitando a reconstrução da lombada. Eles reclamam da alta velocidade dos veículos e motocicletas, causando perigo para pedestres, ciclistas e alunos.
“A solicitação é devido à alta velocidade dos veículos vindos do bairro Itapocu, em direção ao centro da cidade e ao bairro Ano Bom”, explica a vereadora. Próximo tem uma comunidade cristã, que realiza encontros nos fins de semana, reunindo crianças de Corupá e cidades vizinhas, tornando perigosa a entrada e saída de veículos. “A lombada poderia continuar naquele local, pois somente ajudava a controlar o limite de velocidade e garantir a segurança de moradores e pessoas que por ali transitam”, acrescenta Bernadete.
Moradores querem recolocação de lombada na rua Abílio Lunelli
Moradores querem recolocação de lombada na rua Abílio Lunelli
Os moradores da rua Abílio Lunelli, bairro Itapocu, próximo da Ponte Baixa, ligação entre o centro e o bairro Itapocu, querem a recolocação da lombada, retirada após obras na saída da ponte. Os que residem próximo do local, procuraram a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que apresentou a indicação, solicitando a reconstrução da lombada. Eles reclamam da alta velocidade dos veículos e motocicletas, causando perigo para pedestres, ciclistas e alunos.
“A solicitação é devido à alta velocidade dos veículos vindos do bairro Itapocu, em direção ao centro da cidade e ao bairro Ano Bom”, explica a vereadora. Próximo tem uma comunidade cristã, que realiza encontros nos fins de semana, reunindo crianças de Corupá e cidades vizinhas, tornando perigosa a entrada e saída de veículos. “A lombada poderia continuar naquele local, pois somente ajudava a controlar o limite de velocidade e garantir a segurança de moradores e pessoas que por ali transitam”, acrescenta Bernadete.
Moradores querem recolocação de lombada na rua Abílio Lunelli
Os moradores da rua Abílio Lunelli, bairro Itapocu, próximo da Ponte Baixa, ligação entre o centro e o bairro Itapocu, querem a recolocação da lombada, retirada após obras na saída da ponte. Os que residem próximo do local, procuraram a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que apresentou a indicação, solicitando a reconstrução da lombada. Eles reclamam da alta velocidade dos veículos e motocicletas, causando perigo para pedestres, ciclistas e alunos.
“A solicitação é devido à alta velocidade dos veículos vindos do bairro Itapocu, em direção ao centro da cidade e ao bairro Ano Bom”, explica a vereadora. Próximo tem uma comunidade cristã, que realiza encontros nos fins de semana, reunindo crianças de Corupá e cidades vizinhas, tornando perigosa a entrada e saída de veículos. “A lombada poderia continuar naquele local, pois somente ajudava a controlar o limite de velocidade e garantir a segurança de moradores e pessoas que por ali transitam”, acrescenta Bernadete.
Vereadores aprovam desapropriação amigável e Rota das Cachoeiras é do Município de Corupá
Vereadores aprovam desapropriação amigável e Rota das Cachoeiras é do Município de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou na sessão desta segunda-feira (5), a desapropriação amigável da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde está inserida a Rota das Cachoeiras, na região da localidade do Rio Novo Alto. Com a aprovação do projeto de lei 19/2023, o local passa a ser de propriedade do Município de Corupá, assim que o prefeito em exercício Cláudio Finta, sancionar a lei.
São 1.153,66 hectares (mil, cento e cinquenta e três e sessenta e seis três hectares), pertencentes à empresa Florestal Rio Canoas Ltda, com sede em Lages (SC). Na desapropriação amigável, o município pagará à empresa o valor de R$ 650.003,00 (seiscentos e cinquenta mil e três centavos), que a mesma usará para o georeeferênciamento e regularização da área.
A Rota das Cachoeiras está fechada para os visitantes desde junho de 2020, após um ciclone bomba atingir a região e danificar as trilhas, aliado a pandemia da Covid-19. São 14 cachoeiras, em um percurso de 2.900 metros de extensão, sendo a 14ª Salto Grande, a maior de Santa Catarina. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas visitam o parque e incrementam a economia local. “Este é um momento histórico para Corupá, pensei que isso nunca ia acontecer, mas agora é realidade”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, que lembra a importância do turismo para a economia corupaense, especialmente da Rota das Cachoeiras.
ANEXO: Imagem da14ª cachoeira Salto Grande-Imagem Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer
Requerimento e indicação são apresentados na 5ª sessão ordinária da Câmara Jovem de Corupá
Requerimento e indicação são apresentados na 5ª sessão ordinária da Câmara Jovem de Corupá
A Câmara Jovem de Corupá, realizou nesta quinta-feira (15), a quinta sessão ordinária desta legislatura, com a apreciação de uma indicação e um requerimento. A indicação apresentada verbalmente pela vereadora Linda Klotz, solicita ao Executivo Municipal, o estudo de viabilidade de criação de um programa para distribuir absorventes descartáveis para às alunas das escolas municipais. Justificou a indicação afirmando que é importante distribuir para às alunas levar para casa.
O presidente da Câmara Jovem, Bruno Rafaeli Rodrigues, através de requerimento, solicitou o envio de ofício para a Associação Empresarial do município, no sentido de lançar via programa, um concurso nas escolas municipais para a criação da logomarca e implantação do selo “Comércio Amigos dos Animais”. A intenção é que o selo seja distribuído no comércio local que auxiliam na qualidade de vida e bem estar animal. O vereador Bruno, salienta que a cidade não tem uma ONG que faça este trabalho, somente políticas públicas de castração e pessoas que integram a Amor Maior de Corupá. “Com a implantação do programa Amigos dos Animais, poderemos obter a união do setor empresarial da cidade na elaboração de políticas públicas municipais de bem estar animal, melhorando assim, não somente a qualidade de vida desses animaizinhos, mas também tornar a cidade ainda melhor e mais justa para eles”, complementa. Após a sessão, os alunos vereadores, juntamente com autoridades, realizaram uma sessão de fotos, áudios e vídeos para o encerramento da 1ª legislatura, que ocorrerá no próximo mês de julho.
ANEXO
-Imagem da 5ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem de Corupá (15-06-2023)
Vereadores de Corupá autorizam e prefeitura vai realizar a segunda edição do torneio de futsal Banana Ouro
Vereadores de Corupá autorizam e prefeitura vai realizar a segunda edição do torneio de futsal Banana Ouro
Na sessão do legislativo corupaense de segunda-feira (12), os vereadores autorizaram a prefeitura a realizar o torneio municipal de futsal Banana Ouro, em sua segunda edição. A autorização se deu com a aprovação do projeto de lei nº 23/2023, autoria do Executivo Municipal, com a cobrança de ingressos e o pagamento de premiação em dinheiro. Equipes participantes também receberão troféus e medalhas.
O campeonato está programado para acontecer no segundo semestre deste ano e, além de equipes locais, deve atrair o interesse e a participação de times da região. Na primeira edição em 2022, chamou atenção o nível técnico do campeonato e a grande presença da torcida.
A cobrança de ingressos ocorrerá somente nas fases de quartas de finais - R$ 10,00, semifinais - R$ 15,00 e finais - R$ 20,00. A premiação em dinheiro chama atenção, com o campeão levando R$ 15.000,00 (quinze mil reais), vice R$ 7.000,00 (sete mil reais), terceiro lugar R$ 3.000,00 (três mil reais) e quarto colocado R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). A inscrição por equipe será de R$ 1.000,00 (mil reais).
ANEXO: Imagem do ginásio de esportes Willy Germano Gessner, local de disputa do torneio Banana Ouro
Vereador apresenta requerimento e pede apoio do Executivo para entidades culturais, recreativas e esportivas de Corupá
Vereador apresenta requerimento e pede apoio do Executivo para entidades culturais, recreativas e esportivas de Corupá
A falta de apoio financeiro e na elaboração de projetos para sociedades culturais, esportivas, escolas municipais de dança, música e hipismo esportivo em Corupá, está preocupando o vereador Loacir Campregher. Através de um requerimento apresentado e aprovado em sessão ordinária, ele pretende que a prefeitura auxilie as sociedades existentes no município. Desde que a lei que trata do Marco Regulatório do Terceiro Setor foi criada, muitas sociedades acabaram por não receber recursos, pois necessitam participar de chamamento público, apresentação de documentos, negativas de débitos, projeto e plano de trabalho, sendo de suma importância o resgate cultural e esportivo da cidade, principalmente o resgate das sociedades de tiro, bolim (bocha) e outros entretenimentos que fazem ou fizeram parte da nossa cultura local, regional e nacional.
O vereador reconhece as dificuldades para implementar um projeto cultural e os desafios que as sociedades enfrentam após a pandemia para se adequar as normas de funcionamento, principalmente dos bombeiros e também na recuperação de partes das sedes, que são antigas. “Várias dessas entidades estão com problemas burocráticos, no que diz respeito aos estatutos e prestação de contas”, destaca, justificando a necessidade de auxílio da prefeitura.
Segundo Loacir, existem várias leis que favorecem as entidades, mas muitos representantes das sociedades culturais, recreativas e esportivas não tem conhecimento, e aí entra o Poder Executivo, que deve, através do setor competente - secretarias, orientar e informar os interessados sobre os requisitos necessários e, em qual lei a sociedade pode ser beneficiada. Cita como exemplo a Sociedade Barg, do bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, que recebeu R$ 99 mil (noventa e nove mil reais), recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Fumphaan). O investimento é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a prefeitura de Jaraguá do Sul e o Ministério Público Federal, por conta de obras de asfaltamento não permitidas na região tombada pelo Patrimônio Histórico.
ANEXO: imagem da sessão do dia 12-06-2023
Vereadora pede providências para coibir a coleta de reciclável por pessoas de outros municípios e implantar a Política Pública de Resíduos Sólidos em Corupá
Vereadora pede providências para coibir a coleta de reciclável por pessoas de outros municípios e implantar a Política Pública de Resíduos Sólidos em Corupá
A coleta de lixo reciclável voltou à pauta da Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão ordinária desta segunda-feira (19), através da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht. Por diversas vezes, os vereadores têm se manifestado sobre a situação, solicitando providências da prefeitura, especialmente no que tange a coleta do lixo reciclável por pessoas de outros municípios.
Através de uma indicação, a vereadora voltou a solicitar à prefeitura, que valorize as pessoas que fazem o trabalho em nossa cidade, coibindo a coleta por pessoas de cidades próximas, valorizando quem reside em Corupá e faz o trabalho. Lembrou da presença em recente sessão, do microempreendedor individual Alfonso Conrad, que pediu a elaboração de uma lei municipal. Ele tem uma MEI e faz a coleta e separação do lixo, inclusive mantendo funcionários.
Aliado a essa ação, Bernadete solicitou à prefeitura a implantação da Política Pública de Resíduos Sólidos, dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico, por meio de gestão comunitária. O plano está em discussão no legislativo e foi devolvido ao Executivo Municipal, para readequações. “Vários colegas vereadores desta e outras legislaturas já falaram sobre isso e apresentaram indicações porque é uma reivindicação antiga da comunidade e um problema da nossa cidade”, justificou, acrescentando que a solicitação é de extrema importância para o meio ambiente, a saúde e a educação.
ANEXO:
-Imagem da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht
Primeiro museu de Santa Catarina vai receber homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
Primeiro museu de Santa Catarina vai receber homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
Poucos sabem, mas o primeiro museu fundado em Santa Catarina, está em Corupá e será homenageado pela Câmara de Vereadores. O museu Irmão Luiz Gartner, do Seminário Sagrado Coração de Jesus, será homenageado com a entrega da Moção Honrosa, com a aprovação do requerimento assinado por todos os vereadores e aprovado na sessão desta segunda-feira (19).
Uma sessão solene está sendo organizada para o dia 3 de julho, quando a moção vai ser entregue aos responsáveis. A homenagem vai marcar os 90 anos de existência do museu, fundado em 1933, e prestar uma justa homenagem ao irmão Luiz Gartner. Os vereadores consideram que a Câmara não poderia deixar passar a data sem o reconhecimento do legislativo e da cidade.
ANEXO: imagem da sessão ordinária 19-06-2023
Câmara de Vereadores aprova Moção de Aplausos e Reconhecimento para primeira mulher a presidir a Associação de Bombeiros Voluntários de Corupá
Câmara de Vereadores aprova Moção de Aplausos e Reconhecimento para primeira mulher a presidir a Associação de Bombeiros Voluntários de Corupá
O comando, a diretoria e a nova presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Corupá, recebem uma Moção de Aplausos e Reconhecimento, aprovada pela Câmara de Vereadores. A iniciativa apresentada e aprovada na sessão desta segunda-feira (19), é autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, e deve-se a eleição de Mari Lane Bummel, primeira mulher a presidir a entidade desde a sua fundação. A eleição ocorreu no dia 15 de junho e, desde 2017, Mari Lane ocupa cargos na diretoria da associação, mas nunca como presidente.
A vereadora Bernadete, elogia a nova presidente, afirmando que “a sua atuação pautada na transparência, valorização social, planejamento, profissionalismo, solidariedade e gestão participativa, foram fundamentais para que nossa valorosa corporação seja referência em organização de Bombeiros Voluntários em todo o estado de Santa Catarina”. A vereadora destaca ainda que, é inegável que a solidariedade é um dos mais nobres valores humanos e, em momentos de dificuldades, é fundamental sabermos que podemos contar com o apoio de pessoas da sociedade, neste caso, civis, nos momentos de emergência, dedicam-se a amparar prontamente, resgatando vidas e bens. “Nada mais justo e meritório oferecermos nosso respeito e aplausos à corporação, diretoria e, em especial a senhora Mari, primeira mulher a assumir tão importante e valiosa corporação para o povo corupaense”.
ANEXO: Imagem da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht
Vereadores de Corupá reconhecem importância de pessoas que faleceram e aprovam Moções de Pesar
Vereadores de Corupá reconhecem importância de pessoas que faleceram e aprovam Moções de Pesar
Na sessão desta segunda-feira (26), da Câmara de Vereadores de Croupá, foram aprovadas três Moções de Pesar para familiares e amigos do empresário Carlos Felipe Schünke, ex-vereador Pedro Alves e do médico dr. Silvio Lennert, com falecimentos ocorridos nos dias 13, 14 e 23 de junho, respectivamente.
Empresário Carlos Felipe Schünke (30-04-1956/13-06-2023)
A trajetória pessoal e profissional do empresário Carlos Felipe Schünke, possibilitou a coletânea de incontáveis amizades e admiração de todos que com ele conviviam, com a prática de ações que fizeram a diferença no trabalho prestado à comunidade corupaense. Sua dedicação em ajudar a comunidade, disponibilizou eventos beneficentes, juntamente com membros do Rotary Clube de Corupá. Fundador da empresa Revoluta Produção e Comércio de Plantas, contribuiu com a geração de empregos, fomentando a economia de nossa cidade.
Ex-vereador Pedro Alves (25-03-1951/14-06-2023)
O ex-vereador Pedrinho Alves, como era conhecido pela comunidade, foi empresário do ramo de olaria e madeira manufaturada e teve relevante atuação no Legislativo Municipal de Corupá, exercendo seus mandatos de 1989 à 1996, presidindo esta Casa de Leis de 1989 à 1990, contribuindo para o progresso do Município e trabalhando incansavelmente para o bem estar do nosso povo. Filiado ao MDB, sempre atuou nas causas políticas pelo engrandecimento de nossa cidade.
Médico dr. Silvio Lennert (24-08-1938/23-06-2023)
Um homem correto, trabalhador e médico respeitado, que, por décadas, foi diretor e médico da então Casa de Saúde e Maternidade São Francisco. Doou seus conhecimentos, principalmente na área de cirurgia, há diversos médicos renomados que iniciaram carreira em nossa cidade. Ser humano fantástico, que muito contribuiu para a saúde do povo corupaense, para sempre e por todo o sempre será referência em nossa cidade.
Fonte imagens: Plano de Assistência Familiar União
Implantação da TBO volta a ser discutida na Câmara de Vereadores de Corupá
Implantação da TBO volta a ser discutida na Câmara de Vereadores de Corupá
A implantação da Taxa Básica Operacional (TBO), voltou a ser discutida na Câmara de Vereadores de Corupá. Na sessão desta segunda-feira (26), foi aprovada uma indicação apresentada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, solicitando à prefeitura que faça o estudo para a implantação da taxa na metodologia de cobrança do consumo de água em Corupá. A proposta deve constar no Plano Municipal de Saneamento Básico do município, que está sendo elaborado.
Justificando a indicação, o vereador Alfredo, que já apresentou a solicitação e falou do assunto em outras sessões, diz que trata-se de uma cobrança mais justa, com a população pagando realmente sobre o consumo de água mensal. “Considerando a experiência de outros municípios, 60% da população pagará um valor inferior ao atual”, afirma o vereador, e aponta outra vantagem da TBO, o consumo consciente da água e a preservação do meio ambiente. Conforme o vereador, além de 60% da população pagar um valor menor com a implantação da taxa, o vereador informa que 70% dos municípios de Santa Catarina usam a Taxa Básica Operacional na cobrança da fatura de água.
ANEXO: imagem vereador Alfredo Gramm Sobrinho - Sessão ordinária dia 26-06-2023
Coordenador da Escola da Avevi participa de treinamento do Interlegis para oferecer novos cursos
Coordenador da Escola da Avevi participa de treinamento do Interlegis para oferecer novos cursos
O Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu e vereador de Corupá, Lairton Müller concluiu no último mês de maio sua formação sobre o “Legislativo em contexto/LegisCon. O certificado foi entregue pelo presidente da Avevi, Ildemar Zoz, na última assembleia da entidade (foto).
Este curso foi realizado exclusivamente por alunos indicados pelas instituições que manifestaram interesse em se tornarem parceiras do ILB-Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, na Estratégia Nacional de Formação de Agentes Legislativos Locais.
O objetivo principal é transformar a atuação parlamentar em âmbito municipal. Trata-se de uma trilha de conhecimento que prevê atividades de ambientação e contextualização, incluindo conteúdo formativo e ações de sensibilização sobre os temas propostos, bem como atividades para aprofundamento da aprendizagem adquirida, fóruns, encontro com o especialista e avaliações.
Os participantes, além do certificado do curso, também foram preparados para se tornarem professores-tutores das turmas gerenciadas pelas escolas parceiras já no próximo semestre. O LegisCon foi desenhado para que as próprias escolas possam abrir e formar turmas, sob a supervisão do ILB, organizador do curso. “Este curso habilitará a Escola do Legislativo da Avevi ofertar cursos gratuitos na plataforma do Interlegis do Senado Federal. Com esta capacitação estarei pronto para exercer a tutela dos cursos que iremos oferecer aos vereadores, funcionários e comunidade em geral”, destacou o coordenador. O treinamento foi realizado na modalidade on-line, com tutoria, por meio da Plataforma Saberes. A carga horária foi de 60 horas e duração de seis semanas.
Fonte/Redação: Avevi
Sessão solene da Câmara de Vereadores de Corupá marca os 90 anos do museu Irmão Luiz Gartner
Sessão solene da Câmara de Vereadores de Corupá marca os 90 anos do museu Irmão Luiz Gartner
Com o plenário Haroldo Kühl, completamente lotado de autoridades e população, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite desta segunda-feira (3), para entregar uma Moção Honrosa aos representantes do Seminário Sagrado Coração de Jesus, mantenedor do Museu Irmão Luiz Gartner. O museu, que é o primeiro de Santa Catarina, completa 90 anos de fundação neste ano e a honraria foi assinada por todos os vereadores.
O prefeito em exercício, Cláudio Finta, arcebispo emérito de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, o diretor do seminário, padre Diego Martins, padre Sildo Cesar da Costa - representando o museu Irmão Luiz Gartner, compuseram a mesa principal dos trabalhos, presidida pelo vereador Juliano Millnitz. A placa em referência aos 90 anos do museu foi entregue pelo presidente do legislativo, Juliano Millnitz, ao padre Sildo Cesar da Costa. “Estou aqui extremamente feliz, honrado com essa oportunidade”, destacou o presidente, citando a sua proximidade com o seminário desde criança e classificou o Irmão Luiz, como um empreendedor, devido as atividades que desenvolveu, inclusive sendo sapateiro e depois aprendeu a técnica da taxidermia.
