Notícias
Presidente recebe integrantes do grupo União da Terceira Idade
Integrantes da diretoria do grupo União da Terceira Idade, visitaram o presidente do legislativo corupaense, Felipe Rafaeli Rodrigues, quando falaram do trabalho, cuidados em eventos, ações realizadas com os participantes e a importância dos encontros para a saúde mental dos idosos. Aproveitaram para solicitar apoio da Câmara de Vereadores para a questão da regularização da documentação do grupo, que já está sendo encaminhada pela diretoria. “Com a oficialização do grupo, novos eventos serão realizados e com total apoio nosso”, garante Felipe.
PROJETOS, INDICAÇÕES E MOÇÕES APROVADAS NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07/02/2022
PROJETOS, INDICAÇÕES E MOÇÕES APROVADAS NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 07/02/2022
Sessão presidida pelo 1º secretário da mesa diretora, Benjamin Tamanini (MDB), uma vez que o presidente, Felipe Rafaeli Rodrigues, cumpria isolamento por conta da Covid.
PROJETOS DE LEI
-Projetos de lei nº 01/2022 e nº 02/2022, autoria Executivo, que autorizam a abertura de créditos adicionais especiais e da outras providências. As matérias foram aprovadas por unanimidade.
INDICAÇÃO
-Indicação nº 03/2022, vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT): para que o Executivo Municipal, através do setor competente da municipalidade, realize a manutenção periódica e higienização dos contentores de lixo instalados em nossa cidade, em 2020. São 40 contentores – 30 deles instalados na área urbana e 10 na área rural do Município de Corupá, em pontos estratégicos. São contêineres verdes, com capacidade de mil litros cada um. Justificativa: a manutenção periódica visa prevenir maiores danos aos contentores ,para que não acabem inviabilizando seu uso, bem como, a limpeza periódica tem por objetivo evitar mal cheiro nestes locais e a desagradável proliferação de insetos, lembrando que estes, estando em boas condições de uso, facilitam e muito o trabalho dos garis e dos caminhões coletores de lixo e mantém, ainda, lixo fora do alcance de animais, prevenindo que não fique espalhado pelas ruas do município.”
MOÇÕES
Aprovadas duas Moções de Aplausos assinadas por todos os vereadores.
-Aos alunos, professores e escolas premiadas na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas:
Medalha de Ouro: 01 Eduardo Gabriel Benkendorf: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira Medalha; Medalha de Prata: 01 Brenda Giacomozzi Riedtmann: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira Medalha de Bronze: 02 Karoliny Daiana Cieply: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira Letícia Moretti: Escola Municipal Francisco Mees
Professores (as): Professora de matemática Simone Eidt, que deu início ao trabalho da OBMEP na Escola Aluísio, e demais professores de matemática: Professora Rubia Hafemann da Escola Francisco Mees e Aluísio Carvalho de Oliveira Jully Elizabet Prawutski, da Escola Municipal São José, Raquel de Jesus Basso, da Escola São José, José Lucas Engel, da Escola Aluísio e Jamile Oliveira Mussi de Souza, da Escola José Pasqualini.
-Moção de Aplausos para Mariana Furtado Bergmann, premiada neurocientista. Como toda criança nascida em Corupá, sempre estudou em Escola Pública, tendo concluído o ensino fundamental na Escola de Educação Básica Teresa Ramos; Mariana, é filha de Emanuela e Vilmar, tendo Ana Clara como irmã caçula. Ela fez iniciação científica, tendo como professora a também corupaense Cristina Aparecida Jark Stern; Em 2020 participou da XLIII (43ª - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências em comportamento), contando com conferencias, com participação de neurocientistas nacionais e internacionais, ficando surpresa quando recebeu o prêmio de jovem neurocientista naquele evento; Em 2021, junto com seus colegas Heloísa, Ana Maria, Jeferson e Cristina, foram agraciados com Menção Honrosa na XLIV (44ª - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento), que aconteceu on-line entre 05 e 09 de outubro de 2021.
Njk1MjUzMWEz
Vereador renuncia à presidência do legislativo corupaense e nova eleição está marcada para o dia 21
Vereador renúncia à presidência do legislativo corupaense e nova eleição está marcada para o dia 21
Após ficar 14 dias na presidência do legislativo de Corupá – assumiu em 1º de fevereiro - o vereador Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), renunciou ao cargo e retorna para a secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social. Com isso, o primeiro secretário, vereador Benjamin Tamanini (MDB), assumiu o cargo de presidente em exercício e convocou os vereadores para eleição da mesa diretora para a próxima sessão, dia 21, conforme determina o Regimento Interno do legislativo.
A renúncia faz parte de um acordo político firmado entre lideranças do MDB, PSDB, PSD, PP e União Brasil, para compartilhar os 4 anos na presidência da Câmara de Vereadores e, por isso, a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), renunciou ao cargo de presidente no dia 1º de fevereiro. Com isso, o vereador Felipe, que era o vice-presidente e estava licenciado, retornou ao legislativo, assumiu a presidência e agora confirmou o cumprimento do acordo político, renunciando ao cargo, pedindo licença e retornando à prefeitura. No pronunciamento, Felipe destacou o cumprimento do acordo político firmado entre partidos de oposição e situação.
Edital de convocação para eleição
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/22
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES DE CORUPÁ/SC PARA O EXERCÍCIO DE 2022.
O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CORUPÁ – ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe confere o Art.7, Parágrafo 6º da Resolução nº 005/2000 – REGIMENTO INTERNO, CONVOCA os Vereadores e Vereadora para participarem da eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Corupá/SC, no exercício de 2022, de acordo com as seguintes normas:
1) DATA E LOCAL DA ELEIÇÃO:
A eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Corupá/SC para o exercício de 2022, será realizada no dia 21 de Fevereiro de 2022, de forma imediata a sessão ordinária marcada para as 19:00 horas do mesmo dia, no Plenário Haroldo Kuhl, localizado na Rua Padre Vicente Schmitz, n.º 45, Centro, Cidade de Corupá /SC. (§ 1º do Art. 5 da Resolução 005/2000 – Regimento Interno).
2) HORÁRIO, PRAZO E CONDIÇÕES PARA REGISTRO DAS CHAPAS:
2.1) O horário e o prazo para registro de chapas dar-se-á, até as 18:50 horas do dia 21 de Fevereiro de 2022, e deve ser protocolado junto a Diretoria de Expedientes da Câmara de Vereadores de Corupá / SC.
2.2) Estando presente a maioria dos Vereadores, O Presidente da Sessão iniciará o processo de votação, pedindo aos Líderes que encaminhem à Mesa, para registro, o acordo de lideranças ou as chapas completas e, aos candidatos avulsos, o registro de seus nomes, que serão lidos pelo Secretário “ad hoc”. O acordo de lideranças, na composição da chapa, atende ao direito constitucional da proporcionalidade dos partidos políticos ou dos blocos parlamentares, procedendo-se as eleições (Art.5º Parágrafos 1º e 3º da Resolução 005/2000 – Regimento Interno).
3) DISPOSIÇÕES FINAIS:
3.1) A votação será aberta através de chamada nominal presidida pelo Vereador (a) que houver presidido a Câmara Municipal mais recentemente. (Art.4º, Parágrafo 1º da Resolução 05/2000 – RI);
3.2) O processo eleitoral só poderá ser realizado com a presença da maioria absoluta dos membros da Câmara. (Art.5º, Parágrafo 1º da Resolução 05/2000 – Regimento Interno).
3.3) Será considerada vencedora a chapa que conseguir a maioria absoluta dos votos válidos . (Art5º , Parágrafo 8º da Resolução 05/2000 – RI).
3.4) A apuração será feita pelo Secretário ou ad hoc, que procederá a contagem dos votos e comunicará ao Presidente, que pronunciará o resultado final da votação, declarando vencedora a chapa que obtiver a maioria dos votos (Art.5º, Parágrafo 8º da Resolução 05/2000 - RI).
3.5) Os novos membros da Mesa Diretora tomarão posse imediatamente após a proclamação do Resultado, os quais serão empossados pelo presidente da sessão. ( Art. 5º, Parágrafo 9º da Resolução nº05/2000 – RI).
Corupá, 15 de fevereiro de 2022
VEREADOR BENJAMIN TAMANINI
Presidente em Exercício da Câmara de Vereadores de Corupá/SC.
Vereador cobra explicação e secretário diz que empresa só promete e não abre o Parque Rota das Cachoeiras em Corupá
Fechado há cerca de dois anos e meio, o Parque Rota das Cachoeiras, na localidade do Rio Novo, interior de Corupá, é um dos maiores pontos turísticos da cidade e atrai milhares de pessoas anualmente. Com o fechamento e a consequente ausência de turistas, alguns setores da economia da cidade sente a perda de receitas. O assunto foi abordado pelo vereador Juliano Millnitz (União Brasil), durante sessão, quando afirmou que este é o maior atrativo turístico da cidade e questionou quando o parque será reaberto. “Até quando seremos enrolados?”, perguntou o vereador.
Para responder ao vereador e a população local e regional, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Loriano Rogério Costa, participou da sessão do legislativo desta segunda-feira (14). Destacou que a promessa de reabertura era para novembro, depois ficou para dezembro, daí em janeiro e não foi cumprida. “A gente vai na conversa, se a gente não tiver resultado, a gente vai em uma outra conversa”, ameaçou o secretário. Disse ainda que uma das dificuldades da reabertura é a venda e a terceirização da área onde está o parque, que ainda está em trâmite.
Câmara de Vereadores de Corupá elege novo presidente na próxima segunda-feira (21)
A Câmara de Vereadores de Corupá, publicou nesta terça-feira (15), o edital de convocação dos vereadores para a eleição da mesa diretora para o restante do exercício de 2022. A eleição acontece no dia 21 (segunda-feira), às 19h, em sessão especial do legislativo. A convocação é assinada pelo presidente em exercício, vereador Benjamin Tamanini (MDB) e estabelece o horário das 18h50, para o registro de chapas na Diretoria de Expedientes do legislativo, conforme determina o regimento interno.
A eleição da nova mesa diretora deve-se a um acordo político-partidário entre lideranças dos partidos PP, MDB, PSD, PSDB e União Brasil, que estabeleceu um rodízio nos cargos, principalmente de presidente, para os quatro anos desta legislatura. A vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), eleita para 2021 e 2022, renunciou no início deste ano, assumindo Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), que era o vice-presidente. Ele também renunciou e retornou para o cargo de secretário Municipal de Saúde e Bem Estar Social, ocasionando a realização de uma nova eleição.
Hospital São José mostra em números a melhoria no atendimento do PA 24h de Corupá
Hospital São José mostra em números a melhoria no atendimento do PA 24h de Corupá
A direção do Hospital e Maternidade São José, de Jaraguá do Sul, apresentou aos vereadores de Corupá, uma prestação de contas dos atendimentos e melhorias realizadas no Pronto Atendimento 24h (PA 24h), relativos a três meses (novembro e dezembro de 2021 e janeiro deste ano). Participaram da sessão, o diretor geral Mauricio José Souto Maior, gerente assistencial Renan Urach, e o coordenador do Pronto Atendimento Diego Eilert. Através de slides, os vereadores tiveram conhecimento dos números relativos aos atendimentos e melhorias desde novembro, quando o hospital assumiu a direção do PA.
Em relação aos atendimentos feitos à população, chamou a atenção os casos não urgentes durante o dia, que somam 87%, contra 13% de urgência e emergência. Atendimentos: atendimento global, atendimentos por nível de urgência, tempo de espera para acolhimento, número de atendimentos por urgência, emergência, não urgente (87%), perfil epidemiológico, média de atendimentos dia/mês, atendimento médico por hora, origem dos atendimentos (bairro), exames laboratoriais, exames de Raio-X.
Melhorias
Entre as melhorias destaca-se o Laboratório e Raio-X 24h, que proporcionou agilidade no diagnóstico médico, maior assertividade no tratamento e diminuição de transportes para unidades de referência. A equipe do PA ganhou o reforço técnico de enfermagem, auxiliar de higienização, assistente administrativo e assistente administrativo da farmácia. Já a centralização da farmácia está possibilitando maior segurança no controle de medicamentos potencialmente perigosos, diminuição de desperdícios, agilidade no fluxo de dispensação de medicamentos e melhoria no controle de estoque. Além de todas essas melhorias, houveram avanços na estrutura física e tecnológica, com a implementação de rotinas de testagem diária dos equipamentos de atendimento à emergências, rotinas de calibração dos equipamentos, implantado cronograma de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e estrutura física, além da nova pintura da fachada do prédio, em parceria com a Associação Empresarial.
Em três meses de administração do PA 24h, os atendimentos aumentaram em 28%, passando de 2170 para 3001. Outro fator positivo apresentado durante a explanação do coordenador do Pronto Atendimento, Diego Eilert, é sobre o tempo de espera para acolhimento, que baixou de 15 minutos para 13 minutos.
Vereadores aprovam abertura de créditos adicionais suplementares para pavimentação de ruas e compra de veículo pela prefeitura de Corupá
Vereadores aprovam abertura de créditos adicionais suplementares para pavimentação de ruas e compra de veículo pela prefeitura de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou em votação única, projeto de lei ordinária 03/2022, autoria do Executivo Municipal, que autoriza a prefeitura a abrir créditos adicionais suplementares até o valor de 2,5 milhões (dois milhões e quinhentos mil reais). Os recursos, conforme mensagem da Administração Municipal no projeto de lei, serão utilizados na pavimentação de diversas ruas e também na compra de veículo para a Secretaria de Infraestrutura. O projeto de lei recebeu parecer favorável das comissões de finanças, fiscalização e orçamento, e legislação, justiça e redação, sendo aprovado por todos os vereadores. Para o presidente em exercício do legislativo corupaense, vereador Benjamin Tamanini (MDB), a pavimentação resolve problemas como pó, lama e reduz custo com conservação de ruas.
Legislativo corupaense terá Sessão Especial com homenagem para marcar o Dia Internacional da Mulher
Legislativo corupaense terá Sessão Especial com homenagem para marcar o Dia Internacional da Mulher
A Câmara de Vereadores de Corupá, fará uma Sessão Solene no dia 7 de março, para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A homenagem foi sugerida pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), através do requerimento nº 02/2022, aprovado por todos os vereadores. “É uma forma de motivar, valorizar e enaltecer o papel da mulher da nossa sociedade”, justifica a vereadora Bernadete.
Na Sessão Solene serão homenageadas duas mulheres de Corupá, um na área social e outra do serviço público municipal, como forma de reflexão sobre ganhos, perdas, e evolução social da mulher no nosso município, estado, país e no âmbito internacional. Bernadete afirma que, “temos mulheres de fibra em nossa cidade, que merecem ter seus nomes escritos não somente em uma placa de metal, mas também gravados em nossos corações”.
Vereadores aprovam homenagem pelos 31 anos da Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite
Vereadores aprovam homenagem pelos 31 anos da Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou um requerimento para marcar e homenagear o aniversário de 31 anos de existência da Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite. O requerimento proposto pelo vereador Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), foi assinado por todos os vereadores e apresentado na sessão conduzida por ele antes de pedir licença e retornar para o comando da secretaria de Saúde e Bem Estar Social. A sugestão é realizar a Sessão Solene de homenagem em maio.
A Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite, oferece 16 modalidades de instrumentos, tendo grupos artísticos como, Grupo experimental, Banda Municipal Jazz Band Elite, Grupo de acordeões, canto coral infanto juvenil e o canto adulto. Revendo a História da Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite, revemos também a história de Corupá, pois de uma forma informal a Banda Jazz Band Elite teve seu início em 1929, com a banda Linzmayer. A escola de música teve seu nascimento através da Lei nº 758. em 29 de maio de 1991. A escola busca elevar a cultura musical do município de Corupá e cidades vizinhas, realizando inúmeras apresentações dos mais diversos gêneros, participando ativamente dos eventos do município e região, como também em outras regiões do Estado de Santa Catarina e internacionalmente.
Vereador Benjamin Tamanini é eleito presidente do legislativo corupaense
Vereador Benjamin Tamanini é eleito presidente do legislativo corupaense
Em uma eleição tranquila, os vereadores de Corupá elegeram nesta segunda-feira (21), a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores. Benjamin Tamanini, vereador do MDB, que ocupava o cargo interinamente devido a renúncia do vereador licenciado Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), foi eleito presidente, para o exercício de 2022, vice-presidente Juliano Millnitz (União Brasil), 1º secretário Loacir Campregher (PP), e 2ª secretária Bernadete Correa Hillbrecht (PSD). Somente uma chapa foi inscrita – com 8 assinaturas - para a eleição e obteve os votos dos 9 vereadores. O presidente eleito Benjamin Tamanini (MDB), agradeceu a todos e destacou o cumprimento do acordo político-partidário, afirmando que vai trabalhar com transparência e diálogo.
A eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores deve-se a um acordo político-partidário entre lideranças dos partidos PP, MDB, PSD, PSDB e União Brasil, que estabeleceu um rodízio nos cargos, principalmente de presidente, para os quatro anos desta legislatura. A vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), eleita para 2021 e 2022, renunciou no início deste ano, assumindo Felipe Rafaeli Rodrigues (PSDB), que era o vice-presidente. Ele também renunciou, pediu licença como vereador e retornou para o cargo de secretário Municipal de Saúde e Bem Estar Social, ocasionando a realização de uma nova eleição.
O vice-presidente Juliano Millnitz (União Brasil), também destacou o acordo político e qualificou como um ato democrático, com os vereadores deixando o ego e o partidarismo de lado. Presidente da Executiva Municipal do PP e 1º secretário eleito da mesa diretora, vereador Loacir Campregher (PP), reafirmou a vontade dos vereadores de oposição, “querendo fazer acontecer, querendo que Corupá evolua”.
IMAGEM: Juliano Millnitz - Benjamin Tamanini - Bernadete Correa Hillbrecht – Loacir Campregher
Vereadores aprovam crédito adicional para pavimentação de ruas, compra de veículos, máquinas, equipamentos e imóveis de escola
Vereadores aprovam crédito adicional para pavimentação de ruas, compra de veículos, máquinas, equipamentos e imóveis de escola
Em sessão extraordinária, a primeira presidida pela nova mesa diretora - eleição aconteceu segunda-feira (21) – a Câmara de Vereadores de Corupá aprovou seis projetos de lei de autoria do Executivo Municipal, que tratam da abertura de créditos adicionais suplementares. O remanejamento de recursos dentro do orçamento e de contrapartida é de aproximadamente R$ 3 milhões (três milhões de reais).
-Projeto nº 04/2022:
Contrapartida financeira no valor de R$ 1.105.000,00 (Um milhão, cento e cinco mil reais), para projetos de pavimentação de vias públicas e aquisição de veículo para a Secretaria Municipal de Infraestrutura;
-Projeto nº 05/2022:
Contrapartida financeira no valor de R$ 1.450.000,00 (Um milhão, quatrocentos e cinquenta mil reais), para aquisição de dois imóveis pertencentes a Congregação das Irmãs Franciscanas (Escola São José);
-Projeto nº 06/2022:
Remanejamento da dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Infraestrutura para a Secretaria Municipal de Agricultura, em decorrência da aquisição de máquinas e equipamentos, valor R$ 535.500,00 (quinhentos e trinta e cinco mil, e quinhentos reais);
-Projeto nº 07/2022:
Remanejamento de recursos na Secretaria Municipal de Educação, para manutenção de escolas e creches, valor R$ 225.000,00 (duzentos e vinte e cinco mil reais);
-Projeto nº 08/2022:
Destinar o superavit orçamentário do exercício de 2021, para investimentos na área de infraestrutura, valor R$ 2.065.341,24 (dois milhões, sessenta e cinco mil, trezentos e quarenta e um reais e vinte e quatro centavos);
-Projeto nº 09/2022:
Contrapartida para aquisição de equipamentos na área de agricultura e infraestrutura, valor R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais).
Reuniões e contatos na Capital do Estado devem retornar em obras para Corupá
Reuniões e contatos na Capital do Estado devem retornar em obras para Corupá
O presidente da Câmara de Vereadores, Benjamin Tamanini (MDB), esteve em Florianópolis, nesta quarta-feira (23), acompanhando o prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB), em visitas a órgãos públicos e gabinetes de deputados na Assembleia Legislativa. Secretário Municipal de Educação Jonei Morozini e o assessor parlamentar Carlos Tamanini, participaram das audiências e reuniões. Conforme Benjamin, o resultado dos contatos será em obras para Corupá, algumas para iniciar em março e outras, como a pavimentação da rua Ano Bom, construção da ponte ligando os bairros Ano Bom e Bomplant e o asfalto de acesso ao Parque Rota das Cachoeiras, com projetos sendo concluídos e recursos garantidos. A pavimentação de ruas também deve ser acelerada com a visita.
