Moção pede instalação de Central de Libras na região da Amvali
Uma Central de Libras pode ser instalada na região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), se depender da Câmara de Vereadores de Corupá. A Moção de Apelo, autoria da presidente do legislativo, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (MDB), assinada por todos os vereadores, solicita a implantação da Central, ao presidente da Amvali, prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato e ao prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini. A intenção é atender a demanda dos deficientes auditivos dos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú.
O objetivo é promover a comunicação entre os deficientes auditivos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, preservando os seus direitos. A intenção é que a Central de Libras realize atendimentos gratuitos para a população da região para os casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Os atendimentos deverão ser feitos com agendamento prévio com no mínimo 48h de antecedência.
Conforme a autora da Moção, vereadora Bernadete, os deficientes auditivos precisam ter um atendimento mais humanizado quando procuram serviços em órgãos públicos e privados na região. “Eles precisam de acompanhamento e muitas vezes as famílias não conseguem fazer isso e a Central de Libras vai estar disponível com pessoas trabalhando neste sentido”.