Os vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Lairton Hartmann Muller, foram os oradores da noite representando os demais vereadores. O vereador Alfredo, ressaltou o fato do primeiro museu de Santa Catarina estar em Corupá, tendo mais de 36 mil itens em seu acervo. Para o vereador Lairton, a sessão marca a semana de aniversário de Corupá, iniciando com celebração religiosa, histórica e cultural. “Celebramos hoje uma experiência de fé, de cultura e de amor, a plenitude da missão”, citou, destacando o desafio de manter um museu e isso por 90 anos. Prefeito em exercício, Cláudio Finta, destacou a importância do museu para a cidade e confessou que, influenciado, pesquisou sobre a taxidermia. “São animais que jamais imaginamos que existiam na nossa natureza”, e parabenizou o legislativo pela iniciativa.
O Museu Irmão Luiz Gartner, começou por volta de 1933 com animais taxidermizados, em especial, as aves que naturalmente morriam no viveiro “Paraíso das Aves”. Ele contava que a ideia de montar um museu surgiu durante seu noviciado em Taubaté (SP). “Passeando pela chácara de Taubaté encontrei um sabiá morto, o peguei e o levei para o noviciado, lá tirei as tripas e passei sal para conservá-lo, e aí me veio a ideia de fundar um museu”. Para alcançar seu objetivo, percebeu que o Seminário não teria condições de arcar com as despesas da taxidermia aprendeu e desenvolveu ele próprio a arte. Um amigo farmacêutico o auxiliou para saber que químicos utilizar para conservação. Em 2004 o Museu que se chamava “Sagrado Coração de Jesus”, teve seu nome alterado para “Museu Irmão Luiz Gartner”, em homenagem ao seu fundador. Desde 2013, o museu vem passando por várias transformações, e hoje, apresenta ao público quatro exposições de longa duração que tratam da história e da cultura, ocupando três andares do prédio do seminário, inclusive com um elevador.
O fato da homenagem ao museu coincidir com a semana de comemoração dos 126 anos do município foi lembrado pelo diretor do seminário, padre Diego Martins. “O museu não pertence somente ao seminário, pertence como patrimônio cultural de toda a nossa cidade de Corupá”, e enalteceu a figura do Irmão Luiz, como amante da natureza, acrescentando que era único, fez tudo muito bem e com amor.
Vereador busca recursos de emendas parlamentares e faz convite para aniversário de Corupá
Vereador busca recursos de emendas parlamentares e faz convite para aniversário de Corupá
O vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), esteve em Florianópolis, nesta semana, juntamente com o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa. Eles percorreram gabinetes de deputados na Assembleia Legislativa, conversaram com parlamentares e assessores, tentando garantir recursos através de emenda parlamentar para obras e entidades no município.
O vereador diz que foi cobrar promessas anteriores de liberação de recursos para os Bombeiros Voluntários, além de recursos para obras no município. Além disso, convidou os parlamentares para participar do desfile festivo dos 126 anos da cidade neste domingo (9). Em especial, ele visitou os gabinetes dos deputados Vicente Caropreso, Antídio Lunelli, Maurício Eskudlark e Fernando Krelling. “Temos que manter contato sempre com os nossos deputados, para que eles não esqueçam das nossas solicitações”, comenta o vereador.
Imagem: Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa, vereador Alfredo Gramm Sobrinho e o deputado Vicente Caropreso
Vereadores aprovam requerimento solicitando obras urgentes na BR-280 em Corupá
Vereadores aprovam requerimento solicitando obras urgentes na BR-280 em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou um requerimento solicitando o envio de ofício ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), pedindo obras urgentes na BR-280, trecho urbano, até a divisa com Jaraguá do Sul. O requerimento foi apresentado pelos vereadores da bancada MDB/PSDB, Benjamin Tamanini, Cesar Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, recebendo apoio de todos os vereadores.
Em regime de urgência, os vereadores querem a autorização do órgão para que a prefeitura asfalte o acesso às ruas 21 de Abril e 7 de Julho já pavimentadas, e à Estrada Pedra d’Amolar - em processo de pavimentação. “Fazer uma pavimentação e ter que deixar 15 metros é ridículo, mas a nossa lei é assim”, reclamou o vereador Nilton Richter, ao abordar a necessidade de cumprimento da lei pela prefeitura, que não poder fazer a ligação asfáltica com a rodovia federal nos três casos em Corupá, sem a autorização do DNIT.
Ainda no mesmo ofício solicitado através de requerimento, os vereadores pedem serviços de correção do desnível no acesso da rodovia à localidade da Vila Machado (Jaraguá do Sul), além de recolher e substituir uma placa de sinalização danificada próximo ao Posto Isaac, em Corupá. Justificando a necessidade das autorizações e dos reparos solicitados, os vereadores destacam que trata-se de um trecho da BR-280, que atravessa o perímetro urbano da cidade, com intenso fluxo de veículos leves e pesados, fato que já provocou inúmeros acidentes.
ANEXO
-Imagens da BR-280-Google maps
Trabalho da Epagri e participação na Expoagro são elogiados em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Trabalho da Epagri e participação na Expoagro são elogiados em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Uma palestra durante a Expoagro e o trabalho realizado por muitos anos em Corupá e no Estado, motivou a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, a apresentar indicação em sessão da Câmara de Vereadores, parabenizando a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Aprovada por todos os vereadores, o ofício parabeniza a empresa pela palestra realizada no dia 7 de julho, durante a Exposição Agropecuária de Corupá, no Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Na Expoagro, a Epagri, apresentou a palestra técnica “Bio Fertillizante Aeróbico”, pelo doutor em Proteção de Plantas, Alexandre Visconti. Com a parceria da Associação dos Bananicultores e a prefeitura de Corupá, quem estava na exposição acompanhou também esclarecimentos sobre drones e a pulverização.
A Epagri atende uma média de 750 famílias agricultoras em Corupá, com ações de campo, ações coletivas, projetos de crédito, laudos, declarações de Pronaf e outras ações inerentes ao produtor rural. “Somos sabedores do trabalho desenvolvido pelo escritório da Epagri em Corupá, através da engenheira agrônoma Mônica Segatto e da auxiliar administrativa Leonir Célia Demarchi e, por isso, quero parabenizá-las pela gestão competente durante o evento”, comenta a vereadora Bernadete.
Morador participa de sessão e reclama do atendimento da Celesc após o ciclone extratropical em Corupá
Morador participa de sessão e reclama do atendimento da Celesc após o ciclone extratropical em Corupá
O ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina na quinta-feira (13), provocou prejuízos e transtornos aos moradores de Corupá, especialmente do interior, com perdas incalculáveis aos produtores de banana. Se não bastasse essa situação, a falta de energia elétrica também causou prejuízos e indignação. Em algumas situações, moradores ficaram 5 dias sem energia elétrica e perderam o que estava guardado em geladeiras e congeladores, sem falar nos demais problemas ocasionados pela falta de luz.
Para mostrar a situação, a Câmara de Vereadores abriu espaço na Tribuna Livre, para o sr. Roberto Paulo Puriker, morador da localidade de Pedra d’Amolar. Ele contou o que a família passou ao ficar cerca de 5 dias sem energia elétrica, e cobrou providências da Celesc, especialmente na retirada de postes de energia que passam por propriedades rurais. “Não dá mais para ficar assim porque toda vida 10 a 12 casas ficam sem luz e você liga para a Celesc e ninguém resolve nada”, reclamou.
A falta de um planejamento da Celesc, que já sabia que o ciclone atingiria cidades catarinenses, foi lamentada pelos vereadores, que exigem uma equipe de plantão também na cidade nos fins de semana e a nomeação de um chefe para o escritório local. “A Celesc do tamanho que é, como empresa, tem que estar preparada para atender a população, com equipes volantes”, disse o vereador Lairton Hartmann Muller, tendo em vista que o ciclone extratropical vinha sendo anunciado há cerca de uma semana pelos institutos de meteorologia e Defesa Civil do Estado.
Desde o início desta legislatura, os vereadores cobram melhorias nos serviços prestados pela Celesc à população de Corupá. “Talvez o assunto Celesc tenha sido o que mais a gente tratou aqui na Câmara de Vereadores”, destacou o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz.
Através do presidente do Conselho de Consumidores, advogado Herrmann Suesenbach - Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores, o legislativo vai enviar ofício para a Celesc, exigindo o relatório de produtividade, motivos do atendimento precário após o ciclone, nomeação de um chefe para o escritório local, relocação de postes de energia que passam em propriedades rurais e uma equipe de trabalho permanente no município, inclusive nos fins de semana.
Imagem: Roberto Paulo Puriker
Vereador solicita novamente ampliação da rede de água tratada nos bairros Bomplandt e Isabel
Vereador solicita novamente ampliação da rede de água tratada nos bairros Bomplandt e Isabel
Sabendo da importância de ter água tratada em suas residências, o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, quer a ampliação da rede nos bairros Bomplandt e Isabel. Na última sessão do legislativo corupaense, o vereador apresentou indicação, solicitando à prefeitura um estudo para ampliar a rede de abastecimento de água nos dois bairros.
Na Estrada Isabel, bairro Isabel, a rede de água vai até a casa da moradora Sofia Bianchini, necessitando a extensão até a residência número 1573. Já na rua Otto Hillbrecht, bairro Bomplandt, a rede de água vai até a residência número 2995, necessitando a ampliação até o número 4281.
“As pessoas querem e precisam de água tratada e, é sim um direito”, diz o vereador ao defender a indicação. Justificou ainda que, os moradores dos dois bairros usam água de poço ou de fonte, que pode estar contaminada por diversos fatores. A indicação já foi apresentada anteriormente pelo vereador e não atendida pela prefeitura, com a justificativa de constar do plano de governo da atual administração municipal.
-Imagem ilustrativa: Fonte Portal TV Futura
Vereadores sugerem nome de cidadão corupaense para o Campeonato Municipal de Bocha
Vereadores sugerem nome de cidadão corupaense para o Campeonato Municipal de Bocha
O Campeonato Municipal de Bocha de Corupá, edição 2023, poderá ter o nome de Mauri Borchardt. A sugestão, através da indicação nº 25/2023, é dos vereadores Benjamin Tamanini, Cesar Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, aprovada na última sessão do legislativo. Para o vereador Cesar, Mauri é merecedor desta homenagem, pois não media esforços para que o campeonato fosse realizado. “É uma homenagem para o nosso amigo e para o esporte também”, ressaltou.
Mauri Borchardt, faleceu no dia 24 de março de 2023, era proprietário da Lanchonete 3 Lagoas, fundada em 2008. A bocha sempre foi a sua paixão, e seu comércio participou de todos os campeonatos de Bocha realizados pelo município. Sempre ativo nos eventos esportivos, tais como pescaria e bocha, tornou-se muito conhecido em toda a sociedade corupaense, sendo merecedor da homenagem proposta. “O nome vai ficar na história e os atletas vão fazer jus a Mauri Borchardt”, comentou o vereador Nilton Richter.
ANEXOS
-Imagem: Mauri Borchardt
Vereadores na Rádio Nossa FM
Vereadores na Rádio Nossa FM
Os vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Bernadete Corrêa Hillbrecht, participaram do jornal da manhã da Rádio Nossa FM, nesta terça-feira (25). A vereadora Bernadete, falou sobre o início do procedimento no legislativo de declaração de utilidade pública da Associação de Moradores do Bairro Bomplant e a solicitação de construção da quadra de esportes coberta na Escola Municipal São José. O vereador Alfredo, abordou a ampliação da forma de pagamento da tarifa de água, ausência das pessoas que estão na fila do SUS, visita a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), em Jaraguá do Sul e visita ao prefeito Cláudio Finta.
Ampliação nas formas de pagamento da fatura de água é solicitada na Câmara de Vereadores de Corupá
Ampliação nas formas de pagamento da fatura de água é solicitada na Câmara de Vereadores de Corupá
Uma indicação apresentada e aprovada na sessão desta segunda-feira (24), da Câmara de Vereadores de Corupá, pretende ampliar as formas de pagamento da conta de água. A iniciativa é do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, que solicitou um estudo à prefeitura sobre a mudança. Atualmente, o pagamento da fatura só pode ser feito em agência bancária ou lotéricas e o débito automático somente no banco conveniado com a prefeitura. Cita como exemplo, a cidade de Jaraguá do Sul, onde o pagamento pode ser feito via pix e débito automático em qualquer banco
Justificando a necessidade do estudo pela prefeitura e a adoção da proposta sugerida por ele, o vereador Alfredo diz que foi procurado por moradores que tem dificuldades para fazer o pagamento conforme o local onde residem e a distância para uma agência bancária. “Trata-se de um pedido de estudo levando em consideração um pedido da população”, ressalta, citando como exemplo o caso de um cidadão que mora no bairro Seminário e tem que se deslocar ao centro da cidade para fazer o pagamento apenas da fatura de água, isso porque não tem conta no banco conveniado com a prefeitura. O vereador, em visita ao prefeito Cláudio Finta, nesta semana, explicou a sugestão, que foi bem aceita e poderá ser implementada pela Administração Municipal.
Trevo no Bairro Vila Izabel: vereador apresenta a segunda indicação solicitando alterações para evitar acidentes e melhorar trafegabilidade
Trevo no Bairro Vila Izabel: vereador apresenta a segunda indicação solicitando alterações para evitar acidentes e melhorar
O perigo e as dificuldades de trafegabilidade no centro do bairro Vila Izabel, exatamente no trevo da Rua Isabel, acesso ao bairro Rio Novo e Parque Rota das Cachoeiras, novamente foi assunto na sessão da Câmara de Vereadores de Corupá. Após mais de um ano da primeira indicação do vereador Loacir Campregher e a obra não realizada, ele reapresentou a solicitação na sessão de segunda-feira (24).
Após presenciar diversas situações e receber reclamações da população do bairro, o vereador sugere à prefeitura que altere o modelo atual para rotativo e construa duas travessias elevadas, que darão segurança para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees. Da forma como é, o trevo não permite o retorno para carros e caminhões. Aliás, os motoristas de caminhões são obrigados a trafegar na contramão quando utilizam o trevo, causando transtornos para os demais veículos e podendo provocar acidentes.
Outro fator que torna a situação perigosa é o movimento de veículos naquela região do município, especialmente de caminhões de transporte de banana, além dos veículos de passeio de moradores e turistas. A convite do vereador Loacir, o prefeito em exercício Cláudio Finta, esteve no local e justamente no momento que estavam lá, um caminhão teve que invadir a pista contrária, isto é, trafegar na contramão. O projeto de alteração do trevo do bairro Vila Izabel, está sendo feito pela Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e não tem previsão de conclusão. “Não é para deixar bonito, é para deixar funcional”, afirma o vereador.
ANEXO Imagem: proposta de alteração do trevo
Vereadores de Corupá aprovam doação de troféus para campeonato municipal e alterações no Prorefis
Vereadores de Corupá aprovam doação de troféus para campeonato municipal e alterações no Prorefis
Dois projetos de lei autoria do Executivo Municipal, foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão desta segunda-feira (24). O projeto de lei nº 30/2023, altera a redação dos dispositivos que enumera da lei nº 2.497, de 28 de outubro de 2021, que instituiu o Programa de Recuperação Fiscal de Tributos no Município de Corupá – Prorefis. Na prática, foi alterada a data de abrangência dos débitos, passando do ano de 2020 para até 31 de dezembro de 2022. Portanto, contribuintes com débitos até dezembro do ano passado também podem aderir ao Prorefis.
Também aprovado o projeto de lei nº 29/2023, que autorizou a prefeitura a receber por doação troféus e medalhas para o torneio de inverno Banana Ouro de Futsal, edição 2023. O campeonato leva o nome de Jonathan Marcos Garcia, e os troféus e medalhas serão doados pela empresa do empresário falecido.
ANEXO: imagem da sessão do dia 24-07-2023
Vereador pede licença do cargo por 30 dias
Vereador pede licença do cargo por 30 dias
O Partido Progressista (PP), continua dando oportunidade aos suplentes de assumir o cargo por 30 dias nesta legislatura da Câmara de Vereadores. Na sessão desta segunda-feira (31), o vereador Loacir Campregher, anunciou que está se licenciando sem remuneração, para tratar de assuntos particulares. Em seu lugar assume o ex-vereador Sidnei Moritz Schwrdtner, primeiro suplente de vereador do partido. Sidnei foi vereador na legislatura 2017/2020, quando apresentou 50 indicações, 2 projetos de lei, 9 requerimentos, 11 moções e 1 pedido de informação.
O vereador Loacir, informou que a licença tem como motivos o trabalho na sua empresa e dar andamento ao projeto de agradecimento a todos os candidatos a vereador na última eleição, assumindo o cargo por 30 dias. “Tanto o seu Arno como eu, sabemos que nós não nos elegemos sozinhos”, diz.
Mudanças no legislativo corupaense
Mudanças no legislativo corupaense
O vereador que estava licenciado, Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), retorna para a Câmara de Vereadores no dia 7 de agosto, no lugar do primeiro suplente Cesar Antonio Rabock. Cesar estava no cargo de vereador em exercício desde o dia 5 de abril de 2021, quando Felipe, foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, cargo que exerceu até o dia 31 de julho deste ano.
Na última sessão que participou, o vereador em exercício recebeu os cumprimentos dos demais parlamentares pelo trabalho desenvolvido no legislativo durante dois anos e três meses, e desejaram sucesso no novo cargo na prefeitura. Conservação de estradas, construção de abrigo para passageiros, plataforma para acomodar resíduos de lixo, reforma de ponte de madeira, instalação de placas de sinalização turística, foram algumas solicitações através de indicação apresentadas. Ao falar na tribuna, Cesar disse que teve “crescimento pessoal e político, e sai feliz com o sentimento de dever cumprido”. Ainda se colocou a disposição dos vereadores e da população, dizendo que vai se dedicar ao máximo no comando da Secretaria de Saúde.
Imagens:
-Cesar Antonio Rabock
--Felipe Rafaeli Rodrigues
Bernadete e Sidnei na rádio
Bernadete e Sidnei na rádio
A vereadora Bernadete Correa Hilbrecht e o vereador em exercício Sidnei Moritz Schwerdtner, participaram do jornal da manhã da rádio Nossa FM, nesta terça-feira (8). Assuntos abordados: Associação de Moradores do Bomplandt - tornada de utilidade pública, viagem da vereadora Bernadete, para Florianópolis, em busca de recursos através de emendas de deputados para obras em Corupá, e retorno ao legislativo do suplente Sidnei, por 30 dias.
Retorno ao legislativo
Retorno ao legislativo
O vereador Felipe Rafaeli Rodrigues – estava licenciado e ocupava o cargo de Secretário Municipal de Saúde, reassumiu a sua vaga na Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão desta segunda-feira (7), no lugar do suplente Cesar Antonio Rabock, que agora é secretário municipal de Saúde. “Estava com saudades da tribuna”, comentou Felipe, que agradeceu o apoio e o trabalho dos servidores da Secretaria de Saúde e Assistência Social, pasta que comandou por dois anos e três meses.
O suplente de vereador Sidnei Moritz Schwerdtner, também retornou ao legislativo - vereador por dois mandatos, mas por um período de 30 dias, durante a licença do vereador Loacir Campregher (licença sem remuneração). “Eu fico muito contente que o colega Loacir, tenha cedido um mês e vou colaborar com a minha experiência de dois mandatos”, disse durante pronunciamento na tribuna.
Imagem: vereador Felipe Rafaeli Rodrigues/vereador em exercício Sidnei Moritz Schwerdtner
Projeto de lei aprovado reconhece de utilidade pública a Associação de Moradores do Bomplandt
Projeto de lei aprovado reconhece de utilidade pública a Associação de Moradores do Bomplandt
A Associação de Moradores do Bairro Bomplandt, nominada estatutariamente de Associação do Bomplandt, agora é uma entidade de utilidade pública. O reconhecimento é da Câmara de Vereadores de Corupá, que aprovou na sessão desta segunda-feira (7), projeto de lei de autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht. Os vereadores levaram em consideração os trabalhos executados pela associação e seus integrantes desde a fundação, em 2018, e, a contribuição com outras entidades da cidade, que recebem recursos provenientes dos eventos realizados. Com a declaração de utilidade pública, a entidade pode receber recursos públicos.
Thiago Glowacki, presidente da Associação do Bomplandt, participou da sessão e explicou aos vereadores os trabalhos realizados desde a fundação, com mais intensidade a partir da abertura do CNPJ, em junho de 2022. Realização de festa junina, pastelada, dia das crianças, espaço decorado para natal, evento de páscoa e auto de natal, são algumas promoções. Através destes eventos, a associação já doou 65 jogos de lençóis ao CEI Bomplandt, recursos para Bombeiros Voluntários, e presenteou crianças do bairro durante o Auto de Natal e a Páscoa do Bomplandt. Thiago aproveitou e anunciou a pastelada para o dia 16 de setembro, com os recursos sendo revertidos para o CEI Bomplandt.