Em Florianópolis, o prefeito, presidente do legislativo corupaense estiveram na Casa Civil do Governo do Estado, Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A.), Assembleia Legislativa e secretaria de Estado da Fazenda. Outro resultado positivo da visita é a inclusão de Corupá, no Plano 1000, do Governo do Estado, que vai destinar 7,3 bilhões para investimentos nos municípios e possibilitará a realização de obras na cidade.
IMAGEM: Presidente do legislativo Benjamin Tamanini, secretário de Estado da Fazenda Paulo Eli, prefeito Luiz Carlos Tamanini, secretário Municipal de Educação Jonei Morozini e o assessor parlamentar Carlos Tamanini
Resumo sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, segunda-feira (28-02)
Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Corupá, desta segunda-feira (28), teve cinco indicações e duas moções votadas e aprovadas, além de três projetos de lei encaminhados para as respectivas comissões, onde receberão parecer para ir à votação nas próximas sessões.
Projetos (comissões)
-Projeto de lei autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, sobre denominação de logradouro público;
-Projeto de Decreto de autoria da mesa diretora do legislativo, que aprova as contas do exercício de 2020 da Prefeitura Municipal;
-Projeto de lei do Executivo, trata de alteração de matrícula da casa das Irmãs Franciscanas.
Indicações
-Nº 4/2022, da Vereadora Bernadete Correa Hillbrecht,
solicita a implantação de Unidade de Saúde (PSF), no Bairro Bomplandt;
-Nº 6/2022, do Vereador Loacir Campregher, para que dentro das possibilidades legais, o Executivo Municipal busque junto ao Governo Estadual e demais órgãos a instalação de uma unidade do PROCON em nosso Município, garantindo o acesso a todos os serviços oferecidos pelo órgão;
-Nº 5/2022 da Vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, solicita melhorias e projeto de um novo traçado de postes na Rua Walter Hoffmann, Bairro Bomplandt;
-Nº 7/2022 do Vereador Alfredo Gramm Sobrinho, para que o Executivo Municipal, através do setor de planejamento, promova estudos sobre a possibilidade e viabilidade de implantação de plano de construção de ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas no Município de Corupá, como sugestão cito a Rua roberto Seidel (trecho pavimentado), Rio Novo (trecho que será pavimentado);
-Nº 8/2022, dos Vereadores Benjamin Tamanini, César Antônio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, solicita que a Prefeitura Municipal estude a possibilidade e a disponibilidade técnica de efetuar a aplicação do produto de Controle Bioativo do Maruim (CBM), em nossas escolas, centro de educação infantil e postos de saúde.
MOÇÕES
-Nº 3/2022, dos Vereadores Benjamin Tamanini, César Antônio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, requer aprovação e encaminhamento da presente Moção de Aplausos e Congratulações à empresa Cerâmica Herrmann, em comemoração aos 100 anos de empreendedorismo e pelo notável trabalho de destaque realizado em nossa cidade.
-Nº 04/2022, Vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, solicita o envio de Moção de Congratulações à nova diretoria da Associação Empresarial de Corupá (ACIAC), na pessoa do seu presidente Rodrigo Vitória, pela posse que ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2022, desejando um mandato de realização e sucesso.
Vereadora solicita implantação de uma unidade de saúde no bairro Bomplandt
Vereadora solicita implantação de uma unidade de saúde no bairro Bomplandt
Os vereadores de Corupá, aprovaram a indicação nº 04/2022, apresentada pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), solicitando a implantação de uma Unidade de Saúde (Programa Saúde da Família-PSF), no bairro Bomplandt. Justificando a necessidade da obra, a vereadora diz que, a unidade PSF do centro, onde são atendidos os moradores do Bairro Bomplandt, encontra-se com um número excessivo de pacientes, num total de 5.000, sendo 4.040 oriundos de parte do Ano Bom, Centro, Bomplandt, Oswaldo Amaral, XV de novembro, Br-280 e somando-se a estes o Ano Bom Fundos, com 1.020, Rio Natal com 250 pessoas (pertencentes ao município de São Bento do Sul). Acrescenta que, “cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000”.
Conforme a vereadora, a construção da ponte ligando os bairros Bomplandt e Ano Bom, facilita o acesso dos moradores do Ano Bom, repartindo o número de pessoas do PSF 3, e irá melhorar e facilitar a vida dos moradores daquela região, além de estar perto da Creche do Bomplandt, compondo equipamentos de Educação e Saúde naquela localidade e com a possibilidade de ser construída uma Academia ao Ar Livre”, afirma. Sobre os recursos para a obra, Bernadete diz que a unidade de saúde poderá ser construída com recursos oriundos do Ministério da Saúde, e ter sua manutenção também com recursos da Atenção Básica, tendo a prefeitura somente uma contrapartida. Em relação ao terreno, informa que a prefeitura já tem uma área no bairro, na frente da creche.
CBM começará a ser aplicado em escolas e creches de Corupá
CBM começará a ser aplicado em escolas e creches de Corupá
O presidente da Câmara de Vereadores, Benjamim Tamanini, participou de uma reunião na secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira (2), quando foi discutida a aplicação do produto Controle Bioativo do Maruim (CBM), em escolas e creches, com as presenças dos secretários de Educação, Jonei Morozini e de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Verissimo Garcia. Ficou decidido que o produto será aplicado em escolas e creches do município, devendo iniciar nos próximos dias. O maruim se tornou um problema de saúde pública em Corupá, principalmente nos estabelecimentos de ensino do município, provocando feridas nos alunos, professores e equipe pedagógica, especialmente em quem alergia, dificultando o aprendizado e o trabalho nas escolas.
Njk1MjUzMWEz
Vereadores aprovam alinhamento, troca de postes e vistoria na rede de energia elétrica no bairro Bomplandt
As constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica aos moradores do bairro Bomplandt, em Corupá, levou os vereadores a aprovar a indicação nº 05/2022, solicitando que a prefeitura interceda junto à Celesc, para que a empresa faça melhorias e elabore um novo traçado de postes. Na rua Rua Walter Hoffmann, Bairro Bomplandt, os postes estão totalmente fora de ordenamento, passando por dentro de propriedades particulares, subindo morros, adentrando no mato, retornando pra rua, inclusive com postes de madeira. “Temos neste local uma população que sofre muito com quedas de luz, devido a linha energizada passar dentro de áreas com inúmeras árvores”, destaca a vereadora Bernadete.
Na indicação encaminhada à prefeitura, é solicitada a instalação de postes padrão Celesc e cabos cobertos, evitando que qualquer galho de árvore afete a distribuição da energia e cause prejuízos aos moradores. Enquanto essas melhorias não acontecem, a sugestão é que a Defesa Civil de Corupá, faça uma vistoria no bairro e proceda a poda de árvores que podem cair sobre a fiação elétrica quando ocorrer temporais.
Legislativo corupaense aprova indicação solicitando a instalação do Procon no município
Legislativo corupaense aprova indicação solicitando a instalação do Procon no município
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a indicação nº 06/2022, que solicita a instalação do Procon, na cidade, iniciativa do vereador Loacir Campregher (PP). “Garantir os direitos do consumidor é hoje uma necessidade, para o avanço do processo democrático dos direitos humanos e da cidadania, e também para um justo desenvolvimento econômico e social do país e principalmente de um município”, justificou o vereador.
Para facilitar a análise da indicação pelos demais vereadores e mostrar à prefeitura a necessidade da instalação do Procon em Corupá, Loacir conversou com representantes do órgão em municípios da região e constatou que são necessários de dois a três funcionários, podendo ser estagiários do curso superior de Direito. Atualmente, os moradores de Corupá, quando o assunto é telefonia, compras pela internet e crédito consignado, procuram unidades do Procon de cidades vizinhas, mas não tem os seus pleitos encaminhados e na maioria dos casos nem são orientados porque moram em outros municípios.
Vereadores acompanham prefeito em Florianópolis
Vereadores acompanham prefeito em Florianópolis
Os vereadores Benjamin Tamanini (MDB), e Loacir Campregher (PP), estiveram em Florianópolis, nesta semana, acompanhando o prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB). A presença na capital do Estado foi para tentar novos recursos para obras em Corupá, fazer o encaminhamento de obras com recursos já definidos, assinar convênios e apresentar outras solicitações e necessidades do município.
No Centro Administrativo, sede do Governo do Estado, o prefeito e os vereadores estiveram na Casa Civil e na Secretaria de Estado da Fazenda, quando conversaram com o secretário Paulo Eli, verificando e assegurando os recursos de R$ 22 milhões (vinte e dois milhões de reais), para pavimentar a estrada geral da localidade do Rio Novo, no acesso ao Parque Rota das Cachoeiras, além de garantir recursos para a construção de cabeceiras em pontes. Na Assembleia Legislativa, o assunto foi emendas parlamentares -recursos, com visitas em diversos gabinetes de deputados.
A situação precária em termos de acostamento e a construção de uma terceira pista na BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul, esteve em discussão durante visita ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa. E na Secretaria de Estado da Defesa Civil, na presença do secretário David Christian Busarello, foi assinado convênio para a liberação de mais um kit transposição, que irá substituir pontes e pontilhões de madeira. Até agora o município já tem a liberação de 13 kits transposição.
IMAGEM
Prefeito e vereadores com o Secretário da Fazenda Paulo Eli
Vereadores solicitam a aplicação de CBM nas escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde em Corupá
Vereadores solicitam a aplicação de CBM nas escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde em Corupá
O maruim tem se tornado um grande problema para alunos, professores e equipe administrativa de escolas e centros de educação infantil, mesma situação que afeta servidores e pessoas que procuram atendimento em unidades de saúde do município. Para amenizar a situação, os vereadores, Benjamin Tamanini (MDB), César Antônio Rabock (PSDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Nilton Richter (MDB), apresentaram uma indicação, aprovada durante sessão do legislativo corupaense, solicitando a aplicação do produto Controlador Bioativo do Maruim (CBM), que não interfere no ecossistema e, principalmente, não causa intoxicação ou outros problemas de saúde para as pessoas.
Um dos autores da proposta, o vereador e presidente do legislativo, Benjamin Tamanini, já conversou com o secretário de Educação, Jonei Morozini, e apelou para que a aplicação do produto seja feita o mais rápido possível. Conforme o vereador, “o maruim provoca muitos problemas, principalmente nas crianças e tem escolas que eles nem podem ir de bermuda para a aula”.
Vereadores aprovam indicação que solicita à prefeitura plano de construção de ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas
Vereadores aprovam indicação que solicita à prefeitura plano de construção de ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas
A solicitação de elaboração de um plano de construção de ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá. A indicação nº 07/2022, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), cita como sugestão de implantação a rua Roberto Seidel - Bairro Seminário, e na estrada geral da localidade do Rio Novo, acesso ao Parque Rota das Cachoeiras. A proposta será encaminhada ao Executivo Municipal, que vai realizar estudos sobre a possibilidade e viabilidade técnica e financeira.
Conforme o vereador Alfredo, é uma reivindicação dos munícipes e deve fazer parte do planejamento urbano, incluindo melhorias na sinalização para prevenir acidentes, principalmente na rua Roberto Seidel, que tem um fluxo intenso de veículos. “Os ciclistas sentem-se prejudicados por não ter um espaço adequado para transitar, tendo que circular entre carros e pedestres, tornando o trajeto perigoso e colocando em risco a segurança desses munícipes”. No acesso ao Parque Rota das Cachoeiras, que já tem recursos garantidos de aproximadamente R$ 22 milhões (vinte e dois milhões de reais) para pavimentação e o projeto está em fase de finalização pela prefeitura, o vereador diz que vai facilitar o turismo.
Vereadores aprovam Moções de Aplausos e Congratulações para uma empresa e a nova diretoria da Aciac
Vereadores aprovam Moções de Aplausos e Congratulações para uma empresa e a nova diretoria da Aciac
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou duas Moções de Congratulações e Aplausos, reconhecendo a importância da empresa Cerâmica Herrmann e a nova diretoria do Centro Empresarial (Aciac). Neste mês de março, a empresa Cerâmica Herrmann, comemora 100 anos de fundação no município de Corupá. Reconhecendo a importância da empresa para a cidade e a sua história, a Câmara de Vereadores aprovou uma Moção de Aplausos e Congratulações, apresentada pelos vereadores Benjamin Tamanini (MDB), César Antônio Rabock (PSDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Nilton Richter (MDB). A empresa está na 4ª geração de administradores da família e iniciou com a criação e colonização da Colônia Hansa Humboldt, hoje município de Corupá. A homenagem será prestada no dia 21 de março. Já a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, teve aprovada a Moção de Congratulações à nova diretoria da Associação Empresarial de Corupá – ACIAC, na pessoa do seu presidente Rodrigo Vitória, pela posse que ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2022, desejando um mandato de realização e sucesso.
Câmara de Vereadores de Corupá faz sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher
Câmara de Vereadores de Corupá faz sessão especial para marcar o Dia Internacional da Mulher
A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou uma sessão especial nesta segunda-feira (7), para marcar o Dia Internacional da Mulher e prestou homenagem para duas mulheres com destaque na sociedade corupaense, uma do serviço público e outra da área social. Foram homenageadas a servidora pública aposentada Iris Pfutzenreuter Bernardes e a artesã e voluntária em serviços sociais Helga Suesenbach Berner.
A sessão especial foi proposta pela vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores em sessão ordinária, justificando que, “é uma forma de motivar, valorizar e enaltecer o papel da mulher da nossa sociedade”. Um público praticamente composto por mulheres acompanhou a sessão, que teve ainda a presença do vice-prefeito Cláudio Finta. A vereadora disse que estava feliz, lamentou ser a única mulher no legislativo e por isso também recebeu um ramalhete de flores do presidente da Câmara de Vereadores Benjamin Tamanini e de uma amiga. As homenageadas receberam placas alusivas ao dia e ramalhetes de flores.
No discurso, Benjamin destacou a alegria em realizar a sessão e disse que as homenageadas representam todas as mulheres de Corupá, que de algum modo, já fizeram ou fazem muito pela sociedade e pediu uma salva de palmas. Helga Suesenbach Berner, artesã e voluntária em serviços sociais, disse que ficou surpresa com o convite e dedicou a homenagem para todas as mulheres que prestam algum serviço social. “Esse gesto ficará registrado na memória do coração, onde devemos guardar as sinceras manifestações de carinho que recebo no dia de hoje”, disse Iris Pfutzenreuter Bernardes, citando o nome de pessoas conhecidas na cidade com quem conviveu no serviço público. Ao encerrar a Sessão Especial, o vereador Benjamin Tamanini, destacou a alegria em realizar a solenidade e disse que “as homenageadas representam todas as mulheres de Corupá, que de algum modo, já fizeram ou fazem muito pela sociedade” e pediu uma salva de palmas.
HISTÓRICO DAS HOMENAGEADAS
IRIS PFUTZENREUTER BERNARDES
NASCIDA EM CORUPÁ EM 28 DE NOVEMBRO DE 1953, FILHA DE FRITZ PFUTZENREUTER E MARIA PFUTZENREUTER (AMBOS IN MEMORIAN), CASADA COM ARNALDO BERNARDES, E MÃE DE PÉTILA KAROLINE BERNARDES. INICIOU SEU TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL EM 1971, COM O ENTÃO PREFEITO ILTON STEINGRABER, SENDO SEU PRIMEIRO TRABALHO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E JÁ NO ANO SEGUINTE 1972, COM O PREFEITO OTO ERNESTO WEBER ACUMULOU A FUNÇÃO DE BIBLIOTECÁRIA COM O SERVIÇO MILITAR. EM 1979 APÓS O ACIDENTE QUE CEIFOU A VIDA DO PREFEITO ENGELBERT OESCHLER, SENDO EMPOSSADO SEU VICE ADELINO HAUFFE FOI PROMOVIDA A TESOUREIRA ATÉ 1989, TÉRMINO DO MANDATO DO EX – PREFEITO ALBANO MELCHERT. DE 1989 NA GESTÃO DO PREFEITO ERNESTO FELIPE BLUNK, COM CERTIFICADO DE TÉCNICA CONTÁBIL, PASSOU A SER A CONTADORA RESPONSÁVEL DO MUNICÍPIO, RESPONDENDO ADMINISTRATIVAMENTE PELA CONTABILIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO. APOSENTOU-SE EM 1997 E CONTINUOU TRABALHANDO ATÉ 2008 NO MANDATO DO EX – PREFEITO CONRADO URBANO MULLER, QUANDO COMPLETOU 38 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO. TEM COMO A MELHOR COISA DO MUNDO A CASA COM SUA FAMÍLIA, EM CORUPÁ E BARRA VELHA ONDE PASSA TEMPORADA, DESDE QUE JUNTO AOS SEUS. CURTE O CAFÉ COM AS AMIGAS, NO RESGATE DE AMIGAS DA JUVENTUDE, COMO AS ATUAIS.
“O melhor lugar do mundo é a vida da gente.
No cantinho da gente.
Com as pessoas da gente.
Essa é minha melhor certeza"
Rosa De Saron Morais
HELGA SUESENBACH BERNER
NASCIDA EM CORUPÁ EM 08 DE ABRIL DE 1948, FILHA DE GERMANO SUESENBACH E DE HEDVIG SUESENBACH (IN MEMORIAN), CASADA COM LAURO BERNER, TEM 3 FILHOS SENDO ELES TÂNIA DAGMAR, SINARA E GUILHERME GERMANO. TEM 5 NETOS. SUA PROFISSÃO É CROCHETEIRA/ARTESÃ, QUE TEM COMO RENDA FINANCEIRA, SEUS CLIENTES SÃO DE CORUPÁ E JARAGUÁ DO SUL. ESCOLHEU A VIDA SIMPLES DE DONA DE CASA, MÃE E ESPOSA DEDICADA, REPLETA DE CONQUISTAS DIÁRIAS, PARA COM SUA FAMÍLIA. EXPRESSA COM JEITO SIMPLES A CONSCIÊNCIA DA SUA MISSÃO E VOCAÇÃO QUE EM NENHUM OUTRO LUGAR SERIA TÃO DIGNA, AMADA, EFICIENTE E CHEIA DE VALOR QUANTO EM SUA CASA, COM A SUA FAMÍLIA. ISSO NÃO É SER MELHOR DO QUE NINGUÉM, APENAS SER FELIZ COM A SUA ESCOLHA. NA CONTRAPARTIDA DEDICA-SE AO TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO, NA PARÓQUIA LUTERANA DE CORUPÁ. DESDE 1995 É VOLUNTÁRIA E COORDENA O GRUPO DE IDOSOS GIRASSOL COM 180 INTEGRANTES, SENDO OS ENCONTROS MENSAIS, E MANTÉM UM GRUPO DE CANTO, DIRIGIDO PELA SENHORA LANE KROBOT. PARTICIPA DO GRUPO DE OASE GLADÍOLO, DO CORAL ECUMÊNICO, E FAZ PARTE DA PASTORAL DO IDOSO DO SÍNODO NORTE CATARINENSE. ATUANTE, NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, E ATUALMENTE PRESIDE O CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.
-IMAGEM DA SESSÃO: Vereadores e homenageadas
Projetos e indicações aprovados na sessão ordinária do dia 7 de março de 2022
Projetos e indicações aprovados na sessão ordinária do dia 7 de março de 2022
-Projeto de Lei Ordinária nº 10/2022: altera redação do artigo 1º, inciso II e artigo 4º da lei nº 2.496, de 28 de outubro de 2021, tendo em vista que houve a averbação da alteração de titularidade do imóvel em desapropriação, decorrente da cisão parcial da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. Em relação a alteração da redação do artigo 4º, justifica-se em razão da publicação da Portaria nº 466/SEF – 22/11/2021 do Estado de Santa Catarina, que trata do repasse de valores ao Município de Corupá, a título de transferência especial, nos termos do anexo único da referida portaria.
-Projeto de Lei Ordinária nº 11/2022: autoriza o Poder Executivo Municipal a anuir ao acordo judicial apresentados nos autos da ação de indenização por danos materiais e morais nº 0302682-05.2017.8.24.0036. Com o acordo judicial, a prefeitura fica isenta do pagamento de qualquer valor nesta ação.
Indicações
-Nº 09/2022, autoria do vereador Juliano Millnitz (União Brasil):
solicitou o envio de expediente indicatório ao chefe do Poder Executivo Municipal, objetivando que, através da unidade competente, o Município estude e viabilize decreto para que o uso de máscara de proteção individual passe a ser facultado em todo o território do município de Corupá, em local aberto ou fechado, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada, sendo que este caso não se aplique à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão.
