Câmara manifesta 'MOÇÃO DE APLAUSOS" para Sociedade Esportiva e Recreativa de Corupá.
A Sociedade Esportiva e Recreativa Águia Dourada foi fundada em 5 de novembro de 1989 pelas senhoras Regina Adler e Clara Mathilde Krüger (in memoriam), com a participação de 34 mulheres na diretoria e aproximadamente 100 sócias.
A inauguração oficial da sede aconteceu no dia 18 de maio de 1991, em terras doadas pela senhora Herta Strelow Ponath (in memoriam). O objetivo da construção foi propiciar uma forma de lazer às senhoras corupaenses e manter vivas as tradições dos antepassados. A sede da Sociedade Águia Dourada foi instituída na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk, pela Lei n.746-91, sendo reconhecida de utilidade pública.
No ato da inauguração, foi pintada a frase: "quando o vento sopra ao contrário, é quando a águia gosta de mostrar seu voo”, enfatizou o então prefeito Ernesto Felipe Blunk.
O nome Águia Dourada foi uma sugestão da senhora Adelaide Beseke porque a águia em alemão significa Adler, uma homenagem ao sobrenome de Regina, que é Adler, e também pelo significado da águia, que é frequentemente associado à coragem e força.
Ao longo dos 35 anos, a sociedade já foi presidida por várias mulheres: Regina Adler, Selvira Tübel, Clara Mathilde Kruger, Ilaine Ponath, Roseli Melchioretti (2006 a 2012) e como presidente atual Rosane Langer, desde 2013.
Atualmente, a sociedade possui 80 sócios. A diretoria está assim constituída:
Presidente: Rosane Langer, Vice-Presidente: Lucas Zeininger, 1º Secretário: Alice Hinkelday, 2º Secretária: Salete Moser,
1° Tesoureiro: Donizete Larsen, 2º Tesoureira: Roseli Melchioretti, Conselho Fiscal: Áurea Hupka, Renate Tamanini, Gisela Friedrich, Suplentes: Célia Kuhl, Igor Rutsatz, Hilda Koch e Adi Erdmann. A partir de 2005, uma das mudanças com o novo estatuto é a participação de homens na sociedade. A nova diretoria também instituiu que os sócios acima de 60 anos não pagam mais ingressos e nem o café, nas tradicionais festas de rainha e rei. A sociedade se mantém com subvenções sociais do Governo Estadual, da administração municipal e do aluguel do salão para eventos. O salão é alugado para vários eventos, principalmente casamentos. O valor do aluguel é meio salário mínimo para sócios e um salário mínimo para demais pessoas. Outras promoções são as quatro festas de rainha e rei anuais nas modalidades: tiro-peixe, tiro-passarinho, carabina de ar e a festa do caneco. Também promove as tardes dançantes no 3º sábado de cada mês. Durante a homenagem na sessão, Regina Adler foi convidada para usar a Tribuna Livre, e aos 86 anos, contou, emocionada, um pouco da História da Sociedade. Falou das dificuldades de se fazer as coisas naquela época. E aproveitou para agradecer a todos que colaboraram e colaboram pela Sociedade Águia Dourada.
Assista a sessão completa no Link: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=614402384264103&rdid=4VmL9A3yccObjvl1