Conforme a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, “devido a importância da associação para o bairro e a cidade, isso é essencial porque agora eles podem acessar recursos públicos que vão ajudar na realização dos eventos em prol da comunidade e entidades que a associação beneficia com o dinheiro arrecadado”.
-Imagem JDC: Vereadores-Diretoria da Associação do Bomplandt-Presidente da Câmara Jovem Bruno Rafaeli Rodrigues
Vereadora pleiteia recursos em Florianópolis para construir quadra coberta na Escola Municipal São José
Vereadora pleiteia recursos em Florianópolis para construir quadra coberta na Escola Municipal São José
A construção de uma quadra coberta na Escola Municipal São José, em Corupá, é uma reivindicação antiga de professores, pais e alunos. A vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, que já atuou como professora no município, sabe das dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, nas aulas de educação física ou em atividades ao ar livre na quadra atual, em dias de muito calor. E quando chove os alunos ficam sem poder ir para a quadra.
Por isso, a vereadora esteve em Florianópolis, e conversou com deputados na assembleia legislativa, buscando garantir emendas no orçamento do estado. Na assembleia, ela foi recebida pelo presidente do parlamento catarinense, deputado Júlio Garcia, e entregou um ofício com a solicitação. “A gente está trabalhando para isso, para conseguir uma quadra coberta”, comenta a vereadora, que retornou otimista da capital do estado.
ANEXO
-Imagem: deputado Júlio Garcia-vereadora Bernadete Correa Hillbrecht
Conversa com os vereadores
Conversa com os vereadores
Nesta terça-feira (15), os vereadores Juliano Millnitz e Bernadete Correa Hillbrecht, foram os entrevistados no programa Conversa com os Vereadores, na rádio Nossa FM. Assuntos abordados, aumento do efetivo da Polícia Militar em Corupá, festa do Dia da Banana - neste fim de semana, problemas no recém construído trevo na BR-280 - frente do condomínio industrial, necessidade de acostamento na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul, Moção de Aplausos pelos 35 anos do coral Ecumênico da Igreja Luterana do centro, e Moção Honrosa e de Aplauso para o servidor público Claudemir Raul de Farias, que completou 40 anos de atuação na área da saúde.
Servidor público é homenageado em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Servidor público é homenageado em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
O servidor público municipal, Claudemir Raul de Farias, foi homenageado na sessão desta segunda-feira (14), da Câmara de Vereadores de Corupá. Ele recebeu uma Moção Honrosa e de Aplausos, pelos 40 anos de dedicação ao setor de saúde, a maioria no município de Corupá. A iniciativa é do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, com assinatura de todos os vereadores.
O técnico de enfermagem, Claudemir Raul de Farias, 63 anos, começou a trabalhar na área da saúde em 15 de junho de 1983, como auxiliar de enfermagem na Casa de Saúde e Maternidade São Francisco, atuando por 11 anos no hospital da cidade e, paralelamente, trabalhava como professor ACT (Admitido em Caráter Temporário), na Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Por mais de 22 anos, trabalhou no laboratório da empresa Weg, em Jaraguá do Sul. Na prefeitura de Corupá, atua como técnico de enfermagem e já ocupou o cargo de Chefe da Saúde, na gestão do ex-prefeito Adelino Hauffe, em 1992.
Conforme o vereador Felipe, autor da homenagem e que por mais de dois anos e meio trabalhou com Claudemir, ele nunca disse não para alguém, se dispondo a fazer curativos em pacientes aos sábados, domingos e feriados. “Ele ama o que faz, porque ninguém fica tanto tempo fazendo o que não ama”, afirma. Claudemir agradeceu a homenagem e lembrou que quando começou na enfermagem, nem nos seus melhores sonhos imaginava esse momento.
Imagem: Vereadores com o homenageado. Imagem JDC
Vereador solicita aumento do efetivo da Polícia Militar em Corupá
Vereador solicita aumento do efetivo da Polícia Militar em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apelo, direcionada ao governador Jorginho Melo, comando da Polícia Militar em Santa Catarina, comando da corporação em Jaraguá do Sul e ao Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina. A Moção, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, assinada por todos os vereadores, solicita a designação de mais policiais militares para a cidade.
No documento, o vereador cita o número reduzido de policiais na cidade, o fato de policiais estarem se aposentando, outros pediram transferência, e destaca a necessidade de mais rondas da PM no perímetro urbano e no interior do município, devido a ocorrências de furto, roubo e abigeato. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a intenção de chamar 550 inscritos aprovados no último concurso público, número que para o vereador é insuficiente.
Para o vereador Alfredo, os padrões internacionais indicam que o aceitável é que se tenha pelo menos um policial para cada 331 habitantes. No entanto, a situação atual em Santa Catarina, está bem abaixo do recomendável, ou seja, o efetivo atual tem praticamente menos da metade do número de policiais militares necessários. “Destaca-se que, o município de Corupá, não teve um aumento efetivo de pessoal nos últimos anos e a Polícia Militar circulando na rua é importante para controlar a criminalidade, porque acaba por muitas vezes afastando os criminosos por onde os policiais fazem rondas”, completa.
Imagem: Vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Moção de Apelo solicita a construção de acostamento pavimentado na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul
Moção de Apelo solicita a construção de acostamento pavimentado na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apelo, solicitando a construção de acostamento pavimentado na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul. A moção é autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, e foi assinada pelos demais parlamentares, sendo direcionada para dirigentes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), em Florianópolis e Brasília, senadores e deputados federais de Santa Catarina.
Maior segurança para quem transita pela rodovia é o principal argumento dos vereadores na solicitação da obra. Em alguns trechos da BR-280, o acostamento inexiste e, onde tem, é impossível usar devido aos buracos e o mato. Motoristas também tem dificuldades para encontrar um local no acostamento onde possa estacionar o veículo em casos de defeito ou para evitar acidentes. O vereador Alfredo, argumenta que moradores das duas cidades, transitam a pé, ou de bicicleta pelo acostamento, correndo risco de queda e atropelamento.
Recentemente, o governo federal anunciou um investimento de aproximadamente R$ 270 milhões na BR-280, na nossa região e “a pavimentação do acostamento não pode ficar de fora”, comenta Alfredo, acrescentando que é um assunto antigo e uma obra que já era para ter acontecido há muito tempo.
-Imagem: acostamento na BR-280
Conversa com a população
Conversa com a população
Nesta terça-feira (22), no jornal da manhã da Rádio Nossa FM, participou o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, e os integrantes da Câmara Jovem, vereador Bruno Rafaeli Rodrigues - presidente, e os vereadores João Galvani e Raquel Ganske Sell. O vereador Juliano, falou sobre a renúncia do prefeito afastado Luiz Carlos Tamanini, e a posse do prefeito em exercício Cláudio Finta, que aconteceu nesta terça-feira. Já os integrantes da Câmara Jovem, falaram sobre a experiência de ser vereador. A última sessão desta legislatura da Câmara Jovem, acontece nesta quinta-feira (24), 19h.
Sessão solene empossa prefeito em exercício no cargo de prefeito de Corupá
Sessão solene empossa prefeito em exercício no cargo de prefeito de Corupá
O vice-prefeito de Corupá, Cláudio Finta, foi empossado no cargo de prefeito nesta terça-feira (22), ás 9h, em uma sessão solene especial realizada na Câmara de Vereadores. Desde abril, ele era o prefeito em exercício, após o afastamento judicial do titular, Luiz Carlos Tamanini. A solenidade conduzida pelo presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, foi rápida e com pouco público. “O sr. tem prestígio, a população corupaense confia no sr., e sabe que algumas decisões difíceis terão que ser tomadas em virtude da situação financeira da prefeitura”, disse Juliano, declarando apoio ao prefeito, mesma posição dos vereadores presentes na sessão.
Após o juramento e a assinatura do termo de posse, o prefeito empossado Cláudio Finta, discursou e disse que a mudança na forma de administrar vai ser radical, solicitando apoio dos vereadores e dos servidores da prefeitura. Citou a situação financeira difícil da prefeitura, a necessidade de investimentos no turismo e o compromisso de seguir o Plano de Governo apresentado durante a campanha eleitoral. “Aumentam agora as nossas responsabilidades e espero poder continuar contando com o apoio desta Câmara, e já recebi o apoio individual dos vereadores”, disse.
ANEXO
-Imagem: juramento do prefeito Cláudio Finta
Conversa com a população
Conversa com a população
Nesta terça-feira (22), no jornal da manhã da Rádio Nossa FM, participou o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, e os integrantes da Câmara Jovem, vereador Bruno Rafaeli Rodrigues - presidente, e os vereadores João Galvani e Raquel Ganske Sell. O vereador Juliano, falou sobre a renúncia do prefeito afastado Luiz Carlos Tamanini, e a posse do prefeito em exercício Cláudio Finta, que aconteceu nesta terça-feira. Já os integrantes da Câmara Jovem, falaram sobre a experiência de ser vereador. A última sessão desta legislatura da Câmara Jovem, acontece nesta quinta-feira (24), 19h.
Alunas de Corupá, são destaque na OBMEP de 2022
Alunas de Corupá, são destaque na OBMEP de 2022
Três alunas da rede municipal de educação de Corupá, foram premiadas na fase estadual da OBMEP (Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), edição de 2022. Elloa da Rocha - medalha de prata, Bianca Eichstadt - medalha de bronze e Nayara Toni - medalha de bronze, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira. Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 14, o vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, apresentou uma Moção de Aplausos, para as alunas, professoras de matemática, Rubian Hafemann Moretti e Simone Regina Eidt, e para a diretora Silvia Fabiane Mittelstadt.
Autor da homenagem, o vereador, que é professor de matemática, fez a entrega das moções nesta terça-feira (22), na escola, em uma solenidade rápida, com a presença dos pais, professores, alunos e direção. “É muito difícil passar na primeira fase, na segunda então, onde as questões são dissertativas, onde tem que explicar porque chegou naquele cálculo, é mais difícil ainda”, explica o vereador. A estudante Nayara Toni, ao receber a moção na escola, confirmou a dificuldade da prova, mas disse que foi legal e ela nem estava esperando o resultado positivo.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, das escolas públicas municipais, estaduais e federais. O objetivo da olimpíada é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A premiação é em medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a sua classificação nas provas. Para a professora Simone, o resultado da OBMEP é uma conquista de todos os professores da escola Aluísio, que começa na educação infantil. E dá uma dica, “nunca deve-se nivelar um aluno por baixo”.
IMAGEM: Alunas premiadas na OBMEP, pais, vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, professoras, diretora da escola e coordenadora pedagógica
Vereadores solicitam pavimentação do pátio do ginásio de esportes de Corupá para instalação de área de lazer
Vereadores solicitam pavimentação do pátio do ginásio de esportes de Corupá para instalação de área de lazer
Os vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Felipe Rafaeli Rodrigues, com o apoio dos vereadores do MDB - Benjamin Tamanini, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, estão solicitando à prefeitura a pavimentação asfáltica do pátio do ginásio de esportes Willy Germano Gessner. A intenção dos vereadores é que, equipamentos sejam instalados no local e outras modalidades esportivas possam ser praticadas, transformando-se em uma área de lazer ao ar livre.
Pela proposta dos vereadores, a futura área de lazer terá playground, academia ao ar livre, quadra de basquete, além de proporcionar a prática de outras modalidades esportivas, como o badminton. “Para que seja no estilo ginásio Arthur Müller, em Jaraguá do Sul”, explicou o vereador Felipe, acrescentando que sábado e domingo tem muitas crianças jogando futebol e poderiam praticar outras modalidades esportivas na área externa do ginásio de esportes Willy Germano Gessner. Sobre os recursos para a obra, o compromisso dos vereadores é conseguir verba estadual ou federal, com aos deputados da nossa região, através de emenda parlamentar.
ANEXO: imagem área externa do ginásio de esportes Willy Germano Gessner
Vereadores da Avevi propõem a Celesc a contratação de mais equipes para atendimento aos consumidores
Vereadores da Avevi propõem a Celesc a contratação de mais equipes para atendimento aos consumidores
Os vereadores e vereadoras associados da Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (23), na Câmara de Corupá, e um dos assuntos da pauta foi a preocupação com a demora nos atendimentos da Celesc aos consumidores, nas constantes quedas de energia e principalmente quando a região é atingida por ventos fortes.
Informados pelo Gerente Regional, Danilson Wolf, que participou da assembleia, da carência de equipes para o atendimento em situações adversas, os parlamentares fizeram um pedido pessoalmente a ele, e estarão encaminhando documento a diretoria da estatal solicitando a contratação de mais equipes. Os vereadores sugeriram que a Celesc, viabilize força tarefa para o corte de arvores próximo a rede elétrica. “Este é o maior problema, temos que nos prevenir, e ficamos sabendo que só tem uma equipe que faz este trabalho nos municípios da região”, disse o presidente da Avevi, Ildemar Zoz.
O pedido para que esta assembleia tivesse a presença de representantes da Celesc foi do vereador de Corupá, Lairton Müller. Ao se manifestar disse que os vereadores do município estão sendo procurados para ajudar os consumidores nestas situações de emergência. “Foram anunciados novos investimentos da Celesc aqui para o Vale do Itapocu e esperamos que sejam resolvidos primeiros estes problemas emergenciais que estão prejudicando os munícipes”.
O presidente da Câmara de Corupá, vereador Juliano Millnitz, destacou a importância da presença do gerente regional para encaminhar uma solução para este problema que preocupa a todos. “Importante este diálogo entre a Celesc e os legislativos municipais para melhorar o atendimento para todos nós consumidores. Reforçamos aqui a necessidade de mais orçamento para a contratação de servidores para fazer este trabalho”.
O Gerente Regional, Danilson Wolf, recebeu as demandas dos vereadores e vai levar para a diretoria da empresa. Ele fez uma apresentação dos investimentos que serão feitos pela no Vale do Itapocu até 2026. Serão 167,6 milhões, R$ 70,6 milhões para melhoria e ampliação das redes, R$ 97 milhões para a construção de novas subestações, linhas de distribuição e melhoria e ampliação das já existentes. “Dentro destas melhorias que estão sendo propostas, deveremos incluir estas sugestões que recebemos dos vereadores”, concluiu.
ANEXO
-Imagens e texto: Avevi
Os vereadores e vereadoras associados da Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (23), na Câmara de Corupá, e um dos assuntos da pauta foi a preocupação com a demora nos atendimentos da Celesc aos consumidores, nas constantes quedas de energia e principalmente quando a região é atingida por ventos fortes.
Informados pelo Gerente Regional, Danilson Wolf, que participou da assembleia, da carência de equipes para o atendimento em situações adversas, os parlamentares fizeram um pedido pessoalmente a ele, e estarão encaminhando documento a diretoria da estatal solicitando a contratação de mais equipes. Os vereadores sugeriram que a Celesc, viabilize força tarefa para o corte de arvores próximo a rede elétrica. “Este é o maior problema, temos que nos prevenir, e ficamos sabendo que só tem uma equipe que faz este trabalho nos municípios da região”, disse o presidente da Avevi, Ildemar Zoz.
O pedido para que esta assembleia tivesse a presença de representantes da Celesc foi do vereador de Corupá, Lairton Müller. Ao se manifestar disse que os vereadores do município estão sendo procurados para ajudar os consumidores nestas situações de emergência. “Foram anunciados novos investimentos da Celesc aqui para o Vale do Itapocu e esperamos que sejam resolvidos primeiros estes problemas emergenciais que estão prejudicando os munícipes”.
O presidente da Câmara de Corupá, vereador Juliano Millnitz, destacou a importância da presença do gerente regional para encaminhar uma solução para este problema que preocupa a todos. “Importante este diálogo entre a Celesc e os legislativos municipais para melhorar o atendimento para todos nós consumidores. Reforçamos aqui a necessidade de mais orçamento para a contratação de servidores para fazer este trabalho”.
O Gerente Regional, Danilson Wolf, recebeu as demandas dos vereadores e vai levar para a diretoria da empresa. Ele fez uma apresentação dos investimentos que serão feitos pela no Vale do Itapocu até 2026. Serão 167,6 milhões, R$ 70,6 milhões para melhoria e ampliação das redes, R$ 97 milhões para a construção de novas subestações, linhas de distribuição e melhoria e ampliação das já existentes. “Dentro destas melhorias que estão sendo propostas, deveremos incluir estas sugestões que recebemos dos vereadores”, concluiu.
-Texto e imagem: Avevi
Promotor de justiça recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
Promotor de justiça recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão desta segunda-feira (21), fez uma homenagem ao promotor de justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Jaraguá do Sul, Aristeu Xenofontes Lenzi, pelos 44 anos de serviço no Ministério Público. Na região do Vale do Itapocu, são 37 anos de atuação. Autoria do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, com o apoio dos demais vereadores, ele recebeu uma Moção Honrosa e de Aplausos pelos serviços prestados com ética, comprometimento, cooperação e responsabilidade.
O vereador Felipe, destaca que, prestes a completar 71 anos de idade, o promotor Aristeu, é o mais antigo em atuação no MP no Estado, foi professor universitário, esteve à frente do Programa Atua - cooperação entre as promotorias para agilizar os procedimentos, recebeu homenagens como Amigo da OAB e Amigo da Advocacia. “Percebi ao longo do tempo que acompanho sua carreira, que o senhor está sempre aberto ao diálogo”, enfatiza.
“Muita, muita responsabilidade, por aqui passam todos os problemas, todas as conquistas do município de Corupá”, afirmou o promotor Aristeu Xenofontes Lenzi, ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores e referir-se a homenagem recebida. Disse que isso toca profundamente o seu coração e destacou que já teve oportunidades, através de promoções, de sair da região do Vale do Itapocu, mas nunca aceitou.
Imagem: Entrega de homenagem ao promotor Aristeu Xenofontes Lenzi (vereadores com o promotor Aristeu)
Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Respeito, valores, integridade, solidariedade, direitos, obrigações, honestidade, transparência, dignidade e lealdade são os principais pilares de ética e cidadania. Com estas palavras, a coordenadora do Programa Câmara Jovem e diretora da Câmara de Vereadores, Kida Solamon, abriu a sessão solene de encerramento da primeira legislatura dos jovens vereadores de Corupá, nesta quinta-feira (24). Prefeito Cláudio Finta, presidente do legislativo, Juliano Millnitz, coordenador da Escola do Legislativo da Avevi (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu), vereador Lairton Hartmann Muller, vereadores, pais, professores, diretores de escolas, presidentes de entidades e secretários municipais acompanharam a sessão, presidida pelo vereador Bruno Rafaeli Rodrigues, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.
Os primeiros 9 alunos de escolas municipais integrantes da Câmara Jovem, receberam placas com foto individual e uma placa de legislatura maior com todos está fixada no segundo piso do prédio do legislativo. Em vídeos, autoridades gravaram mensagens de incentivo e os próprios jovens vereadores falaram da experiência no legislativo. O prefeito Cláudio Finta, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Jovem, Bruno Rafaeli Rodrigues, quando conversaram sobre o futuro de Corupá e a necessidade de novas lideranças políticas, que podem ser incentivadas ou formadas pelo programa do legislativo.
Para o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, após um ano é chegada a hora da renovação, com a entrada de novos jovens no programa, que queiram aprender e conhecer o trabalho do vereador e a importância dele na comunidade. Bruno Rafaeli Rodrigues, presidente da Câmara Jovem, afirma que “aprendeu muitas coisas que vai levar consigo para o resto da vida, entre elas, determinação para poder ajudar o município”. O primeiro presidente da Câmara Jovem, João Gabriel Severo Diehl, afirma que foi uma experiência ótima, principalmente para quem deseja um dia ser candidato. O programa tem o apoio imprescindível da Secretaria de Municipal de Educação e, conforme o secretário Joney Cícero Morosini, os alunos aprendem muito sobre o poder legislativo de Corupá e pediu aos pais que incentivem os seus filhos a participar do Câmara Jovem.
História
A Câmara Jovem é um programa iniciado em 2022. A eleição ocorreu no dia 29 de junho, com a participação de 30 candidatos alunos do 6º ao 8º de quatro escolas municipais, sendo eleitos, Raquel Ganske Sell, Bruno Rafaeli Rodrigues e Heloisa Cristina M. Borchardt (Escola Aluísio Carvalho de Oliveira); João Gabriel Severo Diell (substituído por João Victor Galvagni), Ana Cristina Borba Cavalcanti e Kyara Sulino Monteiro (Escola São José); Rafael Gessner Alegri (Escola Francisco Mees); Linda Klotz e Douglas dos Santos Walter (Escola José Pasqualini).