-Nº 10/2022, autoria do vereador Arno Celso Neuber (PP), requer o envio de Expediente Indicatório ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através da unidade competente estude a possibilidade e a viabilidade de encaminhar a esta Casa de Leis, projeto que proíba a produção de mudas e o plantio da “Spathodea Campanulata”, também conhecida como “Espatódea” ou “Bisnagueira” e incentive a substituição das existentes. Esta árvore produz flores que possuem uma substância altamente tóxica aos animais que a frequentam, como abelhas e beija-flores, causando a morte por intoxicação. Isso causa um grande desequilíbrio ecológico na região e época da florada desta árvore, pois as abelhas, beija-flores e outras espécies de insetos e aves são os principais polinizadores da nossa flora, sem contar os prejuízos às pessoas que dependem da apicultura e meliponicultura como fonte de renda. Por entender oportuno, encaminho junto a proposta, cópia da Lei nº18.323 de 5 de Janeiro de 2022, do Governo do Estado de Santa Catarina, que proíbe a produção de mudas e o plantio da Spathodea Campanulata.
Vereador solicita que prefeitura estude o uso facultativo de máscara em Corupá
Vereador solicita que prefeitura estude o uso facultativo de máscara em Corupá
O vereador Juliano Millnitz (União Brasil), está solicitando um estudo e na sequência um decreto da prefeitura, facultando o uso de máscaras em Corupá, em local aberto ou fechado. A indicação nº 09/2022, foi aprovada com oito votos favoráveis e nenhum contrário durante sessão do legislativo. Justificando a solicitação, o vereador detalha que 92% da população corupaense atingiu o ciclo vacinal, com as três doses, e a taxa de internação e casos graves de Covid-19, é nula na cidade. Juliano argumenta ainda que, “o Estado de Santa Catarina liberou o uso de máscara de proteção à Covid-19, para crianças de 6 a 12 anos nas escolas e, em alguns municípios o uso já está facultado.
“Fica sob responsabilidade de cada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada”, solicitou o vereador na indicação, acrescentando que, este caso não se aplique à pessoa que está infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão. Discursando na tribuna da Câmara de Vereadores, Juliano citou exemplos de eventos, que segundo ele, “não faz o menor sentido” em relação a obrigatoriedade de uso da máscara.
Projeto de acostamento na BR-280 entre Corupá e Jaraguá do Sul e trevo deve ser concluído em 60 dias
Projeto de acostamento na BR-280 entre Corupá e Jaraguá do Sul e trevo deve ser concluído em 60 dias
O presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Benjamin Tamanini, esteve em Florianópolis, a segunda vez em menos de 15 dias. Ele acompanhou o prefeito Luiz Carlos Tamanini, e o vice-prefeito Cláudio Finta, em busca de recursos para o município em secretarias do Governo do Estado e gabinetes de deputados estaduais na Assembleia Também visitaram outros órgãos, reforçando solicitações já encaminhadas em outras visitas.
Entre os assuntos tratados está a construção do acostamento da BR-280, entre Corupá e Jaraguá do Sul, com indicação apresentada pelo vereador Benjamin, e aprovada pelos demais parlamentares. No Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), desta vez a resposta foi mais positiva. Os engenheiros Isaldo e André, informaram que em 60 dias estará concluído o projeto, seguindo para a licitação. A possibilidade de obra ser realizada ainda este ano é grande, porque um deputado federal de Santa Catarina, incluiu uma emenda ao orçamento da União, no valor de R$ 5 milhões (cinco milhões de reais), garantindo recursos para fazer o acostamento entre as duas cidades.
A outra reivindicação, tão antiga quanto o acostamento na rodovia, é a construção de um trevo de acesso ao condomínio industrial Lauro Carneiro Loyola, localizado as margens da BR-280. Devido o movimento de veículos, fica difícil entrar ou sair do condomínio, aumentando o risco de acidentes graves. A promessa é que a construção do trevo vai constar no projeto do acostamento.
IMAGEM: Prefeito Luiz Caros Tamanini, presidente da Câmara de Vereadores Benjamin Tamanini, vice-prefeito Cláudio Finta e engenheiros do Dnit
Vereador solicita projeto que proíba a produção de mudas e o plantio da popular bisnagueira
Vereador solicita projeto que proíba a produção de mudas e o plantio da popular bisnagueira
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação que solicita à prefeitura, a elaboração de projeto de lei que proíba a produção de mudas e o plantio da “Spathodea Campanulata”, também conhecida como “Espatódea” ou “Bisnagueira” e incentive a substituição das existentes. Conforme o vereador, "esta árvore produz flores que possuem uma substância altamente tóxica aos animais que a frequentam, como abelhas e beija-flores, causando a morte por intoxicação, provocando desequilíbrio ecológico na região”. Acrescenta que as abelhas, beija-flores e outras espécies de insetos e aves são os principais polinizadores da nossa flora, sem contar os prejuízos às pessoas que dependem da apicultura e meliponicultura como fonte de renda.
Para o vereador Arno, considerando que a vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, é que solicitou à prefeitura a elaboração do projeto de lei proibindo a produção de mudas, plantio e incentive a substituição das existentes. Na indicação foi anexada cópia da lei nº 18.323 de 5 de janeiro d 2022, do Governo do Estado, que proíbe a produção de mudas e o plantio.
IMAGEM: Spathodea Campanulata (bisnagueira)
Talentos de Corupá na educação são reconhecidos e homenageados pela Câmara de Vereadores
Talentos de Corupá na educação são reconhecidos e homenageados pela Câmara de Vereadores
Três corupaenses tiveram o seu talento e esforço reconhecidos pela Câmara de Vereadores e foram homenageados com a Moção de Votos de Aplausos e Louvor, em sessão nesta segunda-feira (14). Mariana Furtado Bergmann, Cristina Aparecida Jark Stern e Eduardo Gabriel Benkendorf. A proposta da homenagem é autoria de todos os vereadores e foi aprovada na sessão do dia 7 de fevereiro deste ano. A doutora Cristiana, não pôde estar presente e foi representada pelos pais Carlos (Bubi) Michel e Carin Stern. Familiares, amigos e conhecidos lotaram o plenário Aroldo Kühl, e acompanharam depoimentos em vídeo e pronunciamentos emocionados, fazendo os pais chorar de orgulho e felicidade com o reconhecimento do esforço dos filhos e deles.
Ao falar na tribuna, o vereador Lairton Hartmann Muller (MDB), que é professor na rede pública estadual, fez um breve relato dos históricos de vida escolar de cada um dos homenageados, e lembrou da alegria dos pais com o sucesso dos filhos. A doutora Cristina, impossibilitada de comparecer na sessão por compromissos profissionais, foi representada pelos pais, e enviou um vídeo, quando lembrou da falta de investimentos, do descaso com as universidades atualmente. Reconheceu o que os pais fizeram por ela, afirmando que “foi todo o esforço e investimento deles na minha educação que me fez chegar até aqui”.
Histórico
Mariana Furtado Bergmann
Sempre estudou em Escola Pública, tendo concluído o ensino fundamental na Escola de Educação Básica Teresa Ramos; é filha de Emanuela e Vilmar, tendo Ana Clara como irmã caçula. Fez iniciação científica, tendo como professora a também corupaense Cristina Aparecida Jark Stern. Em 2020 participou da XLIII (43ª) Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências em comportamento, contando com conferencias, com participação de neurocientistas nacionais e internacionais, ficando surpresa quando recebeu o prêmio de jovem neurocientista naquele evento. Em 2021, junto com seus colegas Heloísa, Ana Maria, Jefersonn e Cristina, foram agraciados com Menção Honrosa na XLIV (44ª) Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, que aconteceu on-line entre 05 e 09 de outubro de 2021 (dados retirados da entrevista de Mariana, concedida ao jornalista Cláudio Augusto Silvino, proprietário do Jornal de Corupá).
Doutora Cristina Aparecida Jark Stern
Corupaense, filha de Carlos (Bubi) Michel e Carin Stern. Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFSC. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Farmacologia da UFSC e na Universidade de Bristol - Reino Unido. É professora do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR. Atua na área de Neuropsicofarmacologia, em temas envolvendo a neurobiologia das memórias de medo, o sistema endocanabinoide e a busca de tratamentos para os transtornos do estresse pós-traumático e de ansiedade. É membro da ReBraEM - Rede Brasileira de Estudo da Memória. Atualmente é Chefe do Departamento de Farmacologia da UFPR.
Formação acadêmica
2002 - 2007 - Graduação em Farmácia Análises Clínicas - UFSC
2008 – 2010 - Mestrado em Farmacologia - UFSC
2010 – 2014 - Doutorado em Farmacologia - UFSC
2014 – 2015 – Pós-Doutorado - UFSC
2015 – 2016 – Pós-Douorado - University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra
Eduardo Gabriel Benkendorf (15 anos)
Filho de Andréia Mees Benkendorf e Gilnei Ivan Benkendorf, irmão de Luana Caroline Benkendorf. Eduardo completou o ensino fundamental na EMEF Aluísio Carvalho de Oliveira. Sua primeira participação na OBMEP foi em 2018, quando estava no sexto ano, conquistando uma medalha de prata. Em 2019 ganhou sua segunda medalha de prata na OBMEP e uma de ouro na Olimpíada Canguru, também de matemática. Em 2020, devido a pandemia, não teve Olimpíada, que voltaram a acontecer em 2021, quando conquistou a medalha de ouro.
Imagem: Vereadores com os homenageados
Vereador solicita construção de lombada física e abrigos para passageiros em Corupá
Vereador solicita construção de lombada física e abrigos para passageiros em Corupá
A construção de uma lombada física e 16 abrigos para passageiros em ponto de ônibus, solicitações do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), indicações 11 e 12/2022foi aprovada pelo legislativo corupaense. A lombada física é uma reivindicação dos moradores da rua Francisco Antônio Piccione, bairro Seminário, para que seja instalada próximo do nº 255, juntamente com a melhoria na sinalização para evitar acidentes de trânsito. “Trata-se de um pedido da comunidade que ali reside, havendo a necessidade devido à grande movimentação de veículos em alta velocidade no local, sendo importante diminuir os riscos de acidentes”, justifica o vereador.
Sobre a solicitação de construção de 16 abrigos para passageiros em pontos de ônibus, o vereador diz que eles atenderão as pessoas que se deslocam para o trabalho em Jaraguá do Sul e também abrigará os alunos do transporte escolar. Destaca que podem ser construídos em ferro galvanizado. Locais sugeridos para a instalação dos abrigos:
1) Rua Francisco Mees, acesso ao aeroporto agrícola, ou próximo ao nº 2789 (conhecido como Morro do Suesenbach);
2) Rua Ludovico Weiller, Bairro João Tozini;
3) Rua Domingos Salvador, próximo à Rua Emma Schmidt;
4) Início da Rua Guilherme Melchert;
5) Final da Rua Waldemar Werner;
6) Estrada Izabel, final de linha, nas proximidades da escola Guilherme Hauffe Júnior;
7) Rua Dr. Francisco Antônio Piccione, Bairro Seminário;
8) Rua José Link;
9) Estrada Rio Paulo, saída da conhecida Tifa Gessner;
10) Estrada Itapocú, nas proximidades da escola desativada Benjamin Tamanini;
11) Rua João Tozini, no entroncamento com a Rua Emma Schmitt;
12) Rua Vidal Ramos, proximidades da Escola de Educação Básica Teresa Ramos;
13) Rua Abílio Lunelli, próximo a empresa Carrocerias Adam;
14) Estrada Pedra d'Amolar, nas proximidades da casa da família Anacleto, Tifa Palestina;
15) Estrada Pedra d'Amolar, nas proximidades da Prainha da Oma, conhecida Tifa da Cachaça;
16) Estrada Izabel Alto, nas proximidades da residência do senhor Jorge Poerner.
ANEXO: Imagem da Rua Dr. Francisco Piccione
Indicação pede colocação de placas para identificar ruas em Corupá
Indicação pede colocação de placas para identificar ruas em Corupá
A dificuldade em localizar pessoas ou empresas em Corupá, através da identificação oficial com placa e o nome da rua, esteve em discussão na sessão do legislativo. Após receber reclamações de moradores prejudicados com a situação e comprovar o fato novamente, o vereador Juliano Millnitz (União Brasil), reapresentou uma indicação de 2021, em que solicita a instalação de placas de identificação em todas as ruas, na área urbana e rural.
“Apresentei essa indicação no ano passado e agora reapresentei porque a situação ainda não foi resolvida”, justifica o vereador, acrescentando que é uma questão de cidadania o munícipe ter o seu endereço possível de ser encontrado pelos Correios e entregadores em geral. Lembra que a falta de placas de identificação em ruas causa uma série de transtornos, “que só sabe quem sente na pele”.
Vereadores de Corupá aprovam 10 projetos de lei na sessão desta segunda-feira (21)
Os vereadores de Corupá, aprovaram dez projetos de lei em duas sessões, ordinária e extraordinária, nesta segunda-feira (21).
RESUMO DOS PROJETOS
-Projeto de Lei Complementar nº 02/2022:
Dispõe sobre a Revisão Geral Anual da Autarquia Águas de Corupá, e altera o anexo II, da lei complementar nº 031 de 8 de dezembro de 2011, que criou a Autarquia Águas de Corupá e da outras providências (primeira votação);
-Projeto de Lei Complementar nº 03/2022:
Dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá e dá outras providências (primeira votação);
-Projeto de Lei Complementar nº 04/2022:
Altera a redação dos dispositivos que enumera da lei complementar nº 014/2022 de 15 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único, Plano de Cargos e Salários e reestrutura a organização administrativa do Poder Executivo Municipal de Corupá e dá outras providências (primeira votação);
-Projeto de Lei Ordinária 02/2022:
Dispõe sobre o Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de Vereadores de Corupá e autoriza a contratação de empresa de gestão de estagiários e dá outras providências;
-Projeto de Lei Ordinária nº 03/2022:
Concede revisão geral aos vereadores
-Projeto de Lei Ordinária 04/2022:
Concede revisão geral anual de vencimentos aos servidores da Câmara de Vereadores de Corupá;
-Projeto de Lei Ordinária nº 12/2022:
Concede reposição inflacionária na remuneração dos agentes políticos do Poder Executivo e dá outras providências;
-Projeto de Lei Ordinária nº 13/2022:
Altera a redação dos dispositivos que enumera e o anexo IV da lei nº 1.193 de 5 de Março de 1999 e dá outras providências;
-Projeto de Lei Ordinária nº 14/2022:
Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar acordo judicial;
-Projeto de Lei Ordinária nº 15/2022:
Dá nova redação ao parágrafo 1º do artigo 64 e concede revisão geral na lei nº 2.331 de 1º de Abril de 2019, que estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar de Corupá e dá outras providências.
Sessão extraordinária (segunda votação)
-Projeto de Lei Complementar nº 02/2022:
Dispõe sobre a Revisão Geral Anual da Autarquia Águas de Corupá, e altera o anexo II, da lei complementar nº 031 de 8 de dezembro de 2011, que criou a Autarquia Águas de Corupá e da outras providências;
-Projeto de Lei Complementar nº 03/2022:
Dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá e dá outras providências;
-Projeto de Lei Complementar nº 04/2022:
Altera a redação dos dispositivos que enumera da lei complementar nº 14/2022 de 15 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único, Plano de Cargos e Salários e reestrutura a organização administrativa do Poder Executivo Municipal de Corupá e dá outras providências.
Empresa de Corupá completa 100 anos e recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Empresa de Corupá completa 100 anos e recebe homenagem da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Corupá, homenageou a empresa Cerâmica Herrmann, que comemora 100 anos de existência em março. A Moção de Aplausos e Congratulações foi aprovada na sessão do dia 28 de fevereiro, autoria dos vereadores Benjamin Tamanini (MDB), César Antônio Rabock (PSDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Nilton Richter (MDB) e a homenagem especial ocorreu durante a sessão desta segunda-feira (21), com a entrega de uma placa e um ramalhete de flores. Os vereadores justificam a moção pelo aniversário de fundação, pelo empreendedorismo e o notável trabalho de destaque realizado na cidade.
“Realmente a gente foi surpreendido”, disse Jurgen Herrmann, diretor-proprietário da empresa em seu discurso no Plenário Haroldo Khül, lembrando da escolha que fez, estudar e acompanhar o desenvolvimento, o crescimento da empresa. Representando o legislativo, um dos autores da homenagem, vereador César Antônio Rabock, disse do orgulho em ver a 4ª geração da família administrando uma empresa há 100 anos, destacando que, “a gente vê muitas empresas com o passar dos anos se desmanchando, principalmente quando vai mudando e alterando os comandos”.
Cerâmica Herrmann
A Cerâmica Herrmann encontra-se na 4ª geração de administradores e teve início com a criação e colonização da Colônia Hansa Humboldt, atual Município de Corupá. Nesse período inicial, vários imigrantes europeus começaram a se instalar na colônia, dentre eles, Georg Herrmann, o qual percebeu a escassez de recursos e tecnologias para implantar uma nova cidade. Com base nisso e visando atender essas necessidades, em 18 de março de 1922, Georg, juntamente com sua esposa Klara Herrmann, iniciaram as atividades para produzir tijolos e telhas.
Como tudo era muito primitivo no começo, todas as entregas eram feitas de carroça, bem como o sistema de preparo e prensa dos tijolos era movido por tração animal, por meio de cavalos, passando a operar com energia elétrica apenas anos depois. O tijolo fabricado na época era o maciço e foram produzidas pela Cerâmica todas as unidades que deram origem a um importante monumento de Corupá e um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina: o Seminário Sagrado Coração de Jesus, construído em 1929 e inaugurado em 1932. No mesmo ano, Gerhadt, filho de Georg, juntamente com sua esposa Adele, assumiram a fabricação de telhas e tijolos, tocando a produção ainda com a força animal.
Com olhar de inovação, Gerhardt tomou frente para trazer a rede elétrica para a região, a fim de desenvolver ainda mais a localidade. Outro fato importante para esse período, foi a aquisição do primeiro caminhão da empresa: Um Studebaker. Gerhardt contava, também, com a ajuda de sua filha Waltraud, a qual participou da transição das entregas feitas antes de carroça para então comandar o caminhão e otimizar as entregas pela cidade. Já em 1972, o comando das atividades passou para Dankwardt, filho de Gerhard, e sua esposa Edeltraud, onde posteriormente, em 1976, adquiriram uma retroescavadeira, que se encontra em funcionamento até hoje, e demais equipamentos para melhoria dos serviços e aumento da produção.
A denominação Cerâmica Herrmann, como é conhecida hoje, veio em 1989. E no ano de 1994, Jürgen, filho de Dankwardt, e sua esposa Sonia passaram a comandar os negócios até os dias atuais. Nesse período, com muito esforço, dedicação e cautela, várias conquistas importantes foram possíveis, como a ampliação do galpão para parte da estrutura em pré-moldado, possibilitando aumentar a capacidade produtiva, bem como o espaço para estoque; automação da produção de tijolos e da queima dos fornos; adequação dos tijolos produzidos conforme novas normas técnicas; aquisição de um caminhão maior para aumentar a capacidade de entregas; aquisição de uma empilhadeira para passar a utilizar o sistema de paletes na produção e, posteriormente, a instalação de munk no caminhão para facilitar ainda mais as entregas.
Além disso, a Cerâmica Herrmann possui a inscrição municipal de número 1 em Corupá e se alegra em fazer parte da construção do município. A empresa se consolidou não só como coadjuvante no desenvolvimento da cidade, mas como meio para que famílias pudessem construir os seus lares e também idealizar seus empreendimentos.
Imagem: Vereadores e os homenageados
Câmara de Vereadores de Corupá aprova solicitação de conclusão de pavimentação de rua e instalação de academia ao ar livre
Câmara de Vereadores de Corupá aprova solicitação de conclusão de pavimentação de rua e instalação de academia ao ar livre
O vereador em exercício Charles Adriano Behling Parey (PSD), apresentou duas indicações durante sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, aprovadas e encaminhas à Administração Municipal. Nas indicações, o vereador solicita obras nos bairros Seminário e João Tozini.
Na indicação nº 14, o vereador pede um estudo à prefeitura, sobre a viabilidade e possibilidade de efetuar a pavimentação asfáltica de um trecho que falta na rua João Bankhardt, no bairro João Tozini. “É justo terminar aquele pedaço que falta e contemplar os moradores que ali estão”, justificou o vereador Charles.
Em relação a academia ao ar livre, indicação nº 15, ele solicita um estudo da viabilidade técnica e financeira para a instalação na rua Ervino Emílio Moreira, bairro Seminário. Conforme o vereador, existe espaço físico onde estão a quadra de esportes e o parquinho, acrescentando que “a comunidade pede a obra faz tempo”.
