Moção pede instalação de Central de Libras na região da Amvali

por adm publicado 23/08/2021 13h15, última modificação 23/08/2021 16h04

Uma Central de Libras pode ser instalada na região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), se depender da Câmara de Vereadores de Corupá. A Moção de Apelo, autoria da presidente do legislativo, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (MDB), assinada por todos os vereadores, solicita a implantação da Central, ao presidente da Amvali, prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato e ao prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini. A intenção é atender a demanda dos deficientes auditivos dos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú.

O objetivo é promover a comunicação entre os deficientes auditivos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, preservando os seus direitos. A intenção é que a Central de Libras realize atendimentos gratuitos para a população da região para os casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Os atendimentos deverão ser feitos com agendamento prévio com no mínimo 48h de antecedência.

Conforme a autora da Moção, vereadora Bernadete, os deficientes auditivos precisam ter um atendimento mais humanizado quando procuram serviços em órgãos públicos e privados na região. “Eles precisam de acompanhamento e muitas vezes as famílias não conseguem fazer isso e a Central de Libras vai estar disponível com pessoas trabalhando neste sentido”.