A instalação e posse dos integrantes da primeira Câmara Jovem aconteceu no dia 3 de agosto, durante a presidência do vereador Benjamin Tamanini, que tinha a ideia do programa antes de ser eleito presidente do legislativo. “Agradeço a todos que ajudaram neste programa, alunos, pais, direção e professores das escolas, servidores da Câmara e convidar os alunos para participar da eleição para a escolha dos novos integrantes”, disse o vereador na solenidade da última quinta-feira. Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi, vereador Lairton Hartmann Muller, parabenizou os jovens vereadores pela trajetória bonita dentro do programa, participando de vários eventos e afirmou que “a política faz parte da nossa vida, política sadia é necessária na nossa sociedade”.
Imagem: Sessão solene de encerramento da primeira legislatura da Câmara Jovem
Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Sessão solene encerra primeira legislatura da Câmara Jovem de Corupá
Respeito, valores, integridade, solidariedade, direitos, obrigações, honestidade, transparência, dignidade e lealdade são os principais pilares de ética e cidadania. Com estas palavras, a coordenadora do Programa Câmara Jovem e diretora da Câmara de Vereadores, Kida Solamon, abriu a sessão solene de encerramento da primeira legislatura dos jovens vereadores de Corupá, nesta quinta-feira (24). Prefeito Cláudio Finta, presidente do legislativo, Juliano Millnitz, coordenador da Escola do Legislativo da Avevi (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu), vereador Lairton Hartmann Muller, vereadores, pais, professores, diretores de escolas, presidentes de entidades e secretários municipais acompanharam a sessão, presidida pelo vereador Bruno Rafaeli Rodrigues, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.
Os primeiros 9 alunos de escolas municipais integrantes da Câmara Jovem, receberam placas com foto individual e uma placa de legislatura maior com todos está fixada no segundo piso do prédio do legislativo. Em vídeos, autoridades gravaram mensagens de incentivo e os próprios jovens vereadores falaram da experiência no legislativo. O prefeito Cláudio Finta, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Jovem, Bruno Rafaeli Rodrigues, quando conversaram sobre o futuro de Corupá e a necessidade de novas lideranças políticas, que podem ser incentivadas ou formadas pelo programa do legislativo.
Para o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, após um ano é chegada a hora da renovação, com a entrada de novos jovens no programa, que queiram aprender e conhecer o trabalho do vereador e a importância dele na comunidade. Bruno Rafaeli Rodrigues, presidente da Câmara Jovem, afirma que “aprendeu muitas coisas que vai levar consigo para o resto da vida, entre elas, determinação para poder ajudar o município”. O primeiro presidente da Câmara Jovem, João Gabriel Severo Diehl, afirma que foi uma experiência ótima, principalmente para quem deseja um dia ser candidato. O programa tem o apoio imprescindível da Secretaria de Municipal de Educação e, conforme o secretário Joney Cícero Morosini, os alunos aprendem muito sobre o poder legislativo de Corupá e pediu aos pais que incentivem os seus filhos a participar do Câmara Jovem.
História
A Câmara Jovem é um programa iniciado em 2022. A eleição ocorreu no dia 29 de junho, com a participação de 30 candidatos alunos do 6º ao 8º de quatro escolas municipais, sendo eleitos, Raquel Ganske Sell, Bruno Rafaeli Rodrigues e Heloisa Cristina M. Borchardt (Escola Aluísio Carvalho de Oliveira); João Gabriel Severo Diell (substituído por João Victor Galvagni), Ana Cristina Borba Cavalcanti e Kyara Sulino Monteiro (Escola São José); Rafael Gessner Alegri (Escola Francisco Mees); Linda Klotz e Douglas dos Santos Walter (Escola José Pasqualini).
A instalação e posse da primeira Câmara Jovem aconteceu no dia 3 de Agosto, durante a presidência do vereador Benjamin Tamanini, que tinha a ideia do programa antes de ser eleito presidente do legislativo. “Agradeço a todos que ajudaram neste programa, alunos, pais, direção e professores das escolas, servidores da Câmara e convidar os alunos para participar da eleição para a escolha dos novos integrantes”, disse o vereador na solenidade da última quinta-feira. Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi, vereador Lairton Hartmann Muller, parabenizou os jovens vereadores pela trajetória bonita dentro do programa, participando de vários eventos e afirmou que “a política faz parte da nossa vida, política sadia é necessária na nossa sociedade”.
Imagens: Sessão solene de encerramento da primeira legislatura da Câmara Jovem
Conversa com os vereadores
Conversa com os vereadores (29-08-2023)
Nesta terça-feira (29), os vereadores (a), Bernadete Correa Hillbrecht e Benjamin Tamanini, foram os entrevistados no espaço Conversa com os vereadores, na Rádio Nossa FM. Trâmite de projetos de lei no legislativo, homenagem ao Coral Ecumênico pelos seus 35 anos de fundação, Programa Bota Fora, projeto de lei do Reurb (regularização fundiária), projeto do Patrimônio Histórico, foram os assuntos abordados pelos vereadores no programa, que vai ao ar toda terça-feira, às 07h50.
Candidatos na eleição do Conselho Tutelar são apresentados em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Candidatos na eleição do Conselho Tutelar são apresentados em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá
Seguindo determinação do edital nº 01/2023, os candidatos na eleição de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar foram apresentados durante a sessão ordinária desta segunda-feira (28), da Câmara de Vereadores de Corupá. A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro deste ano, na Escola Básica Teresa Ramos, das 08h às 17h, e todo cidadão corupaense poderá votar, se estiver com suas obrigações eleitorais em dia, apresentando o título de eleitor. A posse dos cinco eleitos está marcada para o dia 10 de janeiro de 2024.
A responsabilidade da organização do processo é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público. A prefeitura contratou uma assessoria especializada para dar suporte técnico, e formou a Comissão Especial Eleitoral, que é a responsável legal para realizar e encaminhar os procedimentos até o final do calendário eleitoral e a posse. Foram 36 inscrições, sendo uma indeferida por não cumprir os critérios do edital e, 29 participaram da prova de classificação e eliminatória, sendo 22 candidatos aprovados na prova de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, estando aptos a participar da última fase, que é a eleição. Nem todos os candidatos participaram da apresentação no legislativo.
Coral Ecumênico completa 35 anos de fundação e recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores
Coral Ecumênico completa 35 anos de fundação e recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores
O Coral Ecumênico de Corupá, completou 35 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 28 de agosto e, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi entregue uma Moção de Aplausos ao regente e os integrantes. A moção, autoria do vereador Benjamin Tamaini, foi aprovada na sessão do dia 14 e assinada por todos os vereadores.
O Coral Ecumênico foi fundado oficialmente no dia 28 de agosto de 1988, como Acec (Associação do Coral Ecumênico de Corupá). As atividades informais começaram em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município, tendo como objetivo manter a cultura da Capital Catarinense da Banana. Desde 2009, é coordenado pelo regente Wanderli Siewerdt e, atualmente, conta com 43 integrantes.
“É uma batalha diária para manter esse pessoal organizado e incentivar sempre”, destaca o vereador autor Benjamin, afirmando que é uma singela homenagem. Também agradeceu à Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, através do servidor Lucas, que sugeriu a ele a homenagem. Na sessão, estavam presentes cinco integrantes do coral, que o integram desde a fundação: Elga Berner, Silvia Ritter, Osmar Klitzke, Tarcísio Oliari, e Ingburg Kühl. O regente Wanderli Siewert, desde 2009 na função, fez um histórico da fundação do Coral Evangélico Luterano e citou o presidente vitalício, sr. Sérgio Minel (in memoriam). Lembrou da pandemia e das dificuldades em manter as atividades pela questão do distanciamento social. “A gente chama de família pela união”, afirmou.
Histórico
O Coral Ecumênico começou as atividades em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município. Há alguns anos, existiam em Corupá, dois corais: Coral Santa Cecília, da Igreja Católica e Coral Evangélico, da Paróquia Evangélica, formado somente por mulheres e em três vozes. Com o tempo, alguns integrantes saíram do Coral Santa Cecília e começaram a participar do Coral Evangélico. Assim, ambos decidiram unir-se e fundaram o Coral Ecumênico, no dia 28 de agosto de 1988. O grupo começou com aproximadamente 15 integrantes. A união proporcionou mais integração entre os coralistas.
O primeiro regente foi o padre Ilmo Dick, do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Quando o padre foi embora do município, a regência passou para a coralista Helga Seidel. Também já foi coordenado por Lane Annegret Krobot Weidner. Alguns anos depois assumiu Ilse Pfutzenreuter. Desde 2009, o coral é regido por Wanderli Siewerdt. Até 2017, o regente era pago pela administração municipal. A partir de 2018, os coralistas passam a pagar o regente, com recursos de contribuições e promoções.
Imagem Coral Ecumênico de Corupá
Legislativo corupaense aprova três projetos de lei na sessão desta segunda-feira (28)
Legislativo corupaense aprova três projetos de lei na sessão desta segunda-feira (28)
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou três projetos de lei de autoria do Executivo Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira (28): Projeto de lei nº 036/2023, que cria o Reurb (Programa de Regularização Fundiária Urbana), projeto de lei nº 037/2023, que institui o Programa Botas-Foras de Solo de Obras realizadas pela prefeitura, e o projeto de lei nº 040/2023, que cria e institui o Conselho Municipal de Política Cultural de Corupá.
-Projeto de lei 036/2023, que cria o Reurb (Programa de Regularização Fundiária Urbana): tem como objetivo instituir normas gerais e procedimentos para promover a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), a qual abrange as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação dos seus ocupantes. Desta forma, o Município estará possibilitado a regularizar a situação de diversos imóveis em nossa cidade que, de alguma forma, foram ocupados irregularmente e/ou encontram-se em situação que impossibilita o registro da propriedade. O Reurb somente será possível para regularizar núcleos urbanos informais existentes até a data de 22 de dezembro de 2016.
-Projeto de lei nº 037/2023, institui o Programa Botas-Foras de Solo de obras realizadas pela prefeitura: visa estabelecer um programa de botas-foras de solo de obras realizadas pelo Município de Corupá, com o propósito de assegurar a destinação adequada dos materiais não classificados e não utilizáveis na terraplenagem. Com esta medida, busca-se atender aos princípios da preservação ambiental e da gestão eficiente de resíduos, conforme as legislações ambientais e estaduais. O munícipe interessado em receber material de bota-fora deverá estar devidamente cadastrado no programa, que será feito na Secretaria Municipal de Infraestrutura, sendo necessário a licença ambiental.
-Projeto de lei nº 040/2023, que cria e institui o Conselho Municipal de Política Cultural de Corupá: justifica-se em breve síntese, a necessidade de alteração da composição do conselho, adequações e atualizações de ordem legal e, por consequência, a revogação da legislação 2.157, de 29 de julho de 2014.
ANEXO: imagem da sessão dia 28-08-2023
Câmara de Vereadores aprova requerimento solicitando a relação dos servidores mais antigos da prefeitura de Corupá
Câmara de Vereadores aprova requerimento solicitando a relação dos servidores mais antigos da prefeitura de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou requerimento do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, solicitando a relação dos servidores da prefeitura municipal. Ele quer o envio dos nomes dos servidores que estão há mais de 30 anos na ativa, isto é, trabalhando na prefeitura, independente de mudança de cargo ou pequeno afastamento.
Justificando a apresentação do requerimento, o vereador Alfredo, diz que a finalidade é dar transparência à comunidade e, também, facilitar e possibilitar iniciativas do legislativo. Entre estas iniciativas estão homenagens aos servidores com mais tempo de serviço.
ANEXO: Imagem vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Câmara de Vereadores aprova requerimento solicitando a relação dos servidores mais antigos da prefeitura de Corupá
Câmara de Vereadores aprova requerimento solicitando a relação dos servidores mais antigos da prefeitura de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou requerimento do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, solicitando a relação dos servidores da prefeitura municipal. Ele quer o envio dos nomes dos servidores que estão há mais de 30 anos na ativa, isto é, trabalhando na prefeitura, independente de mudança de cargo ou pequeno afastamento.
Justificando a apresentação do requerimento, o vereador Alfredo, diz que a finalidade é dar transparência à comunidade e, também, facilitar e possibilitar iniciativas do legislativo. Entre estas iniciativas estão homenagens aos servidores com mais tempo de serviço.
ANEXO: Imagem vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Moção aprovada pelos vereadores de Corupá, solicita implantação de postos de emissão de passaportes e de atendimento ao estrangeiro
Moção aprovada pelos vereadores de Corupá, solicita implantação de postos de emissão de passaportes e de atendimento ao estrangeiro
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apelo, solicitando a implantação de um posto de emissão de passaportes (PEP), e um posto de atendimento ao estrangeiro (PAE), na região metropolitana de Jaraguá do Sul. A moção é autoria dos vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Felipe Rafaeli Rodrigues e, será encaminhada ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, e ao Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Justificando a implantação dos órgãos federais, em relação ao posto de emissão de passaportes, os vereadores citam que, a região metropolitana de Jaraguá do Sul, foi criada em dezembro de 2021, fazendo parte os municípios de Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, com uma população estimada em 331.462 habitantes, com base no censo do IBGE de 2022. Destacam também que, a região tem potencial de crescimento e modernização, sendo que uma parcela considerável da população realiza viagens internacionais de turismo e negócios e, ainda não conta com estes importantes serviços, com os moradores tendo que se deslocar para cidades, como Joinville, Blumenau e Itajaí.
Já sobre o posto de atendimento ao estrangeiro, os vereadores Alfredo e Felipe, justificam a solicitação com o aumento expressivo de imigrantes em Santa Catarina, e a falta de efetivo na delegacia da Polícia Federal em Joinville. Outra situação destacada é que, os estrangeiros necessitam de documentos de permanência no país, e muitos deles encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, não tendo condições para se descolar até Joinville, onde são obrigados a comparecer periodicamente para a revalidação da permissão de trabalho. Alertam ainda para a necessidade de promover o acolhimento humanitário, a inclusão produtiva, garantindo aos imigrantes condições à moradia, capacitação profissional e ensino da língua portuguesa. Conforme o vereador Alfredo, a mesma solicitação foi apresentada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, procedimento a ser adotado nos legislativos dos demais municípios da região metropolitana.
-Imagem: Prédio da PF em Joinville. Imagem G1-Foto Reprodução NSC TV
Conversa com os vereadores desta terça-feira (4)
Conversa com os vereadores desta terça-feira (4)
Os vereadores Juliano Millnitz e Loacir Campregher, participaram do programa Conversa com os Vereadores, no Jornal da Manhã da Rádio Nossa FM, desta terça-feira (5). Assuntos abordados: processo de concessão para a iniciativa privada da Rota das Cachoeiras; construção de casa pela Associação Novo Amanhã, para abrigar mulheres agredidas nos municípios da região do Vale do Itapocu (prefeituras da região terão que fazer convênio com prefeitura de Jaraguá do Sul); projetos de abertura de créditos adicionais e suplementares; convite para o desfile de 7 de Setembro.
Projetos aprovados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, nesta segunda-feira (4)
Projetos aprovados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, nesta segunda-feira (4)
A Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão ordinária desta segunda-feira (4), aprovou cinco projetos de lei de autoria do Executivo Municipal.
- Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 32/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da Rua 38 – Otto Hillbrecht, e dá outras providências;
- Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 33/2023: institui e autoriza a cobrança de melhoria da Rua 49 - Alvino Pfeutzenreuter, e dá outras providências;
- Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 34/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da Rua 50 – Rudolfo Frutsch, e dá outras providências;
- Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 35/2023: institui e autoriza a cobrança de contribuição de melhoria da Rua 60 – Padre Anselmo Schmitter, e dá outras providências;
- Projeto de Lei Ordinária nº 45/2023 - autoriza o Poder Executivo de Corupá, a firmar convênio com o Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros Militar, para a execução de serviços de bombeiros;
- Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº46/2023: autoriza a abertura de créditos suplementares e dá outras providências, remanejando R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), da Secretária de Infraestrutura para a Secretaria de Saúde e Assistência Social.
ANEXO: imagem da sessão do dia 04-10-2023
Vereadores buscam solução para instalar um hospital psiquiátrico no Vale do Itapocu
Vereadores buscam solução para instalar um hospital psiquiátrico no Vale do Itapocu
Vereadores integrantes da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), reuniram-se com a direção do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para discutir a necessidade e as possibilidades de instalação de um hospital psiquiátrico, que atenda a população de todos os municípios da região. Os vereadores Juliano Millnitz - presidente, Lairton Hartmann Muller e Alfredo Gramm Sobrinho, representaram o legislativo corupaense, que teve a presença de outros vereadores da Avevi e, principalmente, do diretor geral do hospital, Maurício Souto-Maior.
A questão envolve a necessidade de recursos financeiros e a Avevi, que realizou uma assembleia em Corupá, onde o assunto foi discutido, está comprometida em auxiliar na busca de soluções e conseguir dinheiro. O diretor do Hospital São José, explicou que o maior problema são os recursos federais, através do SUS, para a manutenção, o que acaba inviabilizando a instalação e a consequente manutenção do hospital psiquiátrico.
“Existem alternativas e estamos fazendo estudos em diversas áreas para encontrar uma solução e instalar esse hospital”, informou Maurício. O presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Juliano Millnitz, considera urgente essa questão, pela necessidade da região e a dificuldade em internar pessoas com situações psiquiátricas. “Saímos da reunião com a certeza que temos que buscar soluções para viabilizar o hospital na região do Vale do Itapocu”, afirma.
ANEXO: imagem da reunião no Hospital São José
Conversa com os vereadores (12-09-2023)
Conversa com os vereadores (12-09-2023)
Os vereadores Alfredo Gramm Sobrinho e Lairton Hartmann Muller, foram os entrevistados no programa Conversa com os Vereadores, na rádio Nossa FM, nesta terça-feira (12), 07h45. Entre os assuntos abordados, coleta de lixo - que não está sendo feita; visita do deputado federal Carlos Chiodini e liberação de recursos para o município; construção de sala para artesanato e feira do produtor na praça Ângelo Piazera; conversa com a direção do Hospital São José, para a instalação de um Hospital Psiquiátrico na região; falta de energia elétrica e água na cidade, principalmente no bairro Ano Bom; presença dos Bombeiros Voluntários na sessão desta segunda-feira - explicação sobre ampliação da sede e prestação de contas(11); situação da rotatória na frente do supermercado Rancho Bom; aprovação de projeto de lei com denominação de rua no bairro Bomplandt.
Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários apresenta relatório financeiro e operacional
Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários apresenta relatório financeiro e operacional
Mari-Lane também entregou aos vereadores o projeto de construção de novas salas de instrução, de comunicação, reuniões e garagens.
A presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Corupa, Mari-Lane Brunel Glatz, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (11), quando apresentou relatórios operacional e financeiro e, entregou aos vereadores, o projeto de ampliação da sede, solicitando ajuda para conseguir recursos junto a deputados, através de emenda parlamentar.
No relatório financeiro de janeiro a dezembro de 2022, Mari-Lane apresentou um total arrecadado de R$ 916.466,97, com uma despesa de R$ 885.141,91, e superávit de R$ 31.325,06. Já no resumo financeiro deste ano, de janeiro a agosto, a corporação arrecadou R$ 696.585,79, com despesa de R$ 631.571,86 e superávit de R$ 65.013,93.
O relatório operacional apresentado pela presidente, mostra o atendimento de ocorrências em 2022 - janeiro a dezembro, e de 2023 - janeiro a agosto. Em 2022, foram atendidas 2.948 ocorrências. Neste ano, até agosto, foram 1.932 ocorrências atendidas. A presidente também relacionou os equipamentos, veículos e outros utensílios comprados ou doados.
Construção/Ampliação
Com a intenção de ampliar o espaço da sala de instrução, a entidade elaborou um projeto de ampliação. No entanto, devido ao espaço físico do terreno, teve que ser feito um novo projeto, desta vez de construção de um espaço na lateral do quartel. Para isso são necessários aproximadamente R$ 450 mil, estando garantidos até o momento R$ 150 mil do Governo do Estado, através de emenda do deputado estadual Vicente Caropreso, para iniciar a obra. O novo espaço terá sala de instruções, de comunicação, reuniões e garagens. Os vereadores comprometeram-se a intensificar contatos com deputados estaduais e federais, além de outras lideranças políticas, para conseguir os recursos que faltam. Sobre isso, o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, que foi bombeiro voluntário e participou do Projeto Bombeiro Mirim, garantiu todo o empenho dos vereadores neste sentido e aproveitou para explicar o funcionamento do desencarcerador.