Vereador quer explicações sobre cumprimento de projeto de lei do legislativo aprovado em 2021
Vereador quer explicações sobre cumprimento de projeto de lei do legislativo aprovado em 2021
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou requerimento do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), solicitando informações da prefeitura sobre o cumprimento de uma lei municipal aprovada no dia 17 de agosto de 2021, através do projeto de lei do legislativo nº 06/2021. A lei estabelece a aplicação de Instrumentos de Triagem de Desenvolvimento Infantil (IRDI), aplicável em crianças de 0 a 18 meses e M-CHAT aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, bem como outros instrumentos que venham a surgir, possibilitando assim, o rastreio do transtorno do espectro do autismo. O vereador justificou a apresentação do requerimento, afirmando que após conversas com integrantes da prefeitura sobre o referido projeto e tendo transcorrido cerca de 7 meses da aprovação da referida lei municipal, “não vislumbrou claramente as estratégias de implementação”.
Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento do cidadão corupaense Arthur Gesser
Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento do cidadão corupaense Arthur Gesser
Consternados pela perda de um ilustre cidadão de Corupá, os vereadores aprovaram uma Moção de Pesar, pelo falecimento do senhor Arthur Gesser, ocorrido no dia 12 de março deste ano, aos 95 anos de idade. A Moção nº 05/2022, é uma iniciativa do vereador Benjamin Tamanini (MDB), e subscrita pelos vereadores César Antônio Rabock (PSDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Nilton Richter (MDB), sendo aprovada por todos os parlamentares.
A moção destaca que ele deixou aos seus familiares, amigos e a sociedade um legado de simpatia, acolhimento, bom humor, sucesso e de grandes feitos, acrescentando que a sua passagem pelo mundo físico foi marcada pelo exemplo de pessoa que era, batalhadora, que sempre se portou com capacidade e dedicação. “Como amigo sempre se mostrou fiel e verdadeiro e sem qualquer discriminação, à disposição de todos os que o procuravam, um homem dedicado e amoroso, enfim, como ser humano um exemplo”, diz o vereador Benajmin. Hoje existe uma lacuna ocasionada pela partida desse grande homem, mas confortamo-nos, renovados pela promessa do momento de júbilo que a todos chegará. “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” João 10.9.
Aprovada Moção de Aplausos para corupaense que recebeu prêmio internacional
Aprovada Moção de Aplausos para corupaense que recebeu prêmio internacional
O Cidadão Honorário de Corupá, Harri Lorenzi, 72 anos, vai receber uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do Município, uma iniciativa de todos os vereadores. O reconhecimento é pelo Prêmio Internacional Veitch Memorial Medal, da The Royal Horticultural Society Inglaterra. A população de Corupá está ainda mais orgulhosa do seu filho ilustre, porque é a primeira vez que um brasileiro recebe o título, que reconhece a importância do seu trabalho para preservação e divulgação da flora brasileira. Na sessão ordinária desta segunda-feira (28), foi exibido um vídeo enviado por Harri, onde conta um pouco da sua trajetória de vida, diz que Corupá é especial e é um momento mágico quando visita familiares e amigos (vídeo em anexo).
Harri é pesquisador, escritor, agrônomo e ecologista. De origem rural, nasceu em 1949, em Corupá, onde trabalhou na roça até os 18 anos, estudou até o quinto ano e parou por falta de incentivo, retornando aos estudos graças ao extensionista Djair Pereira. Ele possui um vasto currículo, inúmeras premiações nacionais e internacionais, é dono do Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa (SP), que foi aberto para visitação em 2011. “Nossos aplausos e reconhecimento ao Corupaense que conquistou o Brasil e o Mundo, com relevante trabalho para preservação e divulgação da flora brasileira”, destaca a Moção de Aplausos. “Eu sempre me destaquei como paisagista, como jardineiro, como estudioso de plantas no geral, e isso correu o mundo, as pessoas ficam sabendo, publicando muitos livros, e lógico, lá fora as pessoas reconhecem muito mais. Aqui no Brasil não existe esse reconhecimento, já tenho outros prêmios internacionais nos Estados Unidos e agora esse prêmio da Inglaterra”, comenta o corupaense. (OCP NEWS – 28/03/2022)
Câmara autoriza prefeitura a firmar convênio com AMA, ceder máquinas e pessoal para municípios em situação de emergência e abrir crédito consignado
Câmara autoriza prefeitura a firmar convênio com AMA, ceder máquinas e pessoal para municípios em situação de emergência e abrir crédito consignado
Em sessão ordinária nesta segunda-feira (28), a Câmara de Corupá aprovarou em votação única, três projetos de lei de autoria do Executivo. Os vereadores autorizaram a Administração Municipal a firmar Termo de Colaboração com a Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul (AMA), com a aprovação do projeto de lei 16/2022. Agora, a prefeitura poderá ceder legalmente dois servidores municipais para a AMA, que irão auxiliar nos trabalhos da entidade e, em contrapartida, ele atenderá pessoas de Corupá, com deficiência e Transtorno do Espectro Autista.
Outra autorização, através do projeto de lei nº 17/2022, foi para que a prefeitura possa ceder máquinas, equipamentos e pessoal para municípios de Santa Catarina que declararem situação de emergência ou estado de calamidade pública. Será um sistema de ajuda mútua, isto é, quando Corupá precisar também terá auxilio dos municípios da região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu).
E através do projeto de lei nº 18/2022, os vereadores autorizaram a prefeitura a abrir crédito adicional suplementar até o limite de 660.700,00 (Seiscentos e sessenta mil e setecentos reais). Os recursos serão aplicados nas áreas da saúde e cultura, com o remanejamento de verbas dentro do orçamento deste ano.
Construção de portal volta a ser discutido na Câmara de Vereadores de Corupá
Construção de portal volta a ser discutido na Câmara de Vereadores de Corupá
Através da indicação nº 16/2022, autoria do vereador do vereador Juliano Millnitz (União Brasil), a construção de um portal voltou a ser discutida na Câmara de Vereadores de Corupá. Na última sessão, o vereador, que foi secretário de Obras na gestão do prefeito João Carlos Gotardi, explicou o projeto existente, já pago e que está com a Administração Municipal. A ideia inicial era construir na saída da ponte sobre o Rio Novo, rua Jorge Lacerda, mas após várias discussões e reuniões, optou-se pela construção na BR-280.
Para o vereador Juliano, “quando envolve questão federal, Dnit, as coisas não acontecem”, citando como exemplo, a reivindicação de melhorias na rodovia federal, tais como acostamento, terceira pista e trevos. Acrescentou que o dinheiro para a obra estava na conta da prefeitura e foi perdido por erro de estratégia, mas o dinheiro investido na elaboração do projeto não foi desperdiçado.
Vereador solicita aterramento e alinhamento em rua do bairro Seminário
Vereador solicita aterramento e alinhamento em rua do bairro Seminário
A Administração Municipal de Corupá, deve iniciar em breve um estudo da possibilidade e viabilidade de efetuar melhorias na rua Henrique Fuck, bairro Seminário. A análise foi solicitada pelo vereador Charles Adriano Behling Parey (PSD), através de uma indicação e imagens da rua exibidas em sessão do legislativo.
“A rua é larga a partir do nº 1.136 e pra frente ela é estreita”, explicou o vereador ao defender a indicação que pede o alinhamento e aterramento. Ele já conversou com integrantes da prefeitura e diz que a intenção é encontrar uma solução e não achar culpados.
Câmara aprova indicações que solicitam serviços da prefeitura de Corupá
Câmara aprova indicações que solicitam serviços da prefeitura de Corupá
Conserto de ponte, corte de árvore, poda de galhos e roçada, são os serviços solicitados pelo vereador Loacir Campregher (PP), através de duas indicações aprovadas em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá. Após aprovada, a solicitação foi encaminhada à prefeitura, a quem cabe analisar e executar os serviços.
Através de imagens, o vereador mostrou a situação da Ponte do Prust, na estrada Rio Paulo Pequeno, localidade de Rio Paulo, interior do município. A ponte, que já foi objeto de solicitação direta à secretaria de Obras no ano passado, precisa de serviços de conservação. A outra indicação pede o corte de duas árvores, poda de galhos e roçada da lateral da estrada na localidade de Isabel Alto, na frente da Sociedade Canto Esporte Guarani. O vereador diz que fez esse mesmo pedido em 2021 e até agora os serviços não foram realizados. Argumenta que as árvores tiram a visão dos motoristas e os galhos batem nos caminhões que trafegam naquela região do município. Falando na tribuna durante a sessão, ele explicou as duas situações e disse que não foram atendidas as solicitações feitas diretamente ao prefeito e o secretário de Obras.
Suplente assume vaga na Câmara de Vereadores de Corupá
Suplente assume vaga na Câmara de Vereadores de Corupá
A suplente de vereador do PP, Kátia Keiser, assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores de Corupá, na sessão desta segunda-feira (4). Assumiu a vaga do vereador Arno Celso Neuber, que se licenciou sem remuneração, isto é, não recebe salário nos 30 dias de licença. “A gente quer ser o elo entre a população e o poder Executivo, a gente faz o meio de campo”, disse a vereadora em exercício no primeiro discurso. Kátia aproveitou para fazer vários agradecimentos e destacou que dá para fazer uma Corupá melhor, com união de todos.
Vereadores de Corupá analisam e aprovam quatro projetos de lei na sessão desta segunda-feira (4)
Vereadores de Corupá analisam e aprovam quatro projetos de lei na sessão desta segunda-feira (4)
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou quatro projetos de lei, todos de autoria do Executivo Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira (4). Aprovada a abertura de Créditos adicionais, auxílio ao Fundo de Melhorias da Polícia Militar de Santa Catarina, altera protocolo de intenções do consórcio público denominado de Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e o projeto que regulamenta o Tratamento Diferenciado e Favorecido às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte e aos Microempresários Individuais e estabelece as diretrizes e os procedimentos para utilização do Enquadramento Empresarial Simplificado.
Projetos
-Projeto de lei complementar nº 01/2022, regulamenta e consolida o tratamento jurídico diferenciado e simplificado a ser dispensado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais e define os procedimentos para emissão de alvará para o livre exercício de atividade econômica e não econômica e regulamenta o procedimento simplificado para abertura e registro de negócios;
-Projeto de lei ordinária nº 19/2022, altera o protocolo de intenções do consórcio público denominado de Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), anexo da lei nº 2.001/2009. Alterações foram definidas em assembleia da ARIS, em março deste ano, em Florianópolis;
-Projeto de lei ordinária nº 20/2022, autoriza o município de Corupá, a repassar auxílio no valor de R$ 14.919,58 (Quatorze mil, novecentos e dezenove reais e cinquenta e oito centavos), ao Fundo de Melhorias da Polícia Militar de Santa Catarina (Fumpom), para aquisição de munição, espargidor spray de pimenta e kit elite do dispositivo elétrico incapacitante Spark Z 2.0;
-Projeto de lei ordinária nº 21/2022, autoriza a abertura de créditos adicionais especiais para atender as necessidades do projeto de lei ordinária 20/2022 (repasse de auxílio financeiro ao Fundo de Melhorias da Polícia Militar de Santa Catarina).
Vereador quer a implantação da TBO em Corupá
Vereador quer a implantação da TBO em Corupá
Um estudo e posterior implantação da Taxa Básica Operacional (TBO), em Corupá, é o que pretende o vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), através da indicação nº 21/2022, apresentada e aprovada na última sessão da Câmara de Vereadores. A indicação foi feita ao Executivo e a Autarquia Águas de Corupá, com solicitação de encaminhamento dos estudos para o legislativo.
Para o vereador, a medida visa proporcionar uma cobrança diferenciada, mais justa, do consumo de água em Corupá, bem como, atender aos reclames hodiernos de adequação ambiental. “Com a implantação da TBO, por exemplo, a taxa atual que cobra um valor fixo para o consumo de até 10 metros cúbicos de água, e valores progressivos para quem consome além disso, será modificada para a leitura por metros cúbicos consumidos, ou seja, os consumidores pagarão exatamente pelo volume de água consumido no mês”, explica Alfredo.
O vereador acrescenta que 60% da população de Corupá, será beneficiada com a implantação da TBO, pagando um valor inferior ao atual. “O morador paga a TBO, mais o valor que consome; a Taxa Básica Operacional é para manter o sistema e poder ampliar”.
Câmara aprova alteração no trevo da Vila Isabel e construção de travessias elevadas
Câmara aprova alteração no trevo da Vila Isabel e construção de travessias elevadas
Alterações no trevo da localidade da Vila Isabel, acesso ao Parque Rota das Cachoeiras, interior de Corupá, foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A solicitação através da indicação nº 22/2022, é autoria do vereador Loacir Campregher (PP), e tem a intenção de melhorar o tráfego de veículos no local com alteração para rotativo e a construção de duas travessias elevadas.
“Eu tenho que ir na contramão, com qualquer caminhão, não é só com carreta, é assim que funciona hoje”, explicou o vereador ao justificar a solicitação da obra à prefeitura. Loacir propõe que o sistema atual do trevo seja alterado para rotativo, incluindo a construção de duas travessias elevadas, dando mais segurança para todos e, principalmente, aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mess.
A região da Vila Isabel é uma grande produtora de banana e por isso registra movimento intenso de veículos de carga. Além disso, também passam pelo local muitos turistas que visitam o Parque Rota das Cachoeiras.
Vereadores solicitam e prefeitura constrói nova ponte na localidade do Faxinal
Vereadores solicitam e prefeitura constrói nova ponte na localidade do Faxinal
Vereador não pode fazer obras, não é sua atribuição ou competência como autoridade política, mas tem o poder e dever de solicitar e pressionar o Executivo Municipal, para que realize melhorias em prol da população. É o caso de duas pontes de madeira no interior de Corupá: do Faxinal (Ponte do Herbert Morhr), no bairro Pedra de Amolar, próximo da propriedade da família Kamchen e na localidade do Izabel, região do bairro Vila Izabel, proximidades da propriedade da família Mokwa.
No Faxinal, neste fim de semana, foi feita a concretagem e a ponte deve ser liberada para o tráfego nos próximos dias. A solicitação foi feita pelos vereadores da bancada do MDB e PSDB, através da indicação nº 129, apresentada em 2021. O investimento de R$ 153 mil (cento e cinquenta e três mil reais), recursos da prefeitura e de uma emenda do deputado estadual Fernando Kreling, que também viabilizou recursos para a substituição de outra ponte de madeira, na localidade de Vila Izabel, também uma solicitação dos quatro vereadores. São R$ 490 mil nas duas obras, sendo R$ 220 mil do Estado - emenda - e o restante contrapartida da prefeitura.
Criação de dois Parques Municipais é aprovado pela Câmara de Vereadores de Corupá
Criação de dois Parques Municipais é aprovado pela Câmara de Vereadores de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a criação de Parques Municipais, sugestão do vereador Juliano Millnitz (União Brasil). A indicação aprovada segue para o Executivo, que deverá fazer estudos da viabilidade técnica e financeira. Em pronunciamento na tribuna durante a sessão, o vereador deu detalhes e apresentou os projetos do Parque Linear Marco Zero, as margens do Rio Itapocu próximo dos Bombeiros Voluntários e o Parque das Famílias, no bairro XV de Novembro, próximo da nova sede da prefeitura.
Conforme o vereador Juliano, muitas cidades tem investido em Parques Verdes, protegendo a natureza e permitindo que a população preserve e aprecie um determinado lugar. “Um parque bem cuidado e devidamente arborizado, torna-se também uma área nobre de lazer e disponível para a prática de algumas modalidades esportivas”, comenta. Outro fator importante para Corupá, é a questão do turismo, com os parques servindo como um estímulo para visitar a cidade.
O vereador apresentou vídeos dos projetos dos parques, elaborados pela Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e listou durante a sessão vários motivos que justificam a indicação, afirmando que muitas cidades tem investido em Parques Verdes, protegendo a natureza e permitindo que a população preserve e aprecie um determinado lugar. “Um parque bem cuidado e devidamente arborizado, torna-se também uma área nobre de lazer e disponível para a pratica de algumas modalidades esportivas e é também um estímulo para o turismo local, que vai trazer muitos benefícios para Corupá”, explicou. Acrescenta que a Intenção da sugestão é mostrar ao Executivo que os projetos existem e deixar a disposição do município. “Quem está na vida pública sabe que tem dinheiro para educação, saúde, infraestrutura e para o turismo também, dinheiro que pode ser investido na criação de Parques Municipais”, concluiu.
Vereadora em exercício solicita instalação de iluminação pública no bairro Bomplandt e limpeza do acostamento em rua do bairro Seminário
Vereadora em exercício solicita instalação de iluminação pública no bairro Bomplandt e limpeza do acostamento em rua do bairro Seminário
A vereadora em exercício Kátia Keiser (PP), apresentou duas indicações em sessão do legislativo corupaense, solicitando iluminação pública no bairro Bomplandt e limpeza em acostamento de rua no bairro Seminário. As indicações números 23 e 24, foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo Municipal.
No bairro Bomplant, a vereadora Kátia pede a implantação da iluminação pública no trecho entre a segunda passagem de nível até as proximidades da propriedade da família Keiser. Justifica que a falta de iluminação pública na via está colocando em risco a segurança dos moradores, facilitando a ocorrência de furtos e outros tipos de crimes, além de dificultar a visibilidade de quem trafega no local.
No bairro Seminário, a preocupação da vereadora é com a terra acumulada no acostamento da rua Roberto Seidel, fato provocado pelos constantes deslizamentos que invadem a pista e cobrem o acostamento. “A referida via recebe um intenso tráfego de veículos, ciclistas, pedestres e alunos, deixando assim os alunos mais vulneráveis a acidentes devido a obstrução do acostamento”, justifica a vereadora.
Legislativo institui a Câmara Jovem em Corupá e eleição acontece em junho
Legislativo institui a Câmara Jovem em Corupá e eleição acontece em junho
Está criada a Câmara Jovem no município de Corupá. O projeto de decreto legislativo foi aprovado pelos vereadores e assinado pelo presidente Benjamin Tamnini, incluindo o Regimento Interno. A eleição já está marcada para junho e os trabalhos iniciam em agosto, envolvendo alunos do 6º ano das escolas municipais, que devem manifestar a sua intenção em participar da eleição à direção. Já as escolas devem comunicar por ofício ao legislativo o interesse em participar da Câmara Jovem. A intenção é despertar no jovem a consciência da cidadania, da ética, aliada a responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.
Assim que á escola manifestar interesse em participar do programa e houver a definição dos nomes dos alunos, a campanha pode ser iniciada com apresentação da plataforma de trabalho, distribuição de panfletos, cédulas e siglas de campanha, semelhante às campanhas eleitorais, em cumprimento ao disposto no Regulamento das Eleições. O mandato terá duração de 1 ano, sem possibilidade de reeleição e somente alunos do 6º ano das escolas municipais poderão votar e ser votados. Conforme o presidente do legislative corupaense, Benjamin Tamanini, “é uma campanha pra eles e com isso aí já desperta a vontade do próprio voto”, destacando que é preciso renovar, já levando em consideração que este é um ano de eleições.
Justiça eleitoral autoriza Câmara de Vereadores a auxiliar na emissão e transferência do título de eleitor em Corupá
Justiça eleitoral autoriza Câmara de Vereadores a auxiliar na emissão e transferência do título de eleitor em Corupá
Inicia nesta quarta-feira (20), em Corupá, um trabalho de auxílio as pessoas, especialmente os jovens, que querem ter o título de eleitor e poder votar nas eleições deste ano. Transferências e atualizações também serão realizadas. A iniciativa partiu da Câmara de Vereadores, que enviou um ofício para a Justiça Eleitoral em Jaraguá do Sul, assinado pelo diretor da Escola Estadual Teresa Ramos, Célio Barbosa e pelo presidente do legislativo, vereador Benjamin Tamanini.
A autorização foi dada pela Justiça Eleitoral de Jaraguá do Sul, através do juiz da 87ª Zona Eleitoral, Crystian Krautchychyn, a partir da justificativa apresentada. O ofício destaca que são dezenas de jovens que necessitam do auxílio e dos serviços por não possuir internet e nem celular com qualidade. Cita ainda que a cidade tem somente uma escola de ensino médio e o laboratório não comporta a demanda para atender cerca de 60 jovens, que querem ter o título e votar este ano.
Além de auxiliar na emissão do primeiro título de eleitor, também será feita a transferência e atualização, tendo em vista a precariedade da internet em algumas regiões do município e a impossibilidade de deslocamento à Jaraguá do Sul, para fazer esses serviços. Para realizar o trabalho, a Câmara de Vereadores disponibilizará uma sala, aparelhos de informática e internet de qualidade. os interessados devem ter em mãos um documento com foto e o celular. O atendimento será feito até o dia 5 de maio, das 08h às 12h e das 13h30 às 16h30. A imagem mostra os passos para a emissão do título de eleitor.
