Vereadores buscam solução para instalar um hospital psiquiátrico no Vale do Itapocu
Vereadores buscam solução para instalar um hospital psiquiátrico no Vale do Itapocu
Vereadores integrantes da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), reuniram-se com a direção do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para discutir a necessidade e as possibilidades de instalação de um hospital psiquiátrico, que atenda a população de todos os municípios da região. Os vereadores Juliano Millnitz - presidente, Lairton Hartmann Muller e Alfredo Gramm Sobrinho, representaram o legislativo corupaense, que teve a presença de outros vereadores da Avevi e, principalmente, do diretor geral do hospital, Maurício Souto-Maior.
A questão envolve a necessidade de recursos financeiros e a Avevi, que realizou uma assembleia em Corupá, onde o assunto foi discutido, está comprometida em auxiliar na busca de soluções e conseguir dinheiro. O diretor do Hospital São José, explicou que o maior problema são os recursos federais, através do SUS, para a manutenção, o que acaba inviabilizando a instalação e a consequente manutenção do hospital psiquiátrico.
“Existem alternativas e estamos fazendo estudos em diversas áreas para encontrar uma solução e instalar esse hospital”, informou Maurício. O presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Juliano Millnitz, considera urgente essa questão, pela necessidade da região e a dificuldade em internar pessoas com situações psiquiátricas. “Saímos da reunião com a certeza que temos que buscar soluções para viabilizar o hospital na região do Vale do Itapocu”, afirma.
ANEXO: imagem da reunião no Hospital São José