Imagem: Mari-Lane Brunel Glatz
Cemitério municipal passa por fiscalização dos vereadores e prefeito promete obras
Cemitério municipal passa por fiscalização dos vereadores e prefeito promete obras
Após reclamações e indicações apresentadas durante sessões do legislativo corupaense, o prefeito Cláudio Finta, esteve nesta terça-feira (12), no cemitério municipal, no bairro Seminário. Os vereadores Alfredo Gramm Sobrinho, Felipe Rafaeli Rodrigues, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, além do secretário de Infraestrutura, Wilson Gessner, acompanharam o prefeito na verificação de algumas situações reclamadas pelos vereadores.
Seguidamente, desde o primeiro ano de mandato, o vereador Alfredo tem cobrado melhorias e obras no cemitério, apresentando indicações, imagens e fazendo pronunciamentos durante da Câmara de Vereadores. Limpeza geral, reforma do depósito de equipamentos, reforma do telhado da capela mortuária e pintura, são ações que o vereador tem exigido da prefeitura. E, durante a visita, o prefeito se comprometeu em realizar essas melhorias no cemitério, além de mostrar aos vereadores a construção de um novo jazigo, para guardar caixões ou urnas, com técnica que permite aproveitar melhor o espaço, uma das preocupações dos vereadores. Detalhe da visita foi a presença do sr. Irineu Gramm, pai do vereador Alfredo, que por muitos anos trabalhou no cemitério municipal.
Imagens: visita cemitério (prefeito, vereadores, secretário e sr. Irineu)
Situação de rotatória e asfalto danificado no bairro João Tozini devem ser resolvidos em breve, sinaliza prefeito
Situação de rotatória e asfalto danificado no bairro João Tozini devem ser resolvidos em breve, sinaliza prefeito
Uma comitiva composta por cinco vereadores – Alfredo Gramm Sobrinho, Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues e Nilton Richter, e o prefeito Cláudio Finta, além do secretário de Infraestrutura, Wilson Gessner, estiveram nesta terça-feira (12), no bairro João Tozini, verificando duas situações reclamadas pelos vereadores e a população há algum tempo, na frente do supermercado Rancho Bom e, no final da rua João Tozini.
Na rua João Tozini, após o supermercado, um trecho de aproximadamente 100 metros do asfalto está danificado, onde foram feitos diversos reparos. O asfalto tem ondulações e buracos, provocando o desnível da pista, com os motoristas tendo que tomar muito cuidado para não se envolver em acidentes.
A outra situação é na frente do supermercado, onde entre duas passagens de nível, tem uma espécie de “rotatória”, que deve ser contornada, para motoristas que saem ou entram no estabelecimento comercial. A consequência da falta de sinalização no local e a própria existência da rotatória, que é pequena e dividida pelos trilhos, estão provocando multas aos motoristas ao não fazer o contorno e, ainda, tem o risco de acidentes. A solução destes problemas vai de encontro a uma indicação do vereador Loacir Campregher, solicitando melhorias na sinalização vertical, que apontou ainda o desacordo da rotatória com as normas da ABNT e do Contram.
Aos vereadores, no local, o prefeito Cláudio Finta, garantiu que a prefeitura vai resolver essas situações, com o provável recapeamento da rua danificada, pavimentação de um trecho na frente do supermercado, melhorias na rotatória e na sinalização. No entanto, o prefeito não deu prazo para o início das obras.
-Imagem: vereadores, prefeito e secretário de Infraestrutura na rua João Tozini
Situação de rotatória e asfalto danificado no bairro João Tozini devem ser resolvidos em breve, sinaliza prefeito
Situação de rotatória e asfalto danificado no bairro João Tozini devem ser resolvidos em breve, sinaliza prefeito
Uma comitiva composta por cinco vereadores – Alfredo Gramm Sobrinho, Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Nilton Richter e Lairton Hartmann Muller, e o prefeito Cláudio Finta, além do secretário de Infraestrutura, Wilson Gessner, estiveram nesta terça-feira (12), no bairro João Tozini, verificando duas situações reclamadas pelos vereadores e a população há algum tempo, na frente do supermercado Rancho Bom e, no final da rua João Tozini.
Na rua João Tozini, após o supermercado, um trecho de aproximadamente 100 metros do asfalto está danificado, onde foram feitos diversos reparos. O asfalto tem ondulações e buracos, provocando o desnível da pista, com os motoristas tendo que tomar muito cuidado para não se envolver em acidentes.
A outra situação é na frente do supermercado, onde entre duas passagens de nível, tem uma espécie de “rotatória”, que deve ser contornada, para motoristas que saem ou entram no estabelecimento comercial. A consequência da falta de sinalização no local e a própria existência da rotatória, que é pequena e dividida pelos trilhos, são notificações de trânsito aos motoristas estão provocando multas aos motoristas ao não fazer o contorno e, ainda, tem o risco de acidentes. A solução destes problemas vai de encontro a uma indicação do vereador Loacir Campregher, solicitando melhorias na sinalização vertical, que apontou ainda o desacordo da rotatória com as normas da ABNT e do Contram.
Aos vereadores, no local, o prefeito Cláudio Finta, garantiu que a prefeitura vai resolver essas situações, com o provável recapeamento da rua danificada, pavimentação de um trecho na frente do supermercado, melhorias na rotatória e na sinalização. No entanto, o prefeito não deu prazo para o início das obras.
-Imagem: vereadores, prefeito e secretário de Infraestrutura na rua João Tozini
Rua no bairro Bomplandt terá o nome de Eliane Athaide Sell Matos
Rua no bairro Bomplandt terá o nome de Eliane Athaide Sell Matos
A Rua 179, passou pelo Reurb (Programa de Regularização Fundiária), em 2015 e deixou de ser servidão
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou em votação única, o projeto de lei ordinário, que dá nome para a Rua nº 179, no bairro Bomplandt, iniciativa do vereador Alfredo Gramm Sobrinho. No projeto de lei, o vereador justifica que a intenção é homenagear Eliane Athaide Sell Matos e toda a família, que reside em Corupá e, destaca a falta de endereço para as mais de 10 famílias que residem na rua, tendo dificuldades no recebimento de correspondências, encomendas e até mesmo cobranças.
Eliane Athaide Sell Matos nasceu em Corupá, no dia 27 de agosto de 1972 e formou-se em Artes Plásticas pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). Faleceu aos 32 anos de idade, em dezembro de 2004, quando buscava a segunda graduação no curso de arquitetura, em Jaraguá do Sul.
ANEXO
Imagem: Eliane Athaide Sell Matos
Vereador reclama da falta de sinalização em rotatória do bairro João Tozini
Vereador reclama da falta de sinalização em rotatória do bairro João Tozini
Loacir Campregher diz ainda que a rotatória está em desacordo com normas da ABNT e do Contram
Na sessão desta segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação do vereador Loacir Campregher, solicitando à prefeitura, a sinalização vertical (sinalização de forma suspensa), na rotatória da Rua João Tozini, bairro João Tozini, trecho que compreende a linha férrea, sentido mercado Rancho Bom. A indicação destaca ainda que, a rotatória está em desacordo com o que determina as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o manual do Contram (Conselho Nacional de Trânsito).
O vereador cita a extrema necessidade e segurança da sinalização vertical, através de placas, informando o sentido de circulação na rotatória, indicando ao motorista a obrigatoriedade de circulação na via. Devido a precariedade da sinalização, motoristas tem recebido notificações de trânsito (multas). “Maior problema é que as pessoas saem do Rancho Bom, e não contornam a rotatória, entram reto na João Tozini e daí, multa, multa”, afirma Loacir.
Na terça-feira (12), um dia após a sessão do legislativo, cinco vereadores, o prefeito e o secretário de Infraestrutura, estiveram no local. O prefeito Cláudio Finta, garantiu que vai resolver essa e outras situações, com melhorias na rotatória e na sinalização, conforme notícia publicada no site da Câmara de Vereadores (14/09/2023 - https://www.corupa.sc.leg.br/).
Imagem: Rotatória da Rua João Tozini
Vereadores sugerem construção de local para feiras livres no centro de Corupá
Vereadores sugerem construção de local para feiras livres no centro de Corupá
A construção de um local apropriado para a realização de feiras livres foi aprovada durante sessão da Câmara de Vereadores. A proposta é dos vereadores das bancadas do MDB/PSDB, composta pelos vereadores Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter. O local sugerido é os fundos da Praça Artur Muller, centro da cidade, considerado pelos vereadores um local apropriado para a realização de feiras livres, feira do artesanato e outros eventos. A intenção é valorizar o pequeno agricultor e os artesãos da cidade.
Para os vereadores, é necessário um local para a realização de feiras livres uma vez por semana, de preferência localizado na área central ou rua de pouco tráfego de veículos, abertos à população em geral, planejada e coordenada pelo órgão público e viabilizada pelas associações de agricultores. Atualmente, quando acontece, a feira é realizada em barracas danificadas, e os agricultores e artesãos tem que acordar de madrugada, fazer o trabalho em suas propriedades e, depois, se descolar até a praça, onde tem que montar as barracas para expor os produtos, causando uma grande dificuldade para todos.
Um lugar obsoleto, um lugar sem uso, inclusive com uso inadequado, muita escuridão, explica o vereador Lairton, ao justificar os fundos da praça como local para instalar a feira livre. A sugestão é que se faça uma sala, com banheiros e box, com chave, agenda cronometrada e podendo funcionar durante todos os dias da semana. “Estamos devendo isso para a comunidade, um espaço podendo servir para o artesanato, agricultura familiar, servindo para quem precisar, inclusive em dias de festas para expor produtos”, conclui.
Imagem: vereador Lairton Hartmann Muller
Conversa com os vereadores (19-09-2023)
Conversa com os vereadores (19-09-2023)
No programa Conversa com os vereadores, no Jornal da Manhã da Rádio Nossa FM, desta terça-feira (19), 07h45, participaram os vereadores (as), Bernadete Correa Hillbrecht e Loacir Campregher. Entre os assuntos abordados, os 36 anos dos Bombeiros Voluntários de Corupá, pedido de informações sobre pavimentação asfáltica de um trecho da Rua Francisco Mees – tem vários defeitos na pavimentação recém concluída, eventos da semana, projeto de lei de autoria do Executivo de retirada do FGTS dos ACTs (Admitidos em Caráter Temporário).
Vereador solicita instalação de gerador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água de Corupá
Vereador solicita instalação de gerador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação, solicitando a instalação de um gerador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA), autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, com o apoio e assinatura de sete vereadores: Arno Celso Neuber, Bernadete Correa Hillbrecht, Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Juliano Millnitz, Lairton Hartmann Muller e Loacir Campregher. A sugestão é instalar o gerador adquirido pela prefeitura no ano de 2012, já incluindo todos os custos com mão-de-obra, transporte e manutenção.
A justifica dos vereadores é baseada na realidade de Corupá. Quando falta energia elétrica, por qualquer intempérie ou interrupção programada para serviços, o sistema de tratamento e distribuição de água também fica prejudicado e quem sofre é a população. Para o autor da proposta, vereador Alfredo, “o gerador é de fundamental importância para as estações de tratamento de água, garantindo que todas as operações da estação funcionem continuamente, mesmo durante quedas de energia ou apagões”.
Imagem: ETA de Corupá. Imagem Notícias de Corupá
Piso da enfermagem e situação da Praça Artur Müller: reuniões no legislativo discutiram essas situações nesta terça-feira
Piso da enfermagem e situação da Praça Artur Müller: reuniões no legislativo discutiram essas situações nesta terça-feira
Duas reuniões importantes aconteceram nesta manhã de terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Corupá. A primeira, entre vereadores e prefeitura, com a presença do prefeito Cláudio Finta e secretários, debateu a implantação do piso salarial nacional da enfermagem no município. Uma proposta da Administração Municipal vem sendo debatida, após cobranças e indicações dos vereadores sobre o assunto. Uma sessão extraordinária do legislativo deve acontecer ainda nesta semana, quando o projeto de lei do Executivo será votado.
A segunda reunião envolveu vereadores, prefeito, secretários, Polícia Militar e demais envolvidos na situação da Praça Artur Müller, onde moradores de rua e dependentes químicos se instalam, principalmente à noite. Eles acabam perturbando quem frequenta ou passa pelo local, em qualquer horário. Ofícios serão encaminhados para o comando da Polícia Militar e Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaraguá do Sul, solicitando providências.
ANEXO
Imagem da reunião sobre piso da enfermagem
Rua recém pavimentada em Corupá já tem buracos, afundamento da pista e o asfalto está esfarelando em alguns pontos
Rua recém pavimentada em Corupá já tem buracos, afundamento da pista e o asfalto está esfarelando em alguns pontos
Pedido de informações foi aprovado pela Câmara de Vereadores
A rua Francisco Mees, bairro XV de Novembro, em Corupá, está com a pavimentação afundando em alguns pontos e esfarelando em outros, e os buracos aumentando de quantidade e tamanho. E o pior, é uma obra que só falta a sinalização horizontal e vertical, com a pintura da via e a colocação de placas. A situação chama atenção de quem passa pelo local, entre a prefeitura e o Morro do Suesenbach, na região do mirante. A rua, que liga os bairros XV de Novembro e Vila Isabel, foi dividida em três trechos, sedo que dois estão praticamente concluídos, com metragem de 2,6 km, e custo aproximado de 2 milhões de reais, recursos do governo do estado, prefeitura e moradores.
A maioria dos buracos, afundamento da via e esfarelamento do asfalto estão localizados a partir do Morro do Suesenbach, conforme explica o vereador Loacir Campregher, que apresentou um pedido de informações durante sessão do legislativo corupaense. Ele teve acesso ao projeto de pavimentação da rua e, com base nas imagens apresentadas na sessão, questiona a quantidade da sub-base, base, quantidade de brita e a camada asfáltica. “A cada semana a situação vai ficar pior”, alerta.
No pedido de informações, o vereador quer saber, quem foi o fiscal da referida obra, se a empresa e o engenheiro responsável foram notificados dos problemas, quando a obra foi entregue houve a fiscalização da mesma, e qual o engenheiro responsável que atestou a regularidade da obra.
Imagem: Rua Francisco Mees-Bairro XV de Novembro
Em sessão extraordinária, vereadores aprovam três projetos de lei e garantem aplicação do piso nacional salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem
Em sessão extraordinária, vereadores aprovam três projetos de lei e garantem aplicação do piso nacional salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem
A Câmara de Vereadores de Corupá, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (20), aprovou três projetos de lei de autoria do Executivo Municipal, relacionados a implantação do piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no município. Com a aprovação, os enfermeiros e técnicos em enfermagem será adequado ao piso nacional, e o auxiliar de enfermagem será equiparado ao nível salarial do técnico. Os profissionais de enfermagem de unidades básicas de saúde e ESF (Estratégia Saúde da Família), passarão, além da adequação ao piso nacional, a incorporação de um ganho real de 14,38% sobre 40 horas semanais. A aprovação do projeto de lei complementar nº 010/2023, que altera a tabela de Funções Gratificadas (FGs), também atinge os profissionais da saúde que recebem gratificação e por isso a alteração foi necessária.
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem acompanharam a sessão da Câmara de Vereadores, que teve pronunciamento de praticamente todos os parlamentares, ressaltando a necessidade e urgência na elaboração e aprovação das matérias. O presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz, destacou, durante a sessão, o empenho de todos os vereadores na implantação do piso nacional salarial da enfermagem, com muitas reuniões com a prefeitura até a elaboração e aprovação dos três projetos de lei.
Resumo dos projetos
-Projeto de lei ordinária nº 055/2023: disciplina o repasse da assistência financeira complementar da União, destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A emenda constitucional nº 127, de 22 de setembro de 2022, ao estabelecer a fonte de custeio no setor público, determinou que a União prestasse assistência financeira complementar a Estados, Distrito Federal e aos Municípios, além das entidades filantrópicas e outros prestadores de serviços que atendam, no mínimo, 60% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
-Projeto de Lei Complementar nº 009/2023: altera a redação dos dispositivos que enumera da Lei Complementar nº 014, de 15 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único, Plano de Cargos e Salários, e reestrutura a organização administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá. É uma proposta de alteração legislativa que busca atender a legislação federal nº 14.581, que incluiu no orçamento da União, através do Fundo Nacional de Saúde, as despesas com o piso nacional da enfermagem. Desta forma, os enfermeiros e os técnicos em enfermagem serão adequados ao piso nacional, e o auxiliar de enfermagem será equiparado ao nível salarial do técnico. Já com relação aos profissionais de enfermagem e ESF (Estratégia Saúde da Família), passarão, além da adequação ao piso nacional, a incorporação de um ganho real de 14,38%, sobre o piso de 40 horas semanais.
-Projeto de Lei Complementar 010/2023: o Município busca alterar no anexo V, o quantitativo de Funções Gratificadas (FG) da estrutura administrativa, de forma que o limite de gastos com a concessão de R$ 31.400,00 (trinta e um mil, quatros reais), passará para R$ 31.150,00 (trinta e um mil, cento e cinquenta reais), ocorrendo redução de gastos.
Imagem: profissionais da saúde presentes na sessão
Conversa com os vereadores (26/09/2023)
Conversa com os vereadores (26/09/2023)
No programa desta terça-feira (26), na Rádio Nossa FM, participação do presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz. Ele falou sobre assuntos abordados na sessão desta segunda-feira (25-09-2023): situação da Praça Artur Müller – consumo, venda de drogas e moradores de rua; homenagem para Lauro Pinto Reck, pelos 25 anos como comandante dos Bombeiros Voluntários de Corupá; eleição do Conselho Tutelar neste domingo (01-10-2023); reunião com a Celesc, em Florianópolis, nesta quarta-feira (27), para apresentar reivindicações e cobrar melhorias no sistema em Corupá.
Legislativo aprova projetos de lei relacionados ao setor habitacional em Corupá
Legislativo aprova projetos de lei relacionados ao setor habitacional em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou, na sessão desta segunda-feira (25), dois projetos de lei do Executivo Municipal, que tratam da questão habitacional no município.
-Projeto de Lei nº 031/2023: dispõe sobre procedimentos e critérios de inscrição, seleção, priorização e hierarquização para candidatos aos programas ou projetos habitacionais no Município de Corupá, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O projeto de lei aprovado tem por objetivo estabelecer critérios, procedimentos, bem como, ampliar a oferta de moradias para atender às necessidades habitacionais, principalmente da população com faixa de renda de interesse social. A prefeitura destaca a importância da aprovação do projeto de lei, para que o Município, em parceria com os governos estadual ou federal, possam garantir a obtenção de crédito habitacional.
-Projeto de Lei nº 038/2023, dispõe sobre a reestruturação do Fundo Municipal de Habitação Social (FMHIS), e institui o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS). O projeto busca reestruturar o Fundo Municipal de Interesse Social e cria o Conselho Gestor, a fim de adequar a Lei Federal nº 11.124/05, proporcionando a participação de entidades públicas, privadas e segmentos da sociedade relacionados à área de habitação.
ANEXO: imagem da Sessão Ordinária – 25-09-2023
Comandante dos Bombeiros Voluntários recebe homenagem pelos 25 anos de corporação
Comandante dos Bombeiros Voluntários recebe homenagem pelos 25 anos de corporação
Durante a sessão desta segunda-feira (25), da Câmara de Vereadores de Corupá, o comandante dos Bombeiros Voluntários, Lauro Pinto Reck, recebeu uma Moção de Aplausos, pelos 25 anos de corporação. A iniciativa é do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, com o apoio de todos os parlamentares do legislativo corupaense. Acompanharam a sessão, a esposa do comandante, Rosemeri e o filho Lauro Henrique, além de voluntários e integrantes da diretoria da Associação de Bombeiros Voluntários. Praticamente todos os vereadores se pronunciaram, tecendo elogios e comentários positivos sobre os 25 anos de Lauro Pinto Reck, no comando da corporação.
Justificando a moção, o vereador ressalta que, Lauro é Jubileu de Prata, fazendo o bem, atendendo quem precisa, orientando e ensinando novos voluntários. “Acolher, plantar esperança no coração de quem necessita, são feitos mais sagrados que existem. Por isso, este homem vocacionado ao bem servir, que de forma contínua vem ajudando aqueles que mais necessitam, é digno desta homenagem, que mesmo simples, em forma de Moção de Aplausos, reflete o reconhecimento e a gratidão que este Poder Legislativo tem pelo comandante Lauro Pinto Reck”, destaca o vereador Felipe, na moção.
“Uma coisa é você ser homenageado dentro de um batalhão, que você trabalha há 25 anos, é admissível e a gente até espera, mas a noite de hoje meus amigos, vocês não sabem a alegria que está dentro do meu peito”, confessou o comandante Lauro, no pronunciamento. Lembrou de momentos vividos com o presidente do legislativo, Juliano Millnitz e com o próprio vereador Felipe, a quem fez elogios pelo enfrentamento da Covid – Felipe era secretário de Saúde, além de citar outros vereadores, em pronunciamento descontraído e carregado de emoção.
