Moção de Apelo solicita apoio da Polícia Militar para combater o uso e abuso de álcool e drogas em Corupá

por adm publicado 02/10/2023 14h33, última modificação 02/10/2023 14h33

Moção de Apelo solicita apoio da Polícia Militar para combater o uso e abuso de álcool e drogas em Corupá

 

Prefeitura decidiu fechar a parte dos fundos da praça Artur Müller, local apontado como ponto de encontro de usuários, tráfico de drogas e moradores de rua

 

Uma Moção de Apelo, aprovada pela Câmara de Vereadores de Corupá, solicita apoio das Polícias Civil e Militar, para combater o uso e abuso de álcool e drogas, especialmente entre crianças e adolescentes, na Praça Artur Müller, centro da cidade, bem como a presença de moradores de rua e traficantes. A moção leva em consideração todos os efeitos no organismo dos usuários, impactando nos vínculos familiares, sociais, trabalhistas e escolares, além de sobrecarregar o sistema de saúde e assistência social. Quando tratam-se de adolescentes as consequências são ainda mais nefastas pois, afetam a pessoa em sua fase de formação, tanto neurocerebral, quanto no desenvolvimento psicossocial.

A maior preocupação em Corupá, está relacionada a Praça Artur Müller, no centro da cidade, que virou um local de encontro de usuários de álcool e drogas, moradores de rua e ponto de tráfico. Essa situação aumentou consideravelmente as demandas do Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e do Conselho Tutelar, fato que provocou uma reunião na Câmara de Vereadores, entre diversas autoridades e órgãos da cidade, para encontrar uma solução. Na tentativa de coibir o uso dos fundos da praça para o consumo de drogas e álcool, e a presença de moradores de rua, três atitudes foram anunciadas e serão implementadas em breve: cercar a parte de sanitários, localizada aos fundos da praça; alterar o itinerário dos ônibus escolares, não havendo mais embarque e desembarque na praça central; e conjuntamente com autoridades escolares e do Conselho Tutelar, serão notificados os pais de alunos que não estão na sede da escola.

            “Ficamos surpreendidos com relatos de comerciantes do que está acontecendo na praça e saímos com algumas metas desta reunião”, relatou o presidente do legislativo, vereador Juliano Millnitz. Para que as medidas furtam efeito, solicitou o apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil e do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul, para que, através de rondas e abordagens, possa efetivamente coibir o uso indevido da Praça Artur Müller e adjacências do centro da cidade, protegendo crianças e adolescentes.

 

-Imagem: vereador Juliano Millnitz-Sessão dia 25-09-2023