Reunião expõe problemas enfrentados pelos autistas e seus pais em Corupá
Reunião expõe problemas enfrentados pelos autistas e seus pais em Corupá
Cerca de 20 pessoas, entre eles os vereadores Loacir Campregher e Bernadete Correa Hillbrecht, participaram de uma reunião organizada pelo vereador Alfredo Gramm Sobrinho, na sede do legislativo, com os pais de crianças autistas de Corupá. A intenção, conforme o vereador Alfredo, foi ouvir eles, saber quais problemas estão enfrentando e procurar soluções, criando políticas públicas.
Entre as situações relatadas está a falta de terapeuta ocupacional, profissional contratado pela prefeitura e cujo serviço não está mais sendo oferecido devido ao fim do contrato. O vereador conversou como secretário Municipal de Saúde, César Rabock, que prometeu solucionar a situação em breve. A contratação de um psicólogo para atender os pais de crianças autistas foi outra reivindicação apresentada na reunião, além da solicitação de capacitação dos professores que atendem estas crianças nas escolas municipais e do espaço pequeno em salas de aula, fora do padrão de metragem e em L.
Também chamou atenção, a informação dos pais que, a carteira de autista confeccionada em Corupá, não é aceita no transporte coletivo da cidade. “Vamos atrás disso, porque eles aceitam a carteira de autista confeccionada em Jaraguá do Sul e a nossa não”, diz o vereador Alfredo.
-Imagem ilustrativa: https://images.app.goo.gl/KVJ4DSFfdBm51E6r5