ANEXO
Imagem: Comandante Lauro Pinto Reck-Vereadores-Imagem JDC
Vereador sugere instalação de usina de asfalto regional para reduzir custos de pavimentação dos municípios da Amvali
Vereador sugere instalação de usina de asfalto regional para reduzir custos de pavimentação dos municípios da Amvali
A indicação foi apresentada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho
A proposta para instalar uma usina de asfalto em um dos municípios da região do Vale do Itapocu, foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá e, será encaminhada ao Executivo Municipal. A intenção do vereador Alfredo Gramm Sobrinho, é que o prefeito de Corupá, Cláudio Finta, leve o assunto para uma reunião da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), e do Cigamvali (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocú), para debater com os demais prefeitos e verificar o interesse dos municípios, a viabilidade técnica e financeira.
Para o vereador Alfredo, a pavimentação de ruas é uma das maiores reivindicações da população local e regional e, com a usina de asfalto regional, mais vias poderiam receber a melhoria. E, tem ainda a questão do custo da obra, que segundo o vereador, em outros municípios que já possuem o serviço, a economia pode chegar até 60% do valor final. “Trata-se de um pedido de diálogo dentro da nossa Amvali, um diálogo junto aos prefeitos da região pra que possa começar de uma forma gradativa, porque tem um custo muito alto”, explica.
-Imagem ilustrativa:
http://asfaltodequalidade.blogspot.com/2012/10/usinas-de-asfalto.html
Celesc confirma obras e investimentos em Corupá, após reunião com presidente do legislativo e o presidente do Conselho de Consumidores da estatal
Celesc confirma obras e investimentos em Corupá, após reunião com presidente do legislativo e o presidente do Conselho de Consumidores da estatal
A Celesc vai realizar obras e investimentos há muito tempo solicitados por lideranças políticas, empresariais e a população corupaense. A notícia foi dada ao presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, e o presidente do Conselho de Consumidores, Herrmann Suesenbach, que também é Assessor Jurídico do legislativo. Em reunião no gabinete do diretor de Distribuição, Cláudio Varella do Nascimento, eles foram cobrar a realização de quatro obras relacionadas a alteração de monofásico para trifásico e investimentos na manutenção da rede de energia elétrica em Corupá, especialmente serviços de poda e corte de árvores, que provocam seguidos desligamentos na rede.
O diretor Varella, informou o atendimento das solicitações e disse que a manutenção da rede de energia elétrica, com a poda e corte de árvores, será feita. Também confirmou a execução de quatro obras para a alteração de monofásico para trifásico, que começam pela região do bairro Ano Bom. “Finalmente uma boa notícia da Celesc”, comemora o vereador Juliano e, acrescenta, “a Celesc está devendo essas obras para a população de Corupá, porque não dá mais para aguentar tantas quedas de energia”.
Após a confirmação do atendimento destas duas solicitações, as lideranças de Corupá, apresentaram outras reivindicações, que estão em análise: aceleração do licenciamento ambiental para permitir a licitação da subestação do bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul, encurtando a distância da transmissão de energia para Corupá; nomeação de um responsável pela agência comercial em nossa cidade; e designar uma equipe fixa de eletricistas para a cidade e que conheçam a rede existente.
Imagens:
Reunião no gabinete do Diretor de Distribuição: conselheiro Magri, vereador Juliano Millnitz, conselheiro Herrmann Suesenbach, diretor Varella, conselheiro Raul, secretário do Conselho de Consumidores, Vânio
Transbordo de resíduos sólidos: vereador sugere que isso seja feito em Corupá
Transbordo de resíduos sólidos: vereador sugere que isso seja feito em Corupá
Mostrando uma série de benefícios, o vereador Alfredo Gramm Sobrinho, apresentou uma indicação durante sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, solicitando à prefeitura que destine um terreno na cidade para instalar uma Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos, isto é, passagem da carga dos caminhões coletores compactadores para caminhões com maior capacidade. O vereador justifica a proposta, apresentando uma série de benefícios, tais como, menos tempo do lixo em vias públicas, maior possibilidade de reciclagem, flexibilidade e regularidade na programação de coleta de lixo.
Com a instalação da estação de transbordo no município, haverá a redução na distância percorrida pelos caminhões coletores compactadores, tornando o processo mais ágil e eficaz. A consequência disso, afirma o vereador, será a economia do dinheiro público e o fato da coleta de lixo na cidade não ser prejudicada quando houver interdição de rodovias na região.
“O transbordo do lixo é de fundamental importância para melhorar a eficácia do novo sistema de coleta dos resíduos sólidos em Corupá, onde além de permitir importante economia mensal de dinheiro dos cofres públicos, o transbordo pode potencializar a agilidade do processo de destinação correta dos resíduos sólidos”, explica Alfredo. A previsão dele é que a prefeitura economize cerca de R$ 40 mil por mês, com a instalação da estação.
-Imagem: vereador Alfredo Gramm Sobrinho
Escola recém reformada apresenta problemas e vereador quer documentos e informações da prefeitura
Escola recém reformada e apresenta problemas e vereador quer documentos e informações da prefeitura
Concluída há cerca de dois meses e meio, a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira, está sendo questionada na Câmara de Vereadores, pelo vereador Loacir Campregher. Ele apresentou um requerimento, aprovado pelos demais vereadores, solicitando documentos e informações da prefeitura sobre a obra, que custou R$ 779.978,76 (setecentos e setenta e nove mil, novecentos e setenta e oito reais e setenta e seis centavos), recursos de emenda parlamentar do deputado Kennedy Nunes e, o restante da prefeitura. Com a assinatura de um termo aditivo ao contrato com a empresa SPD, a obra passou de R$ 1 milhão. A reforma envolveu a construção de novos banheiros, troca do telhado, adequação do estacionamento e um pergolado.
Na justificativa do requerimento, o vereador Loacir, destaca que existem diversas reclamações em relação a má execução e imperfeições dos serviços, tais como, buracos, rachaduras e esfarelamento no estacionamento para ônibus e refúgio. Através de imagens, mostrou essas situações e, também, em um dos acessos, onde tem o nome da escola, algumas letras caíram. Indignado, o vereador questiona a qualidade do trabalho executado e quer saber “quais ações que o Executivo vai tomar perante a empresa ou “de novo nós vamos bancar tudo, dinheiro do povo que vai pagar novamente esses serviços”.
-Imagem da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira
Moção de Apelo solicita apoio da Polícia Militar para combater o uso e abuso de álcool e drogas em Corupá
Moção de Apelo solicita apoio da Polícia Militar para combater o uso e abuso de álcool e drogas em Corupá
Prefeitura decidiu fechar a parte dos fundos da praça Artur Müller, local apontado como ponto de encontro de usuários, tráfico de drogas e moradores de rua
Uma Moção de Apelo, aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá, solicita apoio das Polícias Civil e Militar, para combater o uso e abuso de álcool e drogas, especialmente entre crianças e adolescentes, na Praça Artur Müller, centro da cidade, bem como a presença de moradores de rua e traficantes. A moção leva em consideração todos os efeitos no organismo dos usuários, impactando nos vínculos familiares, sociais, trabalhistas e escolares, além de sobrecarregar o sistema de saúde e assistência social. Quando tratam-se de adolescentes as consequências são ainda mais nefastas pois, afetam a pessoa em sua fase de formação, tanto neurocerebral, quanto no desenvolvimento psicossocial.
A maior preocupação em Corupá, está relacionada a Praça Artur Müller, no centro da cidade, que virou um local de encontro de usuários de álcool e drogas, moradores de rua e ponto de tráfico. Essa situação aumentou consideravelmente as demandas do Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e do Conselho Tutelar, fato que provocou uma reunião na Câmara de Vereadores, entre diversas autoridades e órgãos da cidade, para encontrar uma solução. Na tentativa de coibir o uso dos fundos da praça para o consumo de drogas e álcool, e a presença de moradores de rua, três atitudes foram anunciadas e serão implementadas em breve: cercar a parte de sanitários, localizada aos fundos da praça; alterar o itinerário dos ônibus escolares, não havendo mais embarque e desembarque na praça central; e conjuntamente com autoridades escolares e do Conselho Tutelar, serão notificados os pais de alunos que não estão na sede da escola.
“Ficamos surpreendidos com relatos de comerciantes do que está acontecendo na praça e saímos com algumas metas desta reunião”, relatou o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz. Para que as medidas furtam efeito, solicitou o apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil e do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul, para que, através de rondas e abordagens, possa efetivamente coibir o uso indevido da Praça Artur Müller e adjacências do centro da cidade, protegendo crianças e adolescentes.
-Imagem: vereador Juliano Millnitz-Sessão dia 25-09-2023
Corupaenses são homenageados com nomes de ruas projetadas
Corupaenses são homenageados com nomes de ruas projetadas
Quatro ruas projetadas recebem o nome de pessoas que fazem parte da história de Corupá.
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (2), foram aprovados quatro projetos de lei de autoria dos vereadores Juliano Millnitz e Loacir Campregher, dando denominação para ruas que estão projetadas, mas não foram abertas pela prefeitura, localizadas no bairro Seminário.
-Projeto de Lei nº 007/2023, autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht: denomina de Charlote Werner, a Rua 104, localizada no bairro Seminário. Charlote nasceu em 1880, na cidade de Thale, na Alemanha, e chegou ao Brasil em 1903, vindo para a Colônia Hansa Humboldt. Prematuramente perdeu o marido e, para tornar a vida mais leve, mergulhou no mundo das flores, aprendendo seus segredos e peculiaridades. Ainda hoje, o Jardim de Charlote existe em Corupá, no Instituto Histórico Cultural Carlos Rutzen, no bairro Vila Izabel. Faleceu em 22 de julho de 1970, em Corupá;
-Projeto de Lei nº 008/2023, autoria do vereador Juliano Millnitz: denomina de Ezelindo Linzmayeer, a Rua nº 99, localizada no bairro Seminário. Ezelindo nasceu em União da Vitória (PR), em 28 de fevereiro de 1945, onde seus pais Ana e Laura, foram tentar a vida. Porém, retornaram para Corupá, quando o filho tinha 1 ano de idade. Casou-se com Linora Hasssa, em 24 de novembro de 1969 e tiveram 5 filhos. Trabalhou em diversas empresas de São Bento do Sul e Corupá. Em Corupá, foi morar na rua Guilherme Melchert, onde abriu empresa em primeiro de novembro de 1985, produzindo tábuas de lavar roupa e cabides. Mais tarde, iniciou a produção de cadeiras de palha, banquetas e mesas, deixando a rua conhecida como “Rua da Fábrica de Cadeiras”. Manteve a atividade até o falecimento, em 8 de abril de 2016. Atualmente, o filho Décio Linzmayer, dá continuidade a empresa que o pai fundou;
-Projeto de Lei nº 009/2023, autoria do vereador Juliano Millnitz: denomina de Bernhardt Kramer, a Rua 103, localizada no bairro Seminário. Bernhardt nasceu em Corupá, em 6 de agosto de 1911. Casou com Wanda Fischer e tiveram 2 filhos. Além de abrir um pequeno negócio de compra e venda de cereais, trabalhou como contador na fábrica de Espulas para Fiação e Tecelagem, de Adolfo Baeumle. Em 1969, ingressou na Prefeitura de Corupá, tornando-se o primeiro servidor concurso da época, trabalhando por muitos anos na área do INCRA. Bernhardt Kramer faleceu em 18 de agosto de 1998, aos 87 anos de idade;
-Projeto de Lei nº 10/2023, autoria do vereador Loacir Campregher: denomina de Karl-Augustu Werner, a Rua 101, localizada no bairro Seminário. Karl nasceu em 26 de dezembro de 1878, na cidade de Stolberg, na Alemanha, onde exerceu a profissão de cervejeiro. Veio para o Brasil, precisamente a Hansa Humboldt (Corupá), em 1903, casado com Charlote Taeschner Werner. Empreendeu na área de selaria e curtume, cujos produtos eram vendidos em Joinville. Na área social, dedicou-se às escolas de língua alemã, onde exerceu o cargo de conselheiro, mantendo intercâmbios assíduos com seu país de origem. Era assíduo colaborador nas festas de escolas e igrejas, participando de eventos e reuniões. Faleceu em 9 de janeiro de 1935.
-Imagens dos vereadores e familiares dos homenageados-1
Codev vai ser reativado, informa vereador Felipe Rafaeli Rodrigues
Codev vai ser reativado, informa vereador Felipe Rafaeli Rodrigues
O Codev – Conselho Deliberativo do Vereador, vai ser reativado. A informação é do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues, que teve a iniciativa do projeto ainda no primeiro ano do mandato e, a primeira reunião aconteceu em janeiro de 2021. “A intenção é fazer um mandato compartilhado e eficiente”, comenta o vereador, que fez o anúncio em recente sessão do legislativo corupaense. O conselho é formado por pessoas de distintos bairros da cidade, profissionais de várias as áreas de atuação e diversas faixas etárias.
A intenção do vereador é, por meio do diálogo, compartilhar experiências de vida, habilidades, conhecimentos dessas pessoas para levantar situações problemas e, juntos, pensar em soluções que contribuam para o desenvolvimento da cidade. “Vamos tomar conhecimento dos problemas que as pessoas enfrentam nos bairros, na cidade como um todo e apontar soluções”, diz Felipe, acrescentando que a continuidade dos propostas e ideias para a solução de situações problemas da população devem ser levantadas, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Após esse trâmite no Codev, as propostas serão apresentadas em sessões da Câmara de Vereadores e encaminhadas para administração municipal, com acompanhamento e cobrança do grupo, através do vereador.
-Imagem do vereador Felipe Rafaeli Rodrigues
Iluminação pública: vereadora solicita instalação em frente de cooperativa
Iluminação pública: vereadora solicita instalação em frente de cooperativa
Em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, apresentou indicação, solicitando a instalação de iluminação pública na frente da Cooper Rio Novo, na localidade de Guarajuva, interior do município. Conforme a vereadora, a iluminação pública existia, mas após a realização de uma obra pela Celesc, os equipamentos foram retirados, e os braços de luz com luminária não foram reinstalados.
“Nós sabemos que temos dinheiro na Cosip”, afirmou a vereadora Bernadete, durante sessão do legislativo em que foi aprovada a indicação. A constituição de 1988, transferiu aos municípios a responsabilidade pela iluminação pública, e criou uma contribuição para manter o sistema, a Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), que é paga pelos contribuintes e serve para a manutenção e melhorias do sistema, caso da localidade Guarajuva.
-Imagem da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht
Conversa com os vereadores (10-10-2023)
Os vereadores Juliano Millnitz e Lairton Hartmann Muller, participaram do programa Conversa com os vereadores, desta terça-feira (10), na rádio Nossa FM. Entre os assuntos abordados, liberação de recursos para o setor de educação de uma emenda do deputado estadual Antídio Lunelli; instalação de uma estação de transbordo em Corupá; Atendimento volante em Corupá, pela Justiça Eleitoral, para confecção de títulos, transferências, biometria e outras situações eleitorais na Câmara de Vereadores, de 21 a 24 de novembro; esclarecimentos do pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, sobre o MDB.
Solicitação de vereadores é atendida pela prefeitura e professores terão notebooks e alunos carentes material escolar em 2024
Solicitação de vereadores é atendida pela prefeitura e professores terão notebooks e alunos carentes material escolar em 2024
Além dos notebooks e material escolar, os vereadores solicitaram uniformes para alunos de famílias inscritas no Bolsa Família, formação continuada de primeiros socorros e ampliação do monitoramento com câmeras
Após 7 dias da solicitação, a prefeitura de Corupá, respondeu a indicação dos vereadores Benjamin Tamanini, Felipe Rafaeli Rodrigues, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter e, garantiu investimentos na educação para o próximo ano letivo. A informação foi repassada durante sessão do legislativo pelos vereadores que fizeram a indicação. Entre as solicitações dos vereadores apresentadas na sessão do dia 2 deste mês, a prefeitura garantiu a compra de notebooks para os professores e material escolar para alunos inscritos no Bolsa Família.
Além de notebooks e material escolar, os vereadores também solicitaram a compra de uniformes para alunos inscritos no Bolsa Família, formação continuada de primeiros socorros e ampliação do monitoramento com câmeras. Conforme explicação dos vereadores Benjamin Tamanini e Lairton Hartmann Muller, durante a sessão, o secretário de Educação Joney Cícero Morosini, garantiu ainda que, as outras reivindicações estão sendo analisadas e serão atendidas. O dinheiro para comprar os notebooks vem da liberação de recursos de uma emenda ao orçamento do estado do deputado estadual Antídio Lunelli, no valor de R$ 300 mil.
-Imagem: sessão do dia 09-10-2023
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
EDITAL DE CONCURSO Nº 003/2023
JULIANO MILLNITZ , PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, doravante denominada de Câmara de Vereadores, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 37, da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO a abertura de CONCURSO PÚBLICO para preenchimento de vaga de categoria funcional, constante no Quadro de Pessoal da Câmara de Vereadores, para os cargos de: Assistente Administrativo (a) e Contador (a). As inscrições poderão ser realizadas no período de 11/10/2023 até 09/11/2023, a íntegra do edital e as inscrições estarão disponíveis no site www.acesseconcursossc.com.br a realização das provas está prevista para 26/11/2023. O edital será regido sob o número 003/2023.
Corupá, 10 de outubro de 2023.
JULIANO MILLNITZ
Presidente da Câmara de Vereadores
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 003/2023
JULIANO MILLNITZ , PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, doravante denominada de Câmara de Vereadores, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 37, da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO a abertura de CONCURSO PÚBLICO para preenchimento de vaga de categoria funcional, constante no Quadro de Pessoal da Câmara de Vereadores, com a execução técnico-administrativa da empresa ACESSE CONCURSOS LTDA, o qual se regerá pelas instruções especiais contidas neste Edital e Leis Municipais legais vigentes.
1. DO CRONOGRAMA DESTE CERTAME
DATA |
ATO |
10/10/2023 |
Publicação do Edital. |
11/10/2023 até as 17horas do dia 09/11/2023 |
Período de Inscrições. |
18/10/2023 |
Publicação do Julgamento de Impugnação ao Edital. |
11/10/2023 até 01/11/2023 |
Prazo para anexar documentos para Isenção. |
06/11/2023 |
Publicação das Isenções Deferidas e Indeferidas. |
07/11/2023 |
Prazo para Recurso contra Indeferimento da Isenção. |
09/11/2023 |
Publicação do Julgamento dos Recursos contra Indeferimento da Isenção. |
11/10/2023 a 10/11/2023 |
Prazo para Pagamento da Taxa de Inscrição. |
14/11/2023 |
Publicação do Rol dos Inscritos Deferidos e Indeferidos. |
15 a 16/11/2023 |
Prazo para Recursos do não Deferimento do Pedido de Inscrição. |
17/11/2023 |
Publicação do Julgamento dos Recursos contra o Indeferimento do Pedido de Inscrição. Homologação das Inscrições. Publicação do Local e Horário da Prova Objetiva. |
26/11/2023 |
Realização da Prova Objetiva. |
Publicação do Gabarito Provisório (após as 20 horas). |
|
27 a 28/11/2023 |
Prazo para Recursos contra formulação das Questões e Discordância com o Gabarito da Prova Objetiva. |
07/12/2023 |
Publicação do julgamento dos Recursos contra Formulação de Questões e Discordância com o Gabarito. |
Publicação do Gabarito Definitivo. |
|
Publicação da Nota da Prova Objetiva e Classificação Provisória. |
|
08 a 09/12/2023 |
Prazo para Recurso contra Nota da Prova Objetiva e Classificação Provisória. |
13/12/2023 |
Publicação do julgamento dos Recursos contra Nota da Prova Objetiva e Classificação Provisória. |
13/12/2023 |
Publicação do Resultado Final para Homologação. |
O candidato que não apresentar a habilitação mínima, exigida no anexo I do edital, no ato da nomeação será desclassificado do certame.
1.1. O cronograma é uma previsão e poderá sofrer alterações, dependendo do número de inscritos e de recursos, intempéries e por decisão da Comissão Especial de Concurso Público, sendo de responsabilidade do candidato, acompanhar suas alterações através dos meios de divulgação do certame.
2. DOS CARGOS E DAS VAGAS
2.1. O candidato concorrerá à vaga do cargo constante no Anexo I deste Edital, com função/área de atuação, carga horária semanal, formação/escolaridade/qualificação/habilitação, conforme Legislação vigente e regras descritas neste edital.
