Colegiado da Mulher Vereadora pressiona municípios para assumir atendimento das mulheres vítimas de violência
As vereadoras dos legislativos da região, integrantes do Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), realizaram mais uma reunião nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Guaramirim e continuam empenhadas em encontrar um local para atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica. Durante o encontro, elas novamente destacaram que as Câmaras já aprovaram moções apelando para que os municípios verifiquem a melhor forma de assumir esta responsabilidade.
As vereadoras visitaram a casa que já presta este serviço em Guaramirim e tem oferecido um bom atendimento para estas vítimas. Na casa podem ser abrigadas até 22 mulheres e tem atendido vítimas de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba e região. No local, uma equipe preparada atende as vítimas, com psicólogo e assistente social. Atualmente a instituição se mantem com doações de pessoas físicas e necessita do apoio do poder público.
Representantes da Polícia Militar de Jaraguá do Sul e Guaramirim participaram da reunião e destacaram suas atuações através do Programa Institucional Rede Catarina de Proteção à Mulher. A Soldado Bruna Silva apresentou dados estatísticos dos atendimentos nos municípios da região e disse que foi desenvolvido um aplicativo próprio para o programa, para o atendimento ser mais rápido e efetivo e afirmou que, “A Rede Catarina é mais que a fiscalização de medidas protetivas, despontando-se como vanguarda dentre os programas direcionados à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher”.
A Coordenadora do colegiado, vereadora Nina Santin Camello, ao avaliar o encontro, disse que o grupo está se fortalecendo para defender algumas pautas importantes para as mulheres e para a população. “Estamos buscando apoio para resolver alguns problemas que se arrastam a muitos anos em nossa sociedade”, disse. A vereadora anfitriã, Maria Rosana Zermiani Franz, acrescenta que a reunião serviu também para que as vereadoras eleitas promovam a união feminina, alinhamento de ideias e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres. Participaram as vereadoras de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello e Sirley Schappo, a vereadora e presidente da Câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, vereadora de Guaramirim, Maria Rosana Zermiani Franz, e a vereadora de Schroeder, Ana Claudia Locilha de Oliveira.