Auxílio aos eleitores prossegue até o dia 4 de maio em Corupá
Auxílio aos eleitores prossegue até o dia 4 de maio em Corupá
Iniciou nesta quarta-feira (20), o trabalho de auxílio aos eleitores de Corupá, que pretendem votar nestas eleições, especialmente os jovens, e também a transferência e atualização do título de eleitor. O auxílio à Justiça Eleitoral de Jaraguá do Sul, acontece após autorização do juiz da 87ª Zona Eleitoral, Crystian Krautchychyn, que deferiu um oficio com a solicitação assinado pelo presidente do legislativo, vereador Benjamin Tamanini e o diretor da Escola Estadual Teresa Ramos, Célio Barbosa, a única de ensino médio no município.
Para fazer o procedimento é necessário que o interessado tenha em mãos um documento com foto, comprovante de residência e o celular. O trabalho prossegue até o dia 4 de maio, no horário de atendimento do legislativo, 08h às 12h e das 13h30 às 16h30.
IMAGEM: Alunos da Escola Estadual Teresa Ramos no plenário Aroldo Kühl
Gerente Regional de Educação aponta duas possibilidades para mal estar em alunos da Escola Estadual Teresa Ramos em Corupá
Gerente Regional de Educação aponta duas possibilidades para mal estar em alunos da Escola Estadual Teresa Ramos em Corupá
O Gerente Regional de Educação Fernando Alflen, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, atendendo um convite do presidente, vereador Benjamin Tamanini, para explicar o mal estar em alguns alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Teresa Ramos, após comer a merenda escolar. A princípio, a situação afetou oito alunos do Novo Ensino Médio, durante o almoço fornecido por uma empresa contratada pelo Governo do Estado.
“Por enquanto estamos em um processo de investigação, autuamos a empresa para levasse os mantimentos para o laboratório e não só a carne moída como foi dito - suspeita inicial de ter provocado o problema - mas tudo que foi preparado naquele dia, também como a questão da a água”, explicou o gerente. “Eles reclamaram da questão do cheiro da carne”, adiantou Fernando e garantiu que todos os produtos estão dentro do prazo de validade, mas afirmou que tudo está sendo investigado. Ele levantou duas possibilidades para o problema, manuseio errado dos produtos pelas cozinheiras ou problemas com o produto, que ainda estava no prazo de validade. Os laudos que devem apontar o que aconteceu ficam prontos em cerca de 10 dias.
Vereador quer a construção de uma estação rodoviária em Corupá e aponta vários benefícios à população
Vereador quer a construção de uma estação rodoviária em Corupá e aponta vários benefícios à população
O vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), quer um estudo sobre a viabilidade e disponibilidade para a construção de uma estação rodoviária em Corupá. A sugestão, através da indicação nº 25/2022, foi aprovada pelos vereadores e encaminhada ao Executivo Municipal. Ele considera que a obra também vai possibilitar a melhoria do transporte coletivo na cidade, novas linhas e horários de ônibus circular intermunicipal.
Como consequência da construção de uma rodoviária municipal, o vereador enumera diversos motivos e consequências, por exemplo, melhoria na qualidade de vida da população tendo acesso a serviços regionais públicos e particulares em todos as áreas e a possibilidade maior de conseguir emprego em municípios da região. Cita ainda que, “com a retomada do transporte circular prejudicado com a pandemia houve grande redução no número de horários de linhas e isso prejudica os usuários”, considerando que é necessário melhorar a oferta de horários e linhas intermunicipais.
Além de todas essas situações, Alfredo lembra que a obra é uma reivindicação da comunidade, que deseja um local com comodidade e conforto e maior oferta de linhas. Adianta que a Lei Complementar nº 788/2021, que criou as Regiões Metropolitanas, entre elas a de Jaraguá do Sul, tem o objetivo de buscar soluções conjuntas para questões do transporte coletivo, inclusive com a possibilidade dos municípios buscar soluções conjuntas para questões do transporte coletivo, mobilidade urbana, entre outros, com recursos do Governo Federal.
Vereadora solicita a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas municipais de Corupá
Vereadora solicita a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas municipais de Corupá
A Câmara dos Deputados aprovou a inclusão de psicólogos e assistentes sociais entre os profissionais de educação contemplados pelo Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A medida foi incluída no Projeto de Lei 3418/21, que altera a regulamentação do fundo, publicada em 11 de dezembro de 2019, tendo um ano para as providências necessárias ao cumprimento da mesma.
Em Corupá, a vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), apresentou uma indicação, solicitando ao Executivo Municipal que regulamente a lei no município e contrate profissionais de psicologia e assistentes sociais, através de uma equipe multidisciplinar, para atuar nas escolas. “Precisamos da atuação destes profissionais nas escolas, em equipes multidisciplinares, é de fundamental importância para o avanço na qualidade do ensino e da aprendizagem. Estes profissionais devem atuar junto com os professores na busca de uma educação pública de qualidade”, afirma a vereadora.
Câmara de Vereadores de Corupá e Escola do Legislativo da Avevi iniciam processo de eleição de jovens vereadores
Câmara de Vereadores de Corupá e Escola do Legislativo da Avevi iniciam processo de eleição de jovens vereadores
Após a aprovação da Câmara Jovem em Corupá, continuam os preparativos para a mobilização de alunos e escolas. Nesta semana, reuniram-se o presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Benjamin Tamanini, presidente da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), Lairton Hartmann Muller, assessores da entidade Ilton Piram e Francisco Schork, e a diretora do legislativo corupaense, Kida Solamon. A intenção é despertar no jovem a consciência da cidadania, da ética, aliada a responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.
Ficou definido que a Avevi vai disponibilizar dois assessores para auxiliar na eleição, marcada para junho e início dos trabalhos – sessões – em agosto. Nesta semana, os diretores das escolas e a Secretaria de Educação do município vão receber informações de como será conduzido este pleito. Assim que a escola manifestar interesse em participar do programa e houver a definição dos nomes dos alunos, a campanha pode ser iniciada. A eleição e posse deverá acontecer no primeiro semestre do ano. O mandato terá duração de 1 ano, sem possibilidade de reeleição.
Com a implantação do programa Câmara Jovem em Corupá, os sete municípios da Avevi passam a ter suas câmaras mirins/jovens. Conforme o presidente do legislativo corupaense, Benjamin Tamanini, “é um programa pra despertar a vontade do próprio voto”, destacando que é preciso renovar, já levando em consideração que este é um ano de eleições.
Sessão extraordinária aprova recursos para construção de ponte ligando os bairros Ano Bom e Bomplandt em Corupá
Sessão extraordinária aprova recursos para construção de ponte ligando os bairros Ano Bom e Bomplandt em Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou extraordinária nesta quarta-feira (27), por convocação do prefeito Luiz Carlos Tamanini, às 10h, para discutir e votar o projeto de lei ordinário número 25/2022, que trata da abertura de crédito suplementar no orçamento deste ano da Prefeitura Municipal. O projeto foi aprovado e abre um crédito suplementar de R$ 400 mil, contrapartida da prefeitura, para a obra de construção da ponte que liga os bairros Ano Bom e Bomplandt e também para a infraestrutura na rua Ano Bom. Os recursos serão remanejados dentro do orçamento do município.
A ponte ligando os dois bairros de Corupá, é uma reivindicação e necessidade antiga da comunidade local, porque reduz o trajeto entre os bairros, especialmente dos trabalhadores do condomínio industrial do bairro Ano Bom. Atualmente, os trabalhadores e moradores desta região do município são obrigados a se deslocar praticamente até o centro da cidade para acessar o Ano Bom ou o Bomplandt. A ponte terá 60m de comprimento por 16m de largura e o custo da obra com a infraestrutura da rua é de aproximadamente R$ 5,5 milhões, sendo R$ 400 mil da prefeitura e o restante do governo do Estado. O edital de licitação deverá ser publicado em aproximadamente 20 dias.
Placas com nomes de ruas e Programa de Atenção Nutricional, indicações são aprovadas pela Câmara de Vereadores de Corupá
Placas com nomes de ruas e Programa de Atenção Nutricional, indicações são aprovadas pela Câmara de Vereadores de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou duas indicações solicitando a colocação de placas com nomes de ruas com leis já aprovadas pelo legislativo e a implantação do Programa de Atenção Nutricional voltado para pessoas com necessidades especiais de alimentação. As indicações são de autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD).
Na indicação nº 27/2022, a vereadora solicita à prefeitura a colocação de placas com nomes de ruas nominadas nesta legislatura através da aprovação de projetos de lei. São quatro ruas em três bairros, que por enquanto tem apenas a numeração como identificação: Maria Rosa Berlato e Júlio Vitazik no bairro Bomplandt), Edmund Hauck no bairro Seminário e Walter Schütze no bairro XV de Novembro. Bernadete diz que é uma solicitação dos moradores, que se sentem prejudicados quando trata-se da entrega de documentos ou mercadorias.
A implantação do Programa de Atenção Nutricional, solicitado na indicação nº 28/2022, é para atender as necessidades de alimentação quando, devido alguma disfunção ou doença associada, a pessoa não pode ou não consegue se alimentar normalmente, necessitando de planejamento nutricional específico. Este programa deverá conceder o acesso, tratamento, acompanhamento e monitoramento de pacientes visando melhorar a saúde, a integralidade do cuidado e a qualidade de vida dos indivíduos que necessitam de alimentação especial. São as fórmulas especiais exemplo, leite Pregomin, Alfaré, Neocate, Aptamil soja, Nan Soy, Advance e outros, conforme orientação médica. Esta oferta será para crianças com alergia à proteína do leite de vaca, intolerância a lactose, mães portadoras de HIV, casos de desnutrição infantil, obesidade, para idosos e outras doenças em crianças e adultos.
Vereador solicita troca de lâmpadas queimadas por LED e a desobstrução de bocas de lobo
Vereador solicita troca de lâmpadas queimadas por LED e a desobstrução de bocas de lobo
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou duas indicações solicitando a substituição de lâmpadas queimadas da iluminação pública por LED e a desobstrução de bocas de lobo, autoria do vereador Loacir Campregher (PP). Na rua XV de Novembro, são 11 postes com lâmpadas queimadas no trajeto entre a nova sede da prefeitura e o Mercado Fossile, na Vila Isabel; na rua Felipe Schmidt, trecho do Mercado Fossile até a localidade do Ribeirão dos Correas são 12 lâmpadas queimadas; e na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade, são duas lâmpadas para serem substituídas. Para o vereador, “a iluminação pública é indispensável para melhor segurança aos munícipes, bem como, a substituição das lâmpadas antigas por LED, trará melhor luminosidade e economia ao município, haja vista, que as mesmas possuem uma vida útil extremamente longa, comparada com as tradicionais que não ultrapassam 7000 horas de vida”.
A outra preocupação do vereador manifestada em indicação é com as bocas de lobo entupidas na rua Roberto Seidel, bairro Seminário, em dois trechos, na subida antes do Dom Cacau Café, à direita e, antes da entrada da Terraplenagem Periquito, à esquerda, e na Estrada Isabel, na frente do Material de Construção Werner. Loacir afirma que “o prefeito e o secretário de obras já sabem da situação”.
Vereadores aprovam construção de abrigo para passageiros no Osvaldo Amaral e troca de tubulação no Bomplandt
Vereadores aprovam construção de abrigo para passageiros no Osvaldo Amaral e troca de tubulação no Bomplandt
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou duas indicações para substituição de tubulação no bairro Bomplandt e construção de abrigo para passageiros na localidade de Osvaldo Amaral. Indicações foram apresentadas pela vereadora em exercício, Kátia Keiser (PP), na última sessão que participou durante o período de 30 dias no legislativo corupaense, quando assumiu a vaga do vereador Arno Celso Neuber, que se licenciou sem remuneração.
“É um apelo da comunidade local”, justifica a vereadora sobre a solicitação da construção do abrigo de passageiros na Estrada Osvaldo Amaral, próximo da antiga escola Marcos Soares Pereira, acesso à localidade do Ano Bom Fundos. Já a troca de tubulação na Estrada Bomplandt, é para evitar o alagamento da rua e propriedades agrícolas. “Os tubos têm 20 cm de diâmetro, o que acaba acarretando o represamento da água da enxurrada que invade a pista de rolamento, prejudicando a circulação de veículos na via e invadindo propriedades agrícolas”, explica a vereadora Kátia.
Vereadores aprovam Moção de Apelo solicitando reajuste no auxílio-alimentação dos servidores municipais de Corupá
Vereadores aprovam Moção de Apelo solicitando reajuste no auxílio-alimentação dos servidores municipais de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou Moção de Apelo, solicitando um estudo da prefeitura de reajuste do auxílio-alimentação recebido pelos servidores municipais, sem estipular um percentual, mas de acordo com as condições financeiras da Administração Municipal. A iniciativa é do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), e teve o apoio de todos os vereadores. No caso da Administração já ter realizado algum estudo neste sentido, o vereador quer uma cópia, “mostrando assim transparência e preocupação com o trabalho e dedicação com aqueles que prestam serviço à população de Corupá”, afirma. O Auxílio-alimentação é de R$ 410,00.
Na Moção, o vereador Alfredo diz que a solicitação é justa e necessária, pois nos últimos três anos os servidores de Corupá, não tiveram aumento neste benefício de auxílio-alimentação, estando sem reajuste adequado, levando em consideração a aceleração dos preços dos alimentos. “Considerando a atual situação onde os servidores do município de forma parcelada estão recebendo apenas as perdas acumuladas e não aumento real, a inflação”, lembra o vereador, acrescentando que os servidores já aprovaram esse reajuste em assembleia realizada no dia 16 de fevereiro deste ano.
Prefeito apresenta ações de 2021 e o planejamento para este ano na Câmara de Vereadores de Corupá
Prefeito apresenta ações de 2021 e o planejamento para este ano na Câmara de Vereadores de Corupá
O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, participou nesta segunda-feira (2), da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, transformada em sessão especial, e apresentou o balanço das ações em 2021, e os projetos para este ano. Entre os dados apresentados, destacou investimento de 29% na área da educação, quando a constituição prevê 25%, enquanto que no setor da saúde foram investidos 22%, bem acima do que determina a legislação, que é de 15%. Na educação, destaque para reformas e ampliações de escolas e centros de educação infantil, além da compra de 69 display para escolas municipais. Na saúde, Tamanini mostrou os números dos atendimentos, a nova gestão do PA 24hs feito pelo Hospital São José, obras no prédio e compra de equipamentos.
Outro ponto abordado pelo prefeito são os investimentos na manutenção de convênios com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) e Bombeiros Voluntários, além de vagas em instituições que abrigam idosos e crianças. Para se ter uma ideia, na APAE, a prefeitura investiu em 2021 entre pagamento de professores, transporte e os custos de manutenção dos 30 alunos R$ 498.000,00, enquanto que na AMA recebeu R$ 132.000,00 para custear os 10 alunos que frequentam a unidade.
Já aos Bombeiros Voluntários foram repassados no ano passado R$ 360 mil (com contrapartida da câmara de vereadores). Neste ano, houve um aumento de 10% no valor revertido à entidade. “Às vezes, as pessoas perguntam para onde foi o dinheiro arrecadado e estas explicações detalhadas são importantes para mostrarmos os investimentos que são feitos e a população desconhece”, comentou Luiz Carlos Tamanini. Atualmente, Corupá possui 9 crianças abrigados em dois centros especializados em Joinville, com investimento mensal de R$ 4 mil para cada uma, enquanto outros R$ 100.625,00 foram repassados ara acolhimento de 2 pessoas idosas e vulneráveis.
Infraestrutura
Obras executadas, em andamento e projetadas para iniciar em breve foram explanadas em detalhes pelo prefeito. Entre elas, reformas e ampliações de escolas e pavimentação ruas. Um vídeo produzido pela Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), foi exibido, mostrando como ficará a estrada Rota das Cachoeiras, após o asfaltamento. O projeto prevê investimento de R$ 27 milhões no asfaltamento de 15 km, recursos do governo do estado.
Câmara de Vereadores de Corupá auxiliou cerca de 500 pessoas no atendimento virtual do primeiro título de eleitor e transferências
Câmara de Vereadores de Corupá auxiliou cerca de 500 pessoas no atendimento virtual do primeiro título de eleitor e transferências
Terminou nesta quarta-feira (4), o prazo para brasileiros a partir de 16 anos pedir a primeira via do título de eleitor ou a regularização a tempo de votar nas eleições de 2022. O procedimento se dava pela internet, por meio do Título Net. A Câmara de Vereadores de Corupá foi autorizada pela Justiça Eleitoral de Jaraguá do Sul, através do juiz da 87ª Zona Eleitoral, Crystian Krautchychyn, a prestar um auxílio aos eleitores, especialmente os jovens, que não tem título e pretendem votar pela primeira vez nas eleições deste ano. Também foram feitas transferências e encaminhadas outras pendências para quem já tem título.
Desde o dia 20 de abril, quando iniciou o trabalho no legislativo corupaense, que disponibilizou três servidoras, foram atendidas e auxiliadas 470 pessoas, sendo, 150 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Teresa Ramos, aproximadamente 200 eleitores para regularização da situação eleitoral e outras 120 pessoas de outros Estados, que precisavam fazer a transferência do documento, totalizando 470 atendimentos.
Para a diretora do legislativo, Kida Solamon, “foi um trabalho extremamente importante para os jovens que querem votar este ano e aos moradores que estão residindo há pouco tempo no município vindos de outros Estados”. O presidente do legislativo, vereador Benjamin Tamanini, agradece a Justiça Eleitoral de Jaraguá do Sul pela confiança e apoio na iniciativa, destacando a importância do trabalho para a população e o fato de ter sido a única Câmara de Vereadores do Vale do Itapocu, que prestou o auxílio aos eleitores. Conforme divulgação do Tribunal Superior Eleitoral, todos os pedidos e encaminhamentos serão analisados a tempo do eleitor votar em outubro deste ano. O eleitor pode acompanhar a sua situação na página da Justiça Eleitoral (https://www.justicaeleitoral.jus).
Vereadores participam de assinatura de convênio para construir ponte entre os bairros Ano Bom e Bompland
Vereadores participam de assinatura de convênio para construir ponte entre os bairros Ano Bom e Bompland
Os vereadores Arno Celso Neuber (PP), Loacir Campregher (PP), Nilton Richter (MDB), Benjamin Tamanini (MDB), Lairton Hartmann Muller (MDB) e Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), foram convidados e participaram do ato de assinatura do convênio entre Município e Estado, para construir a ponte entre os bairros Ano Bom (Condomínio Industrial) e Bompland (Cohab. Além dos vereadores, a solenidade no gabinete do prefeito teve a presença de secretários municipais, servidores do setor de licitação e convênios, e do assessor jurídico do legislativo corupaense, advogado Hermann Suesenbach.
O investimento total é de R$ 6.811.219,09, sendo que R$ 5.800.000,00 serão repassados pelo governo do estado e o restante, contrapartida da prefeitura. Nos valores também está incluso o revestimento asfáltico em toda a Rua Ano Bom. A “Ponte do Trabalhador”, como será denominada, terá 60 metros de comprimento, por 16 metros de largura e a expectativa é de que vencidas as etapas do processo de licitação já em andamento e a assinatura da ordem de serviço, a obra esteja concluída até o final do ano. Dezoito (18) empresas já se inscreveram para a licitação e a abertura das propostas ocorrerá no dia 2 de junho. Para o presidente da Câmara de Vereadores, "é uma obra aguardada, espera há muito tempo, que vai encurtar distância entre os dois bairros e facilitar a vida de quem trabalha no condomínio industrial e dos moradores daquela região da cidade".
Realizada reunião na Secretaria de Educação para explicar projeto da Câmara Jovem
Realizada reunião na Secretaria de Educação para explicar projeto da Câmara Jovem
Encontro na Secretaria de Educação de Corupá, nesta terça-feira (10), tratou da Câmara Jovem, projeto aprovado este ano no legislativo corupaense e que vai eleger 9 estudantes do 6º ao 9º das escolas municipais, que serão vereadores por um ano, sem reeleição. Participaram o prefeito Luiz Carlos Tamanini, presidente da Câmara de Vereadores Benjamin Tamanini, presidente da Avevi (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu), vereador Laiton Hartmann Muller, secretário de Educação Joney Cícero Morozini, diretores de escolas municipais, assessor da Avevi Ilton Piran e a diretora do legislativo Kida Solamon.
Neste primeiro contato, prefeito, secretário e diretores de escolas conheceram o projeto, que em outros municípios é denominado de Câmara Mirim, mas que tem o mesmo objetivo, incentivar os jovens a participar da política, exercendo a cidadania e a ética. Novos encontros devem acontecer em breve, para acertar detalhes da campanha nas escolas e a eleição, marcadas para junho e julho. A posse dos jovens vereadores eleitos está agendada para agosto, assim como o início dos trabalhos.
Vereador quer a implantação do Programa Cidade Limpa em Corupá e a instalação de mais lixeiras tipo contentores
Vereador quer a implantação do Programa Cidade Limpa em Corupá e a instalação de mais lixeiras tipo contentores
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), contendo duas solicitações ao Executivo Municipal, relacionadas a coleta de lixo reciclável, inclusive com a implantação de um programa específico para coleta de lixo residencial, como móveis em geral. Para avançar na questão do reciclável e possibilitar mais opções para a população, ele quer a instalação de mais lixeiras do tipo contentores com duas possibilidades de depósito para o lixo orgânico e o reciclável.