2.2. Os candidatos que integrarem a lista de aprovados deverão manter seus endereços/e-mail e telefones atualizados junto ao Setor de Recursos Humanos da Câmara de Vereadores todo o período de validade do Concurso Público.
2.3. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação disposta no Anexo I.
2.4. É de inteira responsabilidade, do candidato, acompanhar pela internet, através dos sites www.acesseconcursossc.com.br e https://camaracorupa.atende.net/ as publicações de todos os atos e Editais relativos ao Concurso Público, inclusive alterações que porventura ocorram durante a realização do mesmo até sua Homologação Final.
3. DAS VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - PCD
3.1. Às pessoas com deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% (cinco por cento) do total das vagas oferecidas para cada cargo, ou que venham a surgir durante a validade do certame, de acordo com o art. 37, inciso VIII da Constituição Federal, Lei nº 12.870/2004 e suas alterações.
3.2. Ao inscrever-se nessa condição, o candidato deverá escolher o cargo a que concorre e marcar a opção “Pessoas com Deficiência”, bem como deverá encaminhar, via postal, por SEDEX até o 1º dia útil após o encerramento das inscrições, em envelope único por candidato, para a empresa no seguinte endereço:
(Colar etiqueta no lado externo do envelope, antes de fixar o registro do AR)
ACESSE CONCURSOS LTDA,
RUA PARÁ, 162, BAIRRO ESTADOS - TIMBÓ/SC, CEP 89120-000
CONCURSO PÚBLICO–EDITAL 003/2023- CÂMARA DE VEREADORES CORUPÁ
VAGA PCD
NOME DO CANDIDATO:
NÚMERO DA INSCRIÇÃO:
CARGO:
Deverão ser enviados os seguintes documentos:
a) Laudo médico (original ou cópia legível e autenticada), emitido há menos de um ano, da abertura do edital por especialista da área da deficiência, contendo:
- · A espécie e o grau de deficiência,
- · O código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID,
- · A necessidade de usar algum aparelho, (quando for o caso).
- · A provável causa da necessidade especial.
Não será aceito atestado médico, relatório, exame, declaração para comprovação de enquadramento como PCD, somente laudo médico.
b) Requerimento solicitando vaga especial, constando: b1) o tipo de deficiência; b2) a necessidade de condição especial, prova especial e/ou tempo adicional, se for o caso (conforme modelo do Anexo III deste Edital). Os pedidos devem ser formalizados por escrito no próprio anexo e serão examinados para verificação das possibilidades operacionais de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade;
c) Parecer original emitido por especialista da área de sua deficiência, informando a necessidade de tempo adicional, somente para o caso de pedido de tempo adicional, conforme Lei Federal nº 7. 853, de 24 de outubro de 1989 e alterações. Caso não seja apresentado o parecer, o candidato não terá deferida a sua solicitação.
d) Anexo III deste Edital, preenchido e assinado, o qual contém: Declaração de que a necessidade especial não o impossibilita de exercer as atribuições do cargo; Declaração de que fica impedido de usufruir da condição de portador de necessidades especiais para, posteriormente, requerer readaptação ou aposentadoria;
3.2.1. Caso o candidato possua nome divergente entre o documento enviado e o nome na inscrição, deve enviar juntamente, documento que comprove a alteração do nome. Documentos enviados e divergentes do nome da inscrição não serão reconhecidos para o benefício.
3.3. Caso o candidato não encaminhe o laudo médico, e o respectivo requerimento, Anexo III, até o prazo determinado, não será considerado como pessoa com deficiência para concorrer às vagas reservadas, não tendo direito à vaga especial, seja qual for o motivo alegado, mesmo que tenha assinalado tal opção na ficha de inscrição.
3.3.1. O pedido de pessoa com deficiência será analisado minuciosamente pela banca executora antes de ser deferido.
3.4. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.
3.5. Os candidatos inscritos nessa condição participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, resguardada as condições especiais previstas na legislação própria.
3.6. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão submetidos a exames médicos e complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental.
3.7. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.
3.8. O candidato portador de necessidades especiais que não apresentar o laudo médico e/ou não preencher as condições descritas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999, será considerado não portador de necessidades especiais, passando para a listagem geral dos candidatos, sem direito à reserva de vaga.
3.9. Caso a aplicação do percentual resultar em número fracionado, igual ou superior a 0,5% (meio ponto percentual), este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. O candidato deverá acessar o site www.acesseconcursossc.com.br onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período de:
11/10/2023 até as 17 horas do dia 09/11/2023
4.1.1. Para os candidatos que ainda não possuem cadastro em nosso sistema, deverão clicar em inscrever-se, clicar em novo cadastro, preencher os dados pessoais e criar senha. Para alterar senha o candidato pode “clicar em esqueci minha senha”, onde o sistema abrirá um campo para redefinir a senha. Solicitações de alteração de senha através de e-mail ou WhatsApp, somente serão realizadas se o candidato enviar cópia de documento oficial com foto e confirmar alguns dados pessoais solicitados pela banca.
4.1.1.1. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o site www.acesseconcursossc.com.br clicar na aba concursos, selecionar o concurso que deseja participar e clicar em inscrever-se, fazer o login, selecionar o cargo, preencher as demais informações, marcar o termo de “Declaro ter lido e aceito as normas constantes no edital de abertura do presente Certame” e clicar em salvar. Após salvar a inscrição o candidato poderá gerar o boleto e o comprovante de inscrição, caso o candidato não imprima o boleto no ato da inscrição, poderá a qualquer tempo, durante o período estipulado no cronograma do edital, acessar o site e clicar em 2ª via do boleto para imprimi-lo.
4.1.2. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição.
4.2. O candidato deverá preencher integralmente o requerimento de inscrição e confirmá-lo via internet, imprimir e pagar o boleto no valor da inscrição até a data limite constante no respectivo boleto.
4.2.1. O agendamento do pagamento e o respectivo demonstrativo não se constituem documentos comprobatórios do pagamento da taxa de inscrição.
4.2.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente.
4.2.3. Para evitar ônus desnecessário, o candidato deverá orientar-se no sentido de recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para assumir o cargo, bem como das regras constantes neste edital acompanhando as publicações e suas possíveis alterações.
4.2.4. A inscrição só será aceita quando o Banco onde foi paga a taxa de inscrição confirmar o respectivo pagamento.
4.2.5. Não serão aceitas inscrições pagas fora do prazo de vencimento ou com efetivação do pagamento pelo banco após a data limite para pagamento.
4.2.5.1. A empresa Acesse Concursos e a Câmara de Vereadores não se responsabilizam por pagamentos, de boletos, realizados em aplicativos fora do horário bancário, caso estes não sejam efetivamente confirmados pela instituição financeira no dia seguinte a confirmação de liquidação do boleto bancário.
4.2.6. O candidato, após efetuar o pagamento da inscrição não poderá, sob qualquer pretexto, pleitear a devolução da importância recolhida, uma vez que o valor da inscrição somente será restituído em caso de anulação plena do Concurso Público, neste caso o candidato será restituído do valor da inscrição após desconto da cobrança bancária.
4.2.6.1. Os boletos referentes as inscrições, que forem pagos após o vencimento, estipulado por este edital, ou por PIX, não serão reconhecidos e não serão restituídos os valores, visto que o candidato tem ciência do prazo final para pagamento, indiferentemente da instituição bancária aceitar o pagamento do boleto vencido.
4.2.6.2. As solicitações de cancelamento de inscrição devem ser realizadas antes de efetuar o pagamento, assim o candidato deve realizar nova inscrição e gerar novo boleto, pois cada inscrição gera um boleto. Para solicitação de cancelamento de inscrição após o pagamento da inscrição, o candidato deverá efetuar novo pagamento, mesmo que já tenha efetuado o pagamento de outra inscrição. Não será restituído o valor de inscrição neste caso.
4.2.6.3. As solicitações de cancelamento devem ser realizadas, exclusivamente, através do e-mail contato@acesseconcursossc.com.br ou WhatsApp 47-984207695, informando qual inscrição deseja cancelar, anexando documento oficial com foto e confirmar alguns dados pessoais solicitados pela banca, até as 16h30min. do último dia útil de inscrição.
4.2.7. Não será aceita inscrição com falta de documentos, via postal, por telex ou via fax, e-mail, extemporânea e/ou condicional, ou ainda fora do prazo estabelecido.
4.3. O candidato deverá acompanhar este Edital, bem como a publicação da relação de candidatos inscritos (rol de inscritos) para confirmar o processamento de sua inscrição; caso sua inscrição não tenha sido processada, o mesmo não poderá prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso, conforme determinado neste Edital.
4.4. A inscrição do candidato implicará a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações relativas ao certame, que passarão a fazer parte do instrumento convocatório como se nele estivessem transcritos e das quais não poderá alegar desconhecimento.
4.4.1. Ao se inscrever o candidato concorda com o acesso por terceiros, por qualquer meio, dos seus dados de identificação, títulos apresentados, resultados das avaliações a que for submetido e classificação no presente Concurso Público.
4.4.2. Quaisquer dúvidas ou informações referentes a este Concurso Público poderão ser sanadas através do e-mail contato@acesseconcursossc.com.br, aplicativo WhatsApp 47-98420.7695 (SOMENTE MENSAGEM DE TEXTO), ou contato telefônico, 47-3333.1855, no período das 9h às 11h30min. e das 14h às 17h. Não será realizado atendimento físico na sede da empresa.
4.4.3. Para acompanhar sua inscrição, o candidato deve acessar a área do candidato e clicar em comprovante de inscrição, após o banco reconhecer o pagamento, aparecerá a informação “Status Deferido”.
Ao realizar a inscrição o candidato aceita que os seus dados pessoais sejam tratados e processados. Para dirimir quaisquer situações elencadas neste edital, bem como seus anexos, afim de cumprir a legalidade deste certame, exercida pelo ente público, autorizando expressamente a divulgação do seu nome, data de nascimento, número de inscrição e notas obtidas nas avaliações realizadas, em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem à Administração Pública. Assim sendo, o candidato aceita as publicações citadas acima, respeitando o exposto na lei 13.709/2018.
4.5. A Câmara de Vereadores e a Empresa Acesse Concursos LTDA não se responsabilizarão por solicitações de inscrição, via internet, não efetivadas por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados ou a impressão do documento relacionado neste Edital.
4.6. As informações prestadas no requerimento de inscrição são de total responsabilidade do candidato e, se falsas ou inexatas, determinarão o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos dela decorrentes mesmo que o candidato tenha sido aprovado e/ou que o fato seja constatado posteriormente.
4.6.1. Caso o candidato informe algum dado incorreto, o mesmo deverá acessar a área do candidato, clicar em meus dados e fazer a correção. No caso de alteração de nome, CPF, RG ou data de nascimento, o candidato deve enviar foto do RG ou CNH (frente e verso) e confirmar alguns dados pessoais solicitados pela banca, para o e-mail contato@acesseconcursossc.com.br ou para o WhatsApp 47-984207695 e solicitar a alteração, até o prazo final para Recursos do não Deferimento do Pedido de Inscrição.
4.7. Os candidatos poderão realizar apenas 01 (uma) inscrição.
4.8. O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo, no e-mail contato@acesseconcursossc.com.br no ato de inscrição, indicando claramente quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos, sala. Ex: lupa, aparelho auditivo etc.) até o último dia de inscrição. O candidato deverá levar cópia do e-mail da solicitação, bem como a cópia da resposta deferindo seu pedido no dia da prova.
4.8.1. As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.
4.8.1.1. Caso o candidato não envie o pedido exigido no item anterior, não terá preparado o tratamento diferenciado para realização de provas.
4.8.2. A candidata lactante que tiver necessidade de amamentar ou realizar extração do leite durante a realização das provas deverá solicitar por escrito, até o último dia de inscrição, enviando e-mail para contato@acesseconcursossc.com.br onde deve constar a solicitação e certidão de nascimento do bebê.
4.8.2.1. No dia de realização da prova, a candidata deverá levar um/a acompanhante, maior de 18 anos, que ficará em uma sala reservada para essa finalidade e que será o/a responsável pela criança durante a ausência da mãe. Caso não haja acompanhante, a criança não poderá permanecer no local de prova. O tempo despendido na amamentação será compensado durante a realização da prova, em igual período. A amamentação será concedida somente para bebês de até 06 meses de idade e a cada duas horas, por até trinta minutos. O/A acompanhante deverá: apresentar documento de identificação, comparecer juntamente com a candidata, no horário determinado em Edital, guardar todos os seus pertences em embalagem indicada pela equipe de Coordenação Local e ser inspecionado pelo detector de metais. A bolsa com os pertences do bebê também será inspecionada. No caso de Sala para Extração do Leite Materno, a candidata que necessitar fazer a extração do leite do peito deverá apresentar atestado de amamentação. O armazenamento e a conservação são de responsabilidade exclusiva da candidata.
5. DO VALOR DA INSCRIÇÃO
PARA TODOS OS CARGOS |
R$ 100,00 |
DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
5.1. Para os candidatos que solicitarem isenção da taxa de inscrição por serem doadores de sangue e medula óssea ou pessoa que integre a Associação de doadores e que contribua, comprovadamente para estimular de forma direta e indireta, a doação:
5.1.1. Considera-se para enquadramento ao benefício previsto por esta Lei somente a doação de sangue promovida a órgão oficial, ou a entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por Município.
5.1.2. A comprovação da qualidade de doador de sangue será efetuada através da apresentação de documento expedido pela entidade coletora. O documento previsto por este item deverá discriminar o número e a data em que foram realizadas as doações, não podendo ser inferior a 03 (três) vezes anuais, considerando-se os 12 (doze) meses que antecederam a abertura do presente edital.
5.1.3. A comprovação da pessoa que integre a Associação de doadores e que contribua, comprovadamente para estimular de forma direta e indireta, a comprovação, será efetuada mediante documento específico firmado por entidade coletora oficial ou credenciada, que deverá relacionar minuciosamente as atividades desenvolvidas pelo interessado.
5.1.4. Para a comprovação de doador de Medula Óssea, o candidato deverá ANEXAR comprovante de inscrição no REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, instalado no INCA - Instituto Nacional do Câncer.
5.2. São isentos da taxa de inscrição neste certame, os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico por serem membros de família de baixa renda (com renda mensal percapta de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos).
5.2.1. Os candidatos que solicitarem isenção da taxa de inscrição por estarem inscritos no CadÚnico, deverão no momento da inscrição on-line, solicitar a isenção, preencher o nº do NIS no campo destinado a este fim e anexar o comprovante da inscrição no Cadastro Único Ativo.
5.2.2. No caso de pedido de isenção por estar inscrito no CadÚnico, a banca poderá consultar o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.
5.3. O candidato deve ANEXAR a documentação dos itens acima no ato de inscrição, no campo destinado a anexar documento, até 01/11/2023, sob pena de indeferimento do pedido de isenção. Caso o candidato possua nome divergente entre o documento anexado e o nome na inscrição, deve anexar juntamente, em PDF, anexo único, documento que comprove a alteração do nome. Documentos anexados e divergentes do nome da inscrição não serão reconhecidos para o benefício da isenção.
5.3.1. A constatação de falsidade dos documentos exigidos, além das sanções penais cabíveis importará na exclusão da inscrição do candidato neste Concurso Público.
Os candidatos que tiverem sua isenção INDEFERIDA deverão ficar atentos ao prazo de pagamento do boleto, conforme o cronograma do edital. É de inteira responsabilidade do candidato indeferido da isenção, acompanhar as publicações e efetuar o pagamento no prazo estipulado no edital sob pena de ser indeferida sua inscrição no Concurso Público.
6. DAS PROVAS
6.1. DAS PROVAS, DAS NOTAS E DA CLASSIFICAÇÃO.
6.2. Os candidatos submeter-se-ão aos testes de que dispõe o programa das provas no item 7 deste Edital, que avaliarão as aptidões e o desempenho na função que pretendem exercer.
6.3. Prova Objetiva (PO) de múltipla escolha, com quatro alternativas, sendo apenas 1 (uma) única alternativa correta, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada para todos os candidatos.
6.3.1. Serão considerados aprovados todos os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na nota da prova objetiva.
6.3.2. A prova objetiva terá pontuação de 0,00 (zero) a 10,00 (dez), utilizando-se 02 (duas) casas decimais após a vírgula, cuja nota será obtida mediante ao cômputo de acertos, tendo em vista que cada questão valerá o disposto no item 7.2.2.
6.4. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada destas provas.
6.5. Para todos os cargos a Nota Final será: PO = 100% da NF.
Entenda-se:
PO = Prova Objetiva
NF = Nota Final
7. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
7.1. A PROVA OBJETIVA SERÁ REALIZADA NO DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2023. OS CANDIDATOS DEVERÃO COMPARECER AO LOCAL DA PROVA OBJETIVA COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA, MUNIDOS DE DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO E CANETA ESFEROGRÁFICA COM TINTA AZUL MARINHO OU PRETA E TUBO TRANSPARENTE.
7.1.1. O LOCAL E HORÁRIO DA PROVA OBJETIVA SERÁ DIVULGADO JUNTAMENTE COM A HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, PODENDO INCLUSIVE SER REALIZADO PROVA OBJETIVA EM CIDADES LIMÍTROFES DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ.
7.1.1.1. Os candidatos devem reservar o período matutino e vespertino para realização da prova, pois poderá ser realizada em dois períodos dependendo do número de candidatos inscritos.
7.1.2. Após a publicação do local da prova objetiva, o candidato poderá imprimir seu cartão de confirmação de inscrição, o qual terá todas as informações pessoais, endereço e sala de realização da prova. Para acessar o cartão o candidato deve fazer o login na “Área do Candidato” e clicar em “CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO”.
7.2. Na realização da prova objetiva, o candidato deverá observar os aspectos, sob pena de desclassificação do certame:
7.2.1. Comparecer no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início da mesma, portando, obrigatoriamente, documento de identidade com foto e caneta esferográfica, de corpo transparente, com tinta azul marinho ou preta.
7.2.1.1. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), podendo ser físico ou digital, na forma da lei.
7.2.1.2. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem foto, CPF, ou qualquer outro documento sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis ou não identificáveis.
7.2.1.3. Não será permitido a aglomeração, circulação de candidatos após adentrarem ao local de prova, sendo obrigatório dirigir-se diretamente a sala destinada a realização da prova.
7.2.1.4.O candidato deverá permanecer em sala por um período mínimo de 60 minutos sob pena de desclassificação.
7.2.1.5. O tempo total de aplicação das provas objetivas incluem a entrega das provas e cartões resposta.
7.2.2. As provas objetivas terão 40 questões, distribuídas da forma abaixo:
PARA TODOS OS CARGOS
CONTEÚDO |
QUANTIDADE |
ORDEM |
VALOR |
LÍNGUA PORTUGUESA |
10 |
01 A 10 |
0,20 |
INFORMÁTICA |
05 |
11 A 15 |
0,20 |
MATEMÁTICA |
05 |
16 A 20 |
0,20 |
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS |
20 |
21 A 40 |
0,30 |
TOTAL |
40 |
|
10,00 |
7.2.2.1. Os programas das provas objetivas estão descritos no Anexo II do presente Edital.
7.2.3. Durante ou após a realização da prova não será permitido ao candidato, sob pena de ser excluído do Concurso Público:
7.2.3.1. A consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de lápis, borracha, máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, transmissores, receptores e ou ainda qualquer equipamento elétrico ou eletrônico ou o porte de armamento, uso de medicamentos e óculos escuros (salvo por prescrição médica apresentada a um fiscal de sala antes do início da prova), chapéus ou bonés ou qualquer outro tipo de cobertura, (salvo indumentárias religiosas. O uso destas indumentárias só será permitido após a varrição feita por detector de metais);
7.2.3.2. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na presença de fiscal;
7.2.3.3. Fumar, ingerir alimentos;
7.2.3.4. Os pertences do candidato, inclusive aparelhos eletrônicos (desligados) deverão ser depositados em porta-objeto (invólucro lacrável), fornecido pelo fiscal antes de entrar na sala, devendo este ser mantido o tempo todo embaixo da carteira, longe do alcance do candidato. A empresa Acesse Concursos não se responsabilizará por perda ou extravio destes objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, tampouco por danos neles causados.
7.2.3.4.1. Durante a realização da prova, a simples posse, mesmo que desligado, ou uso de qualquer material, objeto ou equipamento não permitido, no local da prova, corredor ou banheiros, configura tentativa de fraude e implicará na exclusão do candidato do certame, sendo atribuída nota zero às provas já realizadas. Caso o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico emita qualquer som dentro da sala de realização da prova, este será recolhido pelo fiscal e entregue a coordenação, para verificar se o mesmo estava ligado. Comprovado que o celular ou equipamento eletrônico esteja ligado, o candidato será eliminado, por estar de posse de um equipamento ligado.
7.2.3.5. Ter comportamento agressivo e descortês com qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.
7.2.3.6. O candidato que tumultuar, interromper ou prejudicar de alguma forma a aplicação da prova será desclassificado do Concurso Público.
7.2.3.7. O candidato poderá, para atender às normas de segurança, ser filmado, fotografado e/ou submetido à revista pessoal e/ou de seus pertences, à varredura eletrônica e/ou identificação datiloscópica.
7.2.3.8. Os candidatos que terminarem a prova não poderão utilizar os banheiros que são destinados ao uso dos candidatos em prova.
7.2.3.8.1. Os candidatos em prova, serão submetidos a varredura, por detector de metal, todas as vezes que utilizarem o banheiro.
7.2.3.9. Água só será permitida se estiver em embalagem transparente sem qualquer etiqueta/escrita ou rótulo;
7.2.4. Em hipótese alguma haverá segunda chamada após o horário de início da prova, nem a realização de prova fora do horário e local marcado para todos os candidatos, sendo de responsabilidade do candidato comparecer ao local da(s) prova(s) no horário definido;
7.2.4.1. A empresa Acesse Concursos e a Câmara de Vereadores não se responsabilizam por qualquer ônus ou intempérie que impossibilite a chegada do candidato no local da prova mesmo que haja reaplicação de qualquer das provas.
7.2.5. Os envelopes contendo as provas e os cartões respostas, serão abertos na presença de 03 (três) candidatos, que comprovarão os respectivos lacres, juntamente com o fiscal, o termo de abertura dos mesmos;
7.2.5.1. Está incluso no tempo de realização da prova, ou seja, o início da prova, as orientações, entrega de cartão resposta e do caderno de prova.
7.2.6. O candidato receberá, para realizar a prova, caderno de prova e cartão-resposta para o cargo inscrito, sendo responsável pela conferência dos dados e pela verificação se o caderno de prova está completo, sem falhas de impressão e se corresponde ao cargo para o qual se inscreveu.
7.2.6.1. O caderno de prova é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO no CARTÃO RESPOSTA.
7.2.7. A ocorrência de qualquer divergência (falha de impressão), no cartão resposta ou caderno de prova, deve ser comunicada imediatamente ao fiscal de sala, para que a coordenação possa realizar a substituição.
7.2.8. Não serão substituídos cartões respostas ou cadernos de provas por erro do candidato, tendo em vista sua codificação, nem atribuídos pontos às questões não assinaladas, ou marcadas com mais de uma alternativa, emendas ou rasuras, a lápis ou com caneta esferográfica de tinta com cor diversa das estabelecidas ou em desacordo com as instruções contidas no caderno de provas e ou cartão resposta.
7.2.8.1. A correção das provas será feita por meio eletrônico - leitura ótica, sendo o CARTÃO-RESPOSTA o único documento válido e utilizado para esta correção. Este deve ser preenchido com bastante atenção. O candidato é o único responsável pela entrega do mesmo devidamente assinado e preenchido conforme orientações contidas no caderno de provas e no cartão resposta. A não entrega do cartão de respostas implicará a automática eliminação do candidato do certame.
7.2.8.2. Serão considerados sem efeito os cartões-respostas entregues sem a assinatura do candidato, sendo este considerado eliminado do certame.
7.2.9. AO TERMINAR A PROVA, O CANDIDATO ENTREGARÁ AO FISCAL DE SALA O CARTÃO-RESPOSTA DEVIDAMENTE PREENCHIDO E ASSINADO.
7.2.9.1. Os candidatos poderão levar o caderno de prova.
7.2.10. Após a realização da prova, o candidato deverá afastar-se imediatamente do local sob pena de desclassificação. O candidato que não concluiu a prova não poderá comunicar-se com os candidatos que já a efetuaram;
7.2.11. No local da prova, os 03 (três) últimos candidatos permanecerão até o último concluir, os quais assinarão o termo de encerramento, juntamente com os fiscais.
7.2.11.1. Caso algum dos 03 (três) últimos candidatos não permanecer na sala, ausentando-se de forma voluntária, antes do encerramento, este será considerado desistente e eliminado deste certame.
7.2.12. No local da prova objetiva, bem como em demais provas aplicadas no certame, não será permitida a permanência de familiares, ou de qualquer outra pessoa que não for candidato, fiscal ou membro da comissão, nas dependências do local de aplicação da prova, inclusive candidatos que encerrarem a prova. Salvo condições expressas no item 4.8.2 deste edital.
7.3. Na hipótese de ocorrer anulação de questões, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos, com efeito erga omnes e em caso de alteração de gabarito, os cartões respostas de todos os candidatos serão corrigidos com as devidas alterações.
7.3.1. Os envelopes contendo os cartões-respostas serão entregues, pelos fiscais, à Comissão Executora do Concurso Público.
7.4. Ocorrendo empate na classificação final, dar-se-á preferência, pela ordem, ao candidato:
7.4.1. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completados até o último dia da inscrição neste Concurso Público, de acordo com o previsto no parágrafo único do art. 27 da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 e alterações – Estatuto do Idoso;
Para os demais candidatos será:
1º Que obtiver melhor nota na prova de Conhecimentos específicos;
2º Que obtiver melhor nota na prova de Língua Portuguesa;
3º Que obtiver melhor nota na prova de Matemática;
4º Que obtiver melhor nota na prova de Informática;
5º Que tiver maior idade.
7.5. Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados os critérios acima, o desempate se dará através do sistema de sorteio pela Loteria Federal, conforme segue:
7.5.1. Os candidatos empatados serão ordenados de acordo com seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da loteria federal imediatamente anterior ao dia da efetiva realização da prova objetiva, segundo os critérios a seguir:
a) Se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será crescente;
b) Se a soma dos algarismos da loteria federal for ímpar, a ordem será decrescente.
7.6. O não comparecimento do candidato, na forma disposta no item 7.1, implicará sua desclassificação do Concurso Público.
8. DOS RECURSOS
8.1. Serão admitidos os seguintes recursos:
8.1.1. Da impugnação do presente edital;
8.1.2. Do não deferimento do pedido de isenção;
8.1.3. Do não deferimento do pedido de inscrição;
8.1.4. Da formulação das questões e da discordância com o gabarito da prova;
8.1.5. Da nota da prova objetiva;
8.1.6. Da classificação provisória.
8.2. A impugnação a este Edital poderá ser efetuada por qualquer cidadão, no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a sua publicação, mediante requerimento PROTOCOLADO junto ao Departamento de Administração, da Câmara de Vereadores de Corupá.
8.3. Os demais recursos deverão ser feitos exclusivamente através do sítio da empresa Acesse Concursos LTDA–www.acesseconcursossc.com.br no campo RECURSOS, disposto na área referente a este Concurso Público. Não serão aceitos recursos via postal, via correio eletrônico, via fax ou fora do prazo preestabelecido.
8.4. Somente serão aceitos, analisados e julgados recursos fundamentados, com argumentação lógica e consistente, com apresentação de bibliografia no caso de recurso contra questões, ou seja, obrigatoriamente deverá conter: CONTESTAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E REFERÊNCIA.
8.4.1. Durante o prazo de recurso contra formulação das Questões, o candidato poderá acessar o caderno de prova na aba documentos/recursos, escolher a opção provas, que estará disponível durante o prazo do referido recurso.
8.4.2. Durante o prazo de recurso contra nota da prova objetiva, o candidato poderá acessar o cartão resposta na área restrita do candidato, que estará disponível durante o prazo do referido recurso.
8.4.3. O cartão resposta e o caderno de prova não serão enviados por e-mail ou qualquer outra forma de envio, visto que o candidato terá acesso na forma descrita acima.
8.5. A Banca Examinadora da Entidade Executora do presente Concurso Público constitui-se em última instância para recurso administrativo, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.
9. DOS REQUISITOS PARA NOMEAÇÃO
9.1. Para a investidura no cargo, o candidato aprovado deverá, obrigatoriamente, preencher os requisitos a seguir:
a) Ter nacionalidade brasileira ou equivalente;
b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
c) Ter aptidão física e mental, demonstrada por atestado médico e dos demais documentos de que trata este Edital, os quais são de responsabilidade do candidato;
9.1.1. Deverá apresentar:
a) Habilitação mínima exigida pelo Edital;
b) Carteira de Identidade;
c) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
d) Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
e) Carteira de Reservista ou equivalente (somente para os candidatos do sexo masculino);
f) Comprovante de escolaridade e da formação exigida para o cargo;
g) Certidão de nascimento dos filhos menores até 21 anos ou dependentes do IRRF;
h) Certidão de nascimento e carteirinha de vacinação dos filhos menores de 14 anos;
i) Certidão de casamento ou união estável;
j) 01 foto 3x4
k) PIS/PASEP (frente e verso);
l) Cópia da Carteira de Trabalho (frente e verso);
m) Comprovante de endereço;
n) Registro no Conselho de Classe, quando for o caso.
o) Certidão de Antecedentes criminais https://esaj.tjsc.jus.br/sco/abrirCadastro.do
9.2 A nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público dar-se-á conforme a Legislação Vigente do Município de Corupá/SC.
9.3. Os documentos acima elencados deverão ser apresentados em original com a respectiva cópia, para autenticação no local.
10. DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO E DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1. Este Concurso Público terá validade de até 02 (dois) anos, a contar de sua homologação final, podendo ser prorrogado por igual período.
10.2. A aprovação no Concurso Público não assegura ao candidato a nomeação imediata, mas apenas a expectativa de ser nomeado de acordo com as necessidades da Câmara de Vereadores, respeitada a ordem de classificação.
10.3. A convocação e nomeação dos candidatos aprovados será única e exclusivamente de competência da Câmara de Vereadores. O Setor de Recursos Humanos fará a convocação por meio de telefone, e-mail, e publicação no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM-SC).
10.4. O candidato que não comparecer no prazo estipulado na convocação para assumir a vaga será eliminado deste certame, bem como comparecer e não assumir a vaga, não sendo possível sua reclassificação ou solicitação de ser inserido ao final da lista de aprovados.
11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. A lista de inscritos, o gabarito da prova objetiva, a lista de classificados e decisões resultantes de recursos e demais atos provenientes deste Edital de Concurso Público, serão publicados no quadro de publicações oficiais da Câmara de Vereadores e nos sítios www.acesseconcursossc.com.br e https://camaracorupa.atende.net/
11.2 - A homologação do Concurso Público far-se-á em uma única lista, indicando à classificação dos candidatos concorrentes as vagas de Pessoas Com Deficiência, indicando a sua classificação na ordem ordinal, respeitando o exposto no item 3.9 deste edital e classificação de candidatos concorrentes às vagas de ampla concorrência.
11.3. Itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstâncias que serão mencionadas em Editais devidamente publicados.
11.4. Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões do Concurso Público, sendo a Comissão Executora competente também para julgar, em decisão irrecorrível e soberana, quaisquer que sejam os recursos interpostos pelos candidatos, na esfera administrativa.
11.5. Integram o presente Edital os seguintes Anexos:
11.5.1. Anexo I – Quadro de cargos, vagas, vencimentos, carga horária e habilitação mínima exigida;
11.5.2. Anexo II – Conteúdo Programático da Prova Objetiva;
11.5.3. Anexo III – Declaração para Pessoas Com Deficiência;
11.5.4. Anexo IV – Atribuição dos Cargos.
Corupá, 10 de outubro de 2023.
JULIANO MILLNITZ
Presidente da Câmara de Vereadores
ANEXO I QUADRO DE CARGOS, VAGAS, VENCIMENTOS, CARGA HORÁRIA E HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA. |
||||||
CARGO |
VAGAS |
CH |
PROVA |
HABILITAÇÃO MÍNIMA |
VENCIMENTO BASE |
|
AC |
PCD |
|||||
Assistente Administrativo (a) |
01 |
-- |
35h |
Objetiva |
Ensino Médio. |
R$ 3.151,68 |
Contador (a) |
01 |
-- |
20h |
Objetiva |
Técnico com registro no CRC. |
R$ 4.802,11 |
CR = CADASTRO RESERVA
AC= AMPLA CONCORRÊNCIA
PCD = PESSOA COM DEFICIÊNCIA
CH = CARGA HORÁRIA SEMANAL
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO COMUM PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA: As palavras de relação – Estrutura do período, da oração e da frase – Concordância nominal e verbal – Regência nominal e verbal – Colocação pronominal – Ortografia, acentuação e pontuação. Sintaxe – Morfologia – Classes de Palavras – Manual de Redação da Presidência da República: CAPÍTULOS I - II e III. Interpretação de texto.
INFORMÁTICA: Conhecimentos em Informática: MS-Windows 7 ou versões mais recentes: área de trabalho, área de transferência, ícones, barra de tarefas e ferramentas, comandos e recursos; unidades de armazenamento; conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; visualização, exibição e manipulação de arquivos e pastas; uso dos menus, programas e aplicativos; painel de controle; interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010 ou versões mais recentes. MS-Word 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; editoração e processamento de textos; propriedades e estrutura básica dos documentos; distribuição de conteúdo na página; formatação; cabeçalho e rodapé; tabelas; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; envelopes, etiquetas, mala-direta; caixas de texto. MS-Excel 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; funcionalidades e estrutura das planilhas; configuração de painéis e células; linhas, colunas, pastas, tabelas e gráficos; formatação; uso de fórmulas, funções e macros; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; controle de quebras e numeração de páginas; validação de dados e obtenção de dados externos; filtragens e classificação de dados. Correio Eletrônico: comandos, atalhos e recursos; uso do correio eletrônico; preparo e envio de mensagens; anexação de arquivos; modos de exibição; organização de e-mails, gerenciador de contatos. Internet: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos dos principais navegadores; navegação e princípios de acesso à internet; downloads; conceitos de URL, links, sites, vírus.
MATEMÁTICA:
Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade volumétrica, massa, ângulo e tempo; Regra de Três (simples, composta), razões e proporções; Matemática Financeira: Juros simples e compostos, área volumétrica, medidas de tempo, velocidade e distância. Média, moda e mediana. Frações. Operações com Frações.
CONTEÚDO ESPECÍFICO POR CARGO
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (A)
Administração Pública. Princípios e Poderes da Administração Pública. Atos Administrativos. Processo e procedimento administrativo. Serviços Públicos. Generalidades Administrativas. Correspondência Oficial. Leis de Licitações e Contratos Vigentes. Conhecimento de arquivo. Redação administrativa: carta comercial, requerimento, circular, memorando, ofícios, telegrama. Correio eletrônico. Conhecimento das rotinas de expedição de correspondência. Manual de Redação da Presidência da República disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Projetos de lei, portarias, decretos. Conhecimentos gerais das rotinas administrativas. Noções de Gestão Pública. Lei de Responsabilidade Fiscal. Planejamento Estratégico. Constituição Federativa do Brasil, artigos 5º, 37, 38, 39 e 40. Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Corupá.
CONTADOR (A)
A Administração Pública e seus princípios. Contabilidade Pública: Conceitos e objetivo da Contabilidade Pública. Campo de atuação, regimes adotados pela contabilidade pública, Exercício financeiro. Receitas Públicas: Classificação econômica - receita orçamentária e extra orçamentária. Estágio das Despesas: Empenhamento. Liquidação e Pagamento. Tipos de empenho de despesas: Ordinário Global, Estimativo. Despesas por adiantamento. Restos a Pagar e processados não processados, pagamentos de Restos a Pagar. Sistemas de Contabilização. Leis de Licitações e Contratos Vigentes. Princípios, Compras e Modalidades. Geração e Execução da Despesa Pública. Ética no ambiente de trabalho e na vida pessoal; Rotinas e funções da tesouraria; Lei Federal nº 4.320/1964 - Orçamento, Lei Complementar nº 101-2000 – Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal; Código Tributário Nacional; Tributos; Tarifas e Preços Públicos; Constituição Federal: Art. 1º até Art. 41 e Art. 157 até Art. 181. LOA, LDO, PPA. Conceitos e generalidades em recursos humanos na administração pública. Folha de pagamento. Estrutura e planejamento de recursos humanos. Tendências contemporâneas das práticas de administração de recursos humanos. Manual de Contabilidade Aplicada Ao Setor Público (9ª Edição). Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Corupá.
ANEXO III
DECLARAÇÃO PARA CANDIDATOS PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO |
|
NOME DO CANDIDATO: |
|
CPF: |
|
RG: |
|
CARGO PRETENDIDO: |
|
DECLARAÇÃO
Declaro, para os devidos fins, conforme item 3.2 “d” do Edital nº ________________ do município ___________________________________________________ para que surta os efeitos legais que:
1 - A necessidade especial que possuo não me impossibilita de exercer as atribuições do cargo acima mencionado;
2 - Fico impedido de usufruir da condição de portador de necessidades especiais para, posteriormente, requerer readaptação ou aposentadoria.
Informo, ainda, as condições de que necessito para realização das provas, sob pena de não ser atendido a solicitação caso o candidato não informe nesta declaração, inclusive tamanho da fonte em caso de solicitação de prova ampliada.
Fonte ________.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
_______________________________________________, _____ de ______________ de 20___.
_______________________________
Assinatura do Candidato
ENVIAR JUNTO COM A DOCUMENTAÇÃO PCD
ANEXO IV
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (A)
Execução de serviços de natureza administrativa e burocrática, como conferência de documentos, serviços de preparação e redação de correspondências, pedidos, informativos; serviços relativos ao setor de recursos humanos, além da organização e arquivamento dos documentos pertinentes.
CONTADOR (A)
Coordenação e execução das atividades financeiras e orçamentárias de despesas, de elaboração e de supervisão, controle e execução do orçamento da Câmara e demais atribuições que lhe forem outorgadas em função de seu grau profissional.
Requerimento pede atendimento volante do cartório eleitoral em Corupá
Requerimento pede atendimento volante do cartório eleitoral em Corupá
O município de Corupá, deverá ter atendimento volante da Justiça Eleitoral, ainda este ano. A Câmara de Vereadores aprovou requerimento apresentado pelo vereador Lairton Hartmann Muller, assinado por todos os parlamentares, a ser encaminhado para a 87ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul, solicitando o atendimento aos eleitores da cidade, de 21 a 24 de novembro.
A dificuldade de acesso à internet e transporte até a cidade vizinha são argumentos que estão no requerimento para solicitar o atendimento. Biometria, primeiro título, transferência, regularização e novos títulos, são alguns dos serviços que o cartório eleitoral fará em Corupá, na Câmara de Vereadores. Conforme o vereador, a ideia surgiu durante uma assembleia da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu).
-Imagem: vereador Lairton Hartmann Muller
Conversa com os vereadores (17-10-2023)
Conversa com os vereadores (17-10-2023)
O vereador Alfredo Gramm Sobrinho, foi o entrevistado no programa Conversa com os vereadores, na rádio Nossa FM, nesta terça-feira (17). Ele falou sobre o Conselho Deliberativo do Vereador, formatura dos Bombeiros Voluntários, prazo de cadastramento dos municípios atingidos por enchentes no novo PAC do governo federal, alterações no trânsito no centro da cidade.
Reunião expõe problemas enfrentados pelos autistas e seus pais em Corupá
Reunião expõe problemas enfrentados pelos autistas e seus pais em Corupá
Cerca de 20 pessoas, entre eles os vereadores Loacir Campregher e Bernadete Correa Hillbrecht, participaram de uma reunião organizada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, na sede do legislativo, com os pais de crianças autistas de Corupá. A intenção, conforme o vereador Alfredo, foi ouvir eles, saber quais problemas estão enfrentando e procurar soluções, criando políticas públicas.
Entre as situações relatadas está a falta de terapeuta ocupacional, profissional contratado pela prefeitura e cujo serviço não está mais sendo oferecido devido ao fim do contrato. O vereador conversou como secretário Municipal de Saúde, César Rabock, que prometeu solucionar a situação em breve. A contratação de um psicólogo para atender os pais de crianças autistas foi outra reivindicação apresentada na reunião, além da solicitação de capacitação dos professores que atendem estas crianças nas escolas municipais e do espaço pequeno em salas de aula, fora do padrão de metragem e em L.
Também chamou atenção, a informação dos pais que, a carteira de autista confeccionada em Corupá, não é aceita no transporte coletivo da cidade. “Vamos atrás disso, porque eles aceitam a carteira de autista confeccionada em Jaraguá do Sul e a nossa não”, diz o vereador Alfredo.
-Imagem ilustrativa: https://images.app.goo.gl/KVJ4DSFfdBm51E6r5
Ações do documento