Corupaenses são homenageados com nome de salas de aula e play ground no CEI Franz Dorn

por adm publicado 04/07/2022 08h04, última modificação 04/07/2022 08h04

Corupaenses são homenageados com nome de salas de aula e play ground no CEI Franz Dorn

 

          A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou dois projetos de lei de autoria dos vereadores Benjamin Tamanini, César Antonio Rabock, Lairton Hartmann Muller e Nilton Richter, nominando duas salas de aula e o play ground do Centro de Educação Infantil Franz Dorn, no bairro Ano Bom. Duas salas de aula terão o nome da professora Marli Simone Beseke Burger, onde foi professora e diretora. Já o play ground receberá o nome de Harold  Hornburg, morador do bairro e que doou o terreno para construir o CEI.

          Atualmente, o centro passa por reformas, com custo de R$ 400 mil, com ampliação do refeitório, reforma do telhado, pavimentação do pátio, pintura, drenagem, sistema elétrico, revitalização do parquinho e portal. Um dos autores dos projetos de lei, vereador Benjamin Tamanini, defendeu a matéria durante pronunciamento na sessão e disse que “é uma singela homenagem para essas duas pessoas, sempre presentes na comunidade, ajudando na escola”.

 

Histórico dos homenageados

Marli Simone Beseke Burger

          A professora Marli Simone Beseke Burger foi uma grande profissional, com muita competência, que acreditava na Educação e na sua contribuição para um mundo melhor. Era apaixonada pela educação infantil e em especial pelo Centro de Educação Infantil Franz Dorn, onde ela trabalhava desde 2004. Marli Simone Beseke Burger nasceu em Corupá, no dia 02 de outubro de 1973.  Faleceu aos 46 anos, no dia 26 de outubro de 2019. Marli era filha de Bruno Egon Beseke e Isa Beseke, tendo como irmãos Edith Buttgen, Valdívio Beseke e trigêmea junto com Marcia Sandra Hermann e Marlene Solita Beseke.

          Marli perdeu a mãe precocemente, quando tinha apenas 10 anos. Seu pai casou-se pela segunda vez com Adelhaid Beseke. Em 1988, nasceu a irmã Bruna Daiane Dalçoquio. Marli teve uma infância feliz. Como eram trigêmeas, a diversão sempre era triplicada. Tinham um coxo grande, daqueles que antigamente utilizavam para tomar banho, onde a irmã Edith as colocava para brincar. A alegria era garantida. Entrou no Jardim de Infância Anita Garibaldi aos 5 anos. Na época não havia pré-escola. Em 1980, ingressou no “Grupo Escolar São José” onde cursou de 1ª a 4ª série. Posteriormente estudou no Colégio Estadual Teresa Ramos, desde a 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do 2º grau (hoje ensino médio). Em 2004 formou-se em Pedagogia pela Unerj e cursou especialização em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares e Gestão na Educação.

          Casou no dia 05 de setembro de 1992 com Francisco Burger, com quem teve dois filhos: Leandro Francisco Burger e Luiza Cristina Burger, que lhe deu um lindo neto Bernardo Kramer Burger. Ela aproveitou muito a companhia do neto na sua estadia conosco. Era sempre muito apegada ao neto. A caminho está Lara Maria Cruz, também neta de Marli.

          Sua primeira experiência no trabalho foi na área de costura, trabalhou na Mac Mor de 1989 a 1991. Mas sua grande paixão sempre foi o magistério. Começou a atuar como professora em 1992, na Escola Municipal Nair Heller, que pertence a São Bento do Sul. Em 1993 iniciou como professora Act (caráter temporário), na Escola Municipal Franz Dorn.  Trabalhou como Act até 30 de junho de 1998.  Efetivou-se como professora na Prefeitura de Corupá, no dia 01 de julho de 1998. Seu tempo de experiência na área do magistério foi de 24 anos 5 meses e 21 dias.

         Marli foi uma profissional muito competente, com grande capacidade de gestão e liderança. Passou pelas funções de professora, coordenadora pedagógica na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação, diretora do CEI Franz Dorn por muitos anos e de 2017 a 2019 como professora do maternal do CEI Franz. A professora Marli deixou uma linda história e marcas na educação, principalmente no Centro de Educação Infantil Franz Dorn, que considerada sua segunda casa.

         A filha Luiza Burger destaca a dedicação e o maior de sua mãe pelo trabalho. “Desde o tempo em que me recordo, as memórias que tenho de minha mãe foram a sua dedicação sempre em tudo e ao máximo que pudesse. Hoje brincamos que é melhor fazer uma coisa só e fazer bem feito do que várias malfeitas. Era incrível como ela conseguia fazer várias funções e todas muito bem feitas. Sempre me espelhei muito nela. Não tinha dificuldade que a fazia parar. Muitas vezes nos levava junto para a Unerj, por não querer faltar e não ter onde nos deixar. Ela amava o que fazia e amava o CEI Franz Dorn. Dedicou a vida a isso. Sempre foi uma excelente mãe, mas minha maior alegria foi vê-la sendo avó. Acredito eu, que foi uma das maiores realizações da sua vida pessoal”.

 

Harold Hornburg

         Senhor Harold, nasceu em 12/04/1949, filho de Ewaldo e Alvina Hornburg e, faleceu aos 63 anos de idade, em 04 de Junho de 2012, casado com Waltrudes, deixou quatro filhos, sendo Mário, Marcio, Marcos e Marli. A família Hornburg, foi uma das primeiras famílias do bairro Ano Bom, sempre trabalhando em prol da comunidade que viviam. Senhor Harold, doou o imóvel que hoje abriga o centro de educação infantil daquela localidade, portanto, nada mais justo que homenagear aqueles que sempre empreenderam e auxiliaram no desenvolvimento de sua comunidade e cidade.