A outra solicitação é a implantação do Programa Cidade Limpa, popularmente conhecido como Bota-fora, no sentido da prefeitura fazer a verificação da viabilidade de implantá-lo na cidade. “Além do insistente pedido da comunidade por ampliação do número de contentores (lixeiras), a proposta de Implantar o programa bota-fora, além de diminuir os problemas com entulhos e materiais inservíveis em locais indevidos, representará a oportunidade ideal para quem deseja se desfazer de móveis, colchões, utensílios e outros inservíveis, os quais após triagem terão a destinação correta”, explica o vereador Alfredo.
Vereador apresenta indicação e solicita pavimentação asfáltica
Vereador apresenta indicação e solicita pavimentação asfáltica
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação apresentada pelo vereador Arno Celso Neuber (PP), com solicitação de pavimentação de ruas da cidade, sendo uma para conclusão e a outra para ser asfaltada totalmente. Após aprovação da indicação nº 34/2022, foi encaminhada ao Executivo Municipal, para verificação da viabilidade técnica e financeira.
O vereador Arno, quer o asfaltamento da rua Ricardo Marquardt, no bairro XV de Novembro e também a finalização da pavimentação da rua Alberto Darius, no bairro Bompland. “Essa melhoria é necessária, pois além de melhorar a acessibilidade urbana, vem de encontro aos anseios dos moradores e motoristas que se utilização destas duas vias”, justifica.
Vereadores aprovam pavimentação do acesso interno e instalação de corrimão no cemitério municipal de Corupá
Vereadores aprovam pavimentação do acesso interno e instalação de corrimão no cemitério municipal de Corupá
A solicitação de pavimentação do acesso interno na parte antiga do cemitério municipal no bairro Seminário e a colocação de corrimão foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá. A indicação número 35/2022, é autoria da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), já encaminhada ao Executivo Municipal para análise da viabilidade técnica e financeira.
O trecho a ser pavimentado tem aproximadamente 100 metros de extensão e dificulta a locomoção das pessoas, em dias de tempo seco ou com chuva. “ A benfeitoria é necessária, pois muitas pessoas vão ao cemitério a pé e o acesso interno é escorregadio devido as pedras soltas, ocasionando algumas quedas, principalmente de idosos”, diz a vereadora. Considera que com a pavimentação e instalação de corrimão o acesso fica adequado às necessidades da população.
Resumo sessão da Câmara de Vereadores de Corupá desta segunda-feira (16)
Resumo sessão da Câmara de Vereadores de Corupá desta segunda-feira (16)
Em sessão nesta segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Corupá aprovou quatro projetos de lei de autoria do Executivo Municipal, um projeto de decreto legislativo, uma indicação e uma moção. A sessão também teve a participação do Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa, que apresentou um balanço dos trabalhos executados pela pasta até o momento.
Projetos
-Votação em dois turnos do Projeto de Lei Complementar nº 06/2022, que altera a redação dos dispositivos que enumera a lei complementar 097/2022, que dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal de Corupá e dá outras providências;
-Votação única do Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2022, que aprova as contas do exercício de 2020, da Prefeitura Municipal de Corupá;
-Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 26/2022, inclui Programa e Ação no Plano Plurianual de 2022/2025, LDO 2022 e LOA 2022, abre crédito adicional especial na lei orçamentária da Prefeitura Municipal de Corupá, decorrente da adesão ao Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincacatarina), no valor de R$ 34.400,00 (trinta e quatro mil e quatrocentos reais);
-Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 27/2022, autoriza o Poder Executivo Municipal, a realizar a concessão onerosa de uso do espaço público de uma sala em desuso no ginásio de esportes Willy Germano Gessner.
Indicação
-Autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, Cesar Antônio Raboch, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, solicitando ao Executivo Municipal a instalação de duas estações para que ciclistas possam realizar manutenções emergenciais em suas bicicletas, chamados de Bike stations. Os pontos de manutenção e apoio devem ser instalados na praça Artur Müller e na praça localizada no bairro Vila Izabel.
Moção de Apelo
Assinada por todos os vereadores, Moção de Apelo ao Exmo. Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro, para a sanção do Projeto de Lei 2564/20, que altera a Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e Parteira. Esta Moção de Apelo vem para reforçar a grande importância da valorização de quem tanto fez e faz pela saúde, haja vista ser de suma importância para a saúde nacional, além de ser fundamental para os profissionais da enfermagem neste momento de crise e dificuldades econômicas causadas pela pandemia de Covid-19. A sanção vai permitir que os profissionais atuem mais motivados e todos desfrutem de uma saúde com mais qualidade.
Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer apresenta balanço dos trabalhos da pasta em sessão do legislativo corupaense
Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer apresenta balanço dos trabalhos da pasta em sessão do legislativo corupaense
Em sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, nesta segunda-feira (16), o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa (Kutcha), apresentou um balanço dos trabalhos da pasta até o momento e, principalmente, falou de diversos eventos que acontecerão ainda este ano. Iniciou a explanação falando das reformas no ginásio de esportes Willy Germano Gessner, que irão resolver os problemas de infiltração da água da chuva, amenizar a temperatura com a colocação de uma manta térmica na cobertura e a aquisição de 778 cadeiras, proporcionando mais conforto para os frequentadores do local. Garantiu que após esses trabalhos os eventos esportivos, como campeonatos municipais, serão retomados.
Kutcha falou principalmente dos diversos eventos programados para este ano em Corupá, citando em maio, dias 26, 27 e 28, Fecaplant (Feira Catarinense de Flores e Plantas Ornamentais); em julho, Festival de Corais, Bananalama e Festival de Esportes Radicais; em agosto, Semana da Banana; outubro, Encontro de Corais e o Pedal da Santa; em dezembro, encerrando as atividades, as comemorações do Natal, com uma vasta programação já em preparação.
O secretário abordou ainda a situação do Parque Rota das Cachoeiras, fechado desde junho de 2020, e cuja área foi vendida para um grupo de empresários. A prefeitura e outras entidades de Corupá, pressionam os novos proprietários para abrir o local para visitação, “o que deve acontecer ainda este ano”, prometeu. Sobre os passeios de Maria Fumaça, Kutcha informou aos vereadores que eles devem acontecer todo fim de semana e não somente uma vez por mês, como é atualmente. Também destacou a criação do ponto de motorhomes, instalado ao lado do ginásio de esportes e que tem atraído visitantes de vários estados todo fim de semana. Por fim, anunciou que a secretaria vai mudar de endereço dentro de um mês, passando para o atual prédio da prefeitura no centro da cidade.
Instalação de byke station é aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá
Instalação de byke station é aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá
Graças a sua exuberante natureza, nos últimos anos aumentou consideravelmente o número de pessoas da cidade, de outras regiões e estados que visitam Corupá, para praticar o cicloturismo - turismo com a bicicleta como meio de transporte. Além disso, muitos moradores da cidade usam a bicicleta para deslocamento ao trabalho e os ciclistas da região descobriram as estradas do interior do município, onde apreciam as belas paisagens, com rios, cachoeiras e a mata atlântica.
Aos poucos, a cidade monta uma estrutura de apoio para os usuários da bicicleta e neste sentido, a Câmara de Vereadores aprovou a instalação de byke station – estações de bicicleta – em dois pontos, na praça Artur Muller, centro da cidade e na praça no bairro Vila Izabel, interior do município. A solicitação, através da indicação nº 36/2022, é autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Raboch, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter.
As estações servirão como pontos de apoio aos ciclistas e manutenção das bikes, devendo ter nichos para bicicletas, suporte para armazenamento com kit de ferramentas para 15 funções, mais duas unidades de espátulas de aço para retirada de pneu, além de uma bomba de ar. “A byke station vêm de encontro ao aumento de usuários e incentivam o uso da bicicleta, um meio de transporte não poluente e que trás inúmeros benefícios à saúde”, acrescenta o vereador Benjamin Tamanini, um dos autores da iniciativa.
Vereadores aprovam Moção de Apelo ao presidente da República
Vereadores aprovam Moção de Apelo ao presidente da República
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou uma Moção de Apelo ao presidente da República Jair Bolsonaro, assinado por todos os vereadores. Na Moção é solicitado que o presidente sancione o Projeto de Lei nº 2.564/2020, que altera a lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e Parteira.
“Os profissionais de enfermagem desempenham função primordial e imprescindível, muitas vezes colocando em risco a própria saúde para salvar a vida de outras pessoas e continuam absolutamente desvalorizados em todo o Brasil”, consideram os vereadores na Moção. Ressaltam também que toda a classe será beneficiada, refletindo uma melhora nas condições de vida de toda a sociedade, direta e indiretamente e também em mais qualidade e excelência no atendimento à população. Além de ser fundamental para os profissionais da enfermagem - especialmente os que atuam na linha de frente neste momento de crise, dificuldades econômicas causadas pela pandemia de Covid-19 - a sanção vai permitir que os profissionais atuem mais motivados e todos desfrutem de uma saúde com mais qualidade.
Escola de Educação Básica Teresa Ramos completa 82 anos e diretor participa da sessão do legislativo corupaense
Escola de Educação Básica Teresa Ramos completa 82 anos e diretor participa da sessão do legislativo corupaense
Neste mês de maio, a Escola de Educação Básica Teresa Ramos, completou 82 anos de existência em Corupá, sendo inaugurada em 19 de maio de 1940. Para marcar a data, o diretor da única escola de ensino médio da cidade, Célio João Barbosa, participou da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (23), e fez uma apresentação do estabelecimento de ensino, exibindo slide com imagens e texto, contando toda a história e a estrutura atual.
O diretor fez um breve histórico da escola e depois mostrou as melhorias feitas desde a sua fundação, inclusive com a alteração do nome, passando de Grupo Escolar Teresa Ramos, depois Colégio Estadual Teresa Ramos e a partir do ano 2000, para Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Também falou sobre o Novo Ensino Médio, com ampliação da carga horária dos alunos e a proposta diferenciada no currículo, com parte fixa e a flexível, onde os estudantes tem a possibilidade de escolher as áreas que querem se aprofundar direcionando a sua carreira ou escolha, incluindo o Projeto de Vida.
Mesmo sendo uma explanação em comemoração aos 82 anos da instituição, Célio citou algumas “fragilidades” da escola, entre as quais, falta de espaço coberto para os alunos esperarem os ônibus, acessibilidade ao segundo piso e sinal de internet deficitário para os alunos. Porém, listou uma série de avanços na estrutura entre 2020 e 2022, com recursos da APP (Associação de Pais e Professores) e os investimentos do Governo do Estado em melhorias.
Melhorias com recursos da APP
-Automatização da porta de entrada na secretaria;
-Instalação de projetores em todas as salas de aula;
-Instalação de secadores elétricos de mãos;
-Instalação de torneiras com sensores em função da pandemia;
-Instalação de mictórios com sensores em função de pandemia;
-Internet cabeada em todas as salas;
-Sinal de wifi para os alunos;
-Aquisição de 2 bebedouros com capacidade de 200 litros cada;
-Instalação de pia de pedra na sala dos professores;
-Aquisição de mesas de cimento para o pátio interno da escola;
-Guarda-sóis sobre as mesas do pátio interno;
-Ampliação da área de convivências;
-Reforma do bicicletário;
-Finalização da cozinha dos alunos e aquisição de um novo fogão;
-Aquisição de uma mesa de pebolim para lazer dos alunos;
-Móveis para o laboratório de Ciências da Natureza;
-Várias reformas pontuais conforme a necessidade.
Melhorias com recursos do Governo do Estado
-Reforma elétrica de parte da escola;
-Pintura da fachada;
-Reforma do bloco que se encontrava interditado;
-Serviço de capina e roçada;
-Recursos através do catão CPESC;
-Materiais de expediente, de limpeza e de combate a Covid 19;
-Obras novas para a biblioteca;
-Equipamentos para formar o laboratório de Ciências da Natureza;
-Equipamentos para formar o laboratório de matemática;
-Laboratório Maker (aguardando a entrega);
-Novo laboratório de informática (aguardando a entrega).
HISTÓRIA
A escola foi inaugurada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos, homenagem prestada a Sra. Teresa Ramos, mãe do Interventor Federal da época, Dr. Nereu Ramos. Em 1951 foi criado o Curso Normal Regional “João do Prado Faria”, visando especificamente a Formação de Regentes de Ensino Primário. Implantou-se em 1963 o “Ginásio Normal”, curso que substituiu o extinto “Curso Normal Regional”.
Em 08 de fevereiro de 1971, foi criada a “Escola Básica Teresa Ramos”. Durante todo esse período, o antigo “Grupo Escolar” sofreu transformações no seu aspecto físico, sendo ampliado segundo as necessidades, respeitando os padrões e arquitetura de cada período. Em 18 de abril de 1979, teve início o 2º Grau, com a habilitação em “Técnico em Contabilidade”, mudando a nomenclatura da escola para “Colégio Estadual Teresa Ramos”. Em nível de 2º Grau, hoje ensino médio, a escola ofereceu os cursos de Técnico em Agropecuária, Magistério, Curso Integrado (antigo científico). A partir de 2000, em respeito à LDB, a escola sofreu a mais recente mudança na nomenclatura, passando a se chamar Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Em 2011, a escola ofereceu o curso Técnico em Administração.
Um dos símbolos da escola é a figueira (ficus), plantada no centro do pátio, que neste ano completa 65 anos. Ela representa força, grandeza e desenvolvimento. Foi plantada em 21 de setembro de 1957, dia da árvore, pelos alunos do Clube Agrícola "Alberto Torres", orientados pelo professor Waldemar Schultz. A muda de 25 cm foi adquirida do viveiro de plantas do Sr. Leopoldo Seidel.
Vereadores aprovam abertura de crédito para prefeitura concluir obra em escola e construir pontes no interior
Vereadores aprovam abertura de crédito para prefeitura concluir obra em escola e construir pontes no interior
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou dois projetos de lei que permitem a conclusão da obra de reforma da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira e a construção de pontes no interior do município. Para a conclusão da reforma da escola, que tem recursos do Governo do Estado e custo inicial estimado em cerca de R$ 800 mil, com contrapartida do município, os vereadores autorizaram o Executivo a abrir por decreto, crédito adicionais suplementares de R$ 500 mil. A obra consiste na construção de novos banheiros, troca do telhado, adequação do estacionamento e um pergolado. O mesmo projeto também destinou R$ 27 mil para a secretaria de Saúde. Os recursos serão remanejados dentro do orçamento das duas pastas.
Outro projeto aprovado pelos vereadores também autorizando a prefeitura a abrir créditos adicionais suplementares por decreto, no valor de R$ 720 mil, vai permitir a substituição de 14 pontes de madeira por concreto em diversas localidades do interior de Corupá, totalizando 28 cabeceiras. Através da Defesa Civil municipal, o município conseguiu os kits de transposição do Governo do Estado e em contrapartida a prefeitura entra com as cabeceiras das pontes. Os recursos serão remanejados dentro da própria secretaria municipal de Infraestrutura. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Benjamin Tamanini, são obras importantes para a população corupaense, acrescentando que as pontes em concreto são reivindicações antigas dos moradores e dos vereadores e significam economia em manutenção para a prefeitura e segurança para os usuários, e a escola Aluísio precisava de uma grande reforma há muito tempo, inclusive o estacionamento para os pais.
Vereador solicita que empresa construtora para faça os reparos no posto de saúde do bairro João Tozini
Vereador solicita que empresa construtora para faça os reparos no posto de saúde do bairro João Tozini
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a indicação nº 37/2022, autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), solicitando que o Executivo Municipal elabore ações para assegurar a normal utilização do prédio da unidade de saúde do bairro João Tozini, devido aos vícios construtivos verificados em visita do parlamentar, a título de prevenção de acidentes. O vereador considera a responsabilidade de cinco anos da construtora quanto a qualidade construtiva do prédio e, portanto, está dentro do período de garantia da obra, com a empresa devendo fazer os reparos da mesma sem custos ao erário público.
O vereador considera importante a adequação do projeto original em face a sua execução efetiva, onde demonstre os cálculos para a carga de 10 mil litros de água das duas caixas d’água (imagem). Solicita ainda que a Defesa Civil fiscalize as medidas corretivas necessárias, validando a eliminação do uso de uma das caixas d’água de 5 mil litros, retirando o registro de abastecimento até a conclusão de todas as verificações. Justifica que, “a prevenção de acidentes deve sempre nortear a seriedade do serviço público”.
Combate ao maruim, vereadores querem a contratação de técnico agrícola para orientar na aplicação do CBM em Corupá
Combate ao maruim, vereadores querem a contratação de técnico agrícola para orientar na aplicação do CBM em Corupá
Após a criação do Controlador Bioativo do Maruim (CBM), as prefeituras enfrentam dois problemas para fazer a aplicação do produto e minimizar o sofrimento que eles causam à população: aplicação adequada com planejamento e produção em larga escala. O aumento da produção está sendo planejado pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu, ligado a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), através de uma maior participação financeira dos municípios.
Já a aplicação adequada do produto envolve os moradores de áreas rurais e urbanas dos municípios, que precisam de orientação para a eficácia do CBM. Caso a aplicação não atingir todas as propriedades e for feita de forma correta, o maruim continua se proliferando e em poucos meses volta a aparecer nos locais onde aconteceu a pulverização. Sabendo desta realidade, os vereadores Benjamin Tamanini, César Antônio Rabock, Lairton Hartamann Muller e Nilton Richter, estão solicitando à prefeitura de Corupá, a contratação de um técnico para auxiliar na orientação e aplicação do CBM, além de desenvolver um trabalho mais ostensivo, com planejamento para todas as regiões do município.
Vereadores solicitam sinalização horizontal na rua Roberto Seidel
Vereadores solicitam sinalização horizontal na rua Roberto Seidel
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação que solicita à prefeitura a sinalização horizontal na rua Roberto Seidel, principal acesso à cidade. A iniciativa é dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter.
A solicitação da partiu da reivindicação de moradores dos bairros João Tozini e Seminário, que encontram dificuldades para acessar a via principal quando saem das ruas Germano Mahnke (João Tozini) e 1º de Maio (Seminário). Os próprios vereadores autores da proposta constataram essa dificuldade no entroncamento das ruas.
A sinalização horizontal solicitada também inclui a pintura de yellow box (caixas amarelas) e a indicação da via preferencial. Um dos autores da proposta, vereador Lairton Hartmann Muller, lembra que em julho acontece o Bananalama, considerado o maior evento do gênero no mundo, com um aumento significativo de veículos e pessoas em Corupá, e a nova sinalização vai deixar a cidade mais bonita, sinalizada e organizada.
Abertas inscrições para participar do Programa Câmara Jovem em Corupá
Abertas inscrições para participar do Programa Câmara Jovem em Corupá
Estão abertas as inscrições para os alunos das escolas municipais participar do Programa Câmara Jovem, implantado através de resolução da mesa diretora. Os alunos do 6º ao 8º ano interessados tem prazo até o dia 17 de junho, às 16h30, para fazer a inscrição na própria escola. A eleição acontece no dia 29 de junho, com a diplomação agendada para julho e instalação e posse da Câmara Jovem em agosto. Os 9 eleitos serão vereadores por um ano, sem direito a reeleição, com as sessões seguindo todos os procedimentos de uma sessão normal dos atuais vereadores.
Nesta semana, a Câmara encerrou o trabalho de visita nas escolas, através do presidente Benjamin Tamanini e a diretora Kida Solamon, quando conversaram com a direção e equipe pedagógica, informando todos os detalhes do programa e explicando a intenção do legislativo corupaense com a iniciativa, que é incentivar os jovens a participar da política, exercendo a cidadania e a ética.
Vereadores de Corupá aprovam requerimento de agradecimento para deputado estadual
Vereadores de Corupá aprovam requerimento de agradecimento para deputado estadual
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou requerimento da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht, solicitando o envio de ofício de agradecimento ao deputado estadual Vicente Caropreso. O agradecimento é pela intermediação no repasse de recursos dos governos estadual e federal ao município e o envolvimento na reivindicação do credenciamento em cardiologia do Hospital e Maternidade São José.
“Ele ajudou a intermediar o repasse de R$ 720 mil do governo federal para construir a Unidade Básica de Saúde do bairro João Tozini e conseguiu mais R$ 220 mil em emenda parlamentar do governo do estado para comprar mobília e equipamentos para a unidade”, lembra a vereadora. Bernadete destaca também o trabalho incansável do parlamentar, juntamente com lideranças da região, para credenciar o Hospital e Maternidade São José, para atender a demanda de cardiologia da região do Vale do Itapocu.
Prefeitura de Corupá deve instalar placas para orientar vendedores ambulantes
Prefeitura de Corupá deve instalar placas para orientar vendedores ambulantes
Na tentativa de regularizar a atuação de vendedores ambulantes e não prejudicar os comerciantes legalmente instalados no município, a Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou a solicitação de colocação de placas orientativas para vendedores ambulantes. A indicação é de autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter. Eles solicitam que as placas sejam colocadas em todas as entradas do município e informem o endereço do setor de tributos da prefeitura e telefone fixo e móvel.
A intenção da iniciativa dos vereadores, que agora depende da prefeitura para efetivação, objetiva conscientizar os vendedores ambulantes que chegam à cidade para regularizar a situação no setor de tributação da prefeitura. “É necessário que eles - vendedores - sejam lembrados que as vendas somente podem ser realizadas após orientação no setor de tributos, recolhimento de taxa de licença para comércio eventual, ambulante ou em via e logradouro público”, destaca o vereador Lairton Hartamann Muller, um dos autores da proposta.
ANEXO: Exemplo de placa orientativa da prefeitura de Ametista do Sul (RS)
Suplente assume vaga no legislativo corupaense e diz que quer somar positivamente para o crescimento da cidade
Suplente assume vaga no legislativo corupaense e diz que quer somar positivamente para o crescimento da cidade
O suplente de vereador Walmor Alexy (PP), assumiu o cargo de vereador em exercício em Corupá. O titular da vaga, vereador Loacir Campregher (PP), licenciou-se do cargo por 30 dias, para tratar de assuntos particulares, sem remuneração. Caso a licença fosse para tratar de questões de saúde, teria direito ao salário. Alexi agradeceu a Deus, a família, vereadores e, em especial, aos edis Loacir e Arno Celso Neuber, ambos do PP, pelo rodízio com os suplentes do partido. “Meu objetivo como vereador é somar positivamente para o crescimento da nossa cidade e juntamente com os colegas desta casa apoiar e criar projetos de lei que irão ajudar no desenvolvimento do nosso município”, disse, durante pronunciamento na tribuna. Também comprometeu-se em fiscalizar e acompanhar as ações do poder executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas e atendidas as normas legais.
Vereador solicita ampliação de projeto de pavimentação no bairro Bomplandt para beneficiar mais famílias
Vereador solicita ampliação de projeto de pavimentação no bairro Bomplandt para beneficiar mais famílias
O vereador em exercício Walmor Alexy, está solicitando à prefeitura, a ampliação do projeto de pavimentação asfáltica da rua Walter Hoffmann, bairro Bomplandt. A indicação com a proposta foi aprovada na última sessão da Câmara de Vereadores de Corupá, e encaminhada ao Executivo, para análise da viabilidade técnica e financeira.
“É um trecho a mais de cerca de 170 metros para asfaltar, para ampliar e beneficiar mais 13 moradores”, informou o vereador, destacando que eles estão dispostos a colaborar com a prefeitura para receber a melhoria. Junto com a indicação, Walmor apresentou um abaixo-assinado, também encaminhado à prefeitura.
ANEXO: imagem da rua Walter Hoffmann
Vereador solicita à prefeitura diversos serviços na rua 1º de Maio e laterais no bairro Seminário
Vereador solicita à prefeitura diversos serviços na rua 1º de Maio e laterais no bairro Seminário
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou três indicações do vereador em exercício Walmor Alexy, relacionadas à rua 1º de Maio e laterais, no bairro Seminário, solicitando diversas obras. A indicação nº 42, solicita melhorias nos espaços urbanos, bem como, serviços de limpeza, roçada e desobstrução de bueiros nas ruas laterais: Carlos Lacerda, Max Quentim, João Henrique, Adolfo Millnitz, João Bernardo de Souza, Ernesto Larsen, Klara Hermann e Ervino Emílio Moreira.
Na indicação nº 43, o vereador Walmor solicita serviços de melhorais específicos na rua 1º de Maio, entre eles, operação tapa buraco, sinalização que regulamente ou proíba o estacionamento em um lado da via, e a instalação de placas educativas, indicativas e de sinalização para redução da velocidade nas proximidades da Unidade Básica de Saúde. “Justifico a presente proposta, haja vista, existir uma grande movimentação de pacientes naquela unidade básica de saúde, que atende todo o Bairro Seminário, sendo extremamente necessária a melhoria de estacionamento e sinalização daquela via pública, para melhorar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas que por ali transitam”, justificou, ao defender as indicações na sessão desta segunda-feira (13). Vereadores Nilton Richter e César Antonio Rabock, se abstiveram da votação da indicação por discordar da solicitação de regulamentação ou proibição do estacionamento em um lado da rua 1º de Maio. Já na indicação nº 44, o vereador Walmor Alexy, solicita manutenção e melhorias do meio-fio na 1º de Maio com a rua Roberto Seidel.
Vereador solicita manutenção em ponte na divisa com São Bento do Sul
Vereador solicita manutenção em ponte na divisa com São Bento do Sul
Conhecida popularmente como Ponte do Rocha, na localidade de Osvaldo Amaral, bairro Bomplandt, divisa com São Bento do Sul, foi objeto de indicação na última sessão da Câmara de Vereadores de Corupá. A iniciativa partiu do vereador em exercício Walmor Alexy (PP), e teve o apoio dos demais parlamentares. O vereador mostrou o que precisa ser feito através de fotografias, mas solicitou que se faça um estudo conforme a Lei Orgânica de Corupá, tendo em vista que a obra é intermunicipal.
Conforme o vereador Walmor, os moradores estão solicitando serviços de manutenção como limpeza da ponte, pintura, reparos no tabuleiro de concreto e a instalação de faixa refletiva no corrimão da ponte. “A faixa refletiva vai servir de guia para motoristas, pedestres e ciclistas porque a ponte não tem iluminação”, explicou.
Vereador quer mais segurança no trânsito para estudantes de Corupá
Vereador quer mais segurança no trânsito para estudantes de Corupá
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação do vereador Alfredo Gramm Sobrinho (PDT), solicitando que a prefeitura faça um estudo e viabilize melhorias na sinalização nos logradouros frontais e adjacentes as portarias de escolas ou similares que verifiquem agrupamentos sazonais de acesso e movimentação de jovens estudantes. A intenção, conforme o vereador, é organizar o trânsito nestes locais para que se evitem acidentes, pois sempre verifica-se um intenso movimento de pessoas, carros de passeio e ônibus.
Justificando a solicitação, o vereador Alfredo diz que trata-se de um pedido de inúmeros corupaenses, já que o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), sofreu alterações e com a retomada das atividades presenciais é necessário atender as adequações para melhorar a segurança das pessoas. “São necessárias melhorias tais como pintura e padronização adequada da sinalização em frente às escolas e proximidades”, diz o vereador, sendo necessária a instalação de placas de regulamentação, advertência e indicação.
Para mostrar a situação e ter o apoio dos demais vereadores, Alfredo apresentou imagens dos acessos às Escolas Teresa Ramos (estadual) e São José (municipal). Ele acredita que estas medidas irão proporcionar maior segurança destas vias, pois os alunos perceberão as mudanças no trânsito com mais facilidade, reduzindo os riscos de atropelamentos, além de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e assegurar o direito dos pedestres, principalmente nos horários de maior movimento.
Vereadora solicita substituição de iluminação por lâmpadas de led no bairro Bomplandt
Vereadora solicita substituição de iluminação por lâmpadas de led no bairro Bomplandt
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou indicação da vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), em que solicita a substituição da iluminação pública por lâmpadas de led, na rua Otto Hillbrecht, bairro Bomplandt, priorizando o perímetro urbano. Ela quer ainda que a substituição seja ampliada para a área rural do bairro, até a localidade de Osvaldo Amaral. “Os moradores querem luminárias em led no trecho urbano, onde já existe a iluminação pública e a extensão para a área rural, onde ainda não tem”, explica a vereadora.
No momento, a Celesc executa obras de extensão da rede trifásica no bairro, uma melhoria reivindicada há muito tempo pelos moradores e a vereadora quer brevidade na substituição, tendo em vista que foram retirados os braços das luminárias devido as obras e as novas já podem ser colocadas com lâmpadas led. Bernadete diz que a situação está gerando insegurança aos moradores e o novo sistema melhora a visibilidade noturna, além de gerar mais economia ao poder público.
Vereadores de Corupá aprovam denominação de ponte, alterações em estatuto e protocolo, doação de equipamentos e crédito suplementar
Vereadores de Corupá aprovam denominação de ponte, alterações em estatuto e protocolo, doação de equipamentos e crédito suplementar
Em sessão nesta segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores de Corupá aprovou em votação única quatro projetos de lei ordinária, três de autoria do Executivo Municipal e um do legislativo. O projeto nº 05/2022, autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, denomina de Erwin Kamke (Opa Kamke), a ponte em concreto recém construída na Estrada Faxinal, localidade de Pedra d’Amolar, interior de Corupá. Erwin Kamke residiu na localidade por 55 anos, trabalhando na mesma serraria; casou com Tecla Kamke, tiveram sete filhos e faleceu em 2011, aos 88 anos de idade. Opa Kamke, como era conhecido, sempre participou de forma ativa da comunidade e da Sociedade Bolão Carioca, deixando um importante legado de vida e de amigos.
Os outros três projetos de lei são de autoria do Executivo Municipal:
Projeto de lei nº 27/2022, ratifica as alterações realizadas no estatuto e o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali); as alterações no estatuto estabelecem que alteração ou extinção de contrato de consórcio público dependerá da aprovação da assembleia geral; o protocolo de intenções alterado diz respeito a legislação brasileira sobre produtos de origem animal, determinando que os entes federados tem autonomia para adotar seus próprios procedimentos e sua própria legislação sanitária;
Projeto de lei nº 33/2022, autoriza o município de Corupá, a receber por doação os equipamentos hospitalares relativos a adoção da sala de pediatria junto ao PA 24hs, pela Associação Cultural Desportiva e Beneficente Dom Pedro II;
Projeto de lei nº 33/2022, autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento de 2022, até R$ 634.600,00 (seiscentos e trinta e quatro mil e seiscentos reais), sendo R$ 459.800,00 (quatrocentos e cinquenta e nove mil e oitocentos reais), para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e R$ 174.800,00 (cento e setenta e quatro mil e oitocentos reais), para a Secretaria de Saúde; os recursos serão remanejados dentro do orçamento das próprias secretarias.
Solicitação de melhorias em áreas de lazer dos bairros Seminário e João Tozini é aprovada pela Câmara de Vereadores
Solicitação de melhorias em áreas de lazer dos bairros Seminário e João Tozini é aprovada pela Câmara de Vereadores
Indicação que solicita melhorias nas áreas de lazer dos bairros Seminário e João Tozini, foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá. A indicação nº 48/2022, é do vereador em exercício Walmor Alexy (PP). Na área de lazer do bairro Seminário, localizada entre as ruas Ervino Emílio Moreira e Humberto Galizzi, o vereador apontou a necessidade de reforma dos brinquedos, recolocação de balanços, colocação de novas lixeiras, limpeza geral e pintura, manutenção da tela que cerca o campo de areia e ampliação do piso da quadra de basquete, além de ser necessário melhorar a iluminação pública do local e remover o lixo.
Já na área de lazer no bairro João Tozini, na rua João Bankhardt, a principal solicitação do vereador Walmor, é a mudança de local do parquinho, isso porque as crianças são obrigadas a atravessar a rua para ir ao campo de areia. Também solicitou serviços de limpeza, pintura, instalação de lixeiras, construção de piso para a quadra de basquete e reforma da tela do campo de areia. “ A população está precisando, realmente é muita coisa para fazer” comenta o vereador, que também cobrou da população que tenha um pouco de bom censo e faça a sua parte ao usar o local, cuidando, preservando o bem público.
Homologados 30 nomes de candidatos para a compor a Câmara Jovem de Corupá
Homologados 30 nomes de candidatos para a compor a Câmara Jovem de Corupá
Encerrado o prazo de inscrição dos alunos interessados em participar da eleição da Câmara Jovem, marcada para o dia 29 deste mês. Trinta (30) alunos do 6º ao 8º ano, manifestaram a intenção de participar e entregaram a inscrição nas escolas, sendo posteriormente repassadas para o legislativo. Os nomes foram deferidos pela comissão interna da Câmara, estando aptos a participar da eleição:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira
BRUNO RAFAELI RODRIGUES |
GEYSA LETÍCIA MATHIAS PESCHEL |
HELOISA CRISTINA M. BORCHARDT |
LAVÍNIA YARA MOROZINI |
NICOLLE F. JUNGLES GLONEK |
RAQUEL GANSKE SELL |
SOFIA ELOÁ BOSSE |
WILLIAM GABRIEL ALEGRI |
YASNUN SELL EUCLIDES |
YURI GABRIEL BATSCHKE ZENERE |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees
CAMILA ANDERS |
NICOLLE GABRYELI DE FREITAS FERREIRA |
RAFAEL GESSNER ALEGRI |
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini
DOUGLAS DOS SANTOS WALTER |
HUGO RIAN MOKWA |
ISAQUE MENDES DA CRUZ |
JOÃO VITOR ENGELHARDT |
LINDA KLOTZ |
MARCOS WARGENOWSKY |
MARIA ELOISA DA COSTA KRICHANSKI |
MARIA HELENA TAMANINI |
WILLIAN GABRIEL DENCK OTTOMEYER |
YARA PULICENE DO AMARAL |
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José
ANA CRISTINA BORBA CAVALCANTI |
JHENYFER RIBEIRO PEDROSO |
JOÃO GABRIEL SEVERO DIELL |
JOÃO VICTOR GALVAGNI |
KYARA SULINO MONTEIRO |
LUIZA LORENTINO |
THAYNÁ WERNER NAGEL |
Também está definido quantos vereadores irão representar cada escola, conforme o quadro abaixo:
Escola |
Número de candidatos(as) |
Vagas disponíveis |
E.M.E.F. Aluisio Carvalho de Oliveira |
10 (dez) |
3 (três) vagas |
E.M.E.F. Francisco Mees |
03 (três) |
1 (uma) vaga |
E.M.E.F. José Pasqualini |
10 (dez) |
2 (duas) vagas |
E.M.E.F. São José |
07 (sete) |
3 (três) vagas |
Na eleição podem votar alunos do 6º ao 9º ano. A diplomação está agendada para o dia 7 de julho, 19h, e a instalação e posse da Câmara Jovem marcada para 3 de agosto, 18h. Os 9 eleitos serão vereadores por um ano, sem direito a reeleição.
Aprovada indicação solicitando melhorias em pontes no interior de Corupá
Aprovada indicação solicitando melhorias em pontes no interior de Corupá
Duas pontes de madeira localizadas na região da localidade de Isabel Alto, na comunidade da Estrada do Garrafão, interior de Corupá, devem passar por reformas. É o que solicitou o vereador em exercício Walmor Alexy (PP), através de indicação aprovada na última sessão do legislativo corupaense.
Na ponte próximo do Salão Guarani, o vereador solicita a reforma do assoalho e instalação da proteção nas laterais. Justificando a necessidade da obra, Walmor diz que a ponte está extremamente danificada, com risco de acidentes, tendo em vista o trânsito intenso de veículos, região que serve como corredor para escoamento da produção agrícola. Durante a sessão, o vereador recebeu a informação que essa ponte será substituída por outra de concreto, provavelmente ainda este ano, parceria da prefeitura com o Governo do Estado.
A outra ponte na Estrada do Garrafão, fica próximo da propriedade do sr. Mário, e precisa de conserto do assoalho, além da instalação de proteção lateral. O vereador justificou a indicação “devido o péssimo estado de conservação, colocando em risco motoristas e pedestres”. Essa reforma será feita com o material retirado da outra ponte, que será substituída por uma estrutura de concreto.
Primeira eleição da Câmara Jovem é nesta quarta-feira (29)
Primeira eleição da Câmara Jovem é nesta quarta-feira (29)
É nesta quarta-feira (29), a eleição para escolher os primeiros 9 vereadores do Programa Câmara Jovem em Corupá. A eleição envolve alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira (Bairro Seminário), Francisco Mees (Bairro Vila Isabel), São José (Centro) e José Pasqualini (Bairro João Tozini). No total 30 candidatos estão inscritos e participam da eleição, estando aptos a receber os votos dos 821 alunos eleitores.
CANDIDATOS E ELEITORES POR ESCOLA
-Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees
Três (3) candidatos
104 alunos votantes
Horário de Votação:
Matutino 08h30 às 09h30
Vespertino: 13h30 às 14h30
-Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini
10 candidatos
167 alunos votantes
Horário de votação:
Matutino 08h30 às 09h30
Vespertino 13h30 às 14h30
-Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira
10 candidatos
343 alunos votantes
Horário de votação:
Matutino 10h às 11h30
Vespertino 15h às 16h30
-Escola Municipal de Ensino Fundamental São José
7 candidatos
207 alunos votantes
Horário de votação:
Matutino 10h às 11h30
Vespertino 15h às 16h30
A diplomação dos 9 vereadores jovens eleitos está marcada para o dia 7 de julho, às 19h, aniversário do município de Corupá (feriado será no dia 11). Já a instalação da Câmara Jovem acontece no dia 3 de agosto, às 18h.
Eleitos os 9 vereadores da Câmara Jovem de Corupá
Eleitos os 9 vereadores da Câmara Jovem de Corupá
Uma campanha e votação tranquilas, sem nenhum tipo de problema. Assim foi a primeira eleição do Programa Câmara Jovem da Câmara de Vereadores de Corupá, realizada nesta quarta-feira (29). Trinta (30) candidatos do 6º ao 8º ano concorriam, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira (Bairro Seminário), Francisco Mees (Bairro Vila Isabel), São José (Centro) e José Pasqualini (Bairro João Tozini), com 821 alunos do 6º ao 9º ano aptos a votar. A diplomação dos 9 vereadores jovens será no dia 7 de julho, às 19h e a instalação da Câmara Jovem e posse dos eleitos está marcada para o dia 3 de agosto, às 18h.
A mobilização de alunos, professores e, principalmente, direção das escolas foi intensa em torno da primeira eleição entre alunos nas escolas municipais de Corupá. A campanha nas escolas chamou atenção de toda a comunidade escolar e também envolveu às famílias. “Já colocaram na gravação feita com eles o plano de governo, o que eles vão fazer”, diz a diretora da Escola São José, Maria Aparecida Rosa, afirmando ainda que “tem certeza que o Programa Câmara Jovem veio para ficar, e alguns alunos vão seguir a carreira política”.
A eleição nas escolas contou com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação, que ajudou a incentivar a participação da direção, professores e alunos. O secretário de Educação, Joney Cícero Morozini, afirma que o Programa Câmara Jovem é importante para que possa despertar não apenas o sentimento de cidadania, mas também mostrar como funcionam os poderes. Linda Klotz, 13 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal José Pasqualini, uma das eleitas, diz que vai tentar fazer o melhor que puder pela escola, o melhor que conseguir, e considera que a eleição pode abrir portas, podendo até ser vereadora futuramente. O presidente do legislativo corupaense, vereador Benjamin Tamanini, acompanhou a eleição e a apuração durante toda a quarta-feira e destaca o número de votos nulos e brancos, que não chegaram a 10, e a emoção dos envolvidos no processo, agradecendo a participação de todos.
ELEITOS
-Escola Aluísio Carvalho de Oliveira:
Raquel Ganske Sell - Bruno Rafaeli Rodrigues - Heloisa Cristina M. Borchardt
-Escola São José:
João Gabriel Severo Diell - Ana Cristina Borba Cavalcanti - Kyara Sulino Monteiro
-Escola Francisco Mees:
Rafael Gessner Alegri
-Escola José Pasqualini:
Linda Klotz - Douglas dos Santos Walter
Corupaenses são homenageados com nome de salas de aula e play ground no CEI Franz Dorn
Corupaenses são homenageados com nome de salas de aula e play ground no CEI Franz Dorn
A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou dois projetos de lei de autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, nominando duas salas de aula e o play ground do Centro de Educação Infantil Franz Dorn, no bairro Ano Bom. Duas salas de aula terão o nome da professora Marli Simone Beseke Burger, onde foi professora e diretora. Já o play ground receberá o nome de Harold Hornburg, morador do bairro e que doou o terreno para construir o CEI.
Atualmente, o centro passa por reformas, com custo de R$ 400 mil, com ampliação do refeitório, reforma do telhado, pavimentação do pátio, pintura, drenagem, sistema elétrico, revitalização do parquinho e portal. Um dos autores dos projetos de lei, vereador Benjamin Tamanini, defendeu a matéria durante pronunciamento na sessão e disse que “é uma singela homenagem para essas duas pessoas, sempre presentes na comunidade, ajudando na escola”.
Histórico dos homenageados
Marli Simone Beseke Burger
A professora Marli Simone Beseke Burger foi uma grande profissional, com muita competência, que acreditava na Educação e na sua contribuição para um mundo melhor. Era apaixonada pela educação infantil e em especial pelo Centro de Educação Infantil Franz Dorn, onde ela trabalhava desde 2004. Marli Simone Beseke Burger nasceu em Corupá, no dia 02 de outubro de 1973. Faleceu aos 46 anos, no dia 26 de outubro de 2019. Marli era filha de Bruno Egon Beseke e Isa Beseke, tendo como irmãos Edith Buttgen, Valdívio Beseke e trigêmea junto com Marcia Sandra Hermann e Marlene Solita Beseke.
Marli perdeu a mãe precocemente, quando tinha apenas 10 anos. Seu pai casou-se pela segunda vez com Adelhaid Beseke. Em 1988, nasceu a irmã Bruna Daiane Dalçoquio. Marli teve uma infância feliz. Como eram trigêmeas, a diversão sempre era triplicada. Tinham um coxo grande, daqueles que antigamente utilizavam para tomar banho, onde a irmã Edith as colocava para brincar. A alegria era garantida. Entrou no Jardim de Infância Anita Garibaldi aos 5 anos. Na época não havia pré-escola. Em 1980, ingressou no “Grupo Escolar São José” onde cursou de 1ª a 4ª série. Posteriormente estudou no Colégio Estadual Teresa Ramos, desde a 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do 2º grau (hoje ensino médio). Em 2004 formou-se em Pedagogia pela Unerj e cursou especialização em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares e Gestão na Educação.
Casou no dia 05 de setembro de 1992 com Francisco Burger, com quem teve dois filhos: Leandro Francisco Burger e Luiza Cristina Burger, que lhe deu um lindo neto Bernardo Kramer Burger. Ela aproveitou muito a companhia do neto na sua estadia conosco. Era sempre muito apegada ao neto. A caminho está Lara Maria Cruz, também neta de Marli.
Sua primeira experiência no trabalho foi na área de costura, trabalhou na Mac Mor de 1989 a 1991. Mas sua grande paixão sempre foi o magistério. Começou a atuar como professora em 1992, na Escola Municipal Nair Heller, que pertence a São Bento do Sul. Em 1993 iniciou como professora Act (caráter temporário), na Escola Municipal Franz Dorn. Trabalhou como Act até 30 de junho de 1998. Efetivou-se como professora na Prefeitura de Corupá, no dia 01 de julho de 1998. Seu tempo de experiência na área do magistério foi de 24 anos 5 meses e 21 dias.
Marli foi uma profissional muito competente, com grande capacidade de gestão e liderança. Passou pelas funções de professora, coordenadora pedagógica na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação, diretora do CEI Franz Dorn por muitos anos e de 2017 a 2019 como professora do maternal do CEI Franz. A professora Marli deixou uma linda história e marcas na educação, principalmente no Centro de Educação Infantil Franz Dorn, que considerada sua segunda casa.
A filha Luiza Burger destaca a dedicação e o maior de sua mãe pelo trabalho. “Desde o tempo em que me recordo, as memórias que tenho de minha mãe foram a sua dedicação sempre em tudo e ao máximo que pudesse. Hoje brincamos que é melhor fazer uma coisa só e fazer bem feito do que várias malfeitas. Era incrível como ela conseguia fazer várias funções e todas muito bem feitas. Sempre me espelhei muito nela. Não tinha dificuldade que a fazia parar. Muitas vezes nos levava junto para a Unerj, por não querer faltar e não ter onde nos deixar. Ela amava o que fazia e amava o CEI Franz Dorn. Dedicou a vida a isso. Sempre foi uma excelente mãe, mas minha maior alegria foi vê-la sendo avó. Acredito eu, que foi uma das maiores realizações da sua vida pessoal”.
Harold Hornburg
Senhor Harold, nasceu em 12/04/1949, filho de Ewaldo e Alvina Hornburg e, faleceu aos 63 anos de idade, em 04 de Junho de 2012, casado com Waltrudes, deixou quatro filhos, sendo Mário, Marcio, Marcos e Marli. A família Hornburg, foi uma das primeiras famílias do bairro Ano Bom, sempre trabalhando em prol da comunidade que viviam. Senhor Harold, doou o imóvel que hoje abriga o centro de educação infantil daquela localidade, portanto, nada mais justo que homenagear aqueles que sempre empreenderam e auxiliaram no desenvolvimento de sua comunidade e cidade.
Suplente encerra período de 30 dias no legislativo coruapaense com pedido de pavimentação e implantação de mão única em rua
Suplente encerra período de 30 dias no legislativo coruapaense com pedido de pavimentação e implantação de mão única em rua
O suplente de vereador do PP, Walmor Alexy, encerrou o seu período de 30 dias na Câmara de Vereadores de Corupá, proporcionado pelo pedido de licença para tratar de assuntos particulares (sem receber salário), do vereador Loacir Campregher. Neste período, através de indicações, o vereador em exercício apresentou diversas solicitações de obras, conservação e melhorias em bens públicos instalados em bairros e localidades do interior do município.
“A população não entende porque só aquele pedacinho não foi feito”, disse o vereador Walmor, ao justificar a solicitação de pavimentação asfáltica de um trecho de 50 metros da rua Vereador Ervino Emílio Moreira, próximo ao parquinho, bairro Seminário. A outra indicação aprovada solicita a implantação de mão única na Rua da Saudade, bairro Seminário, trecho entre a capela mortuária União e o Crematório da Saudade. “Tem um trecho que o pessoal tá pedindo só de um lado e fica difícil transitar quando tem velório”, explicou.
Escola de Música Jazz Band Elite recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
Escola de Música Jazz Band Elite recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Corupá
Com convidados lotando as dependências da Câmara de Vereadores de Corupá, a Escola de Música Jazz Band Elite foi homenageada pelos seus 31 anos de fundação neste ano. Maestros, professores, alunos, familiares e amigos participaram da sessão, além de autoridades como o prefeito Luiz Carlos Tamanini, o vice Cláudio Finta, e secretários municipais, entre eles, Loriano Rogério Costa, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, pasta a qual está subordinada a escola. José Sluminski, primeiro maestro da escola esteve presente na solenidade. Placas comemorativas de homenagem para a escola, grupo de coral e acordeonistas foram entregues durante a sessão. A Escola de Música foi fundada em 29 de maio de 1991, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk, com o nome de Jazz Band Elite, em homenagem a antiga banda, que iniciou suas atividades em 1901.
O prefeito Luiz Carlos Tamanini lembrou da fundação da escola, quando ele era vereador, em 1991, com o objetivo de desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos para a banda culturais à comunidade, descobrindo talentos musicais e preparando músicos para integrarem. Atualmente a Escola de Música atende 230 alunos de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais. A escola oferece cursos dos mais variados tipos de instrumento, acordeom, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, violino, ukulelê, trompete, trombone, flauta transversal, flauta doce, além dos grupos de estudo coletivo como Canto Coral adulto e infantil, grupo de violões, Musicalização Infantil, Banda Municipal e Banda Experimental.
O Maestro Lauro Wendorf Júnior, o professor Augusto Matheus Ogliari, do Grupo de acordeonistas, o professor Paulo Henrique de Souza Wolodozelik, regente do Coral Municipal Adulto e Infantil, receberam as comendas em comemoração aos 31 anos da escola Jazz Band Elite, entregues pelo presidente do legislativo corupaense, vereador Benjamin Tamanini, vice-presidente, vereador Juliano Millnitz, prefeito Luiz Carlos Tamanini e do secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Loriano Rogério Costa. O Maestro Lauro Wendorf Júnior, agradeceu aos professores, maestros, coordenadores, coralistas, acordeonistas, músicos e demais integrantes da escola. Quebrando o protocolo, o primeiro maestro da Escola de Música Jazz Band Elite, José Sluminski, discursou e afirmou que “uma cidade que não tem cultura está morta, moribunda, que não é caso de Corupá”. Encerrando a sessão solene, o presidente do legislativo, vereador Benjamin Tamanini, destacou a importância da escola para a cidade, lembrando de amigos que a frequentaram e hoje são músicos conhecidos mundialmente.
----
HISTÓRICO
A história da Jazz Band teve seu início em 1929. A então Banda Linzmeyer deixou de existir porque vários integrantes se mudaram da cidade. Com a intenção de reestruturá-la, antigos membros da Linzmeyer fundaram a Jazz Elite. Na época, a banda foi convidada para tocar em vários estados e até tiveram fama. Porém, com o surgimento da Bossa Nova nos anos da década de 60, a música tradicional não era mais ouvida com tanta frequência, desativando a banda corupaense.
Foi em 1991 que a Jazz Elite ressurgiu, se transformando em escola de música. A Escola foi criada através da lei 758/91, em 29 de maio de 1991. A partir desta data, a escola passou a preparar e formar músicos para retomar o trabalho com uma banda musical e assim formou-se a “Jazz Band Elite”.
O nome Jazz Band Elite é uma homenagem a antiga banda, fundada em 1901 e que foi desativada por volta de 1926. No ano de fundação, 40 alunos se matricularam e a escola realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.
A banda foi coordenada inicialmente por Kida Solamon, posteriormente de 1993 a 2004 por Maria Aparecida Rosa, de 2005 a 2008 por Lane Annegret Krobot Weidner, 2009 a 2016 novamente por Maria Aparecida Rosa e Elizabete Tomazelli. Em 2017 e 2018 foi coordenada por Roseli Siewert. Em 2019 por Lucas Zeininger e Lauro Wendorf Junior. Em 2020 por Lauro Wendorf Junior. Em 2021 por Lucas Zeininger e Lauro Wendorf e em 2022 por Lucas Zeininger e Augusto Ogliari. O primeiro professor e regente da Banda foi o Maestro José Sluminski, que muito se empenhou pelo crescimento e formação de músicos amadores e profissionais. Ele permaneceu na regência da Banda durante 11 anos, de 1991 a 2002.
No ano de 2003, o até então professor, aluno e integrante da Banda, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores Raphael Sergio Paterno, que também começou como aluno e desde 2004, atua como professor de música.
A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando de eventos no município, na região, estado, e até realizou viagens internacionais. Em 2002, o grupo foi ao Chile, onde participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla. Em 2018, a banda voltou ao país chileno a convite do Instituto Comercial de Linares, onde participaram do 2º Encontro de Orquestras Sinfônicas e Juvenis – Región del Maule, na Província de Linares.
Ato de instalação do novo Centro Administrativo da prefeitura de Corupá
Ato de instalação do novo Centro Administrativo da prefeitura de Corupá
No dia em que Corupá, completa 125 anos de fundação, a prefeitura realizou o ato de instalação do Centro Administrativo Municipal nas novas dependências, rua Francisco Mees, bairro XV de Novembro, antigas instalações da fábrica de espulas Baeumle. Gabinete do prefeito, a maioria das secretarias e alguns órgãos como a Epagri, já estão nas novas instalações, que ainda passam por obras, principalmente no pátio. O legislativo municipal foi representado pelos vereadores Benjamin Tamanini, Loacir Campregher, Bernadete Correa Hillbrecht, Arno Celso Neuber e Juliano Millnitz.
Diplomados os 9 vereadores eleitos da Câmara Jovem de Corupá
Diplomados os 9 vereadores eleitos da Câmara Jovem de Corupá
No dia que o município completou 125 anos de fundação (7), a Câmara de Vereadores de Corupá diplomou os 9 vereadores eleitos para compor a primeira Câmara Jovem, um programa do legislativo municipal instalado este ano, com o apoio da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), e parceria com a secretaria municipal de Educação e escolas municipais. O plenário Haroldo Kuhl, ficou lotado com a presença de autoridades municipais, entra elas o prefeito Luiz Carlos Tamanini, os eleitos e suplentes, pais, diretores de escolas e demais convidados.
Durante a cerimônia, as diretoras Jaqueline Pscheidt (Escola Aluísio Carvalho de Oliveira), Vivian Kühl (Escola Francisco Mees), Monica Seidel (Escola José Pasqualini) e Maria Aparecida Rosa (Escola São José), receberam o certificado individual dos alunos participantes da eleição realizada dia 29 de junho. Na sequência, os vereadores, prefeito Tamanini e o secretário de Educação Joney Cícero Morozini, entregaram os diplomas aos eleitos. Representando todos os diplomados, a candidata mais votada, Raquel Ganske Sell, 12 anos, aluna da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, discursou e atribuiu a sua votação a dois pilares, honestidade e originalidade. Outro eleito e diplomado, Bruno Rafaeli Rodrigues, diz que “pretende melhorar a cidade”.
A interpretação errada do trabalho e função do vereador foi abordada pelo o prefeito Tamanini. “Função é legislar, e não fazer obras, como muitos pensam”, disse. Os pais presentes na sessão não escondiam o orgulho dos filhos, como Mônica Ganske, mãe da vereadora jovem mais votada, que entende que precisamos da política e pediu incentivo dos pais aos outros eleitos. Encerrando a sessão de diplomação, o presidente do legislativo Benjamin Tamanini, agradeceu o apoio de todos, confirmou que o programa era uma vontade sua desde que foi eleito presidente do legislativo e destacou a participação da comunidade escolar, comparando com a cidade de Blumenau, “que tem 54 escolas, mas apenas 20 alunos se candidataram, enquanto Corupá que tem 4 escolas municipais, 30 alunos se candidataram”.
Reunião marca o início dos preparativos para o VII Encontro Regional de Vereadores Mirins
Reunião marca o início dos preparativos para o VII Encontro Regional de Vereadores Mirins
O Presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Benjamin Tamanini, e a Diretora Kida Solamon, participaram nesta quarta-feira (20), em Joinville, da reunião da Escola do Legislativo da AVEVI (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), na sede do legislativo Joinvillense. Em discussão, a pauta das oficinas e palestras do VII Encontro Regional de Vereadores Mirins, que acontecerá no início de novembro, na Universidade Católica em Jaraguá do Sul.
A reunião foi promovida pelo colegiado dos coordenadores dos programas de vereadores mirins da Avevi, que a partir de agora passa a contar com a participação de Corupá. Presentes, além dos representantes do legislativo corupaense, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer, e os coordenadores das Câmaras Mirins de Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Massaranduba, Joinville e Schroeder.
Presidente do legislativo acompanha obras em andamento
Presidente do legislativo acompanha obras em andamento
O presidente da Câmara de Vereadores, Benjamin Tamanini, visitou algumas obras que estão sendo executadas pela prefeitura de Corupá. O secretário de Obras e Infraestrutura, Wilson Gessner, acompanhou o vereador Benjamin, e explicou a fase em que estão as obras de construção da ponte entre os bairros Bomplandt e Ano Bom e a pavimentação das ruas Francisco Mees, que abrange os bairros XV de Novembro e Vila Isabel, e Otto Hillbrecht, no bairro Bomplandt.
Ponte sobre o Rio Humboldt – Bairros Ano Bom e Bomplandt
Orçada em cerca de R$ 5,3 milhões, a ponte que ligará os bairros Ano Bom e Bomplandt, sobre o rio Humboldt, está sendo construída com recursos da prefeitura e do governo do estado e terá 60 m de comprimento por 16 m de largura. As obras iniciaram terça-feira (26), com a preparação da ferragem e aterro do rio para as sapatas. A ponte reduz o trajeto entre os bairros, especialmente dos trabalhadores do condomínio industrial do bairro Ano Bom. Atualmente, os trabalhadores e moradores desta região do município são obrigados a se deslocar até o centro da cidade para ter acesso aos dois lados.
Pavimentação da Rua Francisco Mees
Ligação entre os bairros XV de Novembro e Vila Isabel, a rua Francisco Mees recebe diariamente um grande fluxo de veículos pesados e de passeio e, é um dos acessos à Rota das Cachoeiras. São 2,6 km de pavimentação asfáltica em dois trechos da via, iniciando no Morro do Suesenbach, próximo do Centro Administrativo Municipal, indo até o aeroporto agrícola, com custo aproximado de R$ 2 milhões, recursos da prefeitura e do governo do estado. No momento, está sendo instalada a tubulação, feito o alargamento da rua e a colocação da base. O mirante do Morro do Suesenbach, também está em obras e será totalmente reformulado.
Pavimentação da rua Otto Hillbrecht
No bairro Bomplandt, está sendo pavimentado um trecho de 1,6 km da rua Otto Hillbrecht, custo de R$ 3,5 milhões, recursos da prefeitura e do governo do estado, que também servirão para asfaltar a rua Walter Hoffmann, lateral da via principal. Nesta semana, está sendo feita a colocação da tubulação, alargamento da via e a colocação da base.
ANEXO: Imagem das obras na rua Otto Illbrecht, bairro Bomplandt
Vereadores de Corupá aprovam projeto de lei e Agentes Comunitários de Saúde e de Epidemiologia recebem reajuste salarial
Vereadores de Corupá aprovam projeto de lei e Agentes Comunitários de Saúde e de Epidemiologia recebem reajuste salarial
Em duas sessões no mesmo dia, uma ordinária e a outra extraordinária, os vereadores de Corupá aprovaram o projeto de lei complementar nº 09/2022, autoria do Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Epidemiológicos. O projeto altera a redação do fator CE, do anexo IV da Lei Complementar nº 14 de 15 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único, Plano de Cargos e Salários e Reestrutura a Organização Administrativa do Poder Executivo do Município de Corupá.
Com o reajuste, o salário passa de R$ 1.653,00 (um mil, seiscentos e cinquenta e três reais), para R$ 2.424,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais), a partir de agosto. No entanto, como a portaria do Ministério da Saúde foi publicada em junho e cita a Emenda Constitucional de 22 de maio deste ano, a prefeitura está efetuando o pagamento da diferença do reajuste salarial retroativo aos meses de maio e junho, e o salário de julho será pago com o reajuste.
Vereador solicita melhoria na sinalização pública de Corupá
Vereador solicita melhoria na sinalização pública de Corupá
A melhoria na sinalização pública de Corupá, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, através da indicação do vereador Loacir Campregher. Justificando a solicitação, o vereador disse em pronunciamento durante a sessão que, “precisa para ter segurança e que essas placas sejam refeitas”.
A solicitação de instalação de placa indicativa de “Rua sem saída”, na entrada da Estrada Tifa dos Milhões, já foi feita pela prefeitura. O vereador diz que muitos motoristas pensam que a via dá acesso à BR-280. Na Ponte do Parey, localidade de Pedra de Amolar, estão jogando sacos de lixo nas margens do rio e a solicitação é colocar uma placa educativa de “Proibido jogar lixo”. O vereador Loacir, solicita a instalação de placas com denominação de ruas já aprovadas pelo legislativo e a substituição de placas de sinalização vertical de trânsito. Também quer a instalação de placa de denominação na rua Hermann Buttgenn, bairro João Tozini, onde os moradores passam por dificuldades para receber encomendas e correspondências, e ser atendidos por motoboys.
Professora é homenageada com nome de rua em Corupá
Professora é homenageada com nome de rua em Corupá
A professora Fátima Aparecida Rodrigues Lebrão Turci, está sendo homenageada pela Câmara de Vereadores de Corupá. A rua nº 161, localizada no bairro João Tozini, vai receber o nome da professora. Projeto de lei de autoria dos vereadores Lairton Hartmann Muller, Benjamin Tamanini, Nilton Richter e César Antonio Rabock, foi aprovado na sessão desta segunda-feira (1).
A professora Fátima, faleceu em 2021, vítima de Covid-19, aos 62 anos de idade. Nasceu em São José dos Campos (SP), e formou-se em Letras, na década de 80, na Universidade Vale Paraibana de Ensino (SP). Na década de 90, começou a lecionar na sua cidade natal. Após a conclusão da pós-graduação na Universidade de Taubaté (SP), e, paralelo ao ensino público, começou a lecionar em escolas particulares do Estado de São Paulo. Em 2002, já casada com José Roberto de Oliveira Turci, e com dois filhos, Igor e Raíssa, chegou em Corupá, onde foi sócia da Pizzaria Tropical e lecionou nas escolas Teresa Ramos, Aluísio Carvalho de Oliveira, São José e no Ceja.
A professora Fátima, doou e emprestou muitos livros à biblioteca da escola Teresa Ramos e contribuiu na organização de vários eventos, com a escola sendo beneficiada com a renda. Também foi integrante da Casa da Amizade, onde ajudou a organizar diversas ações sociais e participou do grupo Amor Maior, com foco em cuidar, atender, alimentar e dar um lar a animais abandonados. Para o vereador Lairton Hartmann Muller, um dos autores do projeto de lei, “a professora Fátima deixou como legado aos aproximadamente 30 mil alunos, a importância da educação, força, honestidade, coragem e perseverança de uma guerreira”.
Imagem: Professora Fátima Aparecida Lebrão Rodrigues Turci e o marido José Roberto de Oliveira Turci